Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Pablo Maica
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#196
Mensagem
por Pablo Maica » Sex Jun 18, 2021 8:34 pm
jambockrs escreveu: ↑Sex Jun 18, 2021 6:11 pm
Meus prezados
Força Aérea dos EUA lança concorrência do avião-tanque KC-Y
Por Redação Forças de Defesa
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) lançou formalmente sua competição de aviões-tanque KC-Y, com um pedido de informações (RFI) emitido em 16 de junho.
Conhecido também como Bridge Tanker, o requisito KC-Y é para uma aeronave comercial de reabastecimento aéreo para complementar a frota da USAF assim que as entregas do Boeing KC-46A Pegasus forem concluídas no final da década.
“A nova aeronave preencherá a lacuna do KC-X para a próxima fase de recapitalização do Advanced Air Refueling Tanker, anteriormente conhecida como KC-Z. O contrato de preço fixo existente do KC-46A está limitado a 13 lotes de produção, com a última aquisição planejada em 2027 e entrega em 2029 ”, disse o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea (AFLCMC). “Os requisitos para o Bridge Tanker estão sendo definidos e os recursos necessários serão incorporados à solicitação final de proposta (RFP), uma vez que seja validada através do processo de recrutamento conjunto do Departamento de Defesa. A Força Aérea dos EUA planeja liberar o RFP final até o final de 2022.”
Com as entregas do KC-Y programadas para começar em 2029, a USAF espera receber entre 140 e 160 novos aviões-tanque a uma cadência de 12 a 15 por ano. Conforme observado pelo AFLCMC, como uma aeronave comercialmente derivada, o Bridge Tanker será baseado em tecnologias existentes e emergentes com uma concorrência de aquisição total e aberta. Nem furtividade de desenvolvimento nem capacidade não tripulada são planejadas.
Fonte: Jane’s via blog Poder Aéreo 18 jun 2021
O imbróglio do Pegasus nem terminou e já abriram um RFI para outra aeronave?
Certa vez eu ouvi de um sábio que as forças armadas americanas são verdadeiras "estatais brasileiras" com um orçamento ilimitado, adoram corrigir um erro muito caro com uma solução caríssima, tratam o dinheiro do contribuinte como se fosse papel higiênico de rodoviária.
Aliás, essa semana surgiu mais um problema com o KC-46. Parece, ultimamente, que se pedirem para a Boeing construir um planador eles vão conseguir falhar.
Um abraço e t+
Editado pela última vez por
Pablo Maica em Sáb Jun 19, 2021 9:14 am, em um total de 1 vez.
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#199
Mensagem
por FCarvalho » Dom Jun 20, 2021 3:26 pm
Existe a versão KC do 767-200 já vendida para Itália e Japão. É uma alternativa caseira. Se eles optarem por ela, vão precisar catar todas as células estocadas/descartadas em todos os desertos do país. E mesmo já sendo uma modificação homologada, não é algo fácil, rápido e tão barato assim.
Podem também utilizar as muitas células de 767-3ER que estão disponíveis por aí.
Imagina se do nada, não mais que de repente, o KC-390 se torna uma opção.
Carpe Diem
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#200
Mensagem
por Glauber Prestes » Dom Jun 20, 2021 4:24 pm
FCarvalho escreveu: ↑Dom Jun 20, 2021 3:26 pm
Imagina se do nada, não mais que de repente, o KC-390 se torna uma opção.
Simplesmente impossível. Alcance, time on station, capacidade de carregar e transferir combustível... quase tudo no Millenium é de outra categoria. E categoria abaixo.
Ou vão atrás de algum 767 usado, ou vão de MRTT, ou vão criar uma alternativa do zero.
Abs.
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Pablo Maica
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#201
Mensagem
por Pablo Maica » Seg Jun 21, 2021 1:12 am
O único mercado que o KC-390 teria nos EUA para a missão de reabastecimento, seriam no máximo 12 aeronaves, 5 para a marinha e 7 para os fuzileiros, e ambos acabaram de adquirir os C-130 J para substituir os antigos C-130 T.
Um abraço e t+
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FCarvalho
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#202
Mensagem
por FCarvalho » Seg Jun 21, 2021 10:00 am
Glauber Prestes escreveu: ↑Dom Jun 20, 2021 4:24 pm
FCarvalho escreveu: ↑Dom Jun 20, 2021 3:26 pm
Imagina se do nada, não mais que de repente, o KC-390 se torna uma opção.
Simplesmente impossível. Alcance, time on station, capacidade de carregar e transferir combustível... quase tudo no Millenium é de outra categoria. E categoria abaixo.
Ou vão atrás de algum 767 usado, ou vão de MRTT, ou vão criar uma alternativa do zero.
Abs.
Simples delírio ver o KC-390 nas cores da USAF.
Tenho cá para mim que se o MRTT não levar, o que resta são 767 usados. Até porque já existe sistemas de reabastecimento homologados para ele.
Carpe Diem
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#203
Mensagem
por FCarvalho » Seg Jun 21, 2021 10:01 am
Pablo Maica escreveu: ↑Seg Jun 21, 2021 1:12 am
O único mercado que o KC-390 teria nos EUA para a missão de reabastecimento, seriam no máximo 12 aeronaves, 5 para a marinha e 7 para os fuzileiros, e ambos acabaram de adquirir os C-130 J para substituir os antigos C-130 T.
Um abraço e t+
O único mercado possível que eu via para o avião da Embraer nos USA era a USN, USMC e USCG.
Mas eles tem encomendas a perder de vista do -J. Principalmente os marines.
Quem sabe um dia.
Carpe Diem
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#204
Mensagem
por P44 » Qua Set 22, 2021 6:31 am
Triste sina ter nascido português
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#205
Mensagem
por knigh7 » Qui Set 23, 2021 1:20 pm
USAF avalia adquirir o E-7 Wedgetail
Adquirir o Wedgetail “nos dá um caminho” enquanto a Força aguarda uma capacidade baseada no espaço, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, CQ Brown, como “uma opção para poder obter a capacidade muito mais rápido do que se começássemos de novo do princípio.”
https://www.cavok.com.br/usaf-avalia-ad ... -wedgetail
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#206
Mensagem
por J.Ricardo » Qui Set 23, 2021 1:47 pm
Pensava que o primeiro operador era a Turquia e não a Austrália.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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#207
Mensagem
por FCarvalho » Qui Set 23, 2021 2:49 pm
Uma solução interessante posto que Austrália, RU e Turquia já utilizam a mesma plataforma.
Com a idade da frota dos E-3 batendo à porta, não será mais possível mantê-la indefinidamente sem um substituto, ainda que provisório. E os E-7 podem fazer esse papel a um custo x benefício muito bom.
Uma plataforma que se adquirida pela USAF pode mesmo alavancar vendas externas para outros clientes.
Bom para a Boeing que anda precisada de boas notícias.
Carpe Diem
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#208
Mensagem
por knigh7 » Sáb Set 25, 2021 10:35 pm
https://www.cavok.com.br/forca-aerea-do ... deiros-b-1
matéria original (fica mais fácil a compreensão):
Farewell, Bones: Air Force finishes latest round of B-1B bomber retirements
By Rachel S. Cohen
Sep 24, 06:54 PM
The Air Force finished retiring 17 B-1B Lancer bombers this week, its first step toward divesting the entire fleet within the next two decades.
The last of the bombers, which have been in the Air Force since 1985, left Edwards Air Force Base, California, Thursday for the service’s aviation graveyard at Davis-Monthan AFB, Arizona, Air Force Global Strike Command said in a release Friday.
“The divestiture plan was executed very smoothly,” Brig. Gen. Kenyon Bell, AFGSC director of logistics and engineering, said in the release. “With fewer aircraft in the B-1 fleet, maintainers will be able to give more time and attention to each aircraft remaining in the fleet.”
B-1Bs can wield conventional weapons but not nuclear arms, and can carry the largest load of guided and unguided weapons of any Air Force aircraft. The 62-jet fleet is being phased out to make way for the dual-capable, stealthy B-21 Raider bomber now in production at Northrop Grumman.
Forty-five of the original 100 B-1Bs are still in use and are housed at Ellsworth AFB, South Dakota, and Dyess AFB, Texas. The Air Force retired about three dozen in the early 2000s and has lost several others in crashes. It received its first Lancer in 1985 and first deployed it in combat against Iraq in 1998.
But heavy use in U.S. Central Command for missions like close air support for ground troops — which the B-1 wasn’t built to do — came at a cost. Less than half of the Lancer fleet was combat-ready in 2019, for example, when only six bombers were available for regular operations.
“Continuous operations over the last 20 years have taken a toll on our B-1B fleet, and the aircraft we retired would have taken between $10 [million] and $30 million … per aircraft to get back to a status quo fleet in the short term until the B-21 comes online,” Global Strike said.
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Those issues have led to multiple stand-downs to address concerns like onboard fires and malfunctioning ejection seats. All Lancers are operational again after a fuel tank issue prompted a fleetwide grounding earlier this year, Air Force Global Strike Command spokesperson Lt. Col. Will Russell said. He did not answer how many planes needed repairs during the pause.
Of those that were retired starting in February, 13 headed to the 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group’s boneyard in Arizona. Four of the B-1s at Davis-Monthan can be restored to flight if the Air Force needs them.
Of the remaining four, one will help the service develop new structural maintenance methods at Tinker AFB, Oklahoma; one will be used for ground testing at Edwards; one will become part of a digital engineering project at the National Institute for Aviation Research in Kansas; and one will go on display at Global Strike headquarters at Barksdale AFB, Louisiana.
The Air Force is working toward a two-bomber inventory with the B-21, slated to start arriving in the mid-2020s, and the B-52H Stratofortresses that have been flying for six decades. It has not announced when it will begin to retire another group of B-1Bs or begin drawing down the B-2 Spirit fleet.
https://www.militarytimes.com/news/your ... tirements/