Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6834
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 799 vezes

Re: Super Tucano News

#5071 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Nov 28, 2021 2:47 pm

Cassio escreveu: Sáb Nov 27, 2021 2:52 pm Existem rumores correndo pela internet de que os EUA poderão enviar para a Ucránia aeronaves A-20 que operavam no Afeganistão e que hoje se encontram no Uzbequistão. Será?
Essa é a típica cagada que é característica dos EUA fazer, como por exemplo os poucos Javelin que venderam recentemente à Ucrânia e ficaram achando que fizeram um enorme favor aos Ucranianos. Um A-29 não dura minutos no espaço aéreo do território rebelde por ocasião dos sistemas de mísseis AAA russos instalados lá.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8988
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 308 vezes
Agradeceram: 550 vezes

Re: Super Tucano News

#5072 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 28, 2021 7:13 pm

Até onde eu li se fala apenas nos Mi-17 serem doados para a Ucrânia, até por que a revisão dos Mi-17 afegãos já era feita lá, e existem algumas unidades que já estão em solo ucraniano. Pelo menos até agora o DoD não ventilou a hipótese de doar outro tipo de aeronave.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38042
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Super Tucano News

#5073 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 28, 2021 10:05 pm

Do lado dos rebeldes ucranianos o que mais tem são Igla e derivados. Alguma coisa, bem pouca na verdade, em termos de médio alcance está nas mãos deles também, mas ainda assim sob supervisão russa. TOR e BUK são os principais sistemas que existem por lá no território ucraniano, mas de modelos ainda das primeiras versões. O que existem de mais moderno está tudo com o exército russo e do outro lado da fronteira, mas com alcance mais que suficiente para cobrir toda a região do Donbass. Depois daquela cagada com o 777 holandês, os russos tiraram das mãos dos rebeldes todo o controle de qualquer sistema maior que um manpad.

Por outro lado, os ST do Afeganistão eram bem recheados de sistemas de proteção, embora não se saiba ao certo os detalhes, mas o básico com certeza possuíam, como chaff/flares e algum tipo de alerta radar e infravermelho. Além destes sistemas, os ucranianos sabendo como são as condições de voo no leste, certamente pediriam, ou incluiriam eles mesmos, mais funções de defesa ativa e passiva na aeronave.

E como qualquer avião de combate na Ucrânia que saia do chão é monitorado de perto pela VVS, é de se esperar que eventuais Super Tucano não sejam usados da mesma forma como a FAB, ou a própria força aérea afegã, os utilizam. Mesmo sendo plataformas excelentes para COIN/CAS isto seria meio que suicídio no Donbass sem que cada missão seja feita de forma integrada com outras plataformas ao mesmo tempo. Uma coisa é lançar um drone e atacar uma bateria de artilharia meio que de surpresa, outra bem mais complicada é tentar fazer um Super Tucano armado voar sobre as cabeças dos rebeldes sem levar tiro antes mesmo de chegar ao Donbass. Mesmo que alegadamente em inocentes missões de reconhecimento ou qualquer coisa assim.

Aliás, os sistemas de armas da empresa dos EAU viriam bem a calhar para a vida de um ST no leste da Ucrânia. Ali é bater e correr o mais rápido possível. E de preferência, de bem longe. O mais longe possível, na verdade.




Carpe Diem
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Super Tucano News

#5074 Mensagem por EDSON » Ter Nov 30, 2021 9:02 pm

Este material é de responsabilidade do autor que é russo.



EUA reforçam a força aérea ucraniana com aeronaves de ataque brasileiras



Seis aeronaves de ataque turboélice Super Tucano EMB 314 brasileiras serão instaladas em uma base aérea na Ucrânia. Esta é uma ajuda dos EUA à força aérea ucraniana. Os aviões foram comprados no Brasil para a guerra no Afeganistão, mas agora o Talibã (o Talibã é banido na Federação Russa) está no comando lá, então os EUA decidiram apoiar um novo aliado. Anteriormente, a mesma decisão foi tomada sobre os helicópteros Mi-17, comprados pelos americanos na Rússia para o Afeganistão.

A situação da frota de aeronaves na Força Aérea Ucraniana há muito tempo deixou muito a desejar. Os aviões herdados da era soviética Su-27, Su-25, Su-24 e MiG-29 são bastante obsoletos, e após Kiev ter terminado os laços de cooperação com a indústria aeronáutica russa, tornou-se muito difícil reparar a aeronave.

Ao mesmo tempo, segundo dados oficiais, em 2014-2015, durante o conflito armado no Donbass, as forças "viciadas" ucranianas perderam 11 aeronaves (An-30, An-26, IL-76, dois Su-24, dois MiG-29 e quatro Su-25), sete helicópteros (três Mi-8 e quatro Mi-24) e dois aviões Tu-143.

Em uma palavra, a Força Aérea Ucraniana está feliz em conseguir qualquer "freeloader amigável".

De acordo com o especialista militar e editor da revista Arsenal da Pátria, Alexei Leonkov, o uso da "ajuda externa" da Ucrânia no conflito armado em Donbass poderia representar uma ameaça real para as milícias.

- O Super Tucano é uma aeronave leve de ataque turboélice fabricada no Brasil pela Embraer", disse o especialista. - Ela provou ser uma aeronave "contra-guerrilheira". Foi utilizado na Colômbia para combater o movimento guerrilheiro. Em vários países é utilizado para combater o transporte de drogas por via aérea. O próprio Super Tucano é bastante leve e manobrável. Pode atingir velocidades de até 590km/h e pode permanecer no ar por mais de 8 horas. Foi originalmente projetado como uma aeronave de treinamento, mas posteriormente foi modificado para atacar alvos mal defendidos no ar e no solo. A aeronave de ataque pode ser equipada com os mísseis americanos AIM-9 Sidewinder air-to-air guided, o MAA-1A Piranha brasileiro ou o Python 4 israelense. O Super Tucano é capaz de se envolver em combate defensivo ar-ar com caças graças a seus mísseis. A aeronave também está armada com quatro lança-foguetes, foguetes não guiados, bombas de queda livre e bombas guiadas.

A Força Aérea Americana adquiriu a aeronave de ataque em 2011 para uso no Afeganistão. Mas agora, após a retirada, é mais fácil para os EUA se livrarem deles, pois provavelmente não há necessidade de operar o mesmo número de aeronaves que operavam no Afeganistão.

A operação de aeronaves, mesmo apenas seu armazenamento, custa algum dinheiro. É mais fácil enviá-los para algum lugar e ganhar algum dinheiro extra com isso, graças ao fato de que o Congresso dos EUA está alocando fundos para assistência militar à Ucrânia. Para entregar, como parte dessa assistência militar, dez milhões cada um, ou talvez até mais, por que não? Todos ganharão dinheiro com isso. Exceto a Ucrânia, é claro. Esse será gasto em manutenção das máquinas, treinamento de pilotos, etc.

- A Ucrânia pode usar o Super Tucano para escalar o conflito em Donbass?

- Sim, muito bem. Graças à sua alta manobrabilidade, baixa assinatura térmica e boa capacidade de sobrevivência, estas aeronaves provaram ser capazes de sobreviver durante missões de combate.

- A milícia tem os meios para lidar com tais aeronaves?

- A aeronave pode ser usada como um bombardeiro aéreo e como uma aeronave de ataque terrestre. Se a Ucrânia a utiliza como uma aeronave de ataque terrestre, sistemas como o Strela-10 ou os sistemas de defesa contra mísseis Osa irão obtê-la. Se o Super Tucano agir como um bombardeiro e estiver em altitudes que excedam as capacidades destes sistemas antiaéreos, então ele já representará uma ameaça. E, neste caso, o Donbass não pode passar sem a ajuda da Rússia. Especialmente sem a ajuda dos sistemas de mísseis antiaéreos russos. Se a Rússia implantar sistemas de mísseis terra-ar S-400 nas regiões de Rostov e Voronezh em resposta à agressão ucraniana, Tucano estará em apuros. Não será capaz de escapar desses mísseis.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
http://k-politika.ru/ssha-usilili-ukrai ... arfiles.ru




Editado pela última vez por EDSON em Qua Dez 01, 2021 6:21 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61554
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5075 Mensagem por Túlio » Ter Nov 30, 2021 9:31 pm

Deve estar "meio" alarmado o autor, usar dois mísseis do S400 (são empregados aos pares contra aeronaves) ia sair mais caro que o próprio alvo. :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38042
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Super Tucano News

#5076 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 01, 2021 11:17 am

Ainda acho que os ST cedidos para a Ucrânia seriam utilizados antes de mais nada para formação e treinamento, embora as aeronaves afegãs tenham conteúdo de sobra para atuar em CAS/COIN no Donbass.
São poucas unidades, mas com certeza seriam melhor utilizadas em substituição aos muitos L-39 ainda em operação por lá.
Enviar este tipo de avião para o leste não acrescentaria nada ao status quo da região e ainda poderia fazer escalar mais o conflito, já que qualquer ação deles que efetivamente leve a destruição de alvos tidos como importantes faria com que os russos retaliassem de alguma forma. E nem precisa de S-400 para isso. Buk ou Tor já seriam suficiente.
Mas não me lembro dos ST afegãos atuando com sistemas inteligentes, a não ser que a Ucrânia pague por isso.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18759
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1971 vezes
Agradeceram: 2499 vezes

Re: Super Tucano News

#5077 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 01, 2021 11:45 pm





Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 472
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

Re: Super Tucano News

#5078 Mensagem por Poti » Qui Dez 02, 2021 7:02 am

Túlio escreveu: Ter Nov 30, 2021 9:31 pm
Deve estar "meio" alarmado o autor, usar dois mísseis do S400 (são empregados aos pares contra aeronaves) ia sair mais caro que o próprio alvo. :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas o cálculo é sobre o que o bichinho vai destruir.
Se dois A29 de 15 milhões de dólares destroem refinaria que vale 500 milhões, vale gastar mais que os 30 milhões para acertar o bichinho.
Ou seja é a velha regra de que não é o que o inimigo pagou pela arma mas quanto de destruição ela nos causa.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61554
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Super Tucano News

#5079 Mensagem por Túlio » Qui Dez 02, 2021 9:54 am

Poti escreveu: Qui Dez 02, 2021 7:02 am
Túlio escreveu: Ter Nov 30, 2021 9:31 pm
Deve estar "meio" alarmado o autor, usar dois mísseis do S400 (são empregados aos pares contra aeronaves) ia sair mais caro que o próprio alvo. :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas o cálculo é sobre o que o bichinho vai destruir.
Se dois A29 de 15 milhões de dólares destroem refinaria que vale 500 milhões, vale gastar mais que os 30 milhões para acertar o bichinho.
Ou seja é a velha regra de que não é o que o inimigo pagou pela arma mas quanto de destruição ela nos causa.
O conceito está correto, nem discuto, a questão é A AERONAVE: para quem tem SU-24 (jato de Ataque All Weather), mandar Super Tucano (turboprop COIN/CAS) atacar alvos de alto valor é meio, sei lá, EXCÊNTRICO... :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38042
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Super Tucano News

#5080 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2021 10:30 am

Se os ucranianos puderem integrar novos sistemas de armas inteligentes, como mísseis ar-sup e bombas de diversos tipos, então o Super Tucano pode valer a pena no TO do Donbass. Ele como CAS/COIN mesmo contra blindados em caça de oportunidade pode ser muito efetivo, assim como contra alvos conhecidos, como posições de artilharia, postos de comando, pontes e vias de acesso/comunicação entre as tropas rebeldes.
Como existe um mundo de trincheiras na região, não é muito útil usá-los contra as mesmas já que não teria muita efetividade contra elas e os estragos podem ser reparados em uma noite. Equipados com foguetes guiados ele seria muito bom contra alvos moles descobertos além de prover também capacidade de observação avançada e controle aéreo com no caso dos modelos biplace, além de controlar drones ou ajudar a fazê-lo.
Tem muitas coisas que o ST pode fazer no leste da Ucrânia. A questão é se os ucranianos estão dispostos a aceitar o preço da resposta que virá do outro lado se ele chegar a ser usado da forma acima. E tendo em mente que existem milhares de sistemas AAe shorad e de médio alcance mesmo antigos mas que são suficientes para derrubar este avião sem maiores problemas.
Novamente, dá para fazer tudo isso com apenas 6 aviões?
Eu acho que não. Melhor usar eles como treinadores. Por enquanto.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2192
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

Re: Super Tucano News

#5081 Mensagem por gogogas » Qui Dez 02, 2021 10:59 am

Os Ucranianos estão falidos , qualquer armamento que chegar aquele país , será como envio de ouro , duvido eles gastar em modernização e melhorar o que já tem , a Ucrânia está igual a Argentina ,usar o que tem até o osso sem perspectiva de substituir o material , duvido muito que eles segurem esses 125 mil soldados por um longo tempo ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38042
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5756 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: Super Tucano News

#5082 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2021 9:30 pm

gogogas escreveu: Qui Dez 02, 2021 10:59 am Os Ucranianos estão falidos , qualquer armamento que chegar aquele país , será como envio de ouro , duvido eles gastar em modernização e melhorar o que já tem , a Ucrânia está igual a Argentina ,usar o que tem até o osso sem perspectiva de substituir o material , duvido muito que eles segurem esses 125 mil soldados por um longo tempo ...
A imensa maioria dos materiais que os ucranianos possuem ainda são dos idos tempos soviéticos. E eles ainda tem aos milhares, apesar de muita coisa ter sido vendida, e perdida, ao longo dos anos no conflito no leste.
Apesar de tudo eles tem procurado usar os poucos recursos que tem para melhorar onde e como possível o que eles tem, além de fazer a manutenção necessária.
A BID deles ainda é bem robusta para o que eles tem em uso e até o momento conseguiram desenvolver várias soluções pertinentes dentro das limitações que possuem. Não dá para fazer tudo, mas eles procuram manter o máximo que podem seus materiais.
Quanto ao que eles recebem dos USA e/ou Europa, bem, trata-se mais de suplementos logísticos e de apoio ao combate do que propriamente sistema de combate. Uma coisa ali e acolá são mísseis AC, como os Javelin, e insumos de infantaria, mas nada que deixe os russos mais incomodados do que já estão. Afinal ninguém quer ver o urso nervoso mais do que o aceitável.
Quanto ao mais, as forças armadas ucranianas tem recebido treinamento, formação e equipamentos de diversas procedências que melhoraram, e muito, o nível das tropas e recursos materiais que eles tem.
Hoje, se eles não são o suprassumo da tecnologia, são muito mais e melhor do que havia em 2014 quando o exército ucraniano literalmente levou uma surra de um bando de rebeldes mulanbentos e mal armados pelos russos e perderam duas das mais importantes regiões industriais do país.
Em 2021, ou 2022, a coisa será bem diferente.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6834
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 799 vezes

Re: Super Tucano News

#5083 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Dez 05, 2021 11:40 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 02, 2021 9:30 pm
gogogas escreveu: Qui Dez 02, 2021 10:59 am Os Ucranianos estão falidos , qualquer armamento que chegar aquele país , será como envio de ouro , duvido eles gastar em modernização e melhorar o que já tem , a Ucrânia está igual a Argentina ,usar o que tem até o osso sem perspectiva de substituir o material , duvido muito que eles segurem esses 125 mil soldados por um longo tempo ...
A imensa maioria dos materiais que os ucranianos possuem ainda são dos idos tempos soviéticos. E eles ainda tem aos milhares, apesar de muita coisa ter sido vendida, e perdida, ao longo dos anos no conflito no leste.
Apesar de tudo eles tem procurado usar os poucos recursos que tem para melhorar onde e como possível o que eles tem, além de fazer a manutenção necessária.
A BID deles ainda é bem robusta para o que eles tem em uso e até o momento conseguiram desenvolver várias soluções pertinentes dentro das limitações que possuem. Não dá para fazer tudo, mas eles procuram manter o máximo que podem seus materiais.
Quanto ao que eles recebem dos USA e/ou Europa, bem, trata-se mais de suplementos logísticos e de apoio ao combate do que propriamente sistema de combate. Uma coisa ali e acolá são mísseis AC, como os Javelin, e insumos de infantaria, mas nada que deixe os russos mais incomodados do que já estão. Afinal ninguém quer ver o urso nervoso mais do que o aceitável.
Quanto ao mais, as forças armadas ucranianas tem recebido treinamento, formação e equipamentos de diversas procedências que melhoraram, e muito, o nível das tropas e recursos materiais que eles tem.
Hoje, se eles não são o suprassumo da tecnologia, são muito mais e melhor do que havia em 2014 quando o exército ucraniano literalmente levou uma surra de um bando de rebeldes mulanbentos e mal armados pelos russos e perderam duas das mais importantes regiões industriais do país.
Em 2021, ou 2022, a coisa será bem diferente.
A qualidade do infante Ucraniano realmente melhorou muito mas o alto oficialato deles ainda continua enraizado na doutrina soviética, vêem os EUA e o resto da OTAN com extrema desconfiança e se recusam a implementar medidas mais profundas destinadas a tornar as FFAAs Ucranianas mais eficientes e menos corruptas.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

Re: Super Tucano News

#5084 Mensagem por Strike » Dom Jan 09, 2022 7:38 pm

EMB-314 Super Tucano (A-29)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 392
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceu: 160 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Super Tucano News

#5085 Mensagem por Lucubus » Seg Jan 17, 2022 8:01 pm

Desfile militar no Turcomenistão :twisted: :shock:

a partir de 1:16:22



slds




Responder