F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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jambockrs
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Re: F-35 News

#3616 Mensagem por jambockrs » Ter Mar 23, 2021 4:00 pm

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Custos de desenvolvimento para o programa de modernização do F-35 aumentaram US$ 1,9 bilhão em um ano

Por Valerie Insinna
WASHINGTON – Os custos de desenvolvimento estimados para o programa de modernização em andamento do F-35 Joint Strike Fighter aumentaram em US$ 1,9 bilhão desde 2019, e o esforço deve se estender até 2027, disse o US Government Accountability Office em um novo relatório de 18 de março.
Ao longo do programa de modernização do F-35 Block 4, que começou oficialmente em 2018, o Pentágono atualizará o hardware e software do jato produzido pela Lockheed Martin, adicionando novos recursos de armas e sistemas de computação.
Mas devido aos desafios no desenvolvimento e teste de algumas dessas novas tecnologias, bem como atrasos contínuos no cronograma, a estimativa mais recente do Departamento de Defesa dos EUA em 2020 mostra que o desenvolvimento do Block 4 agora está projetado para chegar a US$ 14,4 bilhões, disse o GAO.
Enquanto isso, o esforço de modernização – que inicialmente era esperado para terminar em 2026 – agora está programado para concluir um ano depois, embora o GAO tenha notado que o cronograma é baseado em “estimativas formuladas no início do esforço do Block 4” e não no desempenho demonstrado. Portanto, é possível que “a data de conclusão programada para 2027 não seja alcançável”.
O GAO listou uma série de razões para o crescimento de custos de US$ 1,9 bilhão. Um aumento de custo para testes de vôo resultou em uma cobrança adicional de US$ 705 milhões; despesas gerais e administrativas aumentaram em US$ 471 milhões; e o custo de um novo laboratório de treinamento adicionou US$ 336 milhões. Um pacote de atualizações de sistema de computação, conhecido como Technology Refresh 3, teve um aumento de custo de US$ 296 milhões.

A notícia dos aumentos de custo vem semanas depois que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General CQ Brown, reconheceu que a Força está conduzindo um estudo tático de aeronaves para explorar se deveria comprar menos F-35s. Atualmente, a Força Aérea dos EUA é o maior cliente do F-35, com 1.763 F-35As incluídos no programa de registro do serviço.
O presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, Adam Smith, D-Wash., Indicou sua própria frustração com os custos do programa F-35 durante um evento de 5 de março, onde disse que a nação deveria “parar de jogar dinheiro naquele buraco de rato em particular”.
Em um comunicado, o tenente-general Eric Fick, executivo do programa F-35, disse que o governo continua a fazer progressos no Block 4. “Os riscos do programa ainda existem, mas são bem compreendidos e gerenciados ativamente”, disse ele.

O Pentágono emitiu anteriormente uma estimativa de custo de sete anos para o esforço do Block 4, alegando em 2018 que o programa custaria US$ 10,6 bilhões do ano fiscal de 2018 ao ano fiscal de 2024. O departamento não forneceu dados do ano fiscal de 2025 ao ano fiscal de 2026, quando o programa foi originalmente programado para terminar.
A nova estimativa de custo de US$ 14,4 bilhões cobre todos os anos associados ao programa, incluindo os custos relacionados ao Block 4 desde o EF13. “No entanto, mais da metade do aumento desde que relatamos no ano passado, US$ 1,9 bilhão, é o crescimento do custo líquido dentro de vários aspectos do programa de desenvolvimento do Block 4” e não pode ser atribuído aos custos de anos anteriores ou despesas planejadas durante o ano fiscal de 2025 a fiscal de 2026, disse o GAO.
Fonte: Defense News vi blog Defesa Aérea & Naval 22 mar 2021
Tradução e adaptação: Luiz Padilha




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Re: F-35 News

#3617 Mensagem por Pablo Maica » Ter Mar 23, 2021 4:12 pm

O F-35 já pode virar um marco de indicadores econômicos, tipo... "o PIB do país X vale 7 F-35".


Um abraço e t+ :)




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Re: F-35 News

#3618 Mensagem por Túlio » Ter Mar 23, 2021 4:38 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Mar 23, 2021 4:12 pm O F-35 já pode virar um marco de indicadores econômicos, tipo... "o PIB do país X vale 7 F-35".


Um abraço e t+ :)

Acho que o Marketcap do BTC já ocupa esta posição... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


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Re: F-35 News

#3619 Mensagem por jambockrs » Qui Mar 25, 2021 10:06 am

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U.S. F-35 avariou-se acidentalmente com o próprio canhão
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Um dos dois 388th Fighter Wing do 4º Esquadrão de Caça F-35s envolvidos no bombardeio disparando com o GAU-22. - Créditos: USAF
Um F-35B Joint Strike Fighter do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA foi significativamente danificado quando um projétil disparado de sua arma de 25 mm na parte inferior explodiu logo após deixar a boca do canhão montado internamente.
Em 12 de março de 2021, o F-35B com VMX-1, o esquadrão de teste e avaliação do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA baseado no MCAS (Marine Corps Air Station) Yuma, Arizona, foi danificado durante uma missão noturna CAS (Close Air Support).
De acordo com Oriana Pawlyk do Military.com, que foi a primeira a relatar sobre o acidente, o F-35B estava operando sobre o Complexo Yuma Range, quando um PGU-32 / U Semi-Armor Piercing High Explosive Incendiary-Tracer (SAPHEI-T ) de 25 mm explodiu depois de deixar o tubo do canhão GAU-22 do caça.
A aeronave pousou com segurança e o acidente não resultou em qualquer lesão ao pessoal, no entanto, o incidente é classificado como um acidente de Classe A.
Classe A é o nível mais grave na escala de acidentes militares dos EUA, que cobre incidentes no ar e no solo.
Para acidentes de aviação, acidentes de Classe A são definidos como aqueles que resultam em pelo menos $ 2,5 milhões em danos à propriedade, ou a perda total da aeronave, ou um ou mais indivíduos sendo mortos ou permanentemente incapacitados.
Uma investigação está em andamento e, no momento, nem mesmo está claro se a munição foi disparada deliberadamente.
O F-35B, assim como o F-35C, só pode carregar o canhão automático GAU-22 / A Gatling de 25 mm em um pod externo, conhecido como GPU-9 / A, enquanto o F-35A tem esta arma instalada internamente.
Os primeiros testes de fogo real da cápsula do canhão ocorreram em 2016. Apesar das preocupações com a precisão da arma no passado, ela foi liberada para pelo menos algum nível de uso operacional, especialmente sendo instalada em F-35Bs de apoio da Marinha na retirada das forças dos EUA da Somália entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
Algumas pessoas compararam o acidente da última aeronave stealth com o incidente bizarro que ocorreu em 21 de setembro de 1956, quando um Grumman F-11F Tiger da Marinha dos EUA colidiu com seus próprios projéteis de canhão de 20 mm em voo. Essa aeronave foi completamente destruída no incidente e o piloto ficou ferido.
Em 2018, um canhão M61 Vulcan de 20 mm do jato de combate belga F-16AM Viper disparou uma série de tiros durante uma aparente inspeção. Essa arma estava carregada com munição de alto explosivo e o incidente deixou outro F-16AM destruído e um terceiro danificado, bem como dois técnicos da equipe de solo feridos.
Fonte: Fighter Jets World 25 mar 2021
Trad./adapt. jambock




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Re: F-35 News

#3620 Mensagem por NaScImEnTToBR » Seg Abr 26, 2021 11:38 am

Eu penso que essa palhaçada toda foi culpa da administração do projeto no Pentagono e da Lockheed Martin.
O F-35B não tem razão para existir. Quando os Marines pediram para incluir a versão deles, era para terem ouvido um sonoro “não” e pronto. Teria poupado muito tempo e dinheiro;

1° O financiamento do projeto deveria ter seguido o que foi feito com sucesso nos “Teen fighters” nos anos 1970. O dinheiro entrará na conta do fabricante aos se atingir as metas. Nada de recompensa sem esforço. Funcionou tão bem que a Grumman quase faliu devido aos problemas com o F-14. Mas esses foram consertados. Com o F-35 é: paieee (Pentagono), dei mole e errei, me dá mais dinheiro pra consertá… ;
2° O tal do “Concurrency” é uma jogada de marketing para mudar o nome de um fracassado processo dos anos 1950, o plano “Cook–Craigie”. Este gerou uma sucessão de projetos problemáticos (como o F-100 e F-102) que custaram a vida de muitos pilotos, e precisou de caminhões de dinheiro para corrigir parcialmente os problemas. Foi por causa disso que se mudou para o plano de meta e recompensa nos anos 1970, e este funcionou muito bem. Tivesse o F-35 seguido a tradicional forma de construir uma dezena de protótipos antes da produção seriada, a dor de cabeça já estaria praticamente resolvida;
3° Não era para tentar incluir todo tipo de penduricalho eletrônico logo nas primeiras versões, como o capacete chique e as câmeras IR ao redor da aeronave. Isso ajudaria a dirigir os esforços de engenharia para o projeto básico da aeronave e o que fosse supérfluo poderia vir depois, se e quando funcionasse;
4° Não era para a USN ter permissão de mudar tão profundamente os requerimentos depois dos protótipos voarem. Pedir para dobrar o peso da carga interna de armas (de duas Mk.83 para duas Mk.84) e ainda diminuir a velocidade de pouso já definida. Isso é palhaçada e gerou muito custo de reengenharia enorme para atender as novas metas. O programa começou a descarrilhar a partir daí.
É bom para eles que o próximo programa seja conduzido por pessoal competente e com mão de ferro. Caso contrário vai ser outro JSF.




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Re: F-35 News

#3621 Mensagem por Túlio » Seg Abr 26, 2021 12:16 pm

Com base na foto acima o Piloto teria levado um SIFUDOL :twisted: daqueles; no verdadeiro F-35B o cara saiu ileso porque o canhão fica num pod abaixo da aeronave:


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Re: F-35 News

#3622 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 26, 2021 6:57 am

Early F-35As May Get Axed Even Though Overall Readiness Has Improved Significantly
The Joint Strike Fighter topped the list for readiness rates last year but concerns about sustainment costs show no sign of going away.
BY THOMAS NEWDICK MAY 25, 2021

Figures recently released by the U.S. Air Force show that the readiness rate for the F-35A stealth fighter has made a major improvement in the last 12 months, while the stats for other fighter types within the service have remained essentially the same year over year. The development is good news for the Joint Strike Fighter program, which has rarely been far from controversy, but it could also provide ammunition for those arguing in favor of retiring the earliest least-capable F-35As, which are used mainly for training.

Overall, during 2020, and despite the effects of the COVID-19 pandemic, mission capable rates (MCR) for the Air Force’s fighters improved but the F-35A led the way. MCR is the percentage used to determine how many aircraft are ready for one or more of their assigned tasks at any given time and it serves as a valuable metric to assess maintenance efficiency as well as overall preparedness of the force at large.

For the Air Force’s conventional takeoff and landing Joint Strike Fighter variant, the F-35A, the MCR increased from 61.6 percent in Fiscal Year (FY) 2019 to 76.07 percent in FY20, according to figures obtained from the service by Air Force Magazine. While the corresponding figures for the F-15D and F-15E saw slight reductions in MCR, the readiness for the other fighter types in the force improved, albeit not by more than two percent in any instance.

ome of the main reasons for the F-35A’s readiness leap were outlined by Lieutenant General Eric Fick, director of the F-35 Joint Program Office (JPO), to the House Armed Service Committee last month. These include a major increase in budget to buy more spare parts and the induction of additional depots to keep the jets in working order. Perhaps most important, however, is the fact that, as production continues to ramp up, the Air Force is receiving more capable F-35As with more of the type’s teething troubles ironed out.

...

https://www.thedrive.com/the-war-zone/4 ... nificantly




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: F-35 News

#3623 Mensagem por P44 » Dom Jul 04, 2021 10:56 am

Swiss go American after deciding to buy F-35A fighter jets and Patriot missiles​

ZURICH (Reuters) -Switzerland has chosen Lockheed Martin’s F-35A Lightning II as its next-generation fighter plane, the government said on Wednesday, a move that will likely trigger another hotly-disputed referendum over the plan. Neutral Switzerland will buy 36 F-35As after an evaluation found it had “the highest overall benefit at the lowest overall cost,” the government said.


https://www.reuters.com/article/us-swis ... SKCN2E6129




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Re: F-35 News

#3624 Mensagem por P44 » Qui Jul 15, 2021 9:57 am





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Re: F-35 News

#3625 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 07, 2021 11:37 pm

Preço do F-35A deve subir, mas são os custos de sustentação que esgotarão o orçamento da USAF
Fernando Valduga Por Fernando Valduga 07/08/2021 - 17:58 em Militar


https://www.cavok.com.br/preco-do-f-35a ... to-da-usaf




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Re: F-35 News

#3626 Mensagem por P44 » Seg Nov 29, 2021 4:28 pm





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Re: F-35 News

#3627 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 08, 2021 12:58 am

O Comandante da USAF dando algumas chineladas no F-35 (e elogios também). Matéria da National Interest publicada anteontem:

https://nationalinterest.org/blog/reboo ... -35-197539

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https://nationalinterest.org/blog/reboo ... -35-197539




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Re: F-35 News

#3628 Mensagem por LM » Sex Dez 10, 2021 6:13 pm

Do FD:

The Lockheed Martin F-35A Lightning II is Finland’s next multi-role fighter

-64 aircraft, weaponry suitable for Finnish scenario, all gate checks passed, budget within framework (including annual costs below set limit of 254 MEUR).
-Front fuselage assembly in Finland for Finnish and global fleet.
-Block 4 as delivery standard.
-Importance of mission sets in evaluation:
Air superiority 30%
Air to ground/support of ground forces 20%
Support of naval forces 10%
Long-range fires/interdiction 20%
ISR 20%
-#Rafale and #Eurofighter did not pass gate checks! No comment on ranking in evaluation between the other three, besides the fact that F-35 was a "clear" winner.
-#Sidekick coming, i.e. making it possible to fly with six AIM-120 #AMRAAM internally. Norwegian brake chute also included.
- "Large number of weapons" included in offer played an important role.
-LJDAM in 1,000 and 250 kg versions, SDB I/II, JSM, and JASSM-ER included.
-Aircraft scored highest or shared highest in all mission sets.
-No "major difference" in annual operating cost between bids. Notes that in particular Swiss and Dutch numbers aren't comparable with Finnish due to major differences in calculation principles.
-#Finland will have most extensive domestic servicing capability of F-35, except the United States.
THAT IS HUGE.
-Independent engine maintenance capability coming.
- Finland F-35 HX decision: F-35A got 4.47 points in HX wargame evaluation, runner up got 3.81!

Imagem




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Re: F-35 News

#3629 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 10, 2021 6:19 pm

Se levarem mais uma trolhada no Canadá, talvez os suecos comecem a pensar em caças de 5a G mais cedo do que o previsto. E obviamente em um substituto para os Gripen E.
Talvez tenha um certo gosto amargo agora aquele projeto de estudo do FS2020 não ter andado para frente.




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Re: F-35 News

#3630 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 13, 2021 11:48 pm

O sistema ODIN (que acompanha os novos computadores OKBs), que está substituindo o AIS do F-35 são sistemas de suporte logístico da plataforma. O novo sistema tem evoluções como mais do que o dobro da capacidade de processamento, trabalha em nuvem, tem menos bugs.
MAS...
Os dados da aeronave continuam sendo passados para a Lockheed Martin (são repassados da aeronave para os computadores OKB dela com o mesmo argumento de prover um suporte logístico mais rápido, encontrar soluções que ajudem os F-35 das outras Forças Aéreas).

Resumindo: ele até que é um sistema bom. Mas os americanos continuarão sabendo tudo sobre o F-35, um a um, de qualquer país que o opera.

Achei interessante o título da matéria na home page do Cavok sobre o Lightning II: "Seleção do F-35 na Finlândia confirma seu status como 'o caça do mundo livre'". Só pude rir. Um título mais correto seria: "F-35: o caça do mundo livre preso aos interesses dos americanos".




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