Vc está vendo o Mercosul se aprofundando?prometheus escreveu: Sex Dez 11, 2020 9:41 pm1- Certo, mas acho que o foco finalistico era mais na geopolítica regional brasileira, na integração, e não só na economia por si só...
2 - não me refiro ao que faz sentido ou não, até pq isso é muito relativo nas RIs. Queria mais saber somente o estado das forças armadas indianas... A China tem acordos c o Paquistão, os rivais lá são os 2 de certa forma, mas quem financia o terrorismo indiano são os paquistaneses, logo eles são os inimigos principais... Mas sim, os EUA tenta muito acirrar os ânimos de rivalidade entre China e Índia, sim, de fato...
Nunca li nada sobre essa história dos EUA invadirem a India. Onde vc soube disso?
Nos últimos 10 anos, tem ocorrido uma forte aproximação entre India e EUA na area de Defesa.
A India possui hoje o 3o maior orçamento militar do mundo, depois dos EUA e da China:In 2019 China and India were, respectively, the second- and third-largest military spenders in the world. China’s military expenditure reached $261 billion in 2019, a 5.1 per cent increase compared with 2018, while India’s grew by 6.8 per cent to $71.1 billion.
https://www.sipri.org/media/press-relea ... 17-billion
3 - não sei. É o que parece... mas desde as Malvinas a relação geopolítica Brasil x Argentina mudou muito, só foi ser oficializada posteriormente, de fato, mas a necessidade de integração ficou patente após essa crise.
De qualquer forma queria saber se, no caso de bomba nuclear, ou pesquisa nuclear p fins militares, o Brasil não receberia apoio de outros países interessados no fortalecimento regional ou até mesmo econômico....
Havia rivalidade militar entre Brasil e Argentina. Ambos se viam como potenciais inimigos.
Havia uma corrida nuclear entre Brasil e Argentina. Ambos queriam ter bomba atômica.
Com o fim dos regimes militares e inicio de governos civis em ambos (na Argentina antes, logo após Guerra das Falklands em 1983 e no Brasil em 1985), foi possível uma distensão e os dois países assinaram uma série de acordos abandonando o desenvolvimento de armas nucleares e iniciando negociações para uma maior integração econômica (que culminou no Mercosul). No Atlântico Sul, a África do Sul chegou a desenvolver armas nucleares, mas em 1991 o então presidente do país ordenou o desmantelamento de todas as bombas.
Com relação a pesquisa nuclear militar, não vejo possibilidade de apoio de ninguém. Esse tipo de tecnologia é muito restrito e ninguém fica compartilhando sob risco de sofrer penalidades.
4 - sim... NK está aos frangalhos..... Não vai sair acordo, até pq a própria Coreia do Sul não quer pelo visto...
A questão da Coreia do Sul é outra. Ela até quer, mas como a elite do Norte se integraria ao Sul? Seria criando uma dinastia para acomodar o Rocketman e sua família? Sei lá, acho mais difícil para o Norte...
China e Russia definitivamente não querem.
5 - Hm, interessante... O que o leva a concluir isso? Acho que o desencontro das informações são muitas por aí...
O Brasil e a Argentina estão mais próximos ou mais afastados?
Uma das 1a coisas que Paulo Guedes fez foi deixar claro que o Mercosul não era prioridade:
“O Mercosul não será uma prioridade no próximo governo”, disse ele ao ser questionado por uma jornalista da Argentina durante encontro com a imprensa logo após a consolidação da eleição. “É isso que você queria ouvir. Você está vendo que aqui tem um estilo que combina com o presidente, que fala a verdade. Não estamos preocupados em agradar”, disse ele à correspondente e em tom exasperado.
https://exame.com/mundo/paulo-guedes-di ... so-e-ruim/
Depois o Brasil retirou a inscrição Mercosul dos passaporte e quer acabar com as placas do Mercosul.
Vc acha que há espaço atualmente para ambos abrirem mão de parte de suas soberanias e criar uma moeda comum, como um bando central comum? Onde ficaria esse banco? Em Montevidéu ou em Assunção?