5º BIL sedia 2ª Conferência de Planejamento do Exercício Combinado com o Exército dos Estados Unidos
https://www.portalr3.com.br/2021/04/5-b ... os-unidos/
Muito curioso para saber mais detalhes sobre este exercício. Aparentemente o núcleo das tropas do EB será o 5o BIL. Se acrescido ou não de outras tropas da 12a Amv ainda veremos.
Acho que os PelRec dos três batalhões devem integrar a força tarefa formada para este exercício.
Uma companhia de infantaria do US Army representará aquele exército. Até onde me lembro, será o maior contingente de tropas americanas no Brasil desde a GM II.
Como o exercício será na área de treinamento da AMAN, pode ser que o pessoal da academia e da ESA possam aproveitar também a oportunidade e participar, assim como os Precs e pessoal da bgda Op Esp. Os elementos da força de treinamento do CA Leste também devem fazer parte subentendendo que façam o mesmo papel das tropas americanas no Culminating.
O mais interessante deste exercício é que não teremos aqui o mesmo prazo de treinamento ao pessoal da Amv dado aos Pqdt, o que pode denotar talvez um caráter de menor complexidade das ações, ao contrário do visto no começo do ano nos USA.
A ver como fica a implantação do COBRA na brigada, uma vez que o caso agora é de se equipar uma OM valor batalhão. Ou se vamos para o exercício com o que tem aí mesmo.
Neste aspecto, os PelRec estão bem equipados com vários insumos daquele projeto. Mas o restante da tropa pelo que pude apurar não foi contemplada, a não ser os IA-2. De resto, me parece que tudo o mais continua o mesmo de sempre.