Qual a solução proposta para a pressão ambiental que o país está passando e tende a piorar se nada for feito? Chutar o pau da barraca e fazer como a Coréia do Norte....muito fácil propor esse tipo de direção. Deve atrair muitos seguidores. Só lembrando que a Coréia do Norte tinha um patrocinador que continua patrocinando-a até hoje (China). No mais o país vive na penúria há décadas e o regime só se mantém no poder pq é uma ditadura violenta que subjuga a população.
O Irã no acordo nuclear abriu mão de desenvolver armas nucleares, desmantelou centrifugas e equipamentos e permitiu as inspeções internacionais às suas instalações nucleares em troca de poder levar uma existência mais normal do ponto de vista econômico.
Sei lá. O Irã pintou e bordou desde o sequestro dos funcionários da Embaixada dos EUA e nunca foi invadido a despeito de possuir umas das maiores reservas de petróleo.
O Iraque só foi invadido porque Sadam invadiu o Kuwait e não quis sair de lá. Antes ele era o "queridinho" de todos, mesmo sendo uma ditadura feroz que jogava armas químicas em seu próprio povo. Teve todas as chances de sair do Kuwait mesmo assistindo uma coalizão internacional se formar e deu uma banana para todos. Teve uma percepção equivocada da realidade (possivelmente porque estava cercado por puxas sacos que não queriam contrariar o chefe) e o resto foi consequência disso.
O Brasil é muito diferente desses casos.
O caminho a ser adotado pelo Brasil mais cedo ou tarde para resolver essa questão será calibrar melhor a politica ambiental e a diplomacia. É relativamente simples e barato.