O futuro da AAAe no Brasil
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
A Revista Força Aérea lançada recentemente (somente edição digital) tem uma matéria de 14 páginas sobre o Iris-T. Recomendo.
- knigh7
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Segue uma matéria sobre o Iris-T SLM de uma outra revista digitalizada. Embora não seja atual, essas 2 páginas concentram muitas informações sobre o sistema:
- Brasileiro
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Tá certo que o atirador acertou, era um alvo tipo aeromodelo. Mas a impressão que dá é que não é tão fácil assim acertar, se o cara não tiver muita destreza, perde o alvo... mais ainda se o mesmo fosse mais veloz e manobrável.
Para isso, tem-se o RBS-70NG, que tem um auxílio no guiamento do laser, meio que trancando no alvo. O mais interessante mesmo seria um guiamento totalmente automático, em que o operador só clica no alvo, acompanha e o próprio sistema leva o míssil até o mesmo, com cálculo de trajetória otimizada. Tal qual o Gripen, seria uma coisa interessante de se desenvolver com a BID.
Para isso, tem-se o RBS-70NG, que tem um auxílio no guiamento do laser, meio que trancando no alvo. O mais interessante mesmo seria um guiamento totalmente automático, em que o operador só clica no alvo, acompanha e o próprio sistema leva o míssil até o mesmo, com cálculo de trajetória otimizada. Tal qual o Gripen, seria uma coisa interessante de se desenvolver com a BID.
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amor fati
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- gabriel219
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Observem a capacidade imageamento e ECCM do Iris-T:
O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
O Iris-T é o bicho. O problema é um dos donos, que é cheio de frescura (Alemanha).
- gabriel219
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Se vier com produção nacional, não precisamos nos preocupar com isso, mas acho difícil isso vir com a Diehl. Os Alemães não são diferentes do EUA, impõe uma bancada de coleiras em você. Creio que o Tio Jacó está mais apto a fazer negócios dessa maneira.
- gabriel219
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Um interessante do IRIS-T é que ele possui uma versão lançada a partir de submarinos, o IDAS.
- vplemes
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Se estamos comprando para usar no gripen, não vejo qual seria o problema com a versão terrestre. Não vejo o porquê a Alemanha criaria caso com uma possível compra do Iris-T.
- gabriel219
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.
Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.
Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.
Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
- gabriel219
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Falo do Pantir-SM até mesma forma em que altas dúvidas quanto ao módulo MR do Spyder ser aerotransportado junto com seu caminhão. A única imagem que se tem do Spyder sendo aerotransportado é apenas do módulo do SR, sem caminhão e já me parecia estar no limite da altura de um C-130.knigh7 escreveu: ↑Dom Jan 24, 2021 1:30 pm Gabriel, pelo requisito absoluto (7.7, b), todo o sistema deve ser transportado por um C-130. É possível até separar o módulo do caminhão, mas o Pantsir exige caminhões pesados.
Há também a questão que 2 concorrentes deixaram em aberto ao EB escolher o radar. Nem especificaram. Já a Rafael especificou, mas é provável que se o EB exigir, como o Derby e o Python V são de guiagem ativa, podem deixar para o EB escolher.
Mas vale ressaltar que o Pantsir é um sistema que foi evoluindo até ficar excelente. Mas na minha opinião, ele tem poucas chances de vencer.
Não veria problemas no EB adquirir radares Israelenses para complementar os radares orgânicos das viaturas. Os S-400 Indianos terão radares Israelenses integrados ao sistema, então o mesmo poderia ser feito com o E/L-2084.
De qualquer forma, se o Spyder for escolhido, terá que ser necessário adquirir alguma escolta AAe para esse sistema, já que o mesmo só pode disparar quanto estiver estacionado e defesa AAe, assim como qualquer outra artilharia, não pode ficar estacionada muito tempo em uma determinada posição, principalmente sistemas de médio alcance.
A versatilidade do Pantsir é ser a própria escolta e poder ficar sempre em movimento, vetorado por um radar de maior alcance e sistema C2.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Vou detalhar melhor:
Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:
Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:
Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
A Diehl nem teria formalizado uma proposta do SLM para nós sem a anuencia do.Governo Alemão, que detém metade da participação no consórcio.
O Gabriel acabou esclarecendo a "frescura" daquele Governo no qual me referi.
- knigh7
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Gabriel,
Use softwares de geometria interativa. Pode ser esses deste site:
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/geometria.php
Vc vai observar que dado ao alcance mínimo requerido 40km, com 4 UTs, uma se locomove e as outras 3 protegem bem a área, que é grande. Se o EB colocar mais radares(no caso individual, para cada UT, mais caro vai ser). A Rafael, que ofereceu o radar, não ofereceu 1 para cada UT. E o Spyder pode ter. Não ofereceu porque nao deve ser interessante ao EB.
Quanto à capacidade de um C-130 poder levar Spyder MR, acho difícil encontrar uma revista que não coloca esta capacidade.
Use softwares de geometria interativa. Pode ser esses deste site:
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/geometria.php
Vc vai observar que dado ao alcance mínimo requerido 40km, com 4 UTs, uma se locomove e as outras 3 protegem bem a área, que é grande. Se o EB colocar mais radares(no caso individual, para cada UT, mais caro vai ser). A Rafael, que ofereceu o radar, não ofereceu 1 para cada UT. E o Spyder pode ter. Não ofereceu porque nao deve ser interessante ao EB.
Quanto à capacidade de um C-130 poder levar Spyder MR, acho difícil encontrar uma revista que não coloca esta capacidade.
- knigh7
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Re: O futuro da AAAe no Brasil
Gabriel,gabriel219 escreveu: ↑Dom Jan 24, 2021 5:40 pm Vou detalhar melhor:
Esse aqui é um MAN HX 58 6x6, que tem sua altura por volta de 3.2 metros. Nessa imagem acima, vemos que o módulo e o sistema EO/IR supera sua altura em algo entre 80 cm-1,20 m. Ai temos um problema:
Tudo isso me faz pensar que o Spyder, mesmo o SR, só pode ser aerotransportado removendo-o do caminhão. Na época, foi dito que o Pantsir só poderia ser aerotransportado por um C-130 sendo somente o módulo, sem o caminhão.
Acho que esse módulo pode ser removido...
O módulo do armamento do Pantsir pode ser retirado. Eu tenho os PPTs da apresentação da Rosoboronexport. E é bem detalhada.
Eu vou fazer um trabalho de escavação arqueológica nos meus arquivos e coloco aqui.