Cassio escreveu: Qua Ago 11, 2021 12:59 pm
FCarvalho, estas cidades que você citou tem pista e infra que suportem a operação de um EJet? Perguntei porque não sei mesmo.
Lembro de uma discussão na época da criação da azul, onde se colocava que muitas cidades não tinham infraestrutura capaz de receber um EJet, apesar de ter aeroporto.
São Gabriel da Cachoeira começou a receber voos da Azul com E-Jet estes dias.
Tefé opera normal E-Jet.
Humaitá e Eirunepé tem pista para operar E-Jet mas aparentemente não operam à noite e teriam limitação de peso, não sei ao certo, além de instrumentos que possibilitem as aeronaves operarem IFR. São cidades que contam com OM do EB e FAB. Mas estranhamente não tem os mesmos investimentos da Infraero que em Tabatinga e Tefé.
Barcelos só opera no máximo ATR. A pista é curta e o aeroporto é bastante restrito. Há um BIS que foi implantado recentemente por lá.
Nestes casos, e em alguns outros, segundo soube, a Infraero está fazendo trabalhos de elevação da categoria dos aeroportos, seja instalando instrumentos como o ILS, seja em termos de melhoria da infraestrutura a fim de que possam sustentar, em alguns casos, os E-Jet. Mas é algo que ainda demora.
No interior, só Tabatinga, Tefé e Parintins operam aeronaves do porte dos E-Jet até 737-700/800. Isso no Amazonas.
Cruzeiro do Sul no Acre recebe os 737 da Gol normalmente. Operaria os E-Jet sem problemas.
No Pará, Santarém opera normal todos esses jatos. No caso de Marabá, Altamira e Itaituba que abrigam OM da 23a Bgda Inf Slv, não saberia dizer ao certo. Mas sei que eles recebem os ATR regularmente.
Os estados de Rondônia, Roraima e Amapá possuem poucos municípios, que além de pequenos, possuem quase nenhuma infraestrutura, e as pistas só recebem, via de regra, aviação geral de pequeno porte. Rondônia em todo caso tem alguns municípios que não sei dizer agora, começaram a receber E-Jet da Azul. Mas vou verificar.
O Estado do Pará possui 5 municípios no interior com mais de 200 mil habitantes, o que no restante da região é praticamente inexistente. Eles tem condições de receber E-Jet sem maiores problemas, considerando a população. Vou dar uma olhada para ver como estão os aeroportos deles.