Está em curso a modernização na frota de aeronaves C-130H da Força Aérea, nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.
Integrada no programa europeu SESAR - Single European Sky ATM Research – tem como objetivo adaptar as aeronaves, operadas pela Esquadra 501 - Bisontes, às exigências e regras dos céus Europeus, permitindo que a Força Aérea continue a cumprir a sua valorosa missão.
Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Força Aérea Portuguesa
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Dia 31 de Janeiro de 1989, são 09H35 em Tarbes no Sul de França, quando a torre de controlo autoriza o voo AFP0253 a descolar da pista 02. A bordo, o então Major PilAv Carlos Gromicho e o Cap Pil Hungria Teixeira colocam gás a fundo e iniciam a corrida de descolagem com o primeiro Epsilon português, número de cauda 1401, adquirido pela FAP. Destino: Base Aérea Nº1 em Sintra.
Volvidas 4H30 e após uma paragem para reabastecimento na Base Aérea de Valladolid (Espanha), o novo avião da FAP chegava ao espaço aéreo de Sintra onde um C-212 Aviocar da Esq. 401 o esperava para obter as primeiras fotografias em território nacional, prosseguindo depois para a aterragem “escoltado” por dois Cessna T-37C da Esq. 102.
Na realidade este não foi o primeiro voo do 1401 (mais tarde 11401), mas sim o décimo voo. O primeiro foi efectuado em 23JAN89. Entre 23 e 26JAN89 o Major Gromicho e o Capitão H. Teixeira efectuaram 4 voos cada (neste avião), com pilotos franceses, o que os habilitou a efectuarem os voos de aceitação.
Em 30JAN89 teve então lugar o voo de aceitação do 1401, com tripulação portuguesa e devendo assim ser este considerado o primeiro voo, se bem que a contabilização, em termos de horas de voo da frota, começa em 23JAN89.
A cerimónia oficial de apresentação do Epsilon aconteceu no dia 01FEV89, na Base Aérea Nº1 em Sintra, cerimónia esta que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional. Teve então início, a partir desta data, uma nova etapa na instrução elementar e básica em Portugal.
Ao contrário do 1401 (totalmente construído em França), os restantes 17 aviões foram montados em Portugal pelas OGMA, sendo que 14 (do 1402 ao 1415) foram entregues ainda durante o primeiro semestre de 1989, tendo o 18º, e último avião (1418), sido entregue em 08JUN90.
A todos os que voaram o Epsilon TB-30, parabéns!
Em breve teremos mais novidades acerca do evento que irá celebrar os 25 anos desta aeronave ao serviço da FAP.
Fonte: Esquadrão 101.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Avião de transporte C-295 da FAP aterrou em Dili depois de demonstração para as autoridades de Timor-Leste
Um avião C-295M da Força Aérea Portuguesa (FAP) aterrou ontem, dia 15 de Fevereiro, no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, na cidade de Díli, na República Democrática de Timor-Leste, para uma missão de demonstração das capacidades da aeronave feita a pedido das autoridades timorenses, anunciou ontem a FAP na sua página de Facebook.
A demonstração da capacidade da aeronave em termos de vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e controlo de pescas incluiu um voo por Timor-Leste, levando a bordo o primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão, alguns elementos do Governo, forças de defesa e segurança timorenses e o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus.
No final do voo, o primeiro-ministro Xanana Gusmão afirmou aos jornalistas que aquele tipo de aeronave responde às “preocupações” Timor-Leste. “Somos uma ilha, temos o problema dos crimes transnacionais, mas também temos obrigação de defender os nossos recursos piscatórios. Portanto, cai fantasticamente bem”, disse Xanana Gusmão citado ontem pelas agências noticiosas internacionais.
A visita do C-295 a Díli ocorre depois de uma demonstração feita em Singapura no âmbito de um protocolo celebrado entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus Military, em que o aparelho português e respectiva tripulação foram disponibilizados para estar na exposição estática do Salão Aeronáutico de Singapura e para percursos de demonstração que levarão o aparelho militar de registo português até a Austrália e à Nova Zelândia.
“O objectivo desta paragem é, no sentido daquilo que se passou há uma semana em Portugal onde foi estabelecido um acordo de cooperação com Timor-Leste, incentivar, valorar esse acordo e dar também o contributo da Força Aérea naquilo que for possível e demonstrar as valências e as capacidades que a Força Aérea tem e que de algum modo possam contribuir também para desenvolver a nossa cooperação com Timor”, afirmou o major-general Pedro Palhares, Director da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, e igualmente Director do Programa F-16/MLU da FAP, que acompanha a comitiva de militares portugueses nesta visita à República de Timor-Leste.
O C-295 pertence à Esquadra 502 da FAP que realiza missões de transporte táctico e geral, apoio logístico, vigilância marítima, busca e salvamento, evacuações médicas, bem como lançamento de tropas aerotransportadas, carga aérea e transporte de altas entidades.
A aeronave militar portuguesa saiu da Base Aérea do Montijo no passado dia 7 de Fevereiro, com destino a Heraklion, na Grécia. No dia seguinte partiu para os Emirados Árabes Unidos, tendo aterrado no Aeroporto do Abu Dhabi, onde a tripulação permaneceu uma noite. No dia 9 o C-295 da FAP aterrou no Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir nas ilhas Maldivas. No dia 10 atravessou o Oceano Índico e no dia seguinte estava em Singapura, onde foi visitado por delegações estrangeiras que participaram no ‘Singapore Air Show’, nomeadamente da Dinamarca e do Brasil.
Ontem os militares da FAP iniciaram o périplo de demonstrações em países da Austrália e da Ocêania, conforme programado e de acordo com o programa contratado com a Airbus Military. No sítio da FAP na Internet está disponível uma página sobre esta viagens do avião de transporte militar, intitulada “A Força Aérea Portuguesa em 3 Continentes de C-295M”, que pode ser consultada através do link http://www.emfa.pt/www/pagina-034-singapura e no qual os interessados poderão saber mais sobre esta inusitada viagem, que a Força Aérea Portuguesa considera ser “demonstrativa da capacidade e empenhamento deste Ramo [das Forças Armadas] na exploração operacional da aeronave C-295M, e também do contributo técnico dos militares portugueses para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitiram melhorar as capacidades instaladas naquele sistema de armas”.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
A notícia é de 2014! Asneira minha, vi ontem no telemóvel e... enfim.P44 escreveu: ↑Qua Fev 17, 2021 4:31 pm http://www.emfa.pt/www/pagina-034-singapura
Link não funciona
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
cabeça de martelo escreveu: ↑Seg Fev 01, 2021 10:46 am Força Aérea Portuguesa
Está em curso a modernização na frota de aeronaves C-130H da Força Aérea, nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.
Integrada no programa europeu SESAR - Single European Sky ATM Research – tem como objetivo adaptar as aeronaves, operadas pela Esquadra 501 - Bisontes, às exigências e regras dos céus Europeus, permitindo que a Força Aérea continue a cumprir a sua valorosa missão.
Ainda vamos usar esses velhotes durante uns anos ? mesmo depois de termos o KC390
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
A propósito, vamos ter um Tigre/Jaguar com pintura integral para o eminente Tiger Meet, que decorrerá em Beja daqui a poucas semanas. O F-16AM 15116 está a ser preparado para esse efeito, é uma surpresa em andamento desde o final do ano passado. Já tinha disso conhecimento e já tive oportunidade de ver um esboço do esquema que será aplicado (não posso revelar ou corro o sério risco de ser enviado para a Sibéria ), e só posso dizer que vai ficar um espectáculo.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Respondendo à Pergunta Derivada do Objetivo Específico Definir as Características para o Sistema de Armas de Instrução Avançada, são definidas as seguintes:
Relativamente à Performance:
o Aeronave a jato (desejável) ou turbo-prop (aceitável);
o Próxima do SAO.
Relativamente ao Cockpit:
o Capacidade de operação com NVG;
o PVI semelhante ao SAO.
Integração de Sistemas:
o Operação com sistemas de data link;
o Utilização de radar (real ou simulado);
o Utilização de Targeting Pod/EOIR;
o Capacidade de simulação e emprego de armamento de treino e real.
Relativamente a sistemas de simulação:
o GBTS;
o VTS.
Os SA a jato caracterizam-se pela alta performance, muito próxima dos SAO mas com elevados custos de produção, aquisição e operação. No entanto, face à evolução tecnológica dos SA5G, estes custos são compensados pela diminuição do esforço necessário na transição para os SAO e pela rentabilização dos SA de IA como plataformas de RA, equilibrando desta forma a balança.
Os SA turbo-prop apresentam cockpits modernos com integração de sistemas, simulação ou emulação de outros. A performance reduzida face a uma aeronave a jato é compensada pela redução de custos na aquisição das aeronaves e operação destas, com consumos de combustível francamente inferiores
Em suma, respondendo à Pergunta Derivada do Objetivo Específico Identificar Sistemas de Armas com as características identificadas para ministrar Instrução Avançada, reconhece-se que a IA é possível de ser ministrada em diversos tipos de aeronaves, e que a sua escolha depende de muitas variáveis. Nesta investigação são realçados, por serem casos práticos de SA utilizados em projetos recentes de IA ou pela importância do seu conceito de operação, os seguintes SA para IA:
Leonardo M-346;
KAI T-50A;
T-X da Boeing-Saab;
Embraer A-29;
Pilatus PC-21.
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400. ... NANDES.pdfDecorrente do presente trabalho de investigação, recomenda-se à Divisão de Operações (DivOps) do Estado-Maior da Força Aérea a viabilidade de colocar um PI na USAF a ministrar IA. Recomenda-se igualmente à DivOps que se estude a integração de um novo SA de IA na FAP, quais os impactos e ajustes necessários nas EC, que recursos novos seriam necessários, que recursos poderiam ser aproveitados, a fim de perceber e antecipar dificuldades e planear por forma a que estas sejam suprimidas.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
O F16 da FAP com a pintura especial do Nato Tiger Meet que irá decorrer em Beja de 2 Maio 2021 a 14 Maio 2021
https://www.natotigers.org/tiger-meet/ntm2021
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Eu achava que na TIGER Meet só se pintava os aviões como tigres.
Abraços
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Não sabia que a Revell tinha feito o nosso G91
Triste sina ter nascido português