Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Cassio
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Re: Sobre o KC-390

#6136 Mensagem por Cassio » Ter Mar 30, 2021 8:45 pm

Não existe a menor vontade ou necessidade da FAB dispor de uma versão esticada do KC390.
Além disso o seu desenvolvimento seria caro. Acho que somente vai ser partir para isso se algum cliente de peso no exterior bancar.




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Re: Sobre o KC-390

#6137 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 30, 2021 11:05 pm

Cassio escreveu: Ter Mar 30, 2021 8:45 pm Não existe a menor vontade ou necessidade da FAB dispor de uma versão esticada do KC390.
Além disso o seu desenvolvimento seria caro. Acho que somente vai ser partir para isso se algum cliente de peso no exterior bancar.
A minha maior curiosidade é saber o que teria que mudar no modelo atual para que ele pudesse pelo menos igualar o C-130-30J nos aspectos mostrados no meu post anterior. Não faço ideia se aumentar 1, 2, 3 ou 4 metros seria o suficiente para dar conta disto.
Com relação as necessidades da FAB, como disse, sou de opinião que um cargo militar estratégico pesado é algo que deveríamos ter, também. Mesmo que fosse uma versão esticada do próprio KC-390 apenas.
Em todo caso, o modelo atual das turbinas, as IAE V2500E5 somam no máximo 31.330 libras de potência para sustentar as 86 ton de MTOW do avião da Embraer. Já o modelo IAE V2500A5 que equipa os A321Ceo conseguem chegar até 33 mil libras para sustentar as 93,9 ton MTOW daquela aeronave. Daí depreende-se que um eventual aumento do MTOW do avião brasileiro não seria um problema. ao menos em termos de motorização. Não saberia dizer se a E-5 poderia chegar a mesma potência com modificações daquela versão da A-5. Diz-se que são praticamente a mesma turbina, com adaptações para o cargo da Embraer.
Enfim, parece que o problema mesmo são dois: clientes e dinheiro. Não sei com quem a Embraer anda falando para vender seus aviões, mas a julgar pela movimentação do mundo em termos de compras militares, acho que podemos esperar novidades nos próximos dez anos.




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Re: Sobre o KC-390

#6138 Mensagem por arcanjo » Qui Abr 01, 2021 4:38 pm

Reabastecimento em voo de dois KC-390 Millennium é certificado pelo DCTA
Os aviões realizaram testes de reabastecimento em voo (REVO), em Gavião Peixoto (SP), no dia 26 de março

https://1.bp.blogspot.com/-H5WQuX-0j1E/YGYej0zZtXI/AAAAAAAALaY/3-HdWy5P8RYEBtHI8GHlRsOnY_pe7-OsgCLcBGAsYHQ/s2000/KC-390-REVO-1.jpeg

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. No dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390 que fez parte do voo.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação. O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

https://1.bp.blogspot.com/-lfjposmZgZU/YGYetCueROI/AAAAAAAALac/nXLkus6r_P4m5EIppTMTr8uVME5pMzXnwCLcBGAsYHQ/s664/kc3.jpg

Antes do voo de certificação a equipagem de ensaio, composta por pilotos e engenheiros, executou voos no simulador de engenharia da Embraer, a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave. Uma lei de controle, (comportamento que a aeronave tem baseado nos comandos de voo operado pelo piloto) foi desenvolvida especificamente para a função da aeronave recebedora. “As verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e para o comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida”, disse o Major Aviador André Marques Peixoto, piloto de ensaio do IPEV.

Após os ensaios no simulador foi feito um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu reabastecimentos dentro da velocidade e altitude propostas para serem utilizadas operacionalmente em missões de REVO. Em seguida, foi a vez do voo de certificação, com a transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.

https://1.bp.blogspot.com/-P9MKxza8jOc/YGYe2VZpgkI/AAAAAAAALak/aiqngvi1CDgN7wOreO3oc-MTYEw4f_8JwCLcBGAsYHQ/s1536/KC-390-REVO-2-1536x1024.jpeg

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, que já opera a aeronave, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.



Fotos: Embraer / IPEV
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima


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Re: Sobre o KC-390

#6139 Mensagem por Túlio » Qui Abr 01, 2021 4:49 pm

arcanjo escreveu: Qui Abr 01, 2021 4:38 pm Reabastecimento em voo de dois KC-390 Millennium é certificado pelo DCTA
Os aviões realizaram testes de reabastecimento em voo (REVO), em Gavião Peixoto (SP), no dia 26 de março

https://1.bp.blogspot.com/-H5WQuX-0j1E/YGYej0zZtXI/AAAAAAAALaY/3-HdWy5P8RYEBtHI8GHlRsOnY_pe7-OsgCLcBGAsYHQ/s2000/KC-390-REVO-1.jpeg

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. No dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390 que fez parte do voo.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação. O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

https://1.bp.blogspot.com/-lfjposmZgZU/YGYetCueROI/AAAAAAAALac/nXLkus6r_P4m5EIppTMTr8uVME5pMzXnwCLcBGAsYHQ/s664/kc3.jpg

Antes do voo de certificação a equipagem de ensaio, composta por pilotos e engenheiros, executou voos no simulador de engenharia da Embraer, a fim de ter contato com as soluções implementadas na aeronave. Uma lei de controle, (comportamento que a aeronave tem baseado nos comandos de voo operado pelo piloto) foi desenvolvida especificamente para a função da aeronave recebedora. “As verificações em simulador foram importantes para o entendimento da proposta da empresa e para o comportamento das características de voo da aeronave com a lei desenvolvida”, disse o Major Aviador André Marques Peixoto, piloto de ensaio do IPEV.

Após os ensaios no simulador foi feito um voo para a adaptação dos tripulantes da FAB, que envolveu reabastecimentos dentro da velocidade e altitude propostas para serem utilizadas operacionalmente em missões de REVO. Em seguida, foi a vez do voo de certificação, com a transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.

https://1.bp.blogspot.com/-P9MKxza8jOc/YGYe2VZpgkI/AAAAAAAALak/aiqngvi1CDgN7wOreO3oc-MTYEw4f_8JwCLcBGAsYHQ/s1536/KC-390-REVO-2-1536x1024.jpeg

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, que já opera a aeronave, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.



Fotos: Embraer / IPEV
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Gostei tanto da notícia que comentei lá no teu Site (como Ming, O Impiedoso :twisted: ) também.

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Re: Sobre o KC-390

#6140 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 01, 2021 5:46 pm

Eu outro dia fiz uma pequena pesquisa sobre as turbinas CFM LEAP e PW1000G em relação as IAE V2500 que equipam os KC-390, e encontrei pouca diferença entre a capacidade máxima de empuxo entre elas.
Em todo caso, as LEAP somam 32.160 lbs enquanto as PW1100G podem chegar as 35 mil lbs. Já a IAE em sua versão V2533A5 é capaz de 33 mil libras no máximo. As V2500E5 que equipam o avião da Embraer fazem no máximo 31.330 lbs.
O A320Neo e família, assim como os 737 Max utilizam aquelas novas turbinas, sendo que os A320Ceo 737 Classic e variantes utilizam as IAE V2500 e as CFM.
No caso do A321Ceo, o modelo tem MTOW de 93,5 ton usando as IAE V2533A5, enquanto o A321Neo com 97 ton MTOW utiliza LEAP ou PW1100G. O modelo que está sendo planejado pela Airbus do A321XLR tem MTOW previsto de 101 ton.
No caso de modificações futuras que sugiram aumento de MTOW no KC-390 a opção de manter as turbinas IAE parecem estar limitadas, em tese, aquelas 93,5 ton do A321Ceo. O peso máximo hoje do avião da Embraer está em 86 ton. Uma margem de mais ou menos 7,5 ton que podem, ou não, ser suficientes para engendrar modificações que atendam as necessidades demandadas. Acima disso, tudo indica que novas turbinas podem ser necessárias, o que talvez não seja de todo um problema, mas que também não deve ser algo desejável pela Embraer.
Não sei se as IAE podem ir além daquelas 33 mil libras que encontrei no site da empresa. Mas se for o caso, o custo de tais modificações implicaria em uma nova turbina de parte da IAE ou os modelos atuais são capazes de receberem mais modificações para alcançar novos patamares de potência? Esta é uma pergunta para a qual eu ainda não encontrei resposta.




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Re: Sobre o KC-390

#6141 Mensagem por Cassio » Qui Abr 01, 2021 5:54 pm

A notícia do reabastecimento do KC390 por outro KC390 me fez lembrar que alguns anos atrás tive a oportunidade de "voar" neste simulador de reabastecimento do KC390.




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Re: Sobre o KC-390

#6142 Mensagem por angelogalvao » Sex Abr 02, 2021 3:38 pm

O KC-390 só consegue fazer reabastecimento probe-and-drogue ou suporta boom tb?




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Re: Sobre o KC-390

#6143 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 02, 2021 5:04 pm

angelogalvao escreveu: Sex Abr 02, 2021 3:38 pm O KC-390 só consegue fazer reabastecimento probe-and-drogue ou suporta boom tb?
Pelo que eu sei o projeto da célula prevê espaço e estrutura para a instalação de receptáculo boom, caso algum cliente OTAN ou usuário desse sistema solicite.


Um abraço e t+ :)




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Re: Sobre o KC-390

#6144 Mensagem por JavaLindo66 » Qua Abr 14, 2021 9:18 pm

KC-390 estreia no novo filme da franquia Velozes e Furiosos, “F9”
Por Fernando Valduga |14/04/2021

Imagem

“F9” – o nono filme da franquia cada vez mais desafiadora da física Velozes e Furiosos – teve um novo trailer divulgado hoje e com direito a estreia da aeronave brasileira KC-390 Millennium.

A aeronave multimissão da Embraer aparece no final do trailer, como uma nave-mãe que transporta os personagens Roman e Tej dentro de um veículo no dorso da fuselagem. O modelo feito através de computação gráfica apresenta um modelo com algumas diferenças da aeronave verdadeira e com uma pintura escura. Embora não seja uma aeronave verdadeira, é interessante ver o uso de uma aeronave brasileira num filme do porte de Velozes e Furiosos.

O filme chega quase um ano após sua data de lançamento original em maio de 2020, devido a pandemia da COVID-19. O “F9” verá toda uma lista de rostos familiares do retorno do universo Velozes e Furiosos, incluindo Dominic Toretto (Vin Diesel), Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), Roman Pearce (Tyrese Gibson), Tej Parker (Ludacris) e Magdalene Shaw (Helen Mirren), até do retorno de Mia Toretto (Jordana Brewster), que saiu da franquia em Velozes e Furiosos 7 quando seu personagem se aposentou ao lado de Brian O’Conner (interpretado por Paul Walker até sua morte em 2013).

A gangue Furious enfrentará John Cena, interpretando Jakob Toretto, irmão de Dominic e Mia, que se juntará a Cipher (a vilã hacker de Charlize Theron de Velozes e Furiosos 8).

O filme deve chegar nos cinemas nos Estados Unidos em 25 de junho – salvo quaisquer outros atrasos.

Artigo: https://www.cavok.com.br/kc-390-estreia ... uriosos-f9
O Millenium já virou estrela de Hollywood. :lol:




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Re: Sobre o KC-390

#6145 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 22, 2021 2:27 pm





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Re: Sobre o KC-390

#6146 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 12, 2021 8:42 am

Florbela Costa. "Por incrível que pareça, muitos dos processos de fabrico dos motores do helicópetro de Marte são manuais"

Imagem

Tem 32 anos e liderou a equipa que desenvolveu os motores do helicóptero que esta semana voou pela primeira vez em Marte. Acredita que, depois deste feito, se fica mais perto de se poder pensar em voos tripulados noutro planeta.

...

Mas foi satisfeita ou ficou chateada por não haver mais vagas na Força Aérea?

Na altura fiquei bastante desiludida porque queria mesmo muito entrar na Força Aérea. Hoje fico muito contente por ter tido o percurso que tive, de ter ido para a UBI onde aprendi imenso e fiz grandes amigos, por depois ter tido a oportunidade de entrar no CEEIa (Centro de Engenharia e Desenvolvimento, em Matosinhos) na altura em que entrei.

Uma semana depois de entregar a tese de mestrado.

Sim. Acabei por ter muita sorte. Fiquei cinco anos e meio trabalhar no projeto de colaboração entre o CEEIa e a Embraer para o desenvolvimento do KC-390 e de depois tive esta oportunidade fantástica de vir para a Maxon, em Lucerna, e ter os motores para o helicóptero de Marte como o meu primeiro projeto.

É isso que é surpreendente: uma engenheira nova, de 32 anos, estar à frente desse projeto numa grande empresa. Ficou surpreendida com essa responsabilidade?

Fiquei. O meu chefe apostou em mim. Mas é isso, só foi possível porque viu que tinha a experiência do CEEIa. Quando entrei no CEEIa éramos 20 pessoas a trabalhar no projeto com a Embraer, todos muito novos, muitos de nós recém-licenciados ou com mestrados, sem experiência profissional nenhuma. Foram cinco anos em que cresci imenso, tive diferentes posições e no final estava como gestora de projeto à frente de uma equipa de 25 pessoas nesse grande projeto da Embraer em que desenvolvemos o Elevator & Sponson do KC-390, que foi o maior projeto de desenvolvimento que Portugal teve na aviação.

Para quem não percebe nada de aviões, estamos a falar de que parte do aparelho?

O KC-390 é a aeronave que vai por exemplo substituir o C-130 da Força Aérea Portuguesa, é uma aeronave muitíssimo grande, com 34 metros de envergadura. Nós fizemos a barriga do avião, que contém as portas do trem de aterragem, que se chama Sponson. E fizemos o Elevator que é a parte móvel da asa traseira que controla o pitch (movimento em torno do eixo horizontal) do avião, é um flight control (superfícies de controle de voo) da aeronave.

E estava a gerir uma equipa com 26 anos.

Sim, tive muita sorte e acabou por ser uma grande experiência. E isso permitiu-me depois candidatar-me a este trabalho de gestora de projeto na Maxon, apesar de ser muito mais nova do que as pessoas que trabalham comigo.

E como é que isso foi visto? É um ambiente com muita competição ou correu bem?

É um ambiente muito saudável, nunca senti por parte dos meus colegas alguma inveja. Todos trabalhamos em projetos interessantes. Na altura o meu chefe estava a trabalhar no programa ExoMars, que foi adiado para 2022. Tinha outra colega, também mulher, que estava a trabalhar com uma equipa nos motores do rover Perseverance. Na prática temos todos projetos tão espetaculares que não há inveja, pelo contrário há uma enorme entreajuda. Somos uma equipa multicultural. O meu chefe é inglês, essa colega que coordenou o outro projeto é meio suíça e meio americana e tenho outro colega gestor de projeto alemão. Somos metade mulheres, metade homens. É um ambiente muito diverso.
...

https://ionline.sapo.pt/artigo/732335/f ... cao=Mais_i




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Sobre o KC-390

#6147 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 12, 2021 11:58 am

Investir em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, e sobretudo, em EDUCAÇÃO é sempre o melhor negocio para qualquer país que quer sair do lugar comum.




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Re: Sobre o KC-390

#6148 Mensagem por Túlio » Qua Mai 12, 2021 12:06 pm

EDIT MOD - Túlio

Já agora, caro @cabeça de martelo, os -390 serão chamados aí de KC ou, como dificilmente irão cumprir esta função, só de C?




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Re: Sobre o KC-390

#6149 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 12, 2021 12:11 pm

Não faço menor ideia, mas tenho sérias dúvidas que os ditos aviões sejam alguma vez usados para abastecer outros cá em Portugal. No site da FAP o Millennium é identificado como KC-390.




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Re: Sobre o KC-390

#6150 Mensagem por Cassio » Qui Mai 13, 2021 12:34 pm

Nova certificação do KC390... Combat Offload.

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... at-offload




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