NOTÍCIAS DO RAFALE
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
PRa esse contrato de aquisição dos 18 caças Rafale ter saído na faixa de 3 bilhões de USDs, com certeza deve ter tido muito mais coisa aí do que só esses caças.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Justin Case
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Olá, amigos.
França encomendou 12 Rafales para repor os que foram cedidos usados para a Grécia.
https://www.dassault-aviation.com/en/gr ... ace-force/
Abraços,
Justin
França encomendou 12 Rafales para repor os que foram cedidos usados para a Grécia.
https://www.dassault-aviation.com/en/gr ... ace-force/
Abraços,
Justin
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Não sei se é off-topic, mas:
Olivier Dassault, herdeiro da Dassault Aviation, morre em acidente de helicóptero na França
Olivier Dassault, herdeiro da Dassault Aviation e deputado francês faleceu hoje à tarde em um acidente de helicóptero perto da pequena cidade de Touques, na região da Normandia. O piloto da aeronave também faleceu no acidente.
Olivier era o filho mais velho de Serge Dassault (falecido em 2018) e neto de Marcel Dassault, que fundou a fabricante aeronáutica francesa, criadora da lendária família de caças Mirage.
Olivier também ocupava uma cadeira no Congresso Francês pelo Partido Republicano, além de ter fundado o jornal Le Figaro.
Olivier era formado como piloto, engenheiro e oficial militar pela École de l’Air da Força Aeroespacial Francesa, instituição da qual era membro como Comandante da Reserva.
Como piloto, ele bateu diversos recordes de velocidade com jatos executivos Dassault Falcon 50, 900 e 900EX.
Olivier Dassault, herdeiro da Dassault Aviation, morre em acidente de helicóptero na França
Olivier Dassault, herdeiro da Dassault Aviation e deputado francês faleceu hoje à tarde em um acidente de helicóptero perto da pequena cidade de Touques, na região da Normandia. O piloto da aeronave também faleceu no acidente.
Olivier era o filho mais velho de Serge Dassault (falecido em 2018) e neto de Marcel Dassault, que fundou a fabricante aeronáutica francesa, criadora da lendária família de caças Mirage.
Olivier também ocupava uma cadeira no Congresso Francês pelo Partido Republicano, além de ter fundado o jornal Le Figaro.
Olivier era formado como piloto, engenheiro e oficial militar pela École de l’Air da Força Aeroespacial Francesa, instituição da qual era membro como Comandante da Reserva.
Como piloto, ele bateu diversos recordes de velocidade com jatos executivos Dassault Falcon 50, 900 e 900EX.
- jambockrs
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Meus prezados
Rafale é o melhor em ‘dogfight’, dizem pilotos franceses na Aero India
Por Fernando "Nunão" De Martini
Se há algo que os Rafales franceses podem fazer melhor, é o combate aproximado (dogfight). Pequeno e ameaçador, o Rafale pode mergulhar para dentro e para fora rapidamente em curtas distâncias, atingindo a aeronave inimiga também com rapidez.
Cinco pilotos franceses voaram o Rafale por todo o caminho da França a Bangalore – mais de 5.000 milhas. “Voamos com três reabastecimentos em voo. Foi um lindo voo com dois caças seguindo o avião tanque à frente. Fizemos uma escala nos Emirados Árabes Unidos antes de chegar à Índia. No total, nós cobrimos a distância em 9 horas numa média de 55o quilômetros por hora”, disse ao jornal The Times of India o piloto de Rafale Plu Vinage.
Vinage também disse que o Rafale francês tem um posto de pilotagem e equipamentos eletrônicos soberbos, e que “ele pode atingir Mach 1,8, 9G e um ângulo de 30 graus. É um grande avião para voar. Maneabilidade e manobrabilidade adoráveis.”
E como o Rafale se sai com os F-16, F-18 e Su-30? “O Rafale é leve e é fantástico quando chega a hora de combater em distâncias curtas. Os F-16, F-18 e Su-30 são aeronaves mais pesadas para voar. O Su-30 é realmente pesado e requer muita potência e combustível. Mas parece ser um avião poderoso.”
Vinage afirma que a força do Rafale está no ‘dogfight’: “Podemos atingir rapidamente quando os aviões estão próximos. O emprego das armas é letal. Náo há muitos aviões que podem fazer combate aproximado tão bem quanto o Rafale”.
O colega de Vinage, De L’Air, diz que nenhum deles teme o voo. “Somos bem trenados e os aviões são bons. Se temos essas duas coisas, onde está o medo? Estamos nisso há anos e, com o tempo, você passa a compreender o avião. Você sabe o que fazer, assim como o que não fazer.”
Vinage disse que um de seus melhores momentos em voo foi durante os exercícios Indo-franceses: “Nós fomos com o Rafale e a Força Aérea Indiana veio com o Su-30. Foi quando demos uma boa olhada no avião. A primeira coisa que me veio à mente foi potência – o Su-30 é baseado em potência e em ser potente. Mas para o combate aproximado, eu iria com o Rafale.”
O Rafale é mais avançado que o Mirage 2000, que também é francês. “O Rafale é um caça de quarta geração. Tem fly-by-wire (comandos eletrônicos) e dois motores. Se um falha, ele pode voar com o outro. É uma garantia. O Mirage tem sido um monomotor. Essa é a diferença crucial entre as duas aeronaves de linha de frente francesas.”
Na manhã de sexta-feira, o Rafale decolou com forte potência, curvando para a direita e invertendo antes de apontar verticalmente e ganhar altitude, deixando uma trilha de fumaça. Com a sonda de reabastecimento dando a ele um visual de masculinidade, o Rafale “é um francês dando um soco forte quando está perto” (Nota: outra opção de tradução para “a French offering packing punch in the close-ups” seria algo enaltecendo sua masculinidade “penetrante”, quando visto próximo).
Fonte: The Times of India – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo
Colaborou: Justin Case
Rafale é o melhor em ‘dogfight’, dizem pilotos franceses na Aero India
Por Fernando "Nunão" De Martini
Se há algo que os Rafales franceses podem fazer melhor, é o combate aproximado (dogfight). Pequeno e ameaçador, o Rafale pode mergulhar para dentro e para fora rapidamente em curtas distâncias, atingindo a aeronave inimiga também com rapidez.
Cinco pilotos franceses voaram o Rafale por todo o caminho da França a Bangalore – mais de 5.000 milhas. “Voamos com três reabastecimentos em voo. Foi um lindo voo com dois caças seguindo o avião tanque à frente. Fizemos uma escala nos Emirados Árabes Unidos antes de chegar à Índia. No total, nós cobrimos a distância em 9 horas numa média de 55o quilômetros por hora”, disse ao jornal The Times of India o piloto de Rafale Plu Vinage.
Vinage também disse que o Rafale francês tem um posto de pilotagem e equipamentos eletrônicos soberbos, e que “ele pode atingir Mach 1,8, 9G e um ângulo de 30 graus. É um grande avião para voar. Maneabilidade e manobrabilidade adoráveis.”
E como o Rafale se sai com os F-16, F-18 e Su-30? “O Rafale é leve e é fantástico quando chega a hora de combater em distâncias curtas. Os F-16, F-18 e Su-30 são aeronaves mais pesadas para voar. O Su-30 é realmente pesado e requer muita potência e combustível. Mas parece ser um avião poderoso.”
Vinage afirma que a força do Rafale está no ‘dogfight’: “Podemos atingir rapidamente quando os aviões estão próximos. O emprego das armas é letal. Náo há muitos aviões que podem fazer combate aproximado tão bem quanto o Rafale”.
O colega de Vinage, De L’Air, diz que nenhum deles teme o voo. “Somos bem trenados e os aviões são bons. Se temos essas duas coisas, onde está o medo? Estamos nisso há anos e, com o tempo, você passa a compreender o avião. Você sabe o que fazer, assim como o que não fazer.”
Vinage disse que um de seus melhores momentos em voo foi durante os exercícios Indo-franceses: “Nós fomos com o Rafale e a Força Aérea Indiana veio com o Su-30. Foi quando demos uma boa olhada no avião. A primeira coisa que me veio à mente foi potência – o Su-30 é baseado em potência e em ser potente. Mas para o combate aproximado, eu iria com o Rafale.”
O Rafale é mais avançado que o Mirage 2000, que também é francês. “O Rafale é um caça de quarta geração. Tem fly-by-wire (comandos eletrônicos) e dois motores. Se um falha, ele pode voar com o outro. É uma garantia. O Mirage tem sido um monomotor. Essa é a diferença crucial entre as duas aeronaves de linha de frente francesas.”
Na manhã de sexta-feira, o Rafale decolou com forte potência, curvando para a direita e invertendo antes de apontar verticalmente e ganhar altitude, deixando uma trilha de fumaça. Com a sonda de reabastecimento dando a ele um visual de masculinidade, o Rafale “é um francês dando um soco forte quando está perto” (Nota: outra opção de tradução para “a French offering packing punch in the close-ups” seria algo enaltecendo sua masculinidade “penetrante”, quando visto próximo).
Fonte: The Times of India – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
tudo muito bonito, mas de que adianta? se passou pra dogfight, com certeza algo deu errado...guerra aérea hoje é BVR, é rede, é datalink e etc...dificilmente dogfight..jambockrs escreveu: ↑Ter Mar 16, 2021 12:03 pm Meus prezados
Rafale é o melhor em ‘dogfight’, dizem pilotos franceses na Aero India
Por Fernando "Nunão" De Martini
Se há algo que os Rafales franceses podem fazer melhor, é o combate aproximado (dogfight). Pequeno e ameaçador, o Rafale pode mergulhar para dentro e para fora rapidamente em curtas distâncias, atingindo a aeronave inimiga também com rapidez.
Cinco pilotos franceses voaram o Rafale por todo o caminho da França a Bangalore – mais de 5.000 milhas. “Voamos com três reabastecimentos em voo. Foi um lindo voo com dois caças seguindo o avião tanque à frente. Fizemos uma escala nos Emirados Árabes Unidos antes de chegar à Índia. No total, nós cobrimos a distância em 9 horas numa média de 55o quilômetros por hora”, disse ao jornal The Times of India o piloto de Rafale Plu Vinage.
Vinage também disse que o Rafale francês tem um posto de pilotagem e equipamentos eletrônicos soberbos, e que “ele pode atingir Mach 1,8, 9G e um ângulo de 30 graus. É um grande avião para voar. Maneabilidade e manobrabilidade adoráveis.”
E como o Rafale se sai com os F-16, F-18 e Su-30? “O Rafale é leve e é fantástico quando chega a hora de combater em distâncias curtas. Os F-16, F-18 e Su-30 são aeronaves mais pesadas para voar. O Su-30 é realmente pesado e requer muita potência e combustível. Mas parece ser um avião poderoso.”
Vinage afirma que a força do Rafale está no ‘dogfight’: “Podemos atingir rapidamente quando os aviões estão próximos. O emprego das armas é letal. Náo há muitos aviões que podem fazer combate aproximado tão bem quanto o Rafale”.
O colega de Vinage, De L’Air, diz que nenhum deles teme o voo. “Somos bem trenados e os aviões são bons. Se temos essas duas coisas, onde está o medo? Estamos nisso há anos e, com o tempo, você passa a compreender o avião. Você sabe o que fazer, assim como o que não fazer.”
Vinage disse que um de seus melhores momentos em voo foi durante os exercícios Indo-franceses: “Nós fomos com o Rafale e a Força Aérea Indiana veio com o Su-30. Foi quando demos uma boa olhada no avião. A primeira coisa que me veio à mente foi potência – o Su-30 é baseado em potência e em ser potente. Mas para o combate aproximado, eu iria com o Rafale.”
O Rafale é mais avançado que o Mirage 2000, que também é francês. “O Rafale é um caça de quarta geração. Tem fly-by-wire (comandos eletrônicos) e dois motores. Se um falha, ele pode voar com o outro. É uma garantia. O Mirage tem sido um monomotor. Essa é a diferença crucial entre as duas aeronaves de linha de frente francesas.”
Na manhã de sexta-feira, o Rafale decolou com forte potência, curvando para a direita e invertendo antes de apontar verticalmente e ganhar altitude, deixando uma trilha de fumaça. Com a sonda de reabastecimento dando a ele um visual de masculinidade, o Rafale “é um francês dando um soco forte quando está perto” (Nota: outra opção de tradução para “a French offering packing punch in the close-ups” seria algo enaltecendo sua masculinidade “penetrante”, quando visto próximo).
Fonte: The Times of India – tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo
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achei o artigo engraçado, francês que briga e da porrada..a historia não é bem assim kkkkkkkk saudades do talharim pra descrever as atuações dos franceses.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
O Rafale tem alguns segredos supersofisticados que poucos conhecem:
No caso de ser enquadrado e travado por um radar inimigo, seu sistema EW começa imediatamente a transmitir "eu me rendo" em todas as frequências e idiomas;
Se enxergar um caça inimigo nas proximidades e for rolar um Dogfight DE VERDADE, imediatamente é projetada uma bandeira branca sob forma de holograma em todas as direções. Isso, claro, não vale se o outro caça estiver DE COSTAS (Seis Horas). Mas se virar é holograma na hora!
No caso de ser enquadrado e travado por um radar inimigo, seu sistema EW começa imediatamente a transmitir "eu me rendo" em todas as frequências e idiomas;
Se enxergar um caça inimigo nas proximidades e for rolar um Dogfight DE VERDADE, imediatamente é projetada uma bandeira branca sob forma de holograma em todas as direções. Isso, claro, não vale se o outro caça estiver DE COSTAS (Seis Horas). Mas se virar é holograma na hora!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
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Índia receberá mais três caças Rafale na próxima semana
Em abril chegam mais nove jatos para reforçar capacidade da Força Aérea Indiana.
Por Fernando Valduga
A Força Aérea Indiana (IAF) deve adquirir mais força com três novos caças Rafale omnirole a caminho de Ambala no início da próxima semana com outros nove programados para pousar em meados de abril vindos da França.
A base avançada de Hasimara no norte de Bengala iniciará operações com cinco caças no próximo mês, disseram pessoas a par do assunto de acordo com o jornal Hindustan Times.
De acordo com diplomatas franceses e indianos, uma equipe da IAF já chegou à base aérea de Merignac em Bordeaux para finalizar a data de translado de três Rafales para Ambala. A data esperada é 30 ou 31 de março, com os caças sendo reabastecidos no ar pelos reabastecedores franceses, de acordo com a disponibilidade, com escala na base aérea de Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos.
A Índia encomendou 36 aviões da França (o equivalente a dois esquadrões com 18 jatos cada) em setembro de 2016 em um acordo de governo para governo. O Esquadrão “Golden Arrows” da IAF, baseado em Ambala, já introduziu 11 jatos Rafale entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Esses caças já foram operados no teatro Ladakh, onde os militares estão em alerta máximo em meio a um impasse na fronteira com a China desde o início de maio de 2020.
O primeiro lote de 5 Rafales chegou à Índia em 27 de julho de 2020, em meio ao confronto militar com a China no leste de Ladakh. A segunda entrega de três jatos Rafale foi feita em 4 de novembro, durante a qual a aeronave voou sem escalas da França em um vôo de 8 horas que exigia vários reabastecimentos no ar. A terceira entrega foi realizada em 27 de janeiro de 2021.
A Dassault Aviation já entregou mais sete caças à IAF para treinamento na França e entregará os seis jatos Rafale restantes após abril para completar a entrega de 36 aeronaves até o final deste ano.
A aeronave carrega uma variedade de sistemas de armas potentes, incluindo mísseis Meteor de longo alcance, munição inteligente HAMMER e míssil de cruzeiro SCALP. O míssil ar-ar além do alcance visual Meteor é considerado uma virada de jogo por especialistas em defesa com alcance não revelado bem além de 100 quilômetros.
A chegada de nove Rafales em abril completará o esquadrão Ambala com 18 aeronaves. O segundo esquadrão na base avançada de Hasimara será erguido com cinco caças. Embora Hasimara seja uma base aérea de linha de frente para os caças de quarta geração ou mais no setor oriental para manter um olho atento nas fronteiras de Sikkim e Arunachal Pradesh com a China, os caças serão implantados em todo o país, particularmente no norte de Assam.
Oficiais da Força Aérea Indiana disseram que após a indução de Rafales em Hasimara, o flanco oriental da Índia aumentará a capacidade estratégica da IAF com um esquadrão C-130J Hércules baseado em Panagarh de Bengala Ocidental.
Uma seção influente dentro das forças armadas acredita que o comando aéreo oriental da IAF, atualmente com sede em climas saudáveis de Shillong em Meghalaya, deve ser deslocado para mais perto do norte de Assam para uma resposta rápida.
Fonte: CAVOK 27 mar 2021
Índia receberá mais três caças Rafale na próxima semana
Em abril chegam mais nove jatos para reforçar capacidade da Força Aérea Indiana.
Por Fernando Valduga
A Força Aérea Indiana (IAF) deve adquirir mais força com três novos caças Rafale omnirole a caminho de Ambala no início da próxima semana com outros nove programados para pousar em meados de abril vindos da França.
A base avançada de Hasimara no norte de Bengala iniciará operações com cinco caças no próximo mês, disseram pessoas a par do assunto de acordo com o jornal Hindustan Times.
De acordo com diplomatas franceses e indianos, uma equipe da IAF já chegou à base aérea de Merignac em Bordeaux para finalizar a data de translado de três Rafales para Ambala. A data esperada é 30 ou 31 de março, com os caças sendo reabastecidos no ar pelos reabastecedores franceses, de acordo com a disponibilidade, com escala na base aérea de Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos.
A Índia encomendou 36 aviões da França (o equivalente a dois esquadrões com 18 jatos cada) em setembro de 2016 em um acordo de governo para governo. O Esquadrão “Golden Arrows” da IAF, baseado em Ambala, já introduziu 11 jatos Rafale entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Esses caças já foram operados no teatro Ladakh, onde os militares estão em alerta máximo em meio a um impasse na fronteira com a China desde o início de maio de 2020.
O primeiro lote de 5 Rafales chegou à Índia em 27 de julho de 2020, em meio ao confronto militar com a China no leste de Ladakh. A segunda entrega de três jatos Rafale foi feita em 4 de novembro, durante a qual a aeronave voou sem escalas da França em um vôo de 8 horas que exigia vários reabastecimentos no ar. A terceira entrega foi realizada em 27 de janeiro de 2021.
A Dassault Aviation já entregou mais sete caças à IAF para treinamento na França e entregará os seis jatos Rafale restantes após abril para completar a entrega de 36 aeronaves até o final deste ano.
A aeronave carrega uma variedade de sistemas de armas potentes, incluindo mísseis Meteor de longo alcance, munição inteligente HAMMER e míssil de cruzeiro SCALP. O míssil ar-ar além do alcance visual Meteor é considerado uma virada de jogo por especialistas em defesa com alcance não revelado bem além de 100 quilômetros.
A chegada de nove Rafales em abril completará o esquadrão Ambala com 18 aeronaves. O segundo esquadrão na base avançada de Hasimara será erguido com cinco caças. Embora Hasimara seja uma base aérea de linha de frente para os caças de quarta geração ou mais no setor oriental para manter um olho atento nas fronteiras de Sikkim e Arunachal Pradesh com a China, os caças serão implantados em todo o país, particularmente no norte de Assam.
Oficiais da Força Aérea Indiana disseram que após a indução de Rafales em Hasimara, o flanco oriental da Índia aumentará a capacidade estratégica da IAF com um esquadrão C-130J Hércules baseado em Panagarh de Bengala Ocidental.
Uma seção influente dentro das forças armadas acredita que o comando aéreo oriental da IAF, atualmente com sede em climas saudáveis de Shillong em Meghalaya, deve ser deslocado para mais perto do norte de Assam para uma resposta rápida.
Fonte: CAVOK 27 mar 2021
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
França prepara oferta de caças Rafale para Ucrânia
Por Fernando Valduga | 28/03/2021
A França está considerando propor uma alternativa aos jatos MiG-29 da era soviética para o futuro jato de combate da Força Aérea Ucraniana.
Especialistas militares franceses também relataram a informação esta semana, dizendo que o presidente francês Emmanuel Macron pode propor ao ministro da Defesa da Ucrânia a renovação da frota local de caças. O governo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky vem secretamente fazendo pesquisas para um dos contratos de defesa europeus mais estratégicos.
De acordo com fontes do Intelligence Online, a possível venda de caças Rafale para a Ucrânia é uma das principais prioridades na discussão durante a próxima visita prevista para semana que vem. Os EUA por sua vez pretendem oferecer o caça Boeing F/A-18E/F Super Hornet, de acordo com a reportagem.
Em maio de 2020, Kiev lançou o plano “Visão da Força Aérea 2035” para modernizar sua frota de combate e trazê-la para os padrões ocidentais. O plano prevê um investimento de cerca de 7,5 bilhões de euros para renovar toda a frota, inicialmente adquirindo de 6 a 12 novas aeronaves de caça entre 2023 e 2025, a fim de iniciar voos de familiarização e treinamento de pessoal, com mais 30 aeronaves devendo ser adquiridas entre 2025-2030.
A Ucrânia busca caças para substituir seus antigos MiG-29.
Como a Ucrânia está sem dinheiro, o negócio do Rafale, como outros contratos de defesa franceses na Ucrânia, seria 85% garantido pela França. O Ministério das Finanças francês já reservou € 1,5 bilhão para cobrir isso.
Foi relatado que a França oferecerá a entrega de aeronaves de caça Rafale novas e usadas construídas pela Dassault Aviation para a Força Aérea Ucraniana.
A Ucrânia desde 2014 já encomendou várias plataformas fabricadas na França, como 20 barcos de patrulha Ocea e 55 helicópteros Airbus H125.
Rafale é uma aeronave de combate fabricada pela Dassault Aviation e é capaz de realizar missões de todos tipos de curto e longo alcance, equipado com uma ampla gama de armas. O Rafale foi projetado para realizar missões de supremacia aérea, interdição, reconhecimento aéreo, suporte terrestre, ataque em profundidade, ataque anti-navio e dissuasão nuclear.
A França já vendeu Rafales para o Egito, Grécia e Catar por contratos de bilhões de euros.
Artigo: https://www.cavok.com.br/franca-prepara ... ra-ucrania
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
JavaLindo66 escreveu: ↑Dom Mar 28, 2021 2:28 pmFrança prepara oferta de caças Rafale para Ucrânia
Por Fernando Valduga | 28/03/2021
Artigo: https://www.cavok.com.br/franca-prepara ... ra-ucrania
Não levo fé mas admito que adoraria que acontecesse: por fim poderíamos ver quem pode mais e matar uma das muitas discussões inconclusas do tópico do FX, se o Rafale ou a MARRETA DO DIABO!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Alguém acredita que os franceses darão Rafales grátis para a Ucrânia? Para a Ucrânia ter Rafales só se forem como "un regalo de los amigos". Já os americanos poderão "regalar" alguns F-18 usados com a condição de não serem usados além das fronteiras do país e outras restrições costumeiras.
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Se os Franceses ficarem bancando os espertinhos, é melhor irem estocando lenha para o próximo inverno, pois o preço do gás vai subir. Agora falando sério, é o mesmo caso da Argentina, se quiserem vender, vão ter que aparecer com os caças e um financiamento muy amigo mesmo, já que os ucranianos mal tem dinheiro para modernizar um MIG-29 por ano (isso quando um milico encharcado na vodca não bate de lada no avião ainda). Parece até a FAB modernizando A-1.
Um abraço e t+
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
ao saber que os flanker decolaram, os rafale ja vão hastear a bandeira branca!
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE
Sei não, cupincha, aí é que O PILOTO e pessoal de terra fazem a diferença; nessas coisas não vejo os Ucranianos como muito diferentes dos Russos, ou seja, nadavê com o Françuá:
FRANÇA - Chega o Mecânico pra trocar a rebimboca da parafuseta e, após primeiro calçar luvas de seda imaculadamente limpas na cor rosa Pink, depois abrir delicadamente seu estojo de manutenção Louis Vuitton e, por primeiro, retirar seu kit-lanche com champanhe Don Perignon e um potinho com escargots para se sentir confortável e feliz enquanto trabalha, só depois remove cuidadosamente a dúzia de ferramentas supersofisticadas e a rebimboca substituta, tudo de griffe; fica no estojo apenas o kit de emergência, que consiste em uma bandeira branca cuidadosamente acondicionada e embalada a vácuo, pois pode ser necessária a qualquer momento. Então, após começar o lanche e ligar sua fonia num discurso pré-gravado do De Gaulle (o Perón do Françuá ), passa a instalar calma e cirurgicamente a delicada peça na ainda mais delicada aeronave, parando de vez em quando para um golinho de champanhe e um pedaço do que os subdesenvolvidos queimadores de florestas lá du Brésil chamam de "lesma frita". Vendo que a fonia não responde, o Piloto vem perguntar quando é que vai poder decolar; como o cara não escuta por causa do discurso que está ouvindo, toca-lhe o ombro para chamar sua atenção; ao sentir isso, o Mecânico imediatamente desliga a fonia e se joga no chão, gritando "socorro, o Capitão Foutez me agrediu, vou morrer, eu me rendo"; o Capitão olha em volta e nota que do nada tem umas cem pessoas de cara feia e o filmando com celulares. Resulta que o Mecânico se declara em greve mas recebe dispensa remunerada de um ano por razões de saúde, indenização de cem mil euros e assistência psicológica seis vezes por semana para se recuperar do enorme trauma, além de lhe serem aplicados cem testes PCR por dia até terem certeza de que o Piloto não lhe passou coronga. Como a citada rebimboca ficou apenas parcialmente instalada e ninguém quer mexer nela porque pode pegar coronga, o avião nem decola, sendo transportado por terra à Dassault, onde o mesmo serviço é feito por robôs. O Piloto já está preso por agressão e atentado sanitário, além da multa de meio milhão de euros;
UCRÂNIA - Chega o Mecânico pra trocar a rebimboca da parafuseta: o sofisticado estojo Louis Vuitton ele, só de ver a marca, já deu pra namorada usar como bolsa e zoar as amigas, aquelas lindas pobretonas (que, ao verem o tipo de presentes que ele pode oferecer, já começam a achar algum jeito de poderem dar pra ele e ganhar algo assim também; para isso ele guardou as delicadas luvinhas de seda Pink); as ferramentas de griffe ele vendeu no Mercado Livre (consta que um brazuca chamado Carlos Mathias arrematou o que pôde), bem como o moderníssimo equipamento de fonia ele vendeu para um Gamer PRO com o pitoresco nickname de Peggy Amin A. Rolla, e o caríssimo lanche ele até provou da primeira vez, cuspiu fora berrando "Françuá FDP, paneleiro, como sempre! Me fizeram comer merda e beber água suja, PQP" e agora consiste em uma velha caixa de munição 7,62 x 54R contendo um sanduíche de pão caseiro com carne de porco e mostarda forte e uma garrafa de Vodka barata. A única ferramenta que ele tem é uma marreta, que furtou de uns Mecânicos de MiG. Dá uma mordida no sandes e um golão na garrafa, pra ajudar a descer. Dae abre a janela de inspeção, enfia a mão (sem luva) lá dentro e arranca o trambolho pra fora, olhando-a atentamente pra ver se pode ser reaproveitada. Tá frio pra burro e ele espirra; imediatamente imagina que pode ter apanhado coronga, dae faz seu tratamento preventivo: apanha a garrafa de Vodka e não para até a esvaziar. Dá um arroto, olha de novo para as três peças e conclui que já era, então berra "ô aviãozinho pra dar defeito, pó carailo" e de raiva joga as cinco peças com toda força contra os sete Rafales e uma das delicadas entradas de ar é perfurada, com a peça se chocando contra o interior RAM e o amassando, para ir parar menos de meio metro à frente do M88. Passada a raiva, prossegue o trabalho e, como não sabe mais qual é a verdadeira janela de inspeção nem qual mão usar das cem que está vendo, vai tateando pela fuselagem (e a arranhando toda, o que decuplica o RCS) até encontrar um orifício (é aquele por onde entrou a peça defeituosa) e começa a bater com a nova rebimboca para fazer entrar a marreta; a peça fru-fru se desmancha e ele enfia então a sola da bota com toda força, o que faz aquela porcaria entrar de vez, agora causando danos bem mais sérios ao RAM, inclusive arrancando pedaço, e tudo vai parar encostado no motor. Só de tocar nele metade das pás do compressor se desmancham e viram mais matéria-prima para FOD.
O Mecânico nem ouviu mas vem chegando um Lada sem escapamento, fumegando óleo queimado feito uma locomotiva a carvão do século dezenove, todo amassado e remendado com arame e cuspe, que serve para transportar Pilotos até seus aviões. Ao parar, e como a fechadura da porta traseira já era faz tempo, o piloto dá um coice e ela se abre; apara o contragolpe e aproveita para se agarrar nela, ficando a "dançar" com a porta até conseguir algum equilíbrio (quase largou a garrafa de Stolichnaya mas isso nem a pau, prefere arrancar a porta fora, se for o caso). Então vai cambaleando até o avião que parece mais próximo e berra pro Mecânico "e aí, filho duma porca, essa coisa de frutinha tá pronta?", ao que o indagado já vai responder com uma enxurrada de palavrões mas nota a garrafa pela metade na mão do outro, dae muda para "tá joinha, chefia, só subir e sair matando russky FDP" e fica olhando com ar guloso para a garrafa, o Piloto nota e, sabendo que tem mais duas guardadas no cockpit, berra "então seguraí, viado" e a arremessa em direção ao praça, dando risada; este tem que decidir qual de suas duzentas mãos vai ser a certa para pegar alguma das duzentas garrafas que vêm zunindo em sua direção, mas se tem coisa que Eslavo algum erra é em evitar desperdício de Vodka, ainda mais daquela! Assim, esta é aparada com precisão e, antes de dar a primeira golada, aspira profundamente no bocal (Stolichnaya não tem cheiro, tem perfume; quem já abriu uma sabe do que estou falando ) e seguiria fazendo isso, se não soubesse que, acreditem ou não, o sabor é ainda melhor que o cheir...PERFUME!
O Piloto vai tateando até chegar à escadinha que conduz ao cockpit, dae a encontra ao bater dolorosamente com a canela, o que lhe faz berrar um sonoro "PQP, toma essa, FDP" e desferir um coice; a delicada escadinha Francesa se desintegra; então berra "vem me ajudar aqui, corno desgraçado" para o Mecânico, o qual ainda está por ali dando cabo da Stoli antes que apareça alguém querendo um gole e este, após "enxugar" o que restava, vai até o Piloto, trançando os dedos das mãos e o ajudando a subir com um forte empurrão. Só que estão do lado errado e o canopy é basculante, assim, o Piloto bate com a cabeça nele, que fica todo trincado, e cai sentado, já rindo antes de "aterrissar". Nem desmanchou o penteado. No que levanta já dá outro chute no avião o que, além de nova mossa e várias trincas na graciosa fuselagem, ainda entorta com o que lhe parece vibração (na verdade o "caça" está é tremendo de medo) os dois pilones feitos na Saville Row - pois é, ao contrário da lenda, o Rafale não é 100% Françuá - em Londres. O Mecânico o ajuda a ir, cambaleando ambos, até o lado oposto, onde então repete o anterior, e desta vez o Piloto consegue entrar no que sobrou do "caça".
Um dos poucos botões que ele sabe pra que serve é o que liga os sistemas do avião; aciona e o computador "acorda"; no que seu sistema de autodiagnose se dá conta do estado em que se encontra, começa imediatamente uma algaravia de queixas e reclamações, ao que o Ucraniano responde "tá parecendo a minha muié, sabe como eu resolvo isso?" e arma um tapão pra bater no painel; os sofisticados sistemas detectam a ameaça e imediatamente acionam um emulador, que faz parecer que há uma centena de celulares filmando tudo e começa de novo aquela vozinha "se me bater vai pras redes sociais"; o Piloto diz apenas "então manda isso pra elas" e dá um baita dum pé de ouvido no painel. De imediato, a AI pede perdão e começa a ligar o que ainda funciona; só tem um motor em condições, o outro é isolado eletronicamente para poupá-lo (um dos segredos mais bem guardados sobre o Rafale é que sua AI se concentra em dez algoritmos principais: nove são detalhadíssimos e todos versam sobre auto-preservação; o último é um resuminho bem furreca sobre como lançar PGM superpotente em mendigo com AK-47 sem violar as nove regras anteriores). O canopy começa então a baixar lentamente e o Ucraniano está impaciente, quer ir logo pra lambança e matar algum Russo, dae se agarra na alça interna e começa a puxar com força e aos arrancos; a AI passa a dar gritinhos "uiuiuiuiui isso dói, não com tanta força, vai me arrebentar" e o Piloto, rindo cada vez mais, toma outro golão e diz "PQP, mas tu me lembra cada vez mais da patroa" e, após tomar mais um gole e colocar a Stoli no suporte, segura na alça com uma das mãos e com a outra dá uma baita marrada, enfiando de vez a lingueta de travamento do canopy no lugar, ao que a AI urra "AIIIIIIIIIIII FDP, ME DESTROÇOU" e ele, às gargalhadas "estou me sentindo em casa, foi bom pra você, querida?". Vencido, o Rafale se rende (novidade isso ) à vontade do Piloto e vai calculando como fazer para conseguir decolar com um motor só. Nem para na cabeceira da pista, o Piloto faz como num MiG e puxa as manetes de potência com toda força, conseguindo apenas arrancá-las e ficar com elas na mão esquerda. Larga no chão e se concentra em direcionar a aeronave (ele não sabe que todas as poucas informações que consegue entender e que aparecem nos MFDs são falsas, a AI tipicamentefrancesa chinesa alemã portuguesa BRAXILEIRX FAXIXTX, pronto, POWS está a mentir-lhe o tempo todo) para decolar antes de acabar a pista, o que o FMS, sabendo que sob as asas há apenas um par de pilones meio tortos, frouxos e com duvidosa funcionalidade, um com um MICA IR e outro com um MICA EM (na pindaíba em que anda a Ucrânia tá mais do que bão) calcula como altamente provável, desde que com o PC do único motor ao máximo e com ajuda dos canards, milagrosamente intactos.
Enfim, com o avião no ar, o Piloto começa sua patrulha. Toma mais um gole de Vodka antes de pegar no sono. Os sistemas de suporte à vida da AI percebem isso; pouco depois o RWR detecta um radar de FLANKER varrendo o céu.
No dia seguinte o Piloto Ucraniano, agora prisioneiro de guerra, acorda numa Base Russa. No interrogatório, conduzido por outros Pilotos de Caça e que parecem muito mais curiosos do que hostis, lhe perguntam apenas contra o que teve que combater para seu avião estar tão escangalhado. Responde apenas que nem sabe, aquilo nem avião é, quem quer caça que voe MiG ou Sukhoi. Os caras riem e é a vez dele perguntar. Quase cai duro ao saber que o Rafale voou sozinho, se rendeu por conta própria e pousou na Base que lhe foi indicada, com uma porção de hologramas em forma de bandeira branca em torno de si...
PS.: caro @Justin Case, não é PESSOAL, tri?
FRANÇA - Chega o Mecânico pra trocar a rebimboca da parafuseta e, após primeiro calçar luvas de seda imaculadamente limpas na cor rosa Pink, depois abrir delicadamente seu estojo de manutenção Louis Vuitton e, por primeiro, retirar seu kit-lanche com champanhe Don Perignon e um potinho com escargots para se sentir confortável e feliz enquanto trabalha, só depois remove cuidadosamente a dúzia de ferramentas supersofisticadas e a rebimboca substituta, tudo de griffe; fica no estojo apenas o kit de emergência, que consiste em uma bandeira branca cuidadosamente acondicionada e embalada a vácuo, pois pode ser necessária a qualquer momento. Então, após começar o lanche e ligar sua fonia num discurso pré-gravado do De Gaulle (o Perón do Françuá ), passa a instalar calma e cirurgicamente a delicada peça na ainda mais delicada aeronave, parando de vez em quando para um golinho de champanhe e um pedaço do que os subdesenvolvidos queimadores de florestas lá du Brésil chamam de "lesma frita". Vendo que a fonia não responde, o Piloto vem perguntar quando é que vai poder decolar; como o cara não escuta por causa do discurso que está ouvindo, toca-lhe o ombro para chamar sua atenção; ao sentir isso, o Mecânico imediatamente desliga a fonia e se joga no chão, gritando "socorro, o Capitão Foutez me agrediu, vou morrer, eu me rendo"; o Capitão olha em volta e nota que do nada tem umas cem pessoas de cara feia e o filmando com celulares. Resulta que o Mecânico se declara em greve mas recebe dispensa remunerada de um ano por razões de saúde, indenização de cem mil euros e assistência psicológica seis vezes por semana para se recuperar do enorme trauma, além de lhe serem aplicados cem testes PCR por dia até terem certeza de que o Piloto não lhe passou coronga. Como a citada rebimboca ficou apenas parcialmente instalada e ninguém quer mexer nela porque pode pegar coronga, o avião nem decola, sendo transportado por terra à Dassault, onde o mesmo serviço é feito por robôs. O Piloto já está preso por agressão e atentado sanitário, além da multa de meio milhão de euros;
UCRÂNIA - Chega o Mecânico pra trocar a rebimboca da parafuseta: o sofisticado estojo Louis Vuitton ele, só de ver a marca, já deu pra namorada usar como bolsa e zoar as amigas, aquelas lindas pobretonas (que, ao verem o tipo de presentes que ele pode oferecer, já começam a achar algum jeito de poderem dar pra ele e ganhar algo assim também; para isso ele guardou as delicadas luvinhas de seda Pink); as ferramentas de griffe ele vendeu no Mercado Livre (consta que um brazuca chamado Carlos Mathias arrematou o que pôde), bem como o moderníssimo equipamento de fonia ele vendeu para um Gamer PRO com o pitoresco nickname de Peggy Amin A. Rolla, e o caríssimo lanche ele até provou da primeira vez, cuspiu fora berrando "Françuá FDP, paneleiro, como sempre! Me fizeram comer merda e beber água suja, PQP" e agora consiste em uma velha caixa de munição 7,62 x 54R contendo um sanduíche de pão caseiro com carne de porco e mostarda forte e uma garrafa de Vodka barata. A única ferramenta que ele tem é uma marreta, que furtou de uns Mecânicos de MiG. Dá uma mordida no sandes e um golão na garrafa, pra ajudar a descer. Dae abre a janela de inspeção, enfia a mão (sem luva) lá dentro e arranca o trambolho pra fora, olhando-a atentamente pra ver se pode ser reaproveitada. Tá frio pra burro e ele espirra; imediatamente imagina que pode ter apanhado coronga, dae faz seu tratamento preventivo: apanha a garrafa de Vodka e não para até a esvaziar. Dá um arroto, olha de novo para as três peças e conclui que já era, então berra "ô aviãozinho pra dar defeito, pó carailo" e de raiva joga as cinco peças com toda força contra os sete Rafales e uma das delicadas entradas de ar é perfurada, com a peça se chocando contra o interior RAM e o amassando, para ir parar menos de meio metro à frente do M88. Passada a raiva, prossegue o trabalho e, como não sabe mais qual é a verdadeira janela de inspeção nem qual mão usar das cem que está vendo, vai tateando pela fuselagem (e a arranhando toda, o que decuplica o RCS) até encontrar um orifício (é aquele por onde entrou a peça defeituosa) e começa a bater com a nova rebimboca para fazer entrar a marreta; a peça fru-fru se desmancha e ele enfia então a sola da bota com toda força, o que faz aquela porcaria entrar de vez, agora causando danos bem mais sérios ao RAM, inclusive arrancando pedaço, e tudo vai parar encostado no motor. Só de tocar nele metade das pás do compressor se desmancham e viram mais matéria-prima para FOD.
O Mecânico nem ouviu mas vem chegando um Lada sem escapamento, fumegando óleo queimado feito uma locomotiva a carvão do século dezenove, todo amassado e remendado com arame e cuspe, que serve para transportar Pilotos até seus aviões. Ao parar, e como a fechadura da porta traseira já era faz tempo, o piloto dá um coice e ela se abre; apara o contragolpe e aproveita para se agarrar nela, ficando a "dançar" com a porta até conseguir algum equilíbrio (quase largou a garrafa de Stolichnaya mas isso nem a pau, prefere arrancar a porta fora, se for o caso). Então vai cambaleando até o avião que parece mais próximo e berra pro Mecânico "e aí, filho duma porca, essa coisa de frutinha tá pronta?", ao que o indagado já vai responder com uma enxurrada de palavrões mas nota a garrafa pela metade na mão do outro, dae muda para "tá joinha, chefia, só subir e sair matando russky FDP" e fica olhando com ar guloso para a garrafa, o Piloto nota e, sabendo que tem mais duas guardadas no cockpit, berra "então seguraí, viado" e a arremessa em direção ao praça, dando risada; este tem que decidir qual de suas duzentas mãos vai ser a certa para pegar alguma das duzentas garrafas que vêm zunindo em sua direção, mas se tem coisa que Eslavo algum erra é em evitar desperdício de Vodka, ainda mais daquela! Assim, esta é aparada com precisão e, antes de dar a primeira golada, aspira profundamente no bocal (Stolichnaya não tem cheiro, tem perfume; quem já abriu uma sabe do que estou falando ) e seguiria fazendo isso, se não soubesse que, acreditem ou não, o sabor é ainda melhor que o cheir...PERFUME!
O Piloto vai tateando até chegar à escadinha que conduz ao cockpit, dae a encontra ao bater dolorosamente com a canela, o que lhe faz berrar um sonoro "PQP, toma essa, FDP" e desferir um coice; a delicada escadinha Francesa se desintegra; então berra "vem me ajudar aqui, corno desgraçado" para o Mecânico, o qual ainda está por ali dando cabo da Stoli antes que apareça alguém querendo um gole e este, após "enxugar" o que restava, vai até o Piloto, trançando os dedos das mãos e o ajudando a subir com um forte empurrão. Só que estão do lado errado e o canopy é basculante, assim, o Piloto bate com a cabeça nele, que fica todo trincado, e cai sentado, já rindo antes de "aterrissar". Nem desmanchou o penteado. No que levanta já dá outro chute no avião o que, além de nova mossa e várias trincas na graciosa fuselagem, ainda entorta com o que lhe parece vibração (na verdade o "caça" está é tremendo de medo) os dois pilones feitos na Saville Row - pois é, ao contrário da lenda, o Rafale não é 100% Françuá - em Londres. O Mecânico o ajuda a ir, cambaleando ambos, até o lado oposto, onde então repete o anterior, e desta vez o Piloto consegue entrar no que sobrou do "caça".
Um dos poucos botões que ele sabe pra que serve é o que liga os sistemas do avião; aciona e o computador "acorda"; no que seu sistema de autodiagnose se dá conta do estado em que se encontra, começa imediatamente uma algaravia de queixas e reclamações, ao que o Ucraniano responde "tá parecendo a minha muié, sabe como eu resolvo isso?" e arma um tapão pra bater no painel; os sofisticados sistemas detectam a ameaça e imediatamente acionam um emulador, que faz parecer que há uma centena de celulares filmando tudo e começa de novo aquela vozinha "se me bater vai pras redes sociais"; o Piloto diz apenas "então manda isso pra elas" e dá um baita dum pé de ouvido no painel. De imediato, a AI pede perdão e começa a ligar o que ainda funciona; só tem um motor em condições, o outro é isolado eletronicamente para poupá-lo (um dos segredos mais bem guardados sobre o Rafale é que sua AI se concentra em dez algoritmos principais: nove são detalhadíssimos e todos versam sobre auto-preservação; o último é um resuminho bem furreca sobre como lançar PGM superpotente em mendigo com AK-47 sem violar as nove regras anteriores). O canopy começa então a baixar lentamente e o Ucraniano está impaciente, quer ir logo pra lambança e matar algum Russo, dae se agarra na alça interna e começa a puxar com força e aos arrancos; a AI passa a dar gritinhos "uiuiuiuiui isso dói, não com tanta força, vai me arrebentar" e o Piloto, rindo cada vez mais, toma outro golão e diz "PQP, mas tu me lembra cada vez mais da patroa" e, após tomar mais um gole e colocar a Stoli no suporte, segura na alça com uma das mãos e com a outra dá uma baita marrada, enfiando de vez a lingueta de travamento do canopy no lugar, ao que a AI urra "AIIIIIIIIIIII FDP, ME DESTROÇOU" e ele, às gargalhadas "estou me sentindo em casa, foi bom pra você, querida?". Vencido, o Rafale se rende (novidade isso ) à vontade do Piloto e vai calculando como fazer para conseguir decolar com um motor só. Nem para na cabeceira da pista, o Piloto faz como num MiG e puxa as manetes de potência com toda força, conseguindo apenas arrancá-las e ficar com elas na mão esquerda. Larga no chão e se concentra em direcionar a aeronave (ele não sabe que todas as poucas informações que consegue entender e que aparecem nos MFDs são falsas, a AI tipicamente
Enfim, com o avião no ar, o Piloto começa sua patrulha. Toma mais um gole de Vodka antes de pegar no sono. Os sistemas de suporte à vida da AI percebem isso; pouco depois o RWR detecta um radar de FLANKER varrendo o céu.
No dia seguinte o Piloto Ucraniano, agora prisioneiro de guerra, acorda numa Base Russa. No interrogatório, conduzido por outros Pilotos de Caça e que parecem muito mais curiosos do que hostis, lhe perguntam apenas contra o que teve que combater para seu avião estar tão escangalhado. Responde apenas que nem sabe, aquilo nem avião é, quem quer caça que voe MiG ou Sukhoi. Os caras riem e é a vez dele perguntar. Quase cai duro ao saber que o Rafale voou sozinho, se rendeu por conta própria e pousou na Base que lhe foi indicada, com uma porção de hologramas em forma de bandeira branca em torno de si...
PS.: caro @Justin Case, não é PESSOAL, tri?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)