EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 548 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Uma pergunta, os R-99 também serão modernizados, ou apenas os E-99?
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38039
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61549
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6336 vezes
- Agradeceram: 6685 vezes
- Contato:
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38039
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Não, são 5 E-99 e 3 R-99.Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmSó pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Carpe Diem
- Lucubus
- Avançado
- Mensagens: 392
- Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
- Agradeceu: 160 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Os R-99 foram modernizadosFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs
sds
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38039
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Como está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Modernizar = deixar moderno.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:33 pmComo está cito no texto da matéria, o processo é de atualização e não modernização. São termos que podem confundir, mas tem emprego e sentido diferentes, embora complementares.A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
Os E-99 foram extensamente modificados, desde a célula, passando pelos sensores embarcados e aviônica de voo. No caso dos R-99, como citei antes, ele recebeu modificações pontuais que permitem um melhor desempenho de suas atividades.
Comparado com o que foi feito nos AEW&C o que foi feito nos R-99 é bem distinto, e diria até que foi um processo bem razoável, para não dizer, superficial.
Atualizar = deixar atual.
Considere que, por algum motivo inimaginável, são coisas diferentes.
Isso que dá ficar assistindo o Caiafa quando ele falava que não tinham planos pra modernizar 1A5, ai veio e ele "ain, num é mudernização, é atualizassaum".
É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38039
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
De forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.
Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Acredito que os R-99 estão em um nível tecnológico adequado para a missão que desempenha, sofrendo apenas algumas melhorias pontuais (como a troca do sensor eletro-optico, na justificando gastar milhões em casa aeronave no momento. Quem sabe a FAB não está deixando uma modernização de todo o sistema mais para a frente?
Não tem que comparar o R-99 com o E-99. Em comum, ambos os sistemas compartilham apenas o vetor (EMB-145). Os E-99 vão operar em conjunto com os F-39, talvez por este motivo tenham passado por uma modernização....
Não tem que comparar o R-99 com o E-99. Em comum, ambos os sistemas compartilham apenas o vetor (EMB-145). Os E-99 vão operar em conjunto com os F-39, talvez por este motivo tenham passado por uma modernização....
.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13906
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 769 vezes
- Agradeceram: 2394 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Já que você tem extenso conhecimento sobre a funcionalidade do R-99, o que tem que modernizar nele. Diga ai, por gentileza.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 8:20 pmDe forma bem simplória para tu e quem mais quiser entender.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 7:55 pm É duro ver alguém comparando a modernização do E-99 com o que foi feito no R-99!
E-99 - mudou quase tudo, desde a célula até os sistemas embarcados e de voo.
R-99 - adição de um sensor eletro-óptico novo, e nada mais.
Qual a diferença entre ambos os processos? Todas.
Mas deixa pra lá. Estão aí voando. Se moderno ou atual, f...-se não vai fazer diferença nenhuma.
Aliás, queria fazer isso também nos ERJ-145, mas como não tem grana para KCete então não tem para outras coisas tão ou mais importantes, também.
Azar.
Tá chorando fazem meses em relação a isso, mas diga algo útil, o que tem que modernizar nele, botar um canhão 155 mm?
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8987
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 307 vezes
- Agradeceram: 548 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Era o que eu já imaginava, o R-99 não demanda um processo de modernização tão extenso quanto o E-99. Atualizando pontualmente alguns equipamentos ele já fica no estado da arte novamente, já o E-99 além de precisar estar preparado para operar de maneira eficiente e otimizada com o Gripen, ainda precisa atuar em um perfil de missão onde a guerra eletrônica é muito mais intensa.Lucubus escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 4:16 pm
Os R-99 foram modernizados
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/ ... 0Pa%C3%ADs
sds
Um abraço e t+
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8406
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
@FCarvalho e @gabriel219: menos fígado, mais cérebro. Cérebro para propor uma ideia, e cérebro para responder.
Os dois estão errando nisso. E com uma certa frequência.
Debatam.
Os dois estão errando nisso. E com uma certa frequência.
Debatam.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Viking
- Avançado
- Mensagens: 549
- Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 333 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Túlio escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:59 pmFCarvalho escreveu: ↑Sáb Dez 18, 2021 3:55 pm Até onde eu sei, a FAB não estimou nenhuma modernização dos R-99 até o momento.
Não ao menos da envergadura dos E-99. Apenas questões pontuais.
E como são apenas 3 aviões, talvez o custo não valha o investimento.
Por essa e outras que sou a favor de pegar os 8 ERJ-145 que ainda tem voando na FAB e transformar em E/R-99. Muito melhor aproveitados do que como estão hoje.
Mas esse sou eu aqui pensando com os meus botões.
Só pra saber: não eram 5 (cinco) E-99 e 4 (quatro) R-99?
Parabéns.
Excelente ideia: Converter os 8 ERJ 145 de transporte em E99. Estes deveriam acrescentar sonda de REVO.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7637
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2575 vezes
- Agradeceram: 1046 vezes
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Se fizerem isso com eles, a FAB vai ter que substituir por outros mais novos pra ficar levando político pra todo canto do país.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
Se for pra aumentar a quantidade de unidades especializadas, melhor comprar aviões mais capazes e deixar os políticos voando com o que tem hoje.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!