Não será a primeira, ele já foi exportado para o Líbano.FCarvalho escreveu: ↑Qui Jun 10, 2021 12:32 pmNão sei quem de fato está bancando esta venda, se é algo tipo governo a governo ou a Iveco está alinhavando o contrato. Mas de qualquer forma, como eles são pouco ou nada confiáveis em termos financeiros, vamos presumir que em se fechando a venda alguém vai assumir com um mínimo de segurança esta questão. Quem será, ainda vamos ver.
É um risco muito grande, mas tendo em vista as quantidades expressadas no negócio, e que certamente serão expandidas para futuras VBE, torna este contrato algo ao qual não se pode dispensar atenção.
Na prática, será a primeira, e quiçá não seja a única, exportação do VBTP Guarani para um exército estrangeiro.
Isso depois de mais de uma década da sua entrada em operação no EB.
Quem sabe coisas boas não saem daí.
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Na verdade a primeira exportação para forças militares estrangeiras foi para o exercito das Filipinas, com a venda da VBTP com torre Elbit.
A venda para o Líbano (6 unidades apenas) foi para a polícia.
No caso argentino, se for vendido, será assim a segunda exportação para exércitos, sendo a primeira em termos de quantidades de vulto, incluindo VBE além das viaturas básicas de transporte de tropa.
O que pode ser, ou não, um grande alavancador de mercado externo para o bldo.
Ademais, sigo com a opinião de que a falta de uma versão 8x8 deste bldo praticamente enterrou as chances dele de ser exportado para muitos clientes que hoje em dia operam veículos russos mais antigos ou que não tem acesso e recursos para adotar bldos ocidentais mais caros e melhores que ele.
Um erro que vai manchar o currículo deste projeto por muito tempo.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Anunciada exportação do Guarani para Gana, o guarani vai ganhando espaço, talves ele de fato vire o urutu do século 21.
https://tecnodefesa.com.br/anunciada-ex ... para-gana/
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Excelente notícia!!!
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu tenho cá para mim que os israelenses não dão ponto sem nó. E não estão vendendo Guarani pelos lindos olhos azuis que ele não tem. Mas fato é que o bldo a nível de concorrência lá fora é muito mais barato de comprar e manter que os vetustos bldos russos 8x8 ou que os modernosos bldos ocidentais homólogos. Uma ótima opção para países que não tem recursos de sobra para adquirir material de ponta. E eles ainda garantem de lambuja colocar seus produtos no bldo da Iveco. Todo mundo ganha, todo mundo sai satisfeito. Inclusive nós.
Ainda tenho cá comigo que a venda para os hermanos vai deslanchar as vendas do Guarani no mercado mundial. Afinal de contas, não é todo dia que um país sai comprando mais de 200 bldos SR. Para começar.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Guarani dando uma nadadinha básica...
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Se não estou enganado, dos bldos que potencialmente concorrem para a VBC Cav somente o Pátria AMV e o modelo turco são anfíbios, ou ao menos mantém a capacidade original dos modelos de transporte.
O Centauro não nada, o modelo canadense também não, e o chinês não foi feito para isso.
A ver quanta importância isso terá de fato na hora de escolher o substituto dos Cascavel.
Para as VBC Fuz e VBTP Guarani é condição sine qua non. E onde estes últimos iriam sem o seu apoio de fogo tendo que esperar uma ponte da engenharia?
O Centauro não nada, o modelo canadense também não, e o chinês não foi feito para isso.
A ver quanta importância isso terá de fato na hora de escolher o substituto dos Cascavel.
Para as VBC Fuz e VBTP Guarani é condição sine qua non. E onde estes últimos iriam sem o seu apoio de fogo tendo que esperar uma ponte da engenharia?
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
De onde você tirou que o AMV Xp com canhão 120 mm preserva sua capacidade anfíbia?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Jul 10, 2021 8:11 pm Se não estou enganado, dos bldos que potencialmente concorrem para a VBC Cav somente o Pátria AMV e o modelo turco são anfíbios, ou ao menos mantém a capacidade original dos modelos de transporte.
O Centauro não nada, o modelo canadense também não, e o chinês não foi feito para isso.
A ver quanta importância isso terá de fato na hora de escolher o substituto dos Cascavel.
Para as VBC Fuz e VBTP Guarani é condição sine qua non. E onde estes últimos iriam sem o seu apoio de fogo tendo que esperar uma ponte da engenharia?
E outra, já não fazem isso com EE-9 e na sua vertente blindada, com M113 e Leopard 1A5?
Aparentemente você não sabe como funciona transposição de curso d'água. Ninguém vai pro T.O e se depara, do nada, com um Rio e espera horas até chegar uma ponte. Toda travessia é planejada e a Engenharia acompanha as tropas, até Infantaria e Viaturas anfíbias tomarem a cabeça de rio e assegurar o local, poucos minutos depois chegam as pontes móveis.
E tudo planejado, não é bagunça.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
gabriel219 escreveu: ↑Dom Jul 11, 2021 12:59 am
De onde você tirou que o AMV Xp com canhão 120 mm preserva sua capacidade anfíbia?
E outra, já não fazem isso com EE-9 e na sua vertente blindada, com M113 e Leopard 1A5?
Aparentemente você não sabe como funciona transposição de curso d'água. Ninguém vai pro T.O e se depara, do nada, com um Rio e espera horas até chegar uma ponte. Toda travessia é planejada e a Engenharia acompanha as tropas, até Infantaria e Viaturas anfíbias tomarem a cabeça de rio e assegurar o local, poucos minutos depois chegam as pontes móveis.
E tudo planejado, não é bagunça.
Eis aí uma parte importante do que significa algo que muita gente fala mas nem tem ideia do que é:
DOUTRINA!
Não se trata apenas de saber usar este ou aquele Sistema, mas usar BEM, e isto envolve muito mais coisa que o próprio Sistema: até ter mapas atualizadíssimos sobre qualquer local onde se pretenda operar é item crítico. P ex, o deslocamento de Blindados de Santa Maria até aqui para fazer a Festa da Cavalaria no Parque Osório é planejado da mesma forma que se estivessem indo pra guerra, são semanas e semanas de reuniões, brainstorms e todo tipo de antecipação de possíveis contingências. Assim, quando uma coluna com Guaranis ou qualquer tipo de VTR chega à beira de um rio, a tigrada já saiu do quartel sabendo que ele estava na rota e como passar, tipo se tem ou não ponte, de que tipo, possíveis pontos de travessia sem necessidade anfíbia e, caso esta seja necessária, a Engenharia já estaria a postos, pois o que menos se deseja (palavras do Cmt do C I Bld) é ficar parado numa zona "quente". Outra que falou é que em deslocamentos assim é Ponto Doutrinário informar todas as OMs que fiquem perto de onde a coluna vai passar, a partir do que todas deixam pessoal em prontidão para prestar todo e qualquer apoio/auxílio que lhes for solicitado. Aliás, um exemplo disso é em deslocamentos mais longos: os caras não param as VTRs em um ponto qualquer na beira da estrada e saem montando barraca; eles já combinaram muito antes hospedagem em alguma(s) OM(s) no caminho e esta(s) solicitou(aram) e recebeu(eram) reforço para rancho e qualquer outra possível necessidade que possa ocorrer (segundo ele é no que mais quebram cabeça nas tales de brainstorms, os caras fritam neurônio aos montes em busca de algum problema ou mesmo catástrofe que possa ser antecipada, bem como soluções para ela). Imprevistos implicam em FALHA NO PLANEJAMENTO DA MISSÃO e alguém se ferra, sempre.
Isso de uma FT chegar num lugar e só então descobrir que tem rio, dae enquanto esperam a Engenharia, zilhões de inimigos malvados e burros atacam, os mocinhos se defendem heroicamente e, quando os Engenheiros finalmente chegam nem precisa mais passar, o INI é que passou pro lado de cá e veio alegremente morrer, é coisa de filme, não do Mundo Real.
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Não se trata apenas de saber usar este ou aquele Sistema, mas usar BEM, e isto envolve muito mais coisa que o próprio Sistema: até ter mapas atualizadíssimos sobre qualquer local onde se pretenda operar é item crítico. P ex, o deslocamento de Blindados de Santa Maria até aqui para fazer a Festa da Cavalaria no Parque Osório é planejado da mesma forma que se estivessem indo pra guerra, são semanas e semanas de reuniões, brainstorms e todo tipo de antecipação de possíveis contingências. Assim, quando uma coluna com Guaranis ou qualquer tipo de VTR chega à beira de um rio, a tigrada já saiu do quartel sabendo que ele estava na rota e como passar, tipo se tem ou não ponte, de que tipo, possíveis pontos de travessia sem necessidade anfíbia e, caso esta seja necessária, a Engenharia já estaria a postos, pois o que menos se deseja (palavras do Cmt do C I Bld) é ficar parado numa zona "quente". Outra que falou é que em deslocamentos assim é Ponto Doutrinário informar todas as OMs que fiquem perto de onde a coluna vai passar, a partir do que todas deixam pessoal em prontidão para prestar todo e qualquer apoio/auxílio que lhes for solicitado. Aliás, um exemplo disso é em deslocamentos mais longos: os caras não param as VTRs em um ponto qualquer na beira da estrada e saem montando barraca; eles já combinaram muito antes hospedagem em alguma(s) OM(s) no caminho e esta(s) solicitou(aram) e recebeu(eram) reforço para rancho e qualquer outra possível necessidade que possa ocorrer (segundo ele é no que mais quebram cabeça nas tales de brainstorms, os caras fritam neurônio aos montes em busca de algum problema ou mesmo catástrofe que possa ser antecipada, bem como soluções para ela). Imprevistos implicam em FALHA NO PLANEJAMENTO DA MISSÃO e alguém se ferra, sempre.
Isso de uma FT chegar num lugar e só então descobrir que tem rio, dae enquanto esperam a Engenharia, zilhões de inimigos malvados e burros atacam, os mocinhos se defendem heroicamente e, quando os Engenheiros finalmente chegam nem precisa mais passar, o INI é que passou pro lado de cá e veio alegremente morrer, é coisa de filme, não do Mundo Real.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
gabriel219 escreveu: ↑Dom Jul 11, 2021 12:59 amDe onde você tirou que o AMV Xp com canhão 120 mm preserva sua capacidade anfíbia?FCarvalho escreveu: ↑Sáb Jul 10, 2021 8:11 pm Se não estou enganado, dos bldos que potencialmente concorrem para a VBC Cav somente o Pátria AMV e o modelo turco são anfíbios, ou ao menos mantém a capacidade original dos modelos de transporte.
O Centauro não nada, o modelo canadense também não, e o chinês não foi feito para isso.
A ver quanta importância isso terá de fato na hora de escolher o substituto dos Cascavel.
Para as VBC Fuz e VBTP Guarani é condição sine qua non. E onde estes últimos iriam sem o seu apoio de fogo tendo que esperar uma ponte da engenharia?
Da propaganda do veículo. Encontre se quiser.
E outra, já não fazem isso com EE-9 e na sua vertente blindada, com M113 e Leopard 1A5?
Fazem, qual a novidade?
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E tudo planejado, não é bagunça.
Não disse que era.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Diz aí onde foi que eu escrevi que é isso que o EB faz ou deixa de fazer.Túlio escreveu: ↑Dom Jul 11, 2021 11:11 am Isso de uma FT chegar num lugar e só então descobrir que tem rio, dae enquanto esperam a Engenharia, zilhões de inimigos malvados e burros atacam, os mocinhos se defendem heroicamente e, quando os Engenheiros finalmente chegam nem precisa mais passar, o INI é que passou pro lado de cá e veio alegremente morrer, é coisa de filme, não do Mundo Real.[/Justificar]
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Diz aí onde tem menção ao teu nick no meu post. Vai com calma...
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
A propaganda do veículo diz que o AMV Xp é anfíbio, não que o AMV Xp canhão 120 mm é.FCarvalho escreveu: ↑Dom Jul 11, 2021 7:35 pmgabriel219 escreveu: ↑Dom Jul 11, 2021 12:59 am
De onde você tirou que o AMV Xp com canhão 120 mm preserva sua capacidade anfíbia?
Da propaganda do veículo. Encontre se quiser.
E outra, já não fazem isso com EE-9 e na sua vertente blindada, com M113 e Leopard 1A5?
Fazem, qual a novidade?
Aparentemente você não sabe como funciona transposição de curso d'água. Ninguém vai pro T.O e se depara, do nada, com um Rio e espera horas até chegar uma ponte. Toda travessia é planejada e a Engenharia acompanha as tropas, até Infantaria e Viaturas anfíbias tomarem a cabeça de rio e assegurar o local, poucos minutos depois chegam as pontes móveis.
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Não disse que era.
"Não disse que não era" pra "Vão ter que esperar a engenharia pra chegar pra transpor o rio". Fica difícil quando você mesmo se quer consegue sustentar suas palavras.
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Esta é a foto mais importante dos últimos tempos por ilustrar na integra qual a organização material de um batalhão de infantaria mecanizado do exército, no caso, pertencente à 15a Bgda Inf Mec, em demonstração de apronto à comitiva da ONU para tropas de missão de paz.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... para-a-onu
Notar a existência de muitos caminhões de vários tipos, assim como das indefectíveis Marruá AM-21, além de alguns Lince usados no RJ, e que estão lá para ajudar na formação de doutrina do batalhão.
Se não estou enganado, há 6 VBTP Guarani equipados com a UT30 BR, enquanto os demais estão com as REMAX, assim como 5 EE-11 Urutu fazendo o papel, acho eu, de veículo ambulância.
Faltam ainda, se a organização for a mesma dos btl inf lv VBE AAe, AC, Porta-Morteiro, Posto de Comando e de reconhecimento, que não tenho certeza seriam apenas os LMV ou um misto de LMV + Guarani UT30 BR, ou mesmo a VBC Cav. Tudo na Cia Cmdo Ap, além de, talvez, VBE Comunicações, além do modelo Ambulância para o lugar dos Urutu.
Segundo uma matéria na T&D, o exército estaria pensando em utilizar os Guarani equipado com as UT30BR como veículos de combate de apoio nas companhias de apoio dos btl inf mec. Não sei se a ideia prosperou ou se ficou pelo caminho. Seria como se fosse uma versão barata e simplificada da VBC Cav para a inf mec. Há um pelotão de reconhecimento nos batalhões de infantaria, então, sendo o caso, poderia utilizar estes veículos também para esta função Com ou sem os LMV juntos. Como já disse aqui, um alternativa interessante seria utilizar a TORC 30 com um canhão de 40mm para esta função, ou mesmo até um de 57 ou 76, caso a torre da ARES suporte o recuo destas armas.
As viaturas oficina e recuperação previstas nos planos iniciais serão substituídas por caminhões, conforme o Elígioep já comentou aqui. Resta saber qual/quais modelo(s) irão se prestar a este trabalho. O modelo de engenharia proposto deve atuar nos BEC, o que não impede que os Guarani/LMV da inf e cav possam utilizar os insumos da Pearcing Engeneers nos seus mais variados modelos. Algo que para dadas missões da ONU por aí são condição primária.
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