PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1636 Mensagem por Energys » Sáb Out 16, 2021 7:16 pm

Essa empresa dos EAU, Calidus, foi a mesma que ajudou a quebrar a Novaer com um calote milionário.
Deles não compraria nem um pacote de jujubas.

Att.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#1637 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Out 17, 2021 12:27 am

Energys escreveu: Sáb Out 16, 2021 7:16 pm Essa empresa dos EAU, Calidus, foi a mesma que ajudou a quebrar a Novaer com um calote milionário.

Att.
Me parece que a Novaer resolveu o problema do calote da Calidus mas eu não tenho certeza absoluta disso. O que eu sei é que o site da Novaer está no ar e que eles listam o B-250 como projeto deles. Talvez a Novaer foi comprada?

EDIT: acho que estou enganado. Olhei com mais atenção no site deles e as últimas notícias atualizadas são de 2017. É uma absoluta vergonha e desgraça que ninguém nesse governo ou no governo anterior prestaram qualquer tipo de apoio para a Novaer litigar internacionalmente contra a Calidus.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#1638 Mensagem por knigh7 » Dom Out 17, 2021 2:35 am

Dos males o menor: se tivesse dado certo esse negócio da Calidus coma Novaer, o Wahash seria politicamente um candidato forte para ser a nova VBC-CAV 8X8.

O que precisa é a concorrência avisar o generalato do EB sobre o que a Calidus aprontou com a Novaer.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#1639 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Out 17, 2021 9:45 am

knigh7 escreveu: Sáb Out 16, 2021 12:58 am Pessoal,

Levantei a informação junto a um oficial do Exército para elucidar essa questão de 98 a 221 VBC-CAV 8x8.

A questão é a seguinte: Elas irão em número de 4 para as Cias ou Esquadrões de Comando e Apoio respectivamente dos Batalhões de Infantaria Mecanizados e Regimentos de Cavalaria Mecanizados.
Há a possibilidade, ainda em estudo, de reuni-los nas brigadas formando uma Cia/Esquadrão, com 13 cada.

O mínimo de 98 é para equipar as 8 brigadas de Cavalaria e Infantaria Mecanizadas e neste caso, as unidades ficariam distribuídas nos Btl e Reg e não em ãmbito das Brigadas. 2 seriam protótipos.

O que for a mais, vai equipar os Regimentos que são vinculados às Divisões de Exército e Comando Mil de Área e as Escolas ESA/AMAN. Posteriormente, se após esses forem completados, o EB equiparia 5 brigadas que julga necessário. Mas sempre em número de 4 por Reg/Btl ou 13 por Bda.
Depreende-se que essa dotação de 4 VBC-Cav 8X8 por RC Mec e BI Mec, ou concentração (13) em uma Cia/Esqd por brigada é para a função (prioritária) anti-carro.

Nesse caso, em relação aos RC Mec como ficará a dotação futura dos Esqd C Mec, visto que atualmente cada SU possue 7 VBC-Rec Cascavel?

Renato Maurer
Júnior
Júnior
Agradeceu: 86 vezes
Agradeceram: 15 vezes

#1640 Mensagem por Renato Maurer » Dom Out 17, 2021 10:01 am

Viktor Reznov escreveu: Dom Out 17, 2021 12:27 am
Energys escreveu: Sáb Out 16, 2021 7:16 pm Essa empresa dos EAU, Calidus, foi a mesma que ajudou a quebrar a Novaer com um calote milionário.

Att.
Me parece que a Novaer resolveu o problema do calote da Calidus mas eu não tenho certeza absoluta disso. O que eu sei é que o site da Novaer está no ar e que eles listam o B-250 como projeto deles. Talvez a Novaer foi comprada?

EDIT: acho que estou enganado. Olhei com mais atenção no site deles e as últimas notícias atualizadas são de 2017. É uma absoluta vergonha e desgraça que ninguém nesse governo ou no governo anterior prestaram qualquer tipo de apoio para a Novaer litigar internacionalmente contra a Calidus.
Então você está afirmando que o Estado não ajudou ou ajuda a empresa nessa questão? De onde você obteve essa informação? Gostaria de saber a fonte?

Att,.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

#1641 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Out 17, 2021 1:12 pm

Renato Maurer escreveu: Dom Out 17, 2021 10:01 am
Viktor Reznov escreveu: Dom Out 17, 2021 12:27 am

Então você está afirmando que o Estado não ajudou ou ajuda a empresa nessa questão? De onde você obteve essa informação? Gostaria de saber a fonte?

Att,.
Se o Estado tivesse prestado alguma ajuda, a mídia especializada já teria se informado disso e o próprio Caiafa ou o Paulo Bastos teriam dado essa notícia.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
knigh7
Sênior
Sênior

#1642 Mensagem por knigh7 » Dom Out 17, 2021 1:36 pm

RobsonBCruz escreveu: Dom Out 17, 2021 9:45 am

Levantei a informação junto a um oficial do Exército para elucidar essa questão de 98 a 221 VBC-CAV 8x8.

A questão é a seguinte: Elas irão em número de 4 para as Cias ou Esquadrões de Comando e Apoio respectivamente dos Batalhões de Infantaria Mecanizados e Regimentos de Cavalaria Mecanizados.
Há a possibilidade, ainda em estudo, de reuni-los nas brigadas formando uma Cia/Esquadrão, com 13 cada.

O mínimo de 98 é para equipar as 8 brigadas de Cavalaria e Infantaria Mecanizadas e neste caso, as unidades ficariam distribuídas nos Btl e Reg e não em ãmbito das Brigadas. 2 seriam protótipos.

O que for a mais, vai equipar os Regimentos que são vinculados às Divisões de Exército e Comando Mil de Área e as Escolas ESA/AMAN. Posteriormente, se após esses forem completados, o EB equiparia 5 brigadas que julga necessário. Mas sempre em número de 4 por Reg/Btl ou 13 por Bda.
Depreende-se que essa dotação de 4 VBC-Cav 8X8 por RC Mec e BI Mec, ou concentração (13) em uma Cia/Esqd por brigada é para a função (prioritária) anti-carro.

Nesse caso, em relação aos RC Mec como ficará a dotação futura dos Esqd C Mec, visto que atualmente cada SU possue 7 VBC-Rec Cascavel?
Os esquadrões das Brigadas Leves (quando migram das Motorizadas, as de Selva, Montanha, as Aeromóveis/Aerotransportadas) não tem Cascavéis e as Brigadas de Cavalaria não têm Esquadrões de Cavalaria alheios aos Regimentos.

Bastariam apenas mais 42 VBC-Cav para suprir os esquadrões que sobram. Se considerar 221 viaturas, que é o máximo, até sobrariam.

Editado pela última vez por knigh7 em Dom Out 17, 2021 2:36 pm, em um total de 1 vez.
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

#1643 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 17, 2021 2:26 pm

Será que o EB pensa em complementar os VBC-SR com algum VBR 6x6? Pois me parece que o EB não abrirá mão de dotar todos os Reg ou Esq para reconhecimento. Chegamos a operar mais de 5 centenas de EE-9.

knigh7
Sênior
Sênior

#1644 Mensagem por knigh7 » Dom Out 17, 2021 3:12 pm

Apaguei o post pois estava mal recordado. Agora sim.

Gabriel, observe o equivalente no US Army (2 variantes de Esquadrões) ao Esquadrão de Cavalaria Leve. Tirado do Manual de Cavalaria deles:

Obs:
LRAS3: long-range advance scout surveillance system
FIST: fire support team
Imagem

Imagem

Imagem

As unidades do EB que vão se transformando em Leves vão perdendo os Cascavéis. Os do US Army também não têm.

knigh7
Sênior
Sênior

#1645 Mensagem por knigh7 » Dom Out 17, 2021 4:31 pm

Gabriel, vale ressaltar que como toda Divisão do Exército Brasileiro tem 1 Regimento de Cavalaria Mecanizado vinculado à ela (há 2 regimentos no Sul e 1 no MS que, por motivo de treinamento, são vinculados à 1ª, 3ª e 4ª Brigadas de Cavalaria, por isso essas têm 3 Reg) a DE pode destacar 1 Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, portanto com VBC-Cav, à alguma Brigada que porventura esteja necessitando.

RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 451 vezes
Agradeceram: 235 vezes

#1646 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Out 17, 2021 6:19 pm

knigh7 escreveu: Dom Out 17, 2021 1:36 pm
Os esquadrões das Brigadas Leves (quando migram das Motorizadas, as de Selva, Montanha, as Aeromóveis/Aerotransportadas) não tem Cascavéis e as Brigadas de Cavalaria não têm Esquadrões de Cavalaria alheios aos Regimentos.

Bastariam apenas mais 42 VBC-Cav para suprir os esquadrões que sobram. Se considerar 221 viaturas, que é o máximo, até sobrariam.
Me refiro aos Esqd C Mec orgânicos dos R C Mec.

Se cada Bda C Mec possui 2 RC Mec e se considerarmos que cada um desses RC Mec deveria possuir 3 SU (Esqd C Mec), com 7 VBC-Cav cada uma, demandariam 168 VBC-Cav, fora as 98 com distribuição já indicada.

knigh7
Sênior
Sênior

#1647 Mensagem por knigh7 » Dom Out 17, 2021 11:44 pm

RobsonBCruz escreveu: Dom Out 17, 2021 6:19 pm
knigh7 escreveu: Dom Out 17, 2021 1:36 pm

Me refiro aos Esqd C Mec orgânicos dos R C Mec.

Se cada Bda C Mec possui 2 RC Mec e se considerarmos que cada um desses RC Mec deveria possuir 3 SU (Esqd C Mec), com 7 VBC-Cav cada uma, demandariam 168 VBC-Cav, fora as 98 com distribuição já indicada.
Nesses Regimentos, pela informação que eu tive, é que as VBC-CAV 8x8 também ficariam no Esquadrão de Comando e Apoio do Regimento, em um pelotão com 4 unidades:

As 4 brigadas de Cavalaria Mecanizadas tem 11 Regimentos (na verdade são 8 e +3 são divisionários (um da 6ª DE, outro da 3ª DE e outro do CMO) que estão vinculados operacionalmente a elas), que seriam contemplados. A soma dá 44 unidades. Mais 48 a 52 unidades para as 4 Brigadas de Infantaria Mecanizadas+ 2 de protótipo. Se for 48, provavelmente vão equipar o Regimento de Cavalaria da 5ª DE. Total: 98 unidades, que é o mínimo.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#1648 Mensagem por saullo » Seg Out 18, 2021 11:52 am

Mas quem substituirá os Cascavel, que são 7 por esquadrão ?

Abraços

knigh7
Sênior
Sênior

#1649 Mensagem por knigh7 » Seg Out 18, 2021 12:22 pm

Os Cascavéis não existem nos esquadrões cujas Brigadas se transformam em leves (aeromóvel, PQD, Montanha, Selva e as motorizadas quando se transforma em Leves, ou serão Leves ou serão Mecanizadas, portanto).

Então quais brigadas sobrarão? AS 2 Blindadas e as 4 de Inf. Mecanizadas já que as Brigadas de Cavalaria não possuem esquadrões separados dos Regimentos.

Quanto à esses 6 Esquadrões de Cavaria dessas 6 brigadas não sei como serão.

Vale ressaltar que os esquadrões de cavalaria serão dotados de VBR 4x4 Lince, que é blindado e bem mais robusto do que são utilizados atualmente (jipes Marruá e Bandeirante).

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#1650 Mensagem por saullo » Seg Out 18, 2021 12:57 pm

Cara, eu achava que tinha Cascavel em todos Esquadrões de Cavalaria Mecanizada, então quer dizer que os Leves, não terão nenhum blindado, nem um Guarani ?
Só ficam Marruás e caminhonetes ?

Abraços

Responder