O futuro da AAAe no Brasil
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1960 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: O futuro da AAAe no Brasil
A Revista Força Aérea lançada recentemente (somente edição digital) tem uma matéria de 14 páginas sobre o Iris-T. Recomendo.
- knigh7
- Sênior
Segue uma matéria sobre o Iris-T SLM de uma outra revista digitalizada. Embora não seja atual, essas 2 páginas concentram muitas informações sobre o sistema:
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Tá certo que o atirador acertou, era um alvo tipo aeromodelo. Mas a impressão que dá é que não é tão fácil assim acertar, se o cara não tiver muita destreza, perde o alvo... mais ainda se o mesmo fosse mais veloz e manobrável.
Para isso, tem-se o RBS-70NG, que tem um auxílio no guiamento do laser, meio que trancando no alvo. O mais interessante mesmo seria um guiamento totalmente automático, em que o operador só clica no alvo, acompanha e o próprio sistema leva o míssil até o mesmo, com cálculo de trajetória otimizada. Tal qual o Gripen, seria uma coisa interessante de se desenvolver com a BID.
Para isso, tem-se o RBS-70NG, que tem um auxílio no guiamento do laser, meio que trancando no alvo. O mais interessante mesmo seria um guiamento totalmente automático, em que o operador só clica no alvo, acompanha e o próprio sistema leva o míssil até o mesmo, com cálculo de trajetória otimizada. Tal qual o Gripen, seria uma coisa interessante de se desenvolver com a BID.
----------------
amor fati
amor fati
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
- knigh7
- Sênior
Observem a capacidade imageamento e ECCM do Iris-T:
O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
- gabriel219
- Sênior
Se vier com produção nacional, não precisamos nos preocupar com isso, mas acho difícil isso vir com a Diehl. Os Alemães não são diferentes do EUA, impõe uma bancada de coleiras em você. Creio que o Tio Jacó está mais apto a fazer negócios dessa maneira.
- gabriel219
- Sênior
Um interessante do IRIS-T é que ele possui uma versão lançada a partir de submarinos, o IDAS.
- vplemes
- Sênior
- Agradeceu: 168 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Se estamos comprando para usar no gripen, não vejo qual seria o problema com a versão terrestre. Não vejo o porquê a Alemanha criaria caso com uma possível compra do Iris-T.
- gabriel219
- Sênior
- knigh7
- Sênior
Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.
Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.
Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.
Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
- gabriel219
- Sênior
Falo do Pantir-SM até mesma forma em que altas dúvidas quanto ao módulo MR do Spyder ser aerotransportado junto com seu caminhão. A única imagem que se tem do Spyder sendo aerotransportado é apenas do módulo do SR, sem caminhão e já me parecia estar no limite da altura de um C-130.knigh7 escreveu: ↑Dom Jan 24, 2021 1:30 pm Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.
Não veria problemas no EB adquirir radares Israelenses para complementar os radares orgânicos das viaturas. Os S-400 Indianos terão radares Israelenses integrados ao sistema, então o mesmo poderia ser feito com o E/L-2084.
De qualquer forma, se o Spyder for escolhido, terá que ser necessário adquirir alguma escolta AAe para esse sistema, já que o mesmo só pode disparar quanto estiver estacionado e defesa AAe, assim como qualquer outra artilharia, não pode ficar estacionada muito tempo em uma determinada posição, principalmente sistemas de médio alcance.
A versatilidade do Pantsir é ser a própria escolta e poder ficar sempre em movimento, vetorado por um radar de maior alcance e sistema C2.
- gabriel219
- Sênior
Vou detalhar melhor:
Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:
Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:
Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
- knigh7
- Sênior
A Diehl nem teria formalizado uma proposta do SLM para nós sem a anuencia do.Governo Alemão, que detém metade da participação no consórcio.
O Gabriel acabou esclarecendo a "frescura" daquele Governo no qual me referi.
- knigh7
- Sênior
Gabriel,
Use softwares de geometria interativa. Pode ser esses deste site:
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/geometria.php
Vc vai observar que dado ao alcance mínimo requerido 40km, com 4 UTs, uma se locomove e as outras 3 protegem bem a área, que é grande. Se o EB colocar mais radares(no caso individual, para cada UT, mais caro vai ser). A Rafael, que ofereceu o radar, não ofereceu 1 para cada UT. E o Spyder pode ter. Não ofereceu porque nao deve ser interessante ao EB.
Quanto à capacidade de um C-130 poder levar Spyder MR, acho difícil encontrar uma revista que não coloca esta capacidade.
Use softwares de geometria interativa. Pode ser esses deste site:
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/geometria.php
Vc vai observar que dado ao alcance mínimo requerido 40km, com 4 UTs, uma se locomove e as outras 3 protegem bem a área, que é grande. Se o EB colocar mais radares(no caso individual, para cada UT, mais caro vai ser). A Rafael, que ofereceu o radar, não ofereceu 1 para cada UT. E o Spyder pode ter. Não ofereceu porque nao deve ser interessante ao EB.
Quanto à capacidade de um C-130 poder levar Spyder MR, acho difícil encontrar uma revista que não coloca esta capacidade.
- knigh7
- Sênior
Gabriel,gabriel219 escreveu: ↑Dom Jan 24, 2021 5:40 pm Vou detalhar melhor:
Acho que esse módulo pode ser removido...
O módulo do armamento do Pantsir pode ser retirado. Eu tenho os PPTs da apresentação da Rosoboronexport. E é bem detalhada.
Eu vou fazer um trabalho de escavação arqueológica nos meus arquivos e coloco aqui.