FCarvalho escreveu: Ter Dez 22, 2020 2:08 pm
gabriel219 escreveu: Ter Dez 22, 2020 7:53 am
Cara, qual o motivo de só indicar MBT problemático, até Altay agora, que nem sabe-se quando vai estar operacional e talvez seja o MBT mais caro do mundo?
Sim, temos a perder sim, entrar numa furada de parceria com Ucranianos, Turcos ou Italianos, gastar muita grana a toa e depois gastar o mesmo pra corrigir.
Só existem dois MBT's já consolidados, já existe na casa da centena, que nos servem e podem acarretar em ToT's, um deles completa o ROB, que é o Type 10 e o outro ultrapassa um pouco mas não compromete, que é o K2. Só isso!
O outro é o T-90M, mas quais as chances.
A questão Gabriel não é quem vai querer participar de uma concorrência para carros de combate do EB,
mas quantos.
Para a surpresa de meio mundo os turcos apresentaram o T-129
aqui, quando sequer havia um ROB para um helo de ataque. E o EB estava/está apenas olhando por aí e testando o que havia, sem compromisso nenhum com compras efetivas. Advinhas o que aconteceu nos coraçõeszinhos do pessoal de verde-oliva...
Dá no mesmo com um CC, obuseiros, mísseis ou UAV. O Altay não está pronto agora. Mas daqui até 2030 teremos uma outra realidade. Deve ser quando o exército provavelmente começará a pensar de fato em um processo de substituição dos Leo 1A5 dado que serão modernizados de forma a permitir estender sua vida útil um pouco mais além de 2027. O suficiente para conseguirmos emplacar um negócio realmente vantajoso para nós, e principalmente, que caiba no bolso.
Até que algo mude, parece realmente que o ROB atual foi feito para o Type 10. E se aquela fala do cmte do exército sobre recursos garantidos para o projeto Nova Couraça tiver algo a ver mesmo com este ROB, quem sabe ano que vem tenhamos alguma surpresa. Ou quiçá em 2022, ano de nosso bicentenário de independência. Sabes como essas datas mexem com os militares e o quanto são significativas para eles. Para o EB então.
Surpresa de quem?
Não impeço que Yatagan, Leclerc, M1A2, T-90M, Leopard 2A7V e Altay participem, aliás é bom, mas não pode deixar de afirmar a merda que é o Yatagan e a furada que é o Altay.
Aliás, sendo sincero, não deveria nem ter ROB. Que as empresas apresentem as propostas e o EB estipula requisitos básicos, como canhão 120 mm, suportar disparo de 125 mm APFSDS há 2 km e continuar em combate, ToT's e nacionalização, com fabricação nacional de série, sendo protótipo e lote piloto sendo produzidos no exterior e montados aqui, igual a FAB fez no F-X2. Veja que Gripen, Rafale e SH nem possuem semelhanças concretas como seria um Type 10 e o K2.
O EB fez um ROB para o Type 10 e por isso limita opções de oferta.
Dado que
serão modernizados? Você é Comandante do EB? Até onde eu saiba, isso se quer foi decidido, mas deve saber bem mais do que nós!
Escolher MBT em 2030, tá maluco? São mais 5 anos pra pensar em fabricar um lote piloto, mais dois pra série, se nada for cortado. MBT em 2040 só pra esperar o Altayrzinho ou os Ucranianos consertarem a merda do Yatagan pro Flávio ficar feliz!
Já era pra ter escolhido MBT novo em 2010, mesmo que fosse 2A4 ou até M60SLEP, pra durar até 2035. Na época já sabia das condições precárias de operar o 1A5 e já foi irresponsabilidade deixar o cenário chegar até onde chegou.