ARMAS ANTICARRO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#466 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Mai 28, 2021 3:05 pm

Militar brasileiro conclui Curso de Míssil Anticarro junto ao Exército Nacional da Colômbia

Imagem

Bogotá (Colômbia) – No dia 25 de maio de 2021, o 1° Tenente Lucas Pituco Soares, Instrutor do Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro (CI Bld), concluiu com aproveitamento o Curso de Operação e Emprego Tático do Sistema de Armas Anticarro “Spike”, de fabricação Israelense, ministrado pela Escola de Cavalaria do Exército Nacional da Colômbia, sendo capacitado para empregar e ministrar instruções sobre este sistema de armas.

O curso sediado no Batalhão de Armas Combinadas n° 01, no departamento de La Guajira e teve a duração de onze semanas de instrução. Durante esse período foram realizadas diversas instruções técnicas, táticas e de manutenção empregando meios de simulação virtual e simulação viva disponíveis para o aprendizado deste sistema de armas pela empresa fabricante. Os integrantes do curso seguiram todos os protocolos de prevenção a covid-19 exigidos pelas autoridades nacionais e pelo Comando Geral das Forças Militares.

O curso contou com nove alunos que realizaram instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em demonstração ao Ministro da Defesa da Colômbia e visitas de instrução. Ao final do curso todos foram considerados capacitados a operarem o Sistema de Arma Anticarro Spike e a cumprirem missões integrados às unidades antitanques de suas unidades sede.

Fonte: Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro

Imagem

Imagem

Imagem

Sei não, hein. Um instrutor do CI Bld conhecendo o "Spike" na Colômbia? [005]

Bom ficarmos de olho.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#467 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 28, 2021 8:49 pm

É Israelense, existem diversas subsidiárias aqui, é um puta míssil, serve em algumas torretas, drones e helicópteros leves...

Acho que já passou da hora.




Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#468 Mensagem por ECorreia » Sex Mai 28, 2021 11:41 pm

Em 2018 quando era cogitado que o Brasil fosse para a Republica Centro Africana, o EB havia selecionado o Spike.

O Exército não quis levar o MSS 1.2. Claro, iria ter emprego real. E dá-lhe desenvolvimento sem fim do míssil da SIATT.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#469 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 29, 2021 1:28 am

Todos os grandes conglomerados israelenses de defesa praticamente tem um pé aqui dentro, seja por joint venture ou por empresas compradas junto a BID/indústria nacional.
Desde que a PND/END foram lançadas, os israelenses perceberam que para vender no Brasil seria primeiro preciso investir no Brasil. E hoje colhem os frutos desta ação de longo prazo.
Eles não trabalham com pressa e sabem como a banda toca por estes lados.
Cedo ou trade quando o EB "abrir concorrência" para adquirir um novo sistema AC, provavelmente os requisitos serão feitos com base nos manuais do Spyke.
Produzi-los aqui sob licença não seria nenhum problema.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#470 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 29, 2021 3:17 am

Eu já acho sem necessidade uma concorrência justamente por não haver nenhuma família como o Spike. Um tubo do Spike-LR2, por exemplo, pode ser acoplado ao MLU para um infante, desacoplado e colocado em uma UT-30Mk1/Mk2 ou até desacoplado e colocado num HeliCOAT para ser colocado num helicóptero.

Talvez o TOW e o Ingwe tenham a facilidade que esse sistema tem, mas nada chega próximo a ele.

Ainda há o ER2 e o NLOS, fora o Spike SR, que é perfeito para tropas leves, ForEsp e OpEsp, que é o mesmo míssil do LR2, porém com menos combustível, sem a capacidade top-attack e com um seeker mais barato.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#471 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 29, 2021 9:44 pm

A concorrência é em respeito a legislação. Não tem como comprar nada acima de certo valor mínimo, que não me lembro agora, sem uma licitação obrigatória. E seria bom para nós também pois vai fazer os israelenses pensarem duas vezes antes de quererem enfiar a faca nas nossas costas achando no famoso "já ganhou".
O mesmo esquema agora usado para os Centauro II da VBR MSR.
Se der Spike, ótimo. Se não, vamos finalmente botar as mãos em algo no mínimo tão bom quanto.
Eu não tenho problema nenhum em misturar Kornet, Ingwe, NLAW e outros para formar o nosso estoque de mísseis AC. Acho até melhor do que colocar todos os ovos em uma única cesta. Bom lembrar que países não são amigos, tem interesses. E no caso de Israel, a instabilidade na qual está sempre metido é um fator que deve ser levado em consideração. Principalmente pela dependência/influência norte americana no campo da defesa.




Carpe Diem
Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#472 Mensagem por ECorreia » Sáb Mai 29, 2021 9:57 pm

Eu li por aí que o míssil de ataque escolhido pela MB para os Lynx era o Spike ER (pode ser o ER2). As chances são grandes da AvEx escolher o também o Spike (RE2 ou o ER).

O Spike é uma família, com comunalidade entre ela, em que se poderia ter escala suficiente para fabricação aqui. Além de ter um desempenho muito bom.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#473 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 29, 2021 10:02 pm

Até onde sei a Rafael ofereceu os NLOS para os Linx da MB. Mas até hoje eu não consegui confirmar esta versão.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#474 Mensagem por Alfa BR » Dom Mai 30, 2021 8:54 pm

Frederico Vitor escreveu: Sex Mai 28, 2021 3:05 pm Militar brasileiro conclui Curso de Míssil Anticarro junto ao Exército Nacional da Colômbia

Imagem

Bogotá (Colômbia) – No dia 25 de maio de 2021, o 1° Tenente Lucas Pituco Soares, Instrutor do Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro (CI Bld), concluiu com aproveitamento o Curso de Operação e Emprego Tático do Sistema de Armas Anticarro “Spike”, de fabricação Israelense, ministrado pela Escola de Cavalaria do Exército Nacional da Colômbia, sendo capacitado para empregar e ministrar instruções sobre este sistema de armas.

O curso sediado no Batalhão de Armas Combinadas n° 01, no departamento de La Guajira e teve a duração de onze semanas de instrução. Durante esse período foram realizadas diversas instruções técnicas, táticas e de manutenção empregando meios de simulação virtual e simulação viva disponíveis para o aprendizado deste sistema de armas pela empresa fabricante. Os integrantes do curso seguiram todos os protocolos de prevenção a covid-19 exigidos pelas autoridades nacionais e pelo Comando Geral das Forças Militares.

O curso contou com nove alunos que realizaram instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em demonstração ao Ministro da Defesa da Colômbia e visitas de instrução. Ao final do curso todos foram considerados capacitados a operarem o Sistema de Arma Anticarro Spike e a cumprirem missões integrados às unidades antitanques de suas unidades sede.

Fonte: Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro

Imagem

Imagem

Imagem

Sei não, hein. Um instrutor do CI Bld conhecendo o "Spike" na Colômbia? [005]

Bom ficarmos de olho.
Muito bom.

Também evidência que estamos atrasados em determinadas áreas em relação aos nossos vizinhos.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#475 Mensagem por EDSON » Qui Jun 03, 2021 11:55 am

O Abrams saudita foi posto fora de combate por missil AC provavelmente de origem iraniana cópia Fagot ou Konkurs. Da pra ver que o tanque foi perfurado quando fumaça sai pela torre, mas a tripulação sai do carro.







Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#476 Mensagem por vplemes » Qui Jun 03, 2021 10:58 pm

O Veículo dando sopa em cima de uma crista. Quando os sauditas vão começar a seguir procedimentos básicos de combate?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARMAS ANTICARRO

#477 Mensagem por Túlio » Qui Jun 03, 2021 11:34 pm

Alfa BR escreveu: Dom Mai 30, 2021 8:54 pm
Muito bom.

Também evidência que estamos atrasados em determinadas áreas em relação aos nossos vizinhos.
Pergunto: qual vizinho potencialmente hostil tem algo parecido? Pior, qual tem algum Bld capaz de resistir mesmo ao prosaico MSS? Porque comprar no exterior um punhadinho de Mun para encarar a OTAN é mole, quero ver é o resultado (aliás já vi, na lambança das Malvinas) se ela vier com tudo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 785 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#478 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jun 04, 2021 12:38 am

vplemes escreveu: Qui Jun 03, 2021 10:58 pm O Veículo dando sopa em cima de uma crista. Quando os sauditas vão começar a seguir procedimentos básicos de combate?
Árabes e Muçulmanos em geral são culturalmente incapazes de aprender doutrinas sólidas e prudentes de combates com tanques de guerra. A Turquia ao invadir o Norte da Síria cometeu os mesmos erros e a própria Síria também contra os Salafistas da Frente Democrática dos Decaptadores Moderados.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#479 Mensagem por Alfa BR » Sex Jun 04, 2021 12:52 am

Túlio escreveu: Qui Jun 03, 2021 11:34 pm
Alfa BR escreveu: Dom Mai 30, 2021 8:54 pm
Muito bom.

Também evidência que estamos atrasados em determinadas áreas em relação aos nossos vizinhos.
Pergunto: qual vizinho potencialmente hostil tem algo parecido? Pior, qual tem algum Bld capaz de resistir mesmo ao prosaico MSS? Porque comprar no exterior um punhadinho de Mun para encarar a OTAN é mole, quero ver é o resultado (aliás já vi, na lambança das Malvinas) se ela vier com tudo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
A questão é:

Temos condições de ministrar um curso semelhante para um colombiano?

Não.

Não temos sequer míssil anticarro operacional nas nossas OMs mais operacionais, quanto mais uma estrutura voltada para treinamento das guarnições.

Esse é o meu ponto.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#480 Mensagem por gogogas » Sex Jun 04, 2021 6:44 am

Deveria ser investido em mísseis modernos ,acredito que as melhores forças do país , não tem capacitação em operar estes meios !
Operar e possuir meios no estado da arte , é dever de nossas forças ,mesmo não tendo inimigo a vista ...
Deveria ser incluindo no Programa Guarani , afim de mobiliar alguns Guarani ou LMV dotado de um míssil anti carro




Gogogas !
Responder