Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#316 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 23, 2020 10:02 pm

EduClau escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:55 pm
FCarvalho escreveu: Qua Dez 23, 2020 1:58 pm Diz-se que os paquistaneses estão trabalhando em cima da versão block III do FC-1. Talvez com alguma ajuda financeira chinesa os argentinos conseguissem alguns.
Mas pelo que se vê por lá, é mais fácil a China "doar" FC-1 usados para a FAA.
O problema é a vida de célula, 3000hs. Com 110hs/ano/piloto x 3 tripulações segundo eles, os aviões não durariam nem 10 anos.
Duvido que a FAA tem grana para que seus pilotos consigam voar tudo isso...
:roll:
Ficaria surpreso se cada piloto conseguisse voar metade dessas horas por ano na FAA. E mesmo que voem metade, ainda assim seria um custo muito alto para o orçamento que eles não tem.
A FAA há 40 anos atrás tinha, salvo engano, de 3 a 4 grupos de caça, com mais de 50 aeronaves em linha, entre Mirage e derivados e os Skyhawks. Se fosse para eles terem essa capacidade de volta precisariam vender a Patagônia aos chineses.
Mas para ser bem honesto, eu gostaria muito de ver os hermanos com sua força aérea bem equipada. Eles não seriam um problema para nós. Pelo contrário.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#317 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Dez 25, 2020 9:40 pm

EduClau escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:55 pm

O problema é a vida de célula, 3000hs. Com 110hs/ano/piloto x 3 tripulações segundo eles, os aviões não durariam nem 10 anos.
Duvido que a FAA tem grana para que seus pilotos consigam voar tudo isso...
:roll:
Procurei e só achei a vida útil do motor WS-13. Teria o link, ou pelo menos pra onde deveria olhar pra achar a vida útil da célula?


FIGHTERCOM escreveu: Qua Dez 23, 2020 5:27 pm Pode acrescentar aí a questão logística para mantenimento desses caças.


Abraços,

Wesley
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#318 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 10:00 pm

Só se a Argentina abrir seu mar pros Chineses pescar, em troco de FC-1 com PL-10 e PL-12 novinhos, Type 15 e outras coisas que não prestam.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#319 Mensagem por EduClau » Sáb Dez 26, 2020 9:21 am

Editado por repetido.




Editado pela última vez por EduClau em Sáb Dez 26, 2020 9:25 am, em um total de 1 vez.
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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#320 Mensagem por EduClau » Sáb Dez 26, 2020 9:24 am

Glauber Prestes escreveu: Sex Dez 25, 2020 9:40 pm
EduClau escreveu: Qua Dez 23, 2020 4:55 pm

O problema é a vida de célula, 3000hs. Com 110hs/ano/piloto x 3 tripulações segundo eles, os aviões não durariam nem 10 anos.
Duvido que a FAA tem grana para que seus pilotos consigam voar tudo isso...
:roll:
Procurei e só achei a vida útil do motor WS-13. Teria o link, ou pelo menos pra onde deveria olhar pra achar a vida útil da célula?

The JF-17 reportedly has an airframe life of 3,000 hours. If the PAF is flying each JF-17 for 150 to 200 hours per year, then the JF-17 has a service life of 15 to 20 years.

https://quwa.org/2019/09/30/pakistan-ro ... -fighters/

Perguntei lá no forum hermano se tem algum outro enlace, se responderem coloco aqui também.

Abs.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#321 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Dez 26, 2020 7:47 pm

EduClau escreveu: Sáb Dez 26, 2020 9:24 am
Glauber Prestes escreveu: Sex Dez 25, 2020 9:40 pm Procurei e só achei a vida útil do motor WS-13. Teria o link, ou pelo menos pra onde deveria olhar pra achar a vida útil da célula?

The JF-17 reportedly has an airframe life of 3,000 hours. If the PAF is flying each JF-17 for 150 to 200 hours per year, then the JF-17 has a service life of 15 to 20 years.

https://quwa.org/2019/09/30/pakistan-ro ... -fighters/

Perguntei lá no forum hermano se tem algum outro enlace, se responderem coloco aqui também.

Abs.
Muito obrigado pela informação, e por favor, coloque aqui outras informações!

Porém, gostaria de salientar que um JF-17/FC-1 com eventuais 5.000 horas voadas, e que passou por todos os checks, é tão seguro como o que acabou de sair da fábrica com todas as horas genuinamente zeradas.
O grande negócio é saber em quais momentos, e a qual custo das manutenções pesadas dele. Valores de uma eventual troca de asas, nível de acesso a certas áreas que devem ser inspecionadas em busca de eventual fadiga, e coisas do tipo.

Não tô dizendo que o produto em si é bom, eu realmente não conheço. Apenas que esses números são mais importantes para guiar a manutenção do que para decretar o final da vida "real" de uma aeronave.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#322 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Dez 26, 2020 11:08 pm

Acho que se realmente houver uma proposta forte da china para vender caças a FAA, vai acontecer um "milagre" e vão surgir uma ou duas dúzias de F-16 ou F-18 cheios de areia, de lambuja, e os hermanos vão se abraçar com tudo que podem. Já tiveram experiências ruins com a indústria chinesa, adoram bancar ser um membro da OTAN e de quebra são sucateiros como a gente.

Um abraço e t+ :)




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#323 Mensagem por Túlio » Dom Dez 27, 2020 1:22 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Dez 26, 2020 11:08 pm Acho que se realmente houver uma proposta forte da china para vender caças a FAA, vai acontecer um "milagre" e vão surgir uma ou duas dúzias de F-16 ou F-18 cheios de areia, de lambuja, e os hermanos vão se abraçar com tudo que podem. Já tiveram experiências ruins com a indústria chinesa, adoram bancar ser um membro da OTAN e de quebra são sucateiros como a gente.

Um abraço e t+ :)

O grande problema, como sempre, se chama MALVINAS! Eu nem consigo imaginar quanto downgrade teria que ser feito em um teen fighter para os Ingleses não abrirem MUITO o berreiro, tipo nada de capacidade REVO, BVR, EW, no nariz nada melhor do que APG-65 (F/A-18) e APG-68 (F-16) das primeiras versões e olhe lá, e muito menos Harpoon ou cruise. Tão capados que nem daria para chamar de caças e sim "jatos de desfile e exposição".

Cedo ou tarde vão ter que entender, é Rússia, China ou adiós FAA, bienvenida TAA.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#324 Mensagem por gabriel219 » Dom Dez 27, 2020 1:31 pm

A própria Argentina procurou saber do FC-1, então vejo que estão interessados sim. Eles tretam com os Chineses devido a pesca, principalmente no Sul. Poderia haver um acordo de camaradas, permitindo os barcos de pesca Chineses em troca de uns 24-36 FC-1.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#325 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 27, 2020 2:41 pm

gabriel219 escreveu: Dom Dez 27, 2020 1:31 pm A própria Argentina procurou saber do FC-1, então vejo que estão interessados sim. Eles tretam com os Chineses devido a pesca, principalmente no Sul. Poderia haver um acordo de camaradas, permitindo os barcos de pesca Chineses em troca de uns 24-36 FC-1.
Há interesse, mas não sei se por conta dos militares. Até onde eu sei os militares argentinos pegaram muita resistência a materiais chineses devido as péssimas experiências com blindados, munições para os TAM/TAM Palmaria e testes com helicópteros e uma quase fabricação sob licença destes na FAdeA.

Acredito sim que num acordo entre governos os aviões chineses podem aterrissar por lá, como foi com todos os outros armamentos chineses que chegaram na argentina, caso contrário eles vão continuar catando velharias por ai.


Um abraço e t+ :)




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#326 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 27, 2020 2:52 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 27, 2020 1:22 pm
Pablo Maica escreveu: Sáb Dez 26, 2020 11:08 pm Acho que se realmente houver uma proposta forte da china para vender caças a FAA, vai acontecer um "milagre" e vão surgir uma ou duas dúzias de F-16 ou F-18 cheios de areia, de lambuja, e os hermanos vão se abraçar com tudo que podem. Já tiveram experiências ruins com a indústria chinesa, adoram bancar ser um membro da OTAN e de quebra são sucateiros como a gente.

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O grande problema, como sempre, se chama MALVINAS! Eu nem consigo imaginar quanto downgrade teria que ser feito em um teen fighter para os Ingleses não abrirem MUITO o berreiro, tipo nada de capacidade REVO, BVR, EW, no nariz nada melhor do que APG-65 (F/A-18) e APG-68 (F-16) das primeiras versões e olhe lá, e muito menos Harpoon ou cruise. Tão capados que nem daria para chamar de caças e sim "jatos de desfile e exposição".

Cedo ou tarde vão ter que entender, é Rússia, China ou adiós FAA, bienvenida TAA.
Mas é bem por ai mesmo, F-16 block 30 e F-18C/D no máximo, com Sidewinder e umas LGB. Capacidade revo hoje está praticamente inexistente na argentina por falta de vetores KC. Outra coisa é Mirage 2000 C com R-530 Aveugle. Para evitar uma eventual escalada na influência chinesa na AS os americanos podem "controlar" o chilique britanico.

Afinal de contas qual o menor risco, manter os argentinos na coleira e sob a tutela do tio sam e franceses, ou deixar eles acessarem tudo que os chineses tem para oferecer, principalmente em termos de ataque naval?


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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#327 Mensagem por gabriel219 » Dom Dez 27, 2020 2:53 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Dez 27, 2020 2:41 pm
gabriel219 escreveu: Dom Dez 27, 2020 1:31 pm A própria Argentina procurou saber do FC-1, então vejo que estão interessados sim. Eles tretam com os Chineses devido a pesca, principalmente no Sul. Poderia haver um acordo de camaradas, permitindo os barcos de pesca Chineses em troca de uns 24-36 FC-1.
Há interesse, mas não sei se por conta dos militares. Até onde eu sei os militares argentinos pegaram muita resistência a materiais chineses devido as péssimas experiências com blindados, munições para os TAM/TAM Palmaria e testes com helicópteros e uma quase fabricação sob licença destes na FAdeA.

Acredito sim que num acordo entre governos os aviões chineses podem aterrissar por lá, como foi com todos os outros armamentos chineses que chegaram na argentina, caso contrário eles vão continuar catando velharias por ai.


Um abraço e t+ :)
Mas é esse caminho mesmo, acordo de Governo. A FAdA vai ter que se contentar com o que o Governo empurrar, se não...

Fora que tudo ocidental usa acento Martin Baker, então esquece.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#328 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 27, 2020 3:12 pm

Os últimos embargos britânicos contaram com uma boa dose desdenho do governo trump com relação ao cenário geopolítico da AL. O novo governo vai ter que correr para conter o crescimento da influência chinesa aqui e na áfrica. A ameaça chinesa pode trazer algumas facilidades para os Argentinos, pois após a base de rastreamento de satélites, estrategicamente alocada ao lado de uma rodovia com grandes trechos preparados para receber aeronaves de grande porte (leia-se pode operar um IL-76 ou Y-20 tranquilamente), tudo que os americanos não precisam é de uma base naval chinesa no atlântico.


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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#329 Mensagem por Túlio » Dom Dez 27, 2020 3:14 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Dez 27, 2020 2:52 pm

Mas é bem por ai mesmo, F-16 block 30 e F-18C/D no máximo, com Sidewinder e umas LGB. Capacidade revo hoje está praticamente inexistente na argentina por falta de vetores KC. Outra coisa é Mirage 2000 C com R-530 Aveugle. Para evitar uma eventual escalada na influência chinesa na AS os americanos podem "controlar" o chilique britanico.

Afinal de contas qual o menor risco, manter os argentinos na coleira e sob a tutela do tio sam e franceses, ou deixar eles acessarem tudo que os chineses tem para oferecer, principalmente em termos de ataque naval?


Um abraço e t+ :)
Mas aí é que está, os chinas não são os titios bonzinhos que a tigrada pensa que são, não deixam ninguém mexer nas bugigangas deles; até o JF-17, versão "mexida" do FC-1 e montada/usada pelo Paquistão tem a maior parte de sua manutenção feita na China, e notemos que esta sequer o usa mas mesmo assim NÃO SE MEXE!

Assim, mesmo a melhor parceria da Argentina com eles seria mais ou menos como a nossa com a SAAB, onde transferência de tecnologia PARA O BRASIL é coisa beeeem diferente de fazê-lo PARA BRASILEIROS, ou seja, a EMBRAER faz a montagem final e algumas integrações mas o grosso da tecnologia fica na SAAB Aeroestruturas (que instalaram aqui), na ATMOS (que compararam 100% e vai fazer manutenção e eventuais updates/upgrades de radares e parte dos aviônicos) e na AKAER (que vêm comprando devagarinho desde os começos da década passada, tendo chegado a uns 40% no ano passado, neste momento nem sei).

Outro caso é a IVECO, que traz parte do motor do Guarani da mesma Argentina e o resto da Itália. Tem coisa que ninguém vende, gaiteiro véio... :wink: 8-]




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#330 Mensagem por Pablo Maica » Dom Dez 27, 2020 3:29 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 27, 2020 3:14 pm
Pablo Maica escreveu: Dom Dez 27, 2020 2:52 pm

Mas é bem por ai mesmo, F-16 block 30 e F-18C/D no máximo, com Sidewinder e umas LGB. Capacidade revo hoje está praticamente inexistente na argentina por falta de vetores KC. Outra coisa é Mirage 2000 C com R-530 Aveugle. Para evitar uma eventual escalada na influência chinesa na AS os americanos podem "controlar" o chilique britanico.

Afinal de contas qual o menor risco, manter os argentinos na coleira e sob a tutela do tio sam e franceses, ou deixar eles acessarem tudo que os chineses tem para oferecer, principalmente em termos de ataque naval?


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Mas aí é que está, os chinas não são os titios bonzinhos que a tigrada pensa que são, não deixam ninguém mexer nas bugigangas deles; até o JF-17, versão "mexida" do FC-1 e montada/usada pelo Paquistão tem a maior parte de sua manutenção feita na China, e notemos que esta sequer o usa mas mesmo assim NÃO SE MEXE!

Assim, mesmo a melhor parceria da Argentina com eles seria mais ou menos como a nossa com a SAAB, onde transferência de tecnologia PARA O BRASIL é coisa beeeem diferente de fazê-lo PARA BRASILEIROS, ou seja, a EMBRAER faz a montagem final e algumas integrações mas o grosso da tecnologia fica na SAAB Aeroestruturas (que instalaram aqui), na ATMOS (que compararam 100% e vai fazer manutenção e eventuais updates/upgrades de radares e parte dos aviônicos) e na AKAER (que vêm comprando devagarinho desde os começos da década passada, tendo chegado a uns 40% no ano passado, neste momento nem sei).

Outro caso é a IVECO, que traz parte do motor do Guarani da mesma Argentina e o resto da Itália. Tem coisa que ninguém vende, gaiteiro véio... :wink: 8-]

Desculpe se me fiz entender errado tio Túlio, não quis falar sobre ToT's e sim sobre compras de prateleira, acesso a tudo que os chineses tem para empacotar e vender.

Nesse caso um JF-17 armado com CM-400 AKG é muito mais incomodo para os britânicos do que F-16, F-18 ou Mirages mais surrados do que eu depois de limpar o pátio de casa.


Um abraço e t+ :)




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