Túlio escreveu: ↑Ter Dez 08, 2020 1:10 pm
Penguin escreveu: ↑Ter Dez 08, 2020 1:00 pm
Enquanto o Brasil exporta a grande maioria de seus grãos de soja para a China, libera a importação de soja para a produção de biodiesel.
Esse ano batemos o record de importação de soja, pois falta no mercado interno.
Brazil: Brazil Allows Imported Soy in Biodiesel Production
November 20, 2020
https://www.fas.usda.gov/data/brazil-br ... production
Tu não desistes, né
? A procura disparou junto com os preços e o pessoal raspou os silos e se encheu de $$$; não tem uma lei ou algo assim que obrigue quem produz algo à base de soja a ter que comprar a do Brasil, tem? Precisou, compra-se onde estão vendendo, oras. Aliás, sabias que A CHINA é o 2º maior produtor de milho do mundo? E, sazonalmente, exporta em algumas vezes e importa em algoutras.
https://agroadvisor.com.br/china-aprova ... sil-e-eua/
Negócios são negócios, quem for à Bolsa fazer tudo com base em IDEOLOGICE vai sair sem um tusta.
Desistir de que? As exportações de arroz e grãos de soja até a sua falta no mercado interno são fatos. Não necessariamente um problema.
Passa a ser um problema se os preços internos sobem muito ou se falta no mercado.
Sim a China além de ser o 2o maior produtor mundial de milho, é o maior produtor agrícola e de pescados do mundo e o 2o maior exportador de alimentos. Agricultura não é só soja em grãos e o mercado agrícola e de alimentos é muito mais vasto do que o mercado de soja.
Com o aumento da renda dos chineses, o apetite por carne tem aumentado. Os chineses estão comendo muito mais carne do que antes e para mantê-la em preços controlados entra a soja que é barata comparada com outras alternativas (que existem e são variadas). As 2 principais fontes de proteínas animal dos chineses são o porco e os pescados.
O Brasil exporta para a China principalmente soja em grãos que na China será processado e transformado em 2 coisas: óleo de soja e farelo de soja para ração animal (porcos e aves).
Já o maior exportador mundial de farelo de soja é a Argentina que detém 43% do mercado mundial, seguidos de Brasil e EUA e com respectivamente 25% e 18% (Por que a Argentina é o maior exportador de Farelo de Soja? ->
https://maissoja.com.br/por-que-a-argen ... lo-de-soja).
Pequim evita importar farelo de soja argentino porque prefere comprar o grão de soja e processá-lo na China para dar impulso às esmagadoras do país. Mas a guerra comercial está virando as cadeias globais de fornecimento de cabeça para baixo. Primeiro, para evitar a soja americana, a China se voltou para o Brasil e, em menor grau, para a Argentina. Agora, deu mais um passo e aceitou o farelo de valor agregado da Argentina, embora a medida possa desagradar suas esmagadoras.
https://economia.uol.com.br/noticias/bl ... copiaecola
Com relação à produção agrícola, o USDA do governo americano elabora análises de mercado muito interessantes e atualizadas, como essa:
World Crop Production Summary
Million Metric Tons
https://apps.fas.usda.gov/psdonline/cir ... uction.pdf
Ver página 21:
A produção mundial (2020/21) de cereais (trigo, arroz, milho e outros cereais) é de 2.672 milhões de toneladas. Os principais produtores são (em milhões de toneladas):
China 548,5
EUA: 417,9
UE-28: 311 (
https://apps.fas.usda.gov/newgainapi/ap ... 5-2019.pdf)
India 269,4
Brasil: 118,4
Russia: 114,8
Ucrânia: 75,8
Argentina: 78,7
"A China é importante ator no cenário global de grãos, dado o tamanho de sua produção e seu crescente
consumo. O país registrou forte crescimento de produção nos últimos anos, impulsionado principalmente pela
produção de arroz e trigo, devido à importância estratégica dessas commodities para o mercado interno. De
fato, a China é, atualmente, o segundo maior exportador global de produtos agrícolas e alimentícios, depois
dos EUA, em termos de valor"
(Embrapa, Giani Silva, 29/05/20)
https://www.embrapa.br/agropensa/produt ... d=52806004
Já a produção mundial (2020/2012) de oleaginosas (semente de girassol, soja em grãos, semente de algodão, amendoim, colza) é de 597,3 milhões de toneladas e os maiores produtores são (em milhões de toneladas):
Brasil: 137,7
EUA: 124,0
China: 62,3
Argentina: 55,6
----------------------------------
Outra fonte sobre produção agrícola mundial muito bem estruturada:
Agricultural Production
https://ourworldindata.org/agricultural ... on#cereals
[]s