J.Ricardo escreveu: ↑Sex Out 29, 2021 11:32 am
Só uma pergunta, essa compra vai matar a versão 8x8 do Guarani?
Acho que tudo depende do que o EB pensa sobre o futuro a longo prazo da família Guarani. O modelo 6x6 diz-se foi escolhido por ser considerado mais simples de projetar e desenvolver, além de mais barato de comprar e manter, apesar das óbvias vantagens do 8x8 sobre ele.
Então, como aqui as decisões em Defesa são tomadas via de regra olhando o bolso em primeiro lugar, talvez, digo talvez, mais para frente após analisar o desempenho e os custos da VBC Cav 8x8, o EB se volta novamente para a ideia de um APC/IFV 8x8 para a infantaria e/ou cav mecanizada. Se ainda houver espaço para ele, claro.
Caso o Centauro II vença, duvido que se for o caso de comprar novos 8X8 eles não sejam da própria Iveco, o que seria bastante lógico.
Uma possibilidade extrema seria o CFN/MB bancar a versão 8x8 do Guarani, já que constava nos planos anteriores a produção de pouco mais de uma centena deles. Se incluirmos nesta conta as VBE do modelo que serão necessárias, também, então pode ser que seja um negócio exequível.
Quem sabe um trabalho conjunto de convencimento de argentinos, chilenos, peruanos e colombianos poderia trazer este projeto à luz para as respectivas forças de fuzileiros navais daqueles países também.