Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1441 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Dez 18, 2020 8:53 am

knigh7 escreveu: Sex Dez 18, 2020 12:31 am
vplemes escreveu: Qua Dez 16, 2020 4:34 pm
https://theintercept.com/2020/06/29/tcu ... -exercito/

TCU PREPARA ABSOLVIÇÃO DE GENERAIS DO EXÉRCITO QUE QUEIMARAM R$ 273 MILHÕES EM NEGÓCIO BILIONÁRIO
Técnicos do tribunal descobriram ‘erros grosseiros’ em contrato de mais de R$ 5 bilhões para a compra de blindados. Prejuízo não pode ser recuperado.

Rafael Neves

Resumindo:

Depois de assinarem um contrato de 2.044 veículos, os "jenios" do EB perceberam que suas necessidades (ou capacidades) eram para uma quantidade bem menor. Foram tentar renegociar mas a Iveco não aceitou receber menos mas mesmo assim o EB diminuiu o número de veículos para 1.588 mas pagando o valor de 2044. O guarani acabou por se tornar um veículo barato muitíssimo caro. :oops:
O que ocorreu foi que o Exército esperava transformar 6 Brigadas de Infantaria Motorizadas em Mecanizadas (a 8ª, 13ª, 11ª, 9ª, 15ª e a 3ª). O contrato com a Iveco foi assinado em cima disso, com o número de unidades de Guaranis necessárias (2.044). Dada as restrições orçamentárias que se seguiram, o EB refez o planejamento, abandonando a ideia de transformar as 2 primeiras que eu citei, diminuindo 456 unidades, impactando no preço por unidade do Guarani.

Com mais de 830 viaturas blindadas 4x4 para o Programa Guarani, e com o cronograma de entrega até 2.040, (pode ser uma versão ou modelo mais avançado no futuro), só muito pessimista como o Juarez para acreditar que o EB não vai conseguir nem mais 144 Linces.
Dúvida: O EB não poderia ter mantido o número de 2044 unidades e retirar 456 para um possível "FMS Tupiniquim"? Ou quem sabe, usar as últimas 456 unidades para substituir os primeiros lotes. Será que existe algum impedimento?

Mesmo uma possível doação para nações amigas seria melhor negócio do que esse prejuízo de 273 milhões.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1442 Mensagem por marcusv » Sex Dez 18, 2020 2:05 pm

No boletim do exército publicado hoje está a determinação do início do projeto de modernização do cascavel.interessante dar uma olhada




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1443 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 18, 2020 2:31 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Dez 18, 2020 8:53 am
knigh7 escreveu: Sex Dez 18, 2020 12:31 am

O que ocorreu foi que o Exército esperava transformar 6 Brigadas de Infantaria Motorizadas em Mecanizadas (a 8ª, 13ª, 11ª, 9ª, 15ª e a 3ª). O contrato com a Iveco foi assinado em cima disso, com o número de unidades de Guaranis necessárias (2.044). Dada as restrições orçamentárias que se seguiram, o EB refez o planejamento, abandonando a ideia de transformar as 2 primeiras que eu citei, diminuindo 456 unidades, impactando no preço por unidade do Guarani.

Com mais de 830 viaturas blindadas 4x4 para o Programa Guarani, e com o cronograma de entrega até 2.040, (pode ser uma versão ou modelo mais avançado no futuro), só muito pessimista como o Juarez para acreditar que o EB não vai conseguir nem mais 144 Linces.
Dúvida: O EB não poderia ter mantido o número de 2044 unidades e retirar 456 para um possível "FMS Tupiniquim"? Ou quem sabe, usar as últimas 456 unidades para substituir os primeiros lotes. Será que existe algum impedimento?

Mesmo uma possível doação para nações amigas seria melhor negócio do que esse prejuízo de 273 milhões.


Abraços,

Wesley
Se mesmo após reduzir o número de brigadas o EB só cumpriu 11% do Programa em valores, aquele número seria inexequível. Levar em conta também que a Força tem outros projetos muito importantes.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1444 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 18, 2020 4:44 pm

marcusv escreveu: Sex Dez 18, 2020 2:05 pm No boletim do exército publicado hoje está a determinação do início do projeto de modernização do cascavel.interessante dar uma olhada
Já foi publicado? Tudo o que sei sobre isso é uma live do Caiafa que provavelmente vai durar umas 19 horas com só 5 minutos de material relevante e tenho déficit de atenção, então nunca vou ter paciência pra ver isso tudo.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1445 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 18, 2020 6:06 pm

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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1446 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 18, 2020 10:12 pm

Bom, pelo que está sendo demandado no documento acima, a questão prática se resume a verificar in loco se aquele projeto de modernização da Equitron pode ser adaptado em termos de custos e logística apontados. É isso.
No mais, na completa falta de capacidade de colocar a VBR 8X8 na rua para desfilar, fica-se com o que se tem.
Se a sugestão sobre os custos e forma de financiamento do projeto forem aprovadas, vamos ter Cascavel rodando no EB até 2040. No mínimo.
Nem uma maldita guerra nos tira deste círculo vicioso.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1447 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 18, 2020 11:26 pm





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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1448 Mensagem por Duka » Sáb Dez 19, 2020 3:01 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Dez 18, 2020 4:44 pm
marcusv escreveu: Sex Dez 18, 2020 2:05 pm No boletim do exército publicado hoje está a determinação do início do projeto de modernização do cascavel.interessante dar uma olhada
Já foi publicado? Tudo o que sei sobre isso é uma live do Caiafa que provavelmente vai durar umas 19 horas com só 5 minutos de material relevante e tenho déficit de atenção, então nunca vou ter paciência pra ver isso tudo.
Hahaha
Simplesmente não consigo ver nenhum vídeo daquela cara. É muita encheção de linguiça e quase nada de informação relevante (aliás, pra gente que acompanha fórum é nada msm).




Abraços
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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1449 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Dez 19, 2020 11:30 pm

Li uma matéria aqui sobre o protótipo EQ-12 Cascavél da Equitron e achei muito interessante a quantidade de modificações que fizeram na viatura, vai ser muito bom se conseguirmos ter a verba pra atualizar 200 viaturas pra esse padrão.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1450 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 20, 2020 1:34 am

Por mais que eu deteste a ideia, devo concordar que talvez seja a única solução possível no curto prazo.
Por outro lado, isso pode significar também o enterro definitivo da VBR do Guarani de uma vez pir todas já que se pretende esticar a vida desses bldos por quase vinte anos a mais.
Acreditar que vamos tirar uma nova VBR da cartola nesse meio tempo em que estamos gastando o erário público reformando Cascavel é no mínimo duvidoso, para não dizer irascível.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1451 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 20, 2020 2:44 am

A modernização do Cascavel será menos abrangente que o protótipo da Equitron. Não trocará o motor nem a suspensão, por exemplo. Haverá apenas a revitalização deles. Ainda bem. Há 4 anos atrás, a modernização do Cascavel para o nível da Equitron tinha um custo de USD 500 mil a unidade. Ressalto, em dólares.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1452 Mensagem por Matheus » Dom Dez 20, 2020 10:25 am

O Cascavel consegue disparar em movimento? Depois dá modernização conseguirá?




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1453 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 20, 2020 2:18 pm

knigh7 escreveu: Dom Dez 20, 2020 2:44 am A modernização do Cascavel será menos abrangente que o protótipo da Equitron. Não trocará o motor nem a suspensão, por exemplo. Haverá apenas a revitalização deles. Ainda bem. Há 4 anos atrás, a modernização do Cascavel para o nível da Equitron tinha um custo de USD 500 mil a unidade. Ressalto, em dólares.
O que me pergunto é o seguinte: mesmo que este custo seja, digamos, de US 250 mil por veículo, isto significa um custo geral de US 50 milhões o projeto. Um valor, acredito, muito maior do que teria de ser investido no projeto da VBR MSR para termos um protótipo, avaliações e homologação. O problema depois seria conseguir comprar a viaturas operacionais.

Novamente, sou de opinião que o EB errou, e errou feio, a sair da proposta original para este veículo em um primeiro momento de uma VBR 6x6 e só depois, diria muito depois, de uma VBR 8x8 baseados no Guarani.

Imagino que, talvez, uma forma de tentar reaver este projeto em termos mais acessíveis financeiramente para nós seria lançar um modelo de VBR 6x6 baseado na torre TORC30 da Ares adaptada com uma versão do canhão 57mm da Bofors/76mm SR da Leonardo. Esta parece ser uma tendência a ser seguida nos próximos anos para veículos deste tipo, ou mesmo de VBCI. E penso com certeza seria bem menos complicado de adpatar ao Guarani e bem menos caro de se obter do que um bldo com canhão de 105/120mm.

Isto feito, penso que o passo seguinte, e mais lógico, seria obter-se uma VBTP/VBCI 8x8 e a partir dela, aí sim, desenvolver uma VBR MSR 8X8, se isto ainda for oportuno e necessário.

Conquanto, duvido que iremos ver outras opções que não a já pré estabelecida, mesmo sem qualquer indicativo de que ela venha à luz em qualquer tempo.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1454 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 21, 2020 9:18 am

FCarvalho escreveu: Dom Dez 20, 2020 2:18 pm
knigh7 escreveu: Dom Dez 20, 2020 2:44 am A modernização do Cascavel será menos abrangente que o protótipo da Equitron. Não trocará o motor nem a suspensão, por exemplo. Haverá apenas a revitalização deles. Ainda bem. Há 4 anos atrás, a modernização do Cascavel para o nível da Equitron tinha um custo de USD 500 mil a unidade. Ressalto, em dólares.
O que me pergunto é o seguinte: mesmo que este custo seja, digamos, de US 250 mil por veículo, isto significa um custo geral de US 50 milhões o projeto. Um valor, acredito, muito maior do que teria de ser investido no projeto da VBR MSR para termos um protótipo, avaliações e homologação. O problema depois seria conseguir comprar a viaturas operacionais.

Novamente, sou de opinião que o EB errou, e errou feio, a sair da proposta original para este veículo em um primeiro momento de uma VBR 6x6 e só depois, diria muito depois, de uma VBR 8x8 baseados no Guarani.

Imagino que, talvez, uma forma de tentar reaver este projeto em termos mais acessíveis financeiramente para nós seria lançar um modelo de VBR 6x6 baseado na torre TORC30 da Ares adaptada com uma versão do canhão 57mm da Bofors/76mm SR da Leonardo. Esta parece ser uma tendência a ser seguida nos próximos anos para veículos deste tipo, ou mesmo de VBCI. E penso com certeza seria bem menos complicado de adpatar ao Guarani e bem menos caro de se obter do que um bldo com canhão de 105/120mm.

Isto feito, penso que o passo seguinte, e mais lógico, seria obter-se uma VBTP/VBCI 8x8 e a partir dela, aí sim, desenvolver uma VBR MSR 8X8, se isto ainda for oportuno e necessário.

Conquanto, duvido que iremos ver outras opções que não a já pré estabelecida, mesmo sem qualquer indicativo de que ela venha à luz em qualquer tempo.
Flávio, já te passou pela cabeça que VBR 8x8 e VBCI 8x8 não tem nada a ver um com outro?

Sério, quero entender essa tara de "melhor desenvolver isso aqui primeiro e depois ir pro próximo". Uma coisa não tem a ver com outra, nem se quer são a mesma viatura.

Nem me venha com aquelas gambiarras de pegar um VBTP 8x8 e enfiar um canhão nele, o que deixa uma viatura totalmente instável. Torre 30 mm já faz isso!

VBTP/VBCI 8x8 pode ser uma evolução do 6x6, esticado e com um eixo a mais. VBR ou VBC 8x8 já é algo totalmente novo, com maior largura, espaçamento entre eixos, uma viatura desenvolvida em torno de uma torre e canhão, seja 105 ou 120 mm.




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Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1455 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 21, 2020 1:23 pm

gabriel219 escreveu: Seg Dez 21, 2020 9:18 am Flávio, já te passou pela cabeça que VBR 8x8 e VBCI 8x8 não tem nada a ver um com outro?
Sério, quero entender essa tara de "melhor desenvolver isso aqui primeiro e depois ir pro próximo". Uma coisa não tem a ver com outra, nem se quer são a mesma viatura.
Nem me venha com aquelas gambiarras de pegar um VBTP 8x8 e enfiar um canhão nele, o que deixa uma viatura totalmente instável. Torre 30 mm já faz isso!
VBTP/VBCI 8x8 pode ser uma evolução do 6x6, esticado e com um eixo a mais. VBR ou VBC 8x8 já é algo totalmente novo, com maior largura, espaçamento entre eixos, uma viatura desenvolvida em torno de uma torre e canhão, seja 105 ou 120 mm.
Bom, foi o EB que falou primeiro em fazer isto, do ponto de vista conceitual, claro:

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2017/12/VBTP-com-canh%C3%A3o-de-90-mm-1024x649.jpg

E depois fazer isto:

https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2017/12/VBR-MR_8x8_Gino_Marcomini_Autorizado1.jpg

Se eles andaram pirando na batatinha, devem ter lá seus motivos para achar que isto daria certo. Não sei.
Mas se não pode, mantenho ao menos a opinião de que as VBTP 8x8 deveriam ser propostas, e só depois pensar em uma VBR 8x8 fosse qual fosse o modelo.
No caso aí da VBR 6X6, ao menos no papel me parece crível realizar algo do tipo com um canhão de 90mm. Acho o 105 muita coisa para um bldo pequeno como o Guarani.
De qualquer forma, para nós, penso que uma TORC30 com um 57 ou 76 adaptados já estaria de bom tamanho para a infantaria mecanizada.
A cav mecanizada teria que pensar em outras soluções mesmo.




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