Pelo menos o EDA tem o que comemorar

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#91 Mensagem por malmeida » Qua Fev 15, 2017 12:05 pm

Tikuna escreveu:O display esta realmente lindo, mais rápido e emocionante.
Realmente essa aeronave está servindo muito bem ao EDA. Só falta um KC-390 pintado nas cores dele pra dar apoio.
Abraços!
Realmente seria bem interessante uma aeronave de apoio nos moldes do Fat Albert da marinha americana que participasse das apresentações. Ótima ideia para o principal meio de RP da FAB.
MAlmeida




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#92 Mensagem por arcanjo » Seg Nov 26, 2018 11:57 am

Publicado: 24/11/2018 08:00
Conheça o protótipo inspirado no Shelby Cobra 1964, construído em homenagem ao EDA
Encontro é destaque no programa Autoesporte da TV Globo

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Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle


Construído em homenagem ao A-29 Super Tucano, um protótipo inspirado no Shelby Cobra 1964 foi destaque no programa Autoesporte da Rede Globo. O veículo apresenta a mesma pintura usada nas aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

A reportagem mostrou detalhes como painel, marcha, cintos de segurança, assentos, volante, pedais e até o retrovisor do veículo; itens que foram personalizados com temática aeronáutica.

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A gravação foi feita na Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), em Pirassununga (SP), onde o carro e os aviões do EDA compartilharam o pátio.

O programa exibido na TV Globo foi ao ar no dia 25 de novembro.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 20ao%20EDA

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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#93 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 09, 2019 5:08 pm

HÁ QUATRO ANOS, FUMAÇA ESTREAVA COM O A-29

https://1.bp.blogspot.com/-RwtJNOUKlGU/XSTvch6pnrI/AAAAAAAABVg/9Bkir4T-EkocH44TCa-hk1P_qa2d_Ae_wCLcBGAs/s320/DSC_0585.jpg

:arrow: https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... -o-29.html

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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#94 Mensagem por jambockrs » Qui Out 31, 2019 11:54 am

Meus prezados
E há 13 anos a Fumaça batia o seu terceiro recorde mundial com 12 aeronaves voando de dorso
Ten. Marcus Lemos | Publicada em 30/10/2019 17:39
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“O que mais me chamou a atenção foi o fato de ser um dia de outubro atipicamente Cavok”. Com essas palavras, o Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso nos conta um pouco da experiência em ser um dos doze pilotos da Esquadrilha da Fumaça a participar da quebra do recorde mundial, utilizando um termo da aviação para se referir a um céu com boas condições de visibilidade e teto das nuvens.
Há trezes anos, no dia 29 de outubro de 2006, a Esquadrilha da Fumaça quebrou pela terceira vez o recorde mundial de número de aeronaves voando, simultaneamente, em formação e no dorso (de cabeça para baixo). O feito foi assistido por cerca de 60.000 pessoas na Academia da Força Aérea e homologado pelo Guinness World Record. Os dois recordes anteriores também pertencem a Esquadrilha da Fumaça, sendo que o primeiro feito ocorreu com 10 aeronaves em 1996 e o segundo em 2002, com 11 aeronaves durante as comemorações de 50 anos do Esquadrão. A data escolhida para o terceiro recorde não foi por acaso: naquela mesma semana a Força Aérea Brasileira comemorava o centenário do primeiro voo com o 14-Bis realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906, na capital francesa, Paris.
Apesar do aumento de apenas uma aeronave na formação, a manobra exigiu muito mais do time, pois foi formada mais uma linha de aeronaves (em relação ao recorde anterior) T-27 Tucano. Conforme explica o Coronel Gobett, que voou na posição #7 durante a manobra, a técnica foi a mesma empregada no recorde anterior, “mas os parâmetros foram diferentes para que os aviões da última linha tivessem energia e manobrabilidade suficientes para manterem a velocidade e posição”. Explica que um dos pontos críticos da manobra foi a transição do voo normal para o voo invertido por meio de um “meio-looping” para chegarem à posição para o recorde. “A margem de erro era menor e era necessário um trabalho mais preciso nos comandos e motor, por isso, a maior exigência nos treinamentos”, completa o Coronel. Curiosamente, ele havia saído três anos antes do efetivo da Esquadrilha da Fumaça, que possuía 11 pilotos, e foi convidado para ser o 12º exclusivamente para a nova marca.
Quem estava na última linha de aeronaves era o Coronel Aviador Ricardo Beltran Crespo, na posição #12, fechando o grupo de aeronaves para o recorde mundial. Conta-nos que apesar de todo o profissionalismo, técnica treinada e doutrina durante o voo, após o pouso, foi tomado pela emoção. “Confesso que, após o corte do motor e ao abrir o canopy do Tucano, toda a alegria e vibração daquele imenso público me contagiaram. O ser humano em mim, enfim, simplesmente chorou de gratidão e emoção”. Apesar das suas 276 demonstrações realizadas durante os anos de 2003 e 2006, esse voo, em particular, marcou a sua vida. “Por aquele momento eternizado, agradeço aos meus 11 amigos que dividiram comigo aquele espaço aéreo durante os 30 segundos daquele voo. Muito obrigado aos pilotos Fumaceiros, Anjos da Guarda e equipes de solo que viabilizaram esse recorde com muito carinho, hoje eternizado em nossas vidas”.
Apesar da homologação no mesmo dia, apenas em 2017 é que a Esquadrilha da Fumaça recebeu o certificado pelas mãos do diretor do Guinness na América Latina, Carlos Martínez. Na ocasião, relatou a sua felicidade de poder conhecer de perto a equipe e parabenizar pelo recorde. “É impressionante e espetacular o que a equipe fez em 2006 de voar, simultaneamente, com doze aviões em voo invertido”. Passados 13 anos após o recorde com as doze aeronaves, nenhum outro Esquadrão no mundo bateu tal marca.
Fonte: site Defesa Aérea & Naval via CECOMSAER 31 OUT 2019




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#95 Mensagem por jambockrs » Sex Nov 26, 2021 11:29 am

Meus prezados
E o EDA terá mais um motivo para comemorar...

Um dos primeiros aviões da Esquadrilha da Fumaça será restaurado para voltar a voar
Um dos clássicos da aviação brasileira, e primeiro avião a voar pela Esquadrilha da Fumaça, será restaurado e colocado em condições de voo.

Redação
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O North American T-6, ou simplesmente T-Meia no Brasil, foi o responsável por formar uma grande geração de aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). A clássica aeronave chegou, inclusive, a ser produzida sob licença no Brasil, na região de Lagoa Santa (MG).
A aeronave também foi o primeiro modelo a ser voado pela Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, para mostrar a perícia de aviadores da FAB e visando estimular os novos cadetes, além de promover a cultura aeronáutica no país.
Um destes aviões que fez história na Fumaça foi o de matrícula FAB-1390, um exemplar que saiu da Esquadrilha em 1976, foi repassado para a Fundação Santos Dumont e, desde então, não mais voou, ficando à mercê do tempo e resultando numa condição bastante ruim.
No entanto, apesar de suas asas desmontadas e danos na fuselagem, uma iniciativa quer dar nova vida ao clássico avião. Isso porque um grupo de aviadores se reuniu e criou a Revoar – Restauro de Aeronaves, uma associação formada por diversos profissionais da área, que está se comprometendo em dar nova vida ao T-6, inclusive colocando-o em condições de voo.
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O primeiro passo foi dado e o avião foi resgatado e transferido para a Revoar. Agora, no entanto, começa a parte mais difícil, o início de um longo processo de restauro, recertificação e testes para colocar a aeronave no céu novamente. O tamanho da complexidade faz com que, ainda, não haja um prazo definido para que o avião alce voo.
E enquanto isso não acontece, o grupo promete que será possível acompanhar o trabalho de restauro na página do Instagram da associação, cujo perfil pode ser acessado clicando aqui. Uma grande iniciativa em prol da história e que precisa ser enaltecida.
Fonte: AEROIN via https://www.fab.mil.br/notimp#n198450 - NOTIMP 330/2021 - 26/11/2021
A aeronave cuja foto está na notícia é de um PT-19, ao invés de um T-6! Salvo engano, a EDA nunca voou com PT-19...




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Re: Pelo menos o EDA tem o que comemorar

#96 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 26, 2021 3:43 pm

Um pouco de respeito pela História nunca fez mal a ninguém.
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