NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Não havendo nenhum problema estrutural, não deve ser nem um pouco difícil manter os T-25. A manutenção do Lycoming O-540 é amplamente dominada aqui no Brasil, e os aviônicos são... bem.... inexistentes...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Segundo um oficial da FAB, amigo meu, o T-25 poderia carregar o caixão do T-27...
Aeronave robusta, fácil e barata de manter.
A frota dos T-27 era grande e foi possível separar as melhores células para AFA. Isso deu um alívio para a AFA.
Aeronave robusta, fácil e barata de manter.
A frota dos T-27 era grande e foi possível separar as melhores células para AFA. Isso deu um alívio para a AFA.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Me pergunto o seguinte: quanto tempo mais os T-25 aguentam, já que os Tucano serão modernizados e ficarão por aí no mínimo mais uns 15 a 20 anos?
Lembrar que os Universal são usados na formação de cadetes que via de regra costumam errar na mão na hora de pilotar, já que estão em processo de aprendizagem. E isso é natural em qualquer curso de pilotagem. As barbeiragens são comuns neste tipo de ensino. E o avião sofre bastante nas mãos deles. Isso de certa forma cooperar para a degradação das células e a consequente diminuição da vida útil.
Lembrar que os Universal são usados na formação de cadetes que via de regra costumam errar na mão na hora de pilotar, já que estão em processo de aprendizagem. E isso é natural em qualquer curso de pilotagem. As barbeiragens são comuns neste tipo de ensino. E o avião sofre bastante nas mãos deles. Isso de certa forma cooperar para a degradação das células e a consequente diminuição da vida útil.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 05, 2021 12:18 pm Me pergunto o seguinte: quanto tempo mais os T-25 aguentam, já que os Tucano serão modernizados e ficarão por aí no mínimo mais uns 15 a 20 anos?
Lembrar que os Universal são usados na formação de cadetes que via de regra costumam errar na mão na hora de pilotar, já que estão em processo de aprendizagem. E isso é natural em qualquer curso de pilotagem. As barbeiragens são comuns neste tipo de ensino. E o avião sofre bastante nas mãos deles. Isso de certa forma cooperar para a degradação das células e a consequente diminuição da vida útil.
Charla, tem Paulistinha dos anos 40 ainda voando e é sempre em Instrução; o que mata avião (e carro, navio, trem, MBT, o que for) não é tanto a CONDUÇÃO mas principalmente a MANUTENÇÃO; se não for bem feita vira em nada e até acaba caindo como aquele 146 que matou o time de futebol e que era de 1999 (ou seja, novo para uma aeronave Comercial).
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Qualquer coisa que voe tem data de validade e um dia vai ter que ser aposentada. Por melhor que seja a manutenção. Os T-25 não são diferentes. Tanto que a maior parte da frota original nem voa mais e está servindo de peça de reposição para o que ainda tem na linha de voo. Este é apenas um recurso para manter uma solução de continuidade para a falta de opção (será?) da FAB em apor novos meios para a formação na AFA.Túlio escreveu: ↑Qua Mai 05, 2021 1:23 pmCharla, tem Paulistinha dos anos 40 ainda voando e é sempre em Instrução; o que mata avião (e carro, navio, trem, MBT, o que for) não é tanto a CONDUÇÃO mas principalmente a MANUTENÇÃO; se não for bem feita vira em nada e até acaba caindo como aquele 146 que matou o time de futebol e que era de 1999 (ou seja, novo para uma aeronave Comercial).
Enfim, eles podem voar ainda muitos anos na FAB, mas a que custo/benefício? Afinal, é um avião dos anos 1980 ainda voando em plena terceira década do século XXI. Qual a validade disso para o currículo da formação dos cadetes hoje?
Não estou criticando o avião em si, apenas tentando fazer uma reflexão sobre a utilidade de se dispor de um modelo antigo para a formação de jovens que carregam no bolso aparelhos com memória quiçá centenas de vezes maior que o avião que pilotam.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
FCarvalho escreveu: ↑Qui Mai 06, 2021 11:31 am
Qualquer coisa que voe tem data de validade e um dia vai ter que ser aposentada. Por melhor que seja a manutenção. Os T-25 não são diferentes. Tanto que a maior parte da frota original nem voa mais e está servindo de peça de reposição para o que ainda tem na linha de voo. Este é apenas um recurso para manter uma solução de continuidade para a falta de opção (será?) da FAB em apor novos meios para a formação na AFA.
Enfim, eles podem voar ainda muitos anos na FAB, mas a que custo/benefício? Afinal, é um avião dos anos 1980 ainda voando em plena terceira década do século XXI. Qual a validade disso para o currículo da formação dos cadetes hoje?
Não estou criticando o avião em si, apenas tentando fazer uma reflexão sobre a utilidade de se dispor de um modelo antigo para a formação de jovens que carregam no bolso aparelhos com memória quiçá centenas de vezes maior que o avião que pilotam.
Acreditarias que o BILL CLINTON e o PRÍNCIPE ANDREW voavam "nisso"? É um 727, pra lá de obsoleto, que se tornou famigerado como o "Lolita Express". Mas o POTUS e um então herdeiro da Casa Real Britânica não deveriam ter medo de voar em um trambolho que, segundo o Aviation Master, Ph. D. pela prestigiosa UCY (Universidade Caiafa do Youtube), "Dinho" (Uiii ) Carvalho vetaria de imediato? Só que a MANUTENÇÃO era TOP!
Ou seja, teco-teco é o que interessa e tem que ser da última moda, tipo na FAA, onde o que não falta é variedade de modelos de treinadores, e o resto a gente vê depois?
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Vamos lá tiozão.Túlio escreveu: ↑Qui Mai 06, 2021 11:56 am
Acreditarias que o BILL CLINTON e o PRÍNCIPE ANDREW voavam "nisso"? É um 727, pra lá de obsoleto, que se tornou famigerado como o "Lolita Express". Mas o POTUS e um então herdeiro da Casa Real Britânica não deveriam ter medo de voar em um trambolho que, segundo o Aviation Master, Ph. D. pela prestigiosa UCY (Universidade Caiafa do Youtube), "Dinho" (Uiii ) Carvalho vetaria de imediato? Só que a MANUTENÇÃO era TOP!
Ou seja, teco-teco é o que interessa e tem que ser da última moda, tipo na FAA, onde o que não falta é variedade de modelos de treinadores, e o resto a gente vê depois?
O T-25 ainda pode voar muitos anos? Pode. Mas a que custo? Isso influencia a formação dos cadetes? Sim. Por quê? Porque o trabalho dele é simplesmente ensinar as regras de como se voa um avião. Para isso até um Zlin 242 serve. E é tão ou mais barato de operar quanto o T-25. Mas nós não fizemos isso porque a FAB não tem recursos para colocar nada novo no lugar dele. Se é que precisa.
Ademais, ficar catando peças em museus, desertos ou sucatões da vida não é das mais honestas e seguras formas de se manter um avião voando.
Os B-52 vão voar até completarem seu centenário. Mas isso é a USAF. Eles tem centenas de B-52 estocados para servir de peça de reposição e ainda vão trocar, finalmente, as turbinas pois o que tem lá não dá mais. E isso vai economizar algumas centenas de milhões de dólares para o erário público.
Eu de fato não sei quanto custa manter um T-25 voando, mas para a FAB se dispor a modernizar os Tucano e não este também, é no mínimo de se perguntar o por quê, não achas.
O que ele tem de bom é ser simples, e supostamente, barato de operar e manter.
Mas vamos ser honestos, o que é mais simples para um menino(a) que nasceu em 2003 entender:
Isto:
Ou isso:
Até onde eu conheço essa tal geração Z ou Y, K, W ou seja lá o alfabeto que for, a mente deles está muito mais adaptada as demandas das telas, IA e processadores em Terabytes do mundo moderno do que aos reloginhos que meus avós estavam acostumados a olhar a hora.
Estamos falando de formação de novos aviadores que já chegam na academia com muito mais informações (sobre quase tudo) do que seus futuros orientadores. E mesmo beirando a superficialidade, a geração atual tem muito mais facilidade de aprender novas coisas do que os caras que se formaram lá atrás nos primeiros T-25. Não é a mesma coisa. O avião em si pode até ser bom para fazer o básico, mas daqui a pouco a FAB recebe Gripen E/F e já há na força gente questionando se os Super Tucano em Natal serão suficientes. Não é uma crítica ao avião em si mas uma chamada a reflexão sobre o processo formativo então vigente.
Eu particularmente entendo que o T-25 por melhor que seja, igualmente o T-27, podem durar o tempo que for na AFA. Mas uma hora alguém vai questionar o fato de pilotos da primeira linha estarem voando em caças de 4,5a G enquanto os cadetes voam em aeronaves com quase 50 anos de vida operacional nas costas.
Novamente, não é uma crítica aos aviões em si, mas à lógica do processo formativo atual. Ele foi bom até agora, para fazer a molecada ir do Universal ao F-5EM. Mas o Gripen E/F vem aí. E isso não é pouca coisa para a FAB. É a nossa pequena grande revolução não só na aviação de caça, mas em todos os setores que orbitam ao redor da missão primária da força que é voar e fazer voar.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
FCarvalho escreveu: ↑Qui Mai 06, 2021 1:46 pm
Mas vamos ser honestos, o que é mais simples para um menino(a) que nasceu em 2003 entender:
Isto:
Ou isso:
Até onde eu conheço essa tal geração Z ou Y, K, W ou seja lá o alfabeto que for, a mente deles está muito mais adaptada as demandas das telas, IA e processadores em Terabytes do mundo moderno do que aos reloginhos que meus avós estavam acostumados a olhar a hora.
Estamos falando de formação de novos aviadores que já chegam na academia com muito mais informações (sobre quase tudo) do que seus futuros orientadores. E mesmo beirando a superficialidade, a geração atual tem muito mais facilidade de aprender novas coisas do que os caras que se formaram lá atrás nos primeiros T-25. Não é a mesma coisa.
Vamos ver: falas da mesma garotada que, quando não tem interesse em ser militar mas quer aprender a voar, vai a um Aeroclube e se breveta num dos teco-tecos que tem lá? Qual Aeroclube tem $$$ para trocar os reloginhos por Glass Cockpit? E os garotas e garotas e garotes por acaso reclamam ou aprendem menos?
Bobear e usam o GPS de seus indefectíveis Smartphones para fazer Navegação. E uma parte um dia será Piloto/a/e até de Boeing e Airbus...
AQUI É BRASIL, POWS!!!
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Acredito que quase toda a frota da FAB esta aposentando os relógios , Bandeco e Bandeirulha Modernizado , Hércules, Amazonas etc ....
Acredito que só os H-50 , T-25 e uma mistura de relógios com telas nos AMX são os únicos na FAB a ter relógios kkkkkk
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
B-250 - motor do Super Tucano; será que cola? Bueno, num colou, então:
B-350 - motor do C-295; será que cola? Bueno, se não colar:
B-450 - motor do Juliet; será que cola? Bueno, se não colar:
B-550 - motor do A-400; será que cola? Bueno, se não colar a gente desiste. Pelo menos batemos o recorde do AN-2 como o maior monomotor a hélice do mundo!
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Essa gente já pagou ao menos o que deve à Novaer?
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Pagou nada.
PS: que coisa bizarra é esse B350.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Alguém aí sabe fazer CUTAWAY? Eu estaria disposto a pagar (BRL) para, sob minhas especificações, ser desenhado um B-450 e, se ficasse legal, também um B-550.
MP, pls.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Eu queria saber que foi que desenhou essa porcaria aí.
Afinal, de quem é o direito autoral sobre o B-250? A Novaer ou os árabes?
Afinal, de quem é o direito autoral sobre o B-250? A Novaer ou os árabes?
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