TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Interessante que lembro de dois pilotos do GDA que foram para a Suécia voar no Gripen E. Não sei o que aconteceu com eles depois que voltaram.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gripen E próximo de entrar em serviço na Suécia
https://www.edrotacultural.com.br/gripe ... na-suecia/
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um tributo ao “Dezesseis”
Por João Paulo Moralez - dez 21, 2020
https://tecnodefesa.com.br/um-tributo-a ... mment-4924
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
POST EDITADO porque escrevi BESTEIRA.
Véio BURRO - BURRO - BURRO!!!
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Túlio, no vídeo informa que é um piloto de provas da Embraer e que o voo foi feito em Gavião Peixoto em 25 de novembro deste ano.
Ao que eu saiba, havia um pessoal do GDA que foi selecionado para formação na Suécia, se na fábrica da SAAB ou pela força aérea sueca não sei dizer.
Procurei informações recentes mas não encontrei nenhuma sobre a formação dos pilotos militares brasileiros no Gripen E.
Ao que eu saiba, havia um pessoal do GDA que foi selecionado para formação na Suécia, se na fábrica da SAAB ou pela força aérea sueca não sei dizer.
Procurei informações recentes mas não encontrei nenhuma sobre a formação dos pilotos militares brasileiros no Gripen E.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu acho que é em Gavião Peixoto mesmo.
Abraços,
Wesley
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Minhas desculpas aos cupinchas @FCarvalho e @FIGHTERCOM, a "capa" do vídeo é igual a vários que vi ao longo do ano com Piloto Sueco e pensei que fosse apenas mais um (ou, alternativamente, aquele do Piloto Brasileiro - FAB - na Suécia). Tendo agora assistido, digo que VOSMEÇÊS têm toda a razão.
Errei FEIO, assim, me adescurpem.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pelo que eu pude constatar, apenas um piloto de provas do IPEV voou o Gripen E na Suécia, e outros dois pilotos da FAB voaram o Gripen C/D.
Este do vídeo é o segundo piloto brasileiro a voar o modelo E.
Como disse, procurei mais informações sobre o pessoal do GDA que seria treinado nos Gripen E a fim e receber os caças, mas não encontrei absolutamente nada.
Apenas os protótipos estão voando, além dos dois primeiros de série, sueco e brasileiro, que hora estão sendo usados para homologação do Gripen E. Apenas um destes caças voando é do modelo biplace, no caso do Gripen Demo que está sendo aproveitado para testes de sistemas.
Não sei como vai ficar a parte de treinamento e formação do pessoal brasileiro neste primeiro momento já que não existem Gripen F voando, e este só tem previsão de sair do chão lá para 2023 salvo engano.
Os simuladores até ajudam, mas não são suficientes, até prova em contrário.
Este do vídeo é o segundo piloto brasileiro a voar o modelo E.
Como disse, procurei mais informações sobre o pessoal do GDA que seria treinado nos Gripen E a fim e receber os caças, mas não encontrei absolutamente nada.
Apenas os protótipos estão voando, além dos dois primeiros de série, sueco e brasileiro, que hora estão sendo usados para homologação do Gripen E. Apenas um destes caças voando é do modelo biplace, no caso do Gripen Demo que está sendo aproveitado para testes de sistemas.
Não sei como vai ficar a parte de treinamento e formação do pessoal brasileiro neste primeiro momento já que não existem Gripen F voando, e este só tem previsão de sair do chão lá para 2023 salvo engano.
Os simuladores até ajudam, mas não são suficientes, até prova em contrário.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Meus prezados
Futuros pilotos da aeronave F-39 Gripen passam por preparação física
Aviadores do 1º Grupo de Defesa Aérea, na Ala 2, passam por avaliações da Comissão de Desportos da Aeronáutica
“O ser humano não pode ser o fator limitante na utilização do vetor aéreo de combate em sua máxima performance”. A partir dessa premissa os militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) trabalham para desenvolver treinamentos físicos específicos para os futuros pilotos da aeronave F-39 Gripen, caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que será entregue em breve.
Um grupo de seis militares da CDA, todos com doutorado na área de saúde, realiza estudos para confeccionar Cadernos de Instrução com programas de treinamento físico específico para cada demanda de atividade operacional desenvolvida não só para os pilotos de Caça, mas também para os demais grupos operacionais da FAB: pilotos de Transporte, Patrulha e Reconhecimento; pilotos de Asas Rotativas; e militares dos Grupamentos de Artilharia Antiaérea.
Em abril de 2018, o Grupo de Trabalho Fox, responsável pela Gerência Operacional da Aeronave F-39 Gripen no Comando de Preparo (COMPREP), solicitou à CDA uma avaliação preliminar dos pilotos e um cronograma de atividades com a finalidade de atender os requisitos físicos necessários solicitados pela Força Aérea Sueca para o curso do novo vetor de combate da FAB.
A Tenente Educadora Física Alini Schultz Moreira ressalta que, inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura para contextualização científica da demanda fisiológica exigida do piloto de Caça em voos com aeronaves de alta performance. Em seguida, foi feita uma visita técnica durante o Exercício Operacional BVR (do inglês, Beyond Visual Range) 2018, na Ala 2, em Anápolis (GO), para observação in loco da atividade aérea em questão.
“Ficou evidenciado que, em voos de combate, o piloto é submetido a altos estresses fisiológicos repetitivos, com curtos intervalos de tempo, que envolvem predominantemente a força muscular para um emprego eficiente da manobra anti-G (do inglês Anti-G Straining Maneuver), completa o Tenente Educador Físico Renato de Oliveira Massaferri.
Segundo a Tenente Educadora Física Daniele Gabriel, após definidas as principais valências físicas, foi montado um plano para avaliação precisa e individual e, que ao mesmo tempo, pudesse ser aplicada com a máxima otimização da infraestrutura disponível e facilmente reprodutível em todos os Esquadrões de Caça da FAB.
Os pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea, na Ala 2, passaram pela bateria de avaliação entre os dias 6 e 11 de junho de 2019. No dia 12, os resultados foram apresentados e os treinos específicos começaram a ser desenvolvidos para um programa de treinamento individualizado de 16 semanas. O planejamento inicial abrange um mínimo de três avaliações por ciclo, sendo uma inicial para prescrição, uma intermediária para ajustes e uma final para verificar o efeito da intervenção e proposição de um novo ciclo de treinamento.
Voar caças de última geração como o Saab Gripen não é para qualquer pessoa. É preciso possuir o preparo e as condições físicas para voar com segurança e suportar as elevadas cargas G que esses aviões produzem, quando realizam manobras de combate aéreo
Fonte: Força Aérea Brasileira via site Poder Aéreo 26 jun 2019
Futuros pilotos da aeronave F-39 Gripen passam por preparação física
Aviadores do 1º Grupo de Defesa Aérea, na Ala 2, passam por avaliações da Comissão de Desportos da Aeronáutica
“O ser humano não pode ser o fator limitante na utilização do vetor aéreo de combate em sua máxima performance”. A partir dessa premissa os militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) trabalham para desenvolver treinamentos físicos específicos para os futuros pilotos da aeronave F-39 Gripen, caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que será entregue em breve.
Um grupo de seis militares da CDA, todos com doutorado na área de saúde, realiza estudos para confeccionar Cadernos de Instrução com programas de treinamento físico específico para cada demanda de atividade operacional desenvolvida não só para os pilotos de Caça, mas também para os demais grupos operacionais da FAB: pilotos de Transporte, Patrulha e Reconhecimento; pilotos de Asas Rotativas; e militares dos Grupamentos de Artilharia Antiaérea.
Em abril de 2018, o Grupo de Trabalho Fox, responsável pela Gerência Operacional da Aeronave F-39 Gripen no Comando de Preparo (COMPREP), solicitou à CDA uma avaliação preliminar dos pilotos e um cronograma de atividades com a finalidade de atender os requisitos físicos necessários solicitados pela Força Aérea Sueca para o curso do novo vetor de combate da FAB.
A Tenente Educadora Física Alini Schultz Moreira ressalta que, inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura para contextualização científica da demanda fisiológica exigida do piloto de Caça em voos com aeronaves de alta performance. Em seguida, foi feita uma visita técnica durante o Exercício Operacional BVR (do inglês, Beyond Visual Range) 2018, na Ala 2, em Anápolis (GO), para observação in loco da atividade aérea em questão.
“Ficou evidenciado que, em voos de combate, o piloto é submetido a altos estresses fisiológicos repetitivos, com curtos intervalos de tempo, que envolvem predominantemente a força muscular para um emprego eficiente da manobra anti-G (do inglês Anti-G Straining Maneuver), completa o Tenente Educador Físico Renato de Oliveira Massaferri.
Segundo a Tenente Educadora Física Daniele Gabriel, após definidas as principais valências físicas, foi montado um plano para avaliação precisa e individual e, que ao mesmo tempo, pudesse ser aplicada com a máxima otimização da infraestrutura disponível e facilmente reprodutível em todos os Esquadrões de Caça da FAB.
Os pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea, na Ala 2, passaram pela bateria de avaliação entre os dias 6 e 11 de junho de 2019. No dia 12, os resultados foram apresentados e os treinos específicos começaram a ser desenvolvidos para um programa de treinamento individualizado de 16 semanas. O planejamento inicial abrange um mínimo de três avaliações por ciclo, sendo uma inicial para prescrição, uma intermediária para ajustes e uma final para verificar o efeito da intervenção e proposição de um novo ciclo de treinamento.
Voar caças de última geração como o Saab Gripen não é para qualquer pessoa. É preciso possuir o preparo e as condições físicas para voar com segurança e suportar as elevadas cargas G que esses aviões produzem, quando realizam manobras de combate aéreo
Fonte: Força Aérea Brasileira via site Poder Aéreo 26 jun 2019
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pela primeira vez, foi realizado o voo solo de um piloto da Embraer a bordo do primeiro caça F-39 Gripen brasileiro. O voo aconteceu na Unidade de Gavião Peixoto.
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