EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5896 Mensagem por saullo » Qui Ago 12, 2021 2:08 pm

Cirúrgico Viktor.

Abraços




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5897 Mensagem por MMerlin » Qui Ago 19, 2021 10:10 am

Pessoal. A Ares já está desenvolvendo o protótipo da segunda versão da torre Remax.
Segue o link e uma foto.

https://www.infodefensa.com/latam/2021/ ... rasil.html

Imagem




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5898 Mensagem por Lywis » Qui Ago 19, 2021 10:20 am

Na matéria também falam da UT30BR... Falando nisso...Há quantas anda a ideia de ter versões do VBTP-MR armado com canhão de 30mm?




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5899 Mensagem por gogogas » Qui Ago 19, 2021 10:43 am

O Caiafa vai lançar no canal dele sobre a Ares , no vídeo que ele fez pra divulgar o lançamento, há 2 Guarani e 1 Leopard nas instalações da Ares ,um desses Guarani estava com a UT-30 ,mas não sei se é manutenção




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5900 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 19, 2021 2:37 pm

O EB parece ter definido a função dos 30 mm, que é no Pel Ap Fg. Talvez o EB esteja pensando pra função AAe e pra função Rec Orgânico.

Eu ACHO que a demora, além de recursos, seja também porque o EB quer escolher uma torre comum para as três funções, com o mesmo canhão. O canhão da TORC é o MK30-2ABM, que é caro pra burro, mas era o único que disparava munição ABM, extremamente útil para enfrentar aeronaves em baixa altitude, drones e infantaria. Agora existe o XM813, que é a versão do Mk44 ABM, possivelmente bem mais barato.

A taxa de tiro é bem mais baixa que a do MK-30-2, mas com munição ABM, não sei se faz diferença para alvos aéreos.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5901 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 19, 2021 2:40 pm

MMerlin escreveu: Qui Ago 19, 2021 10:10 am Pessoal. A Ares já está desenvolvendo o protótipo da segunda versão da torre Remax.
Segue o link e uma foto.

https://www.infodefensa.com/latam/2021/ ... rasil.html

Imagem
Me parece uma versão mais leve e menos robusta - talvez mais barata - da REMAX, talvez para viaturas 4x4?

Ainda gostaria de ver uma Remax com possibilidade de receber uma caixa de munições .50 maior que a disponível atualmente, de 100 cartuchos.

EDIT: Pelo visto na matéria, é uma versão melhorada da Remax, uma Remax IV, com capacidades bem semelhantes a CROWS III, sem o laser que é utilizado para incapacitar infantaria inimiga - cegar. Muito bom!

Tem que ver se o EB adotará essa torre, seria interessante em viaturas mais robustas, como Guarani, deixando a atual Remax III para viaturas 4x4 e talvez até na bosta do M113.

Essa versão tem um sistema da Elbit que permite guiar mísseis anticarro e foguetes guiados, por laser ou mísseis de guiagem autônoma.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5902 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 20, 2021 11:52 am

Temos, a priori, na TORC30 a torre que pode tanto oferecer competências nas 3 funções que você citou Gabriel.
A ARES oferece versão para reconhecimento da mesma equipada com os sistemas necessários.
Já a AAe, seria o caso de adicionar um radar como o Giraffe 1X que é capaz de fazer tanto a cobertura como a orientação de tiro míssil. Como o EB já utiliza os Bolide e MK II nos RBS-70NG seria o caso de saber como agregar uma coisa e outra à torre, caso esta seja uma demanda solicitada. Ou pode ficar simplesmente só com o canhão/radar, o que penso deve ser em princípio a opção do EB.
Para a versão de apoio de fogo a torre como ela é hoje já possui as capacidades necessárias para operar nesta tipo de missão.
A meu ver, para estas três missões o canhão Bofors 40/70 poderia ser uma boa alternativa, já que o exército o utiliza há décadas e temos infraestrutura e pessoal especializado nele aqui.
Uma outra alternativa seria utilizar o canhão Bofors 57mm para apoio de fogo e/ou reconhecimento, algo que imagino ser possível pela sua integração na torre da ARES. E pode funcionar se preciso também como AAe.
As VBCI suecas já utilizam o Bofors 40 nas torres. E ela também é utilizada por outros países que possuem o mesmo bldo.
Sobram opções e falta decisão agora.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5903 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 21, 2021 11:15 am

FCarvalho escreveu: Ter Jul 13, 2021 1:09 pm https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2021/07/Apronto-Operacional-EB-ONU-750x536.jpg
Com base nesta foto, a minha proposta de equipamento para operações com a ONU no curtíssimo prazo a partir dos veículos que dispomos aqui com a Avibrás.

BATALHÃO INFANTARIA MECANIZADO – ONU

5 Veículo Blindado Posto de Comando – VBE PC (Avibras AV-VBL)
5 Veículo Blindado Comunicações – VBE Com (Avibras AV-VBL)
5 Veículo Blindado Ambulância – VBE Amb (Avibras AV-VBL)
4 Veículo Blindado Anti Carro – VBE AC (Iveco Guarani 6x6)
4 Veículo Blindado Anti Aéreo – VBE AAe (Iveco Guarani 6x6)
4 Veículo Blindado Porta Morteiro – VBE Mrt 120 (Iveco Guarani 6x6)
4 Veículo Blindado Reconhecimento – VBE Rec (Iveco Guarani 6x6)
28 Veículo Blindado Transporte Pessoal – VBTP (Iveco Guarani 6x6)
12 Veículo Blindado Multi Tarefa – VBMT (Iveco LMV)
4 Veículo Blindado Multi Tarefa Reconhecimento – VBMT Rec (Iveco LMV)

4 Veículo Blindado Oficina – VBE Oficina (Avibras TECTRAN)
4 Veículo Blindado Recuperação – VBE Recup (Avibras TECTRAN)
4 Veículo Blindado Tanque – VBE Tq (Avibras TECTRAN)

A versão Anti Carro pode ser resolvidas a partir da adoção de sistemas simples como o Ingwe da Denel:
https://lh3.googleusercontent.com/proxy/dmDG77PZ5_6MQ1wOIgTHKzmOXOtILG_2nqqdTVSs2YXzTgtBxdUf0pZd5wxA0E0JOdR_y6iECDtfMS7S6N2tBNWG0a_J8_VoojIxki1t_GwoYK73BITMVFAbtFHM

A versão Anti Aérea pode ser resolvidas com esta dupla:
http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/10/MSHORAD-696x406.jpg
Ou eventualmente com a utilização da TORC30 na função, mesmo sem um radar para orientação do tiro.

A versão Porta Morteiro na falta de uma alternativa viável de curto prazo para o Guarani podemos utilizar de pragmatismo e simplesmente levá-lo a reboque das viaturas, com munição e tripulação no veículo.

Quanto aos caminhões de emprego geral, seria talvez uma oportunidade de aquinhoar a TATRA com um contrato para dispor os veículos necessários a este emprego em específico. A serie Tatra Force seria uma opção inteligente, e ajudaria muito na manutenção da frota fora do país já que todos os veículos da Avibrás utilizam o mesmo chassi T815-7.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5904 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 21, 2021 2:22 pm

gabriel219 escreveu: Qui Ago 19, 2021 2:40 pm
MMerlin escreveu: Qui Ago 19, 2021 10:10 am Pessoal. A Ares já está desenvolvendo o protótipo da segunda versão da torre Remax.
Segue o link e uma foto.

https://www.infodefensa.com/latam/2021/ ... rasil.html

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Me parece uma versão mais leve e menos robusta - talvez mais barata - da REMAX, talvez para viaturas 4x4?

Ainda gostaria de ver uma Remax com possibilidade de receber uma caixa de munições .50 maior que a disponível atualmente, de 100 cartuchos.

EDIT: Pelo visto na matéria, é uma versão melhorada da Remax, uma Remax IV, com capacidades bem semelhantes a CROWS III, sem o laser que é utilizado para incapacitar infantaria inimiga - cegar. Muito bom!

Tem que ver se o EB adotará essa torre, seria interessante em viaturas mais robustas, como Guarani, deixando a atual Remax III para viaturas 4x4 e talvez até na bosta do M113.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5905 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 21, 2021 5:50 pm

Foi o Exército, que pediu, se entendi errado.

Então devem adotar, possivelmente as atuais possam ser atualizadas ou para outros setores, como os próximos M113 e até o 1A5.

Ou o cliente são as Filipinas e outros por ai.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5906 Mensagem por knigh7 » Seg Ago 23, 2021 5:29 pm





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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5907 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 24, 2021 3:11 pm

Muito curioso em saber se ainda há espaço na fábrica da Iveco para os Guarani produzidos e não recebidos pelo EB. De 120 para 60, metade da capacidade de produção, e mesmo assim não se consegue esvaziar o pátio.
Se bem que, se as VBE tivessem encontrado termo para o seu desenvolvimento, pelo menos as citadas até o momento, poderia haver flexibilidade para o seu recebimento já no curto prazo, em havendo recursos para tanto, claro.
Até agora, se não me engano, estão na lista de prioridades as VBE Engenharia, Ambulância, Posto de Comando e Porta Morteiro. Nenhum sinal do EB de que qualquer delas será prontificada até o momento. Da lista original, ainda falta a Diretora de Tiro e Comunicações.
Falou-se também recentemente em VBE AAe, AC e Apoio de Fogo, assim como uma suposta versão de reconhecimento, que ao que parece foi defenestrada pela VBC Cav.
Enfim, existe uma lista extensa de versões especializadas para o Guarani 6x6 e que guardei em algum lugar aqui não sei onde. São quase 15 versões. Mas nenhuma delas progrediu ou ganhou espaço na linha de produção das VBTP básicas.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5908 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 28, 2021 12:43 am

Não sei aonde mais colocar, eis a Remax 4:

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5909 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 28, 2021 1:27 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Ago 28, 2021 12:43 am Não sei aonde mais colocar, eis a Remax 4:

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POR MING :twisted: está no lugar certo (mas o Moderador é o @J.Ricardo, claro,), e aproveito para perguntar:

:arrow: Não daria para rebaixar um pouco mais? Aquele "pescoço" ali está meio que sobrando, já que nem a torre nem o chassis oscilam um em relação ao outro. A possível razão é ter espaço para passar a mão com ferramenta para permitir a montagem/desmontagem da REMAX mas me parece uma questão simples de resolver: alterar a forma como a REMAX é montada, seja através de pontos de ancoragem ao chassis mais largos (ou seja, não debaixo da torre, como é agora). Claro, opinião apenas;

:arrow: Além disso, não teria como reforçar para permitir uns 2/4 ATGMs, da classe do LAHAT/KORNET (ou seja, não estou sugerindo modelo) nas laterais? Isso tornaria o bicho pra lá de desgraçado, não ia adiantar virem com IFV com Pç 30, 40, 57 e o escambau, nenhum deles tem alcance ou precisão para encarar um dos citados a, vamos dizer, ali por uns 4 km, e os citados ATGMs vão ainda mais longe, ou seja, nem MBT estaria a salvo. De novo, apenas minha opinião.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5910 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 28, 2021 5:39 pm

Túlio escreveu: Sáb Ago 28, 2021 1:27 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Ago 28, 2021 12:43 am Não sei aonde mais colocar, eis a Remax 4:

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POR MING :twisted: está no lugar certo (mas o Moderador é o @J.Ricardo, claro,), e aproveito para perguntar:

:arrow: Não daria para rebaixar um pouco mais? Aquele "pescoço" ali está meio que sobrando, já que nem a torre nem o chassis oscilam um em relação ao outro. A possível razão é ter espaço para passar a mão com ferramenta para permitir a montagem/desmontagem da REMAX mas me parece uma questão simples de resolver: alterar a forma como a REMAX é montada, seja através de pontos de ancoragem ao chassis mais largos (ou seja, não debaixo da torre, como é agora). Claro, opinião apenas;

:arrow: Além disso, não teria como reforçar para permitir uns 2/4 ATGMs, da classe do LAHAT/KORNET (ou seja, não estou sugerindo modelo) nas laterais? Isso tornaria o bicho pra lá de desgraçado, não ia adiantar virem com IFV com Pç 30, 40, 57 e o escambau, nenhum deles tem alcance ou precisão para encarar um dos citados a, vamos dizer, ali por uns 4 km, e os citados ATGMs vão ainda mais longe, ou seja, nem MBT estaria a salvo. De novo, apenas minha opinião.
Vou tentar te responder imaginando o que tentaram fazer:

1) Pode ser também, mas acho que eles quiseram deixar a torre mais robusta. Outro motivo desse jogo conjuto é um novo sistema de estabilização, que deixa a torre totalmente estável, segundo comentário do projetista. Isso me leva a crer que a Remax III não é totalmente estável. Outra questão é que o giro do eixo pode ser feito independentemente de onde a arma está apontada.

2) Eu acredito que isso ai já É integrado, pois o conjunto dos optrônicos da Remax, tanto o designador laser quanto o optrônico em si são capazes de transmitir guiagem a mísseis, isso foi um dos requisitos do Cliente e eu vejo um espaço morto ali entre o conjunto dos optrônicos e a arma em si. Talvez possa ser montada uma estação bem ali, para um míssil.




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