Sim, e qual seria o tamanho e a oportunidade desta ajuda se os ucranianos não tem apresentado competência sequer para renovar o próprio arsenal do país com os produtos que tem e que são sobejamente conhecidos.A administração de Biden está já a preparar-se para fornecer ajuda militar à Ucrânia no caso de um ataque russo. As opções deverão incluir, segundo o The Wall Street Journal, sistemas antitanque, antinavio e antiaéreo, embora ainda não tenham sido oficialmente apresentados. O governo norte-americano também está a considerar mais sanções económicas contra a Rússia.
Dos poucos sistemas que foram apresentados novos pela BID ucraniana quase nada chegou ao exército. E ainda que chegassem em quantidade e qualidade levaria muito tempo para que uma operacionalidade decente fosse alcançada.
Me admira que os americanos acreditem mesmo que entregar material de procedência ocidental para os ucranianos fará com que mude a realidade no front oriental.
Aliás, quanto tempo eles acham que podem esperar para entregar tudo isso e quiçá mais alguma coisa e treinar, formar e manter estes equipamentos com tropas acostumadas ao padrão soviético de seus equipamentos em meio a uma guerra?
Boa sorte. Vão precisar.