UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: UCRÂNIA

#2446 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 02, 2021 8:56 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 02, 2021 8:31 pm
knigh7 escreveu: Qui Dez 02, 2021 8:18 pm Jornalista é persona non grata na área. No meio do ano o Estadão dava notícias diárias a partir de uma agência de notícias (acho que era um jornalista da Reuters) que estava na região fronteiriça. Depois que ele reportou um "aviso" de um oficial do Exército russo, picou a mula.

Ali está uma "mess" e quem tem c* tem medo.
A maioria dos jornalistas que hoje conseguem entrar no Donbass ou mesmo chegar perto da zona de contato entre ucranianos e rebeldes são free lancers, ou um ou outro que reporta a agencias de notícias europeias, mas sempre do lado ucraniano. Quem se arrisca a ter com as forças rebeldes, e isso é muito complicado, corre o risco nefasto de se ver em uma situação onde sua vida é menos importante do que a de uma cobra de estimação nas trincheiras. Mas as notícias continuam chegando. O que é verdade ou não, cabe ao discernimento de cada um.
O interessante é que a Rússia trata o conflito mais como um problema interno em que há forças externas agindo do que uma questão internacional. Provavelmente porque a Ucrânia fazia parte do Império da Rússia e qualquer agente externo só vai atiçá-los mais.

(((E os americanos sabem disso. Mas fica entre nós.... :roll: )))

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#2447 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2021 9:15 pm

knigh7 escreveu: Qui Dez 02, 2021 8:56 pm O interessante é que a Rússia trata o conflito mais como um problema interno em que há forças externas agindo do que uma questão internacional. Provavelmente porque a Ucrânia fazia parte do Império da Rússia e qualquer agente externo só vai atiçá-los mais.
(((E os americanos sabem disso. Mas fica entre nós.... :roll: )))
A Rússia como a conhecemos nasce na região que hoje corresponde à Ucrânia, e sua ligação com Moscou durou séculos a fio, até o fim do Império dos Czar russos. Depois disso houve um certo distanciamento político entre as diferentes repúblicas, mas o peso da história continua a mesma. A situação é homóloga com a Belarus, que os russos também consideram como parte da sua história. E no leste europeu, as ligações de sangue são muito mais importantes do que qualquer papel ou burocracia que a ditadura stanilislta ou o PC tenha conseguido implantar.
Enfim, falar de Ucrânia para um russo é como falar de um parente distante que ele não vê há tempos. Mas isso não diminui e nem retira a sua importância e valia das relações que se tem com ele. Família é coisa séria naquelas bandas, ao contrário do puteiro ocidental em que vivemos.

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2572 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#2448 Mensagem por J.Ricardo » Sex Dez 03, 2021 9:46 am

FCarvalho escreveu: Qui Dez 02, 2021 8:15 pm https://pt.topwar.ru/182295-tragedii-de ... anicy.html

Tragédias de crianças na guerra: Donbass abre novas páginas

Imagem

Se houvesse ainda que uma mínima chance de colocar uma missão de imposição da paz no Donbass, e eu pudesse decidir alguma coisa neste pais de merda que é o Brasil, já teria na ponta da agulha 5 btl inf do EB (Pqdt, Amv, Mth, BIMEc, BIB) e outros 2 btl (CFN + FAB) para seguirem de imediato para lá. Com direito a engenharia e PE de tira colo, como reza a cartilha das missões da ONU.
Mas nós não teremos uma missão da ONU na Ucrânia, e muito menos qualquer ação concreta e efetiva de niniguém que vise tentar impedir uma guerra total na região.
Depois de 7 anos de guerra talvez seja melhor assim. Pode ser que isto possa de algum jeito conseguir instalar uma paz realmente duradoura, ainda que as custas de muitas vidas inocentes. Mas isso tem que acabar de uma vez por todas. :?
Eu não meteria as forças brasileiras lá, simplismente pq temos nossos próprios problemas, hoje vivemos uma pressão muito grande da Europa Ocidental, capitaneada pelos bons moços da França e Alemanha, coisa que pode gerar desde barreiras comerciais "do bem" até ações na Amazônia, por isso é muito bom ter relações com Russia e China, quanto mais a corda estiver esticada pros lados da Europa e Oriente, menos vão tencionar por aqui, e se tencionarem demais, duvido que os EUA gostariam de ver o maior país do Hemisfério se aliando aos inimigos deles.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2449 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 03, 2021 3:01 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Dez 03, 2021 9:46 am Eu não meteria as forças brasileiras lá, simplismente pq temos nossos próprios problemas, hoje vivemos uma pressão muito grande da Europa Ocidental, capitaneada pelos bons moços da França e Alemanha, coisa que pode gerar desde barreiras comerciais "do bem" até ações na Amazônia, por isso é muito bom ter relações com Russia e China, quanto mais a corda estiver esticada pros lados da Europa e Oriente, menos vão tencionar por aqui, e se tencionarem demais, duvido que os EUA gostariam de ver o maior país do Hemisfério se aliando aos inimigos deles.
Nossos principais problemas são corrupção no e do Estado, má gestão pública, políticos que não prestam, violência desmedida em toda as escalas e camadas sociais, e uma sociedade totalmente desestruturada, com jovens, adultos, crianças e adolescentes que não sabem o que querem da vida e vivem a maior parte do tempo no mundo da lua de seus celulares e lap top. Para quais destes problemas as ffaa''s tem solução?

No caso dos nossos "amigos" europeus e americanos, eles fazem o de sempre. Pressionam até arrumar um jeito light de intervir em nossos assuntos internos de forma a bajular quem oferecer mais por menos que eles costumam se dispor. É a letra de uma música tão antiga quanto conhecida de todos aqui. E que via de regra não dá em nada, desde sempre. E as nossas relações com russos e chineses deve ser a mesma com a de todo mundo: 'pouca farinha meu pirão primeiro'. Mas nós fazemos isso?

Por fim, falei em missão de imposição da paz via ONU. Não é o caso de ir peitar ninguém lá por conta e risco. Este tipo de missão, como qualquer outra militar da ONU, só sai por convenção e acordo mútuo via Conselho de Segurança. Até por isso aludi ao fato que "se" houvesse a mínima chance de isto ocorrer. Mas sabemos que não há. Eu estava pensando mais no fator humano do que no geopolítico. Me dá uma ojeriza quando vejo coisas assim, principalmente com crianças. Dá vontade de dar um tiro na cara de todos esses bandos de fdp de gravata pelo mundo... :? :x :evil:

Mas tranquilo, não vamos a lugar nenhum e muito menos vamos dar jeito nas guerras dos outros. Já estamos perdendo a interna do dia a dia por aqui mesmo. Basta-nos uma desgraça de cada vez.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#2450 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 3:15 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:01 pm
Por fim, falei em missão de imposição da paz via ONU. Não é o caso de ir peitar ninguém lá por conta e risco. Este tipo de missão, como qualquer outra militar da ONU, só sai por convenção e acordo mútuo via Conselho de Segurança.
Melhor pesquisar um pouco (vivo dizendo isso :roll: ) porque IMPOSIÇÃO de paz é precisamente isso, "peitar" alguém até parar o freje; MANUTENÇÃO de paz vem depois disso. Lembrar, IMPOR algo implica em uso real ou presumido da força.

P ex no Haiti, primeiro foram os ianques e desceram a lenha na cambada (Imposição) que estava se matando na maior alegria e já ia escalando; depois que levaram um sossega fomos nós (Manutenção) para dar uma aparência de que a coisa estava suave. Hoje tá tudo outra vez na mesma.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2451 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 03, 2021 3:21 pm

Túlio, ambos os tipos de missão, imposição e manutenção, só saem com a aquiescência do Conselho de Segurança da ONU. Nem mais, nem menos.
A questão de fundo é: quem faria o papel de impositor da paz no caso do Donbass? Com certeza nós é que não.
Assim, qualquer tipo de missão da ONU naquele lugar está de antemão descartada. A Rússia não permitiu antes, e nem o fará em qualquer tempo, a presença de tropas da ONU no Donbass sonb quaisquer pretexto ou justificativa porque isso simplesmente fere seus interesses.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2452 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 3:46 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:21 pm Túlio, ambos os tipos de missão, imposição e manutenção, só saem com a aquiescência do Conselho de Segurança da ONU. Nem mais, nem menos.
A questão de fundo é: quem faria o papel de impositor da paz no caso do Donbass? Com certeza nós é que não.
Assim, qualquer tipo de missão da ONU naquele lugar está de antemão descartada. A Rússia não permitiu antes, e nem o fará em qualquer tempo, a presença de tropas da ONU no Donbass sonb quaisquer pretexto ou justificativa porque isso simplesmente fere seus interesses.
Cupincha, daria pra parar com isso de se agarrar em tecnicalidade para tentar disfarçar que DE NOVO estavas a falar do que não entendes? Fica cansativo, POWS!!!

E não me venhas com ainda mais enrolation, IMPOSIÇÃO/MANUTENÇÃO de paz tem que ser via ONU - a própria Guerra da Coreia foi, sob mandato da ONU (Resolução 83), uma operação de IMPOSIÇÃO de paz que deu bem errado, até porque a noção disso por parte de quem foi lá era tipo "eu imponho a paz matando todo mundo que num for meu miguxo"; bueno, deu ligeiramente :twisted: errado e, depois de alguns anos e muita porrada, passou ao que é até hoje, MANUTENÇÃO...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

knigh7
Sênior
Sênior

#2453 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 03, 2021 8:15 pm

knigh7
Sênior
Sênior

#2454 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 04, 2021 2:08 am

Biden promete impedir uma invasão russa da Ucrânia | AFP

knigh7
Sênior
Sênior

#2455 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 04, 2021 3:13 am

Importante, matéria que está na homepage do WSP, hoje à noite:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

https://www.washingtonpost.com/national ... _story.htm

Vou colocar o mapa ampliado:

Imagem

Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Dez 04, 2021 4:19 am, em um total de 3 vezes.
knigh7
Sênior
Sênior

#2456 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 04, 2021 3:22 am

Material do Fort Benning mostrando como são os BTGs (Battalion Tactical Groups) do Exército russo:

https://www.benning.army.mil/armor/earm ... iore17.pdf

knigh7
Sênior
Sênior

#2457 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 04, 2021 3:40 am

Levando-se em conta que o mapa da disposição das tropas russas estejam corretas, percebe-se que eles pretendem manter as reservas do Exército Ucraniano ocupadas com aquelas 2 frentes ao Norte e ao Sul.
Se o Exército Ucraniano for socorrer a linha de frente, os russos com aquelas tropas os isolariam.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#2458 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 04, 2021 11:30 am

Túlio escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:46 pm
FCarvalho escreveu: Sex Dez 03, 2021 3:21 pm Túlio, ambos os tipos de missão, imposição e manutenção, só saem com a aquiescência do Conselho de Segurança da ONU. Nem mais, nem menos.
Cupincha, daria pra parar com isso de se agarrar em tecnicalidade para tentar disfarçar que DE NOVO estavas a falar do que não entendes? Fica cansativo, POWS!!!
Isso é o que tu achas... :roll:
E não me venhas com ainda mais enrolation, IMPOSIÇÃO/MANUTENÇÃO de paz tem que ser via ONU - a própria Guerra da Coreia foi, sob mandato da ONU (Resolução 83), uma operação de IMPOSIÇÃO de paz que deu bem errado, até porque a noção disso por parte de quem foi lá era tipo "eu imponho a paz matando todo mundo que num for meu miguxo"; bueno, deu ligeiramente :twisted: errado e, depois de alguns anos e muita porrada, passou ao que é até hoje, MANUTENÇÃO...
Como disse, não haverá missão da ONU no Donbass hoje, amanhã e nem nunca. Então, o assunto morre aqui por insuficiência de realidade.
E melhor parar de ficar dizendo o que eu sei e o que eu não sei. Só podes no máximo suspeitar sobre o que eu tenho conhecimento. E já é muito.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2459 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 04, 2021 11:39 am

knigh7 escreveu: Sáb Dez 04, 2021 3:40 am Levando-se em conta que o mapa da disposição das tropas russas estejam corretas, percebe-se que eles pretendem manter as reservas do Exército Ucraniano ocupadas com aquelas 2 frentes ao Norte e ao Sul.
Se o Exército Ucraniano for socorrer a linha de frente, os russos com aquelas tropas os isolariam.
Vi em um site de notícias ucraniano que o exército teria em torno de 900 mil reservistas. Supõe-se que atualmente haja mais de 300 mil em serviço.
No caso de um ataque frontal ao Donbass os russos usarão a Belarus e a própria fronteira leste com a Ucrânia para avançar suas tropas, inicialmente, mesmo sem entrar no território vizinho. Só o fato de se deslocarem para perto da fronteira forçará o Kiev a manter tropas estacionadas naquelas linhas de contato a fim de tentar evitar uma suposta invasão.
Outra coisa é a linha de contato com a Criméia, que supostamente teria +- 50 mil tropas russas estacionadas lá.
Se estes 175 mil homens forem um dado concreto, é possível que os russos utilizem no máximo metade disso, ou até menos, para dar conta das tropas ucranianas no Donbass e o que sobrar fica de sobreaviso no caso da coisa toda escalar.
Os ucranianos terem mais de 125 mil tropas próximos ao Donbass não significa uma simples tentativa de reocupação do território ainda em mãos dos rebeldes, mas antes, é uma prévia do que eles esperam ser suficiente para segurar os russos naquela área enquanto esperam pela chegada da cavalaria ocidental, que pode vir, ou não.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2460 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2021 12:18 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 04, 2021 11:30 am
E melhor parar de ficar dizendo o que eu sei e o que eu não sei. Só podes no máximo suspeitar sobre o que eu tenho conhecimento. E já é muito.
Mais BLABLABLA... :roll: :roll: :roll: :roll:

Se alguém me diz que cachorro é o mesmo que cavalo porque ambos são quadrúpedes, eu não SUSPEITO, eu SEI que o cara não faz ideia do que está falando; igual a quando me botam IMPOSIÇÃO e MANUTENÇÃO praticamente como sinônimos, tipo "não peitar ninguém".

Pior que nem adianta tentar explicar, melhor deixar por isso mesmo. 8-]

Responder