Aviação do Exército
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Re: Aviação do Exército
o EB não pode operar aviação de asa fixa, Bolsonaro fez um decreto a Fab chiou e ele deu pra trás
- vplemes
- Sênior
- Mensagens: 1047
- Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
- Agradeceu: 168 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Re: Aviação do Exército
Essa picuinha da FAB parece coisa do muleque dono da bola que só aceita emprestar se ele puder escolher quem vai poder jogar. Da um desânimo.....
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 300 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: Aviação do Exército
É briga de cachorro magro por osso roído, o medo de perder espaço e verba, tal qual a rusga quase secular com a marinha e o fato de não largar a aviação de patrulha marítima por nada.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61497
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Aviação do Exército
Que eu saiba a lógica da FAB estava correta: nos termos em que foi feito (e apenas com a intenção de permitir a operação dos Sherpa e eventualmente similares pelo EB, como o Caravan ou mesmo o PC-6 Turbo Porter) o que saiu foi uma trapizonga que permitiria, na prática, que qualquer uma das Forças pudesse operar até caças e bombardeiros: num caso desses, pra que FAB? Estaríamos de volta ao final dos anos 30, quando EB e MB brigavam por causa de qualquer coisa que voasse com o emblema da outra Força, e isso para não falar nas verbas para aquisição e operação das ditas aeronaves. A solução foi criar a FAB.
Lembrar, a permissão de asa fixa para a MB se prendia à existência de um NAe, o que não é mais o caso, e visava especialmente parar as eternas brigas entre o pessoal embarcado da FAB com o da MB (pode parecer criancice mas é complicado mesmo quando duas Forças com Doutrinas e procedimentos diferentes por sua própria natureza precisam operar no mesmo espaço, e o próprio CFN é um exemplo: não seria mais simples e barato se o EB mantivesse uma tropa com capacidade anfíbia - afinal, há outras especializadas, como Caatinga, Selva, Montanha, o que custaria ter mais uma? - e a MB só precisasse ter os navios?). E mesmo assim ano passado o atual Cmt queria porque queria comprar Hornet véio do mesmo Kuwait que nos vendeu essas inutilidades chamadas AF-1 (e isso para não mencionar que cedo ou tarde ainda vão chegar as aeronaves mais inúteis de uma Força no Brasil, os CODAs).
Deviam é mandar os Skyhawks para a Argentina, onde sabemos que logo estarão inoperantes mesmo ou, com muita sorte, serão os melhores "caças" deles (bobear até gostam e contratam modernizações dos que lhes sobraram na EMBRAER), e os CODAS serem doados a algum Corpo de Bombeiros do Cerrado. Asa fixa fora da FAB tem mesmo que ser apenas avião pequeno, o resto é com a FAB.
Lembrar, a permissão de asa fixa para a MB se prendia à existência de um NAe, o que não é mais o caso, e visava especialmente parar as eternas brigas entre o pessoal embarcado da FAB com o da MB (pode parecer criancice mas é complicado mesmo quando duas Forças com Doutrinas e procedimentos diferentes por sua própria natureza precisam operar no mesmo espaço, e o próprio CFN é um exemplo: não seria mais simples e barato se o EB mantivesse uma tropa com capacidade anfíbia - afinal, há outras especializadas, como Caatinga, Selva, Montanha, o que custaria ter mais uma? - e a MB só precisasse ter os navios?). E mesmo assim ano passado o atual Cmt queria porque queria comprar Hornet véio do mesmo Kuwait que nos vendeu essas inutilidades chamadas AF-1 (e isso para não mencionar que cedo ou tarde ainda vão chegar as aeronaves mais inúteis de uma Força no Brasil, os CODAs).
Deviam é mandar os Skyhawks para a Argentina, onde sabemos que logo estarão inoperantes mesmo ou, com muita sorte, serão os melhores "caças" deles (bobear até gostam e contratam modernizações dos que lhes sobraram na EMBRAER), e os CODAS serem doados a algum Corpo de Bombeiros do Cerrado. Asa fixa fora da FAB tem mesmo que ser apenas avião pequeno, o resto é com a FAB.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7602
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2556 vezes
- Agradeceram: 1031 vezes
Re: Aviação do Exército
Uma boa idéia, esses CODAS deveriam ser convertidos em aviões bombeiros e cedidos para uma força nos moldes da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA (ou criar um braço bombeiro nessa mesma força) para dar apoio ao combate aos incêndios que daqui uns 05 meses vão estar castigando novamente o país e dando munição para hipócritas disparem as mesmar m... sobre o Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2064
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Re: Aviação do Exército
Os franceses fazem justamente isso.e o próprio CFN é um exemplo: não seria mais simples e barato se o EB mantivesse uma tropa com capacidade anfíbia - afinal, há outras especializadas, como Caatinga, Selva, Montanha, o que custaria ter mais uma? - e a MB só precisasse ter os navios?).
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1983
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 205 vezes
Re: Aviação do Exército
Na prática o resultado do Mimimi é: Não tenho, então ninguem tem e f@da-se a necessidade.
abs
abs
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61497
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Aviação do Exército
Não entendi: sem um NAe para que serve um CODA?
Ainnn mas serve pra REVO também: SÉRIO? Compete com o -390 ou pelo menos com o -130? Talvez com o -295? NECAS!
Esse troço não tem nada que o justifique, do mesmo modo que um mero par de Skyhawks operacionais. Só servem pra gastar dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS à toa.
Ainnn mas serve pra REVO também: SÉRIO? Compete com o -390 ou pelo menos com o -130? Talvez com o -295? NECAS!
Esse troço não tem nada que o justifique, do mesmo modo que um mero par de Skyhawks operacionais. Só servem pra gastar dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS à toa.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 300 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: Aviação do Exército
Vai servir para levar almirante para formosa, uma vez por ano, sem tem que pedir carona para a FAB.
Um abraço e t+
Um abraço e t+
- gusmano
- Sênior
- Mensagens: 1983
- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 205 vezes
Re: Aviação do Exército
Concordo, por isso me referia a AvEx.. os sherpas não são para suprir uma demanda bem especifica do EB, que a FAB não da conta?Túlio escreveu: ↑Ter Fev 23, 2021 10:02 pmNão entendi: sem um NAe para que serve um CODA?
Ainnn mas serve pra REVO também: SÉRIO? Compete com o -390 ou pelo menos com o -130? Talvez com o -295? NECAS!
Esse troço não tem nada que o justifique, do mesmo modo que um mero par de Skyhawks operacionais. Só servem pra gastar dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS à toa.
A MB deveria ter cancelado esse trem assim que aposentou o NAe, a não ser que o custo de rescindir os contratos (compra/manutenção/treinamento etc)fosse ainda mais alto...ai nesse caso, deveria passar essa bomba para frente.
abs
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61497
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Aviação do Exército
Pablo Maica escreveu: ↑Qua Fev 24, 2021 3:57 am Vai servir para levar almirante para formosa, uma vez por ano, sem tem que pedir carona para a FAB.
Um abraço e t+
Tá pra nascer o Almirante que vai topar passar horas apertado numa tranqueira sacolejante dos anos 60 para ir do Rio até GO só pra assistir um Treinamento do CFN. É mais fácil ir de Boeing ou Airbus (ou num V-Jet da FAB) em primeira classe tomando champanhe...
Pois é, mas a treta é que os Almirantes estavam dispostos até a matar o SNA (quase conseguiram, um PR lhes tirou o doce da boca, e digam o que disserem do hôme, ele fez muita coisa certa também e essa foi uma das maiores) para enterrar o dinheiro todo no Opalão, logo, quando o negócio dos Skyhawks e CODAs foi feito fazia algum sentido e lembres, ainda levaram quase uma década para entregar os pontos e dar de baixa; aliás, me veio agora uma ideia ESTRANHA: de repente os caras resolveram inverter a lógica e, ao invés de, "tendo o NAe, precisa ter os aviões", estão numas de "tendo os aviões, precisa ter o NAe" o que, se for mesmo o caso, já é de se pensar em INTERNAÇÃO.
gusmano escreveu: ↑Qua Fev 24, 2021 9:39 am
Concordo, por isso me referia a AvEx.. os sherpas não são para suprir uma demanda bem especifica do EB, que a FAB não da conta?
A MB deveria ter cancelado esse trem assim que aposentou o NAe, a não ser que o custo de rescindir os contratos (compra/manutenção/treinamento etc)fosse ainda mais alto...ai nesse caso, deveria passar essa bomba para frente.
abs
Pois é, mas a treta é que os Almirantes estavam dispostos até a matar o SNA (quase conseguiram, um PR lhes tirou o doce da boca, e digam o que disserem do hôme, ele fez muita coisa certa também e essa foi uma das maiores) para enterrar o dinheiro todo no Opalão, logo, quando o negócio dos Skyhawks e CODAs foi feito fazia algum sentido e lembres, ainda levaram quase uma década para entregar os pontos e dar de baixa; aliás, me veio agora uma ideia ESTRANHA: de repente os caras resolveram inverter a lógica e, ao invés de, "tendo o NAe, precisa ter os aviões", estão numas de "tendo os aviões, precisa ter o NAe" o que, se for mesmo o caso, já é de se pensar em INTERNAÇÃO.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61497
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Aviação do Exército
Ué, o Ilques não estava todo assanhadinho ano passado querendo comprar F/A-18A/B/C/D de segunda mão?
Essa gente é ESTRANHA, viajam em cada DOIDEIRA...
Essa gente é ESTRANHA, viajam em cada DOIDEIRA...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- italo clay
- Intermediário
- Mensagens: 304
- Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 18 vezes
Re: Aviação do Exército
gusmano escreveu: ↑Qua Fev 24, 2021 9:39 amConcordo, por isso me referia a AvEx.. os sherpas não são para suprir uma demanda bem especifica do EB, que a FAB não da conta?Túlio escreveu: ↑Ter Fev 23, 2021 10:02 pm
Não entendi: sem um NAe para que serve um CODA?
Ainnn mas serve pra REVO também: SÉRIO? Compete com o -390 ou pelo menos com o -130? Talvez com o -295? NECAS!
Esse troço não tem nada que o justifique, do mesmo modo que um mero par de Skyhawks operacionais. Só servem pra gastar dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS à toa.
A MB deveria ter cancelado esse trem assim que aposentou o NAe, a não ser que o custo de rescindir os contratos (compra/manutenção/treinamento etc)fosse ainda mais alto...ai nesse caso, deveria passar essa bomba para frente.
abs
concordo, baita compra sem sentido. outra coisa que a MB deveria ter não ter feito foi a modernização dos A-4. devia ter vendido para uma ATAC da vida. e pra manter os pilotos bastava alocar um em cada esquadrão de caça da FAB
CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 300 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Re: Aviação do Exército
Ainda acho que esse decreto cai quando a FAB precisar de mais clientes lançadores para o Stout, e que a FAB justamente pressionou o governo para manter o EB como uma reserva estratégica para ajudar a comprar uma meia dúzia de unidades desse projeto.
Um abraço e t+
Um abraço e t+