Esquadrão de Transporte Aéreo - ETA

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Nova aeronave de transporte da FAB

#46 Mensagem por Marcelo Ponciano » Dom Nov 15, 2020 4:12 pm

Brasileiro escreveu: Sex Nov 13, 2020 2:21 pm São 2 motores turboélice e 2 elétricos, nas pontas das asas. A Embraer já vem atuando com a WEG, que é uma empresa nacional, no desenvolvimento do Ipanema elétrico. Se estes motores elétricos forem também da WEG, vai ser bem interessante, pois é conteúdo nacional de valor agregado!
Lembrando que a WEG também está nas baterias do SBR e SNBR. Ta aí uma empresa estratégica a se proteger.

No mais, desejo sucesso e o mundo para esse novo avião. Embraer mais uma vez explodindo de felicidade o coração dos entusiastas em defesa e aviação.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#47 Mensagem por Cassio » Dom Nov 15, 2020 4:39 pm

O conceito é bem bacana. Acho que os próximos anos serão bem interessantes para quem acompanha a história da Embraer.

Tem muita coisa que vem pela frente. E acho que temos plena capacidade de nos reerguer. Mas como eu sempre disse, com ou sem o negócio com a Boeing a empresa precisa se reinventar. Buscar novos mercados, novos produtos, e novos parceiros.

Esse estudo (friso a palavra estudo) é um passo nessa direção.




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#48 Mensagem por Cassio » Seg Nov 16, 2020 6:37 am





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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#49 Mensagem por Fab-Wan » Seg Nov 16, 2020 10:37 am

Cassio escreveu: Seg Nov 16, 2020 6:37 am
Belo Video!




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#50 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 18, 2020 12:47 pm

Não sei se perceberam, mas pelas figuras disponibilizadas, o turboélice da asa direita alimenta o motor elétrico da asa esquerda, e vice-versa. Uma solução bastante interessante, inclusive se pensarmos na situação de falha de um dos motores, resultando numa menor assimetria de propulsão.




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#51 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 21, 2020 7:41 pm





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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#52 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 4:20 pm

Uma questão de escolha.
Assim como o painel do cockpit do KC-390 é derivado de um sistema comercial e disponível no mercado, o modelo utilizado neste projeto também tende a seguir o mesmo caminho, visto que oo potencial dele, também, como avião comercial civil é inegável.
Na FAB os modelos mais modernos são o Phenom 100 e o Legacy 500.

Phenom 100EV.
https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2018/08/Cockpit-do-Phenom100EV.jpg

Legacy 500
https://i.insider.com/599c53acf1a8501d008b685a?width=1100&format=jpeg&auto=webp

Ou mesmo uma versão adaptada do utilizado no KC-390.

abs




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#53 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 23, 2020 8:52 pm

Stout o que podemos esperar do conceito futurista da Embraer

https://www.airway.com.br/stout-o-que-p ... a-embraer/




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#54 Mensagem por henriquejr » Dom Nov 29, 2020 5:12 pm

No mercado internacional, o STOUT competirá com aviões da mesma categoria do C-212 Aviocar?




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#55 Mensagem por Pablo Maica » Dom Nov 29, 2020 6:01 pm

henriquejr escreveu: Dom Nov 29, 2020 5:12 pm No mercado internacional, o STOUT competirá com aviões da mesma categoria do C-212 Aviocar?
Se a intenção for de uma aeronave na mesma categoria do C-97, então vai ser um pouco acima do 212, pois hoje o C-97 carrega até 3500kg e o 212 de 2000kg a 2700kg dependendo da versão.


Um abraço e t+ :)




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#56 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 29, 2020 6:57 pm

O que existe hoje no mercado nesta faixa de 3500 kgs de payload?

abs




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#57 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 01, 2020 11:06 am

Uma questão a ser vista. O projeto da Embraer terá como ambiente principal a região norte. Neste aspecto, uma das principais missões será o apoio ao Sisfront na região, e também nas demais linhas de fronteira do país.
Isso significa apoiar todos os tipos de materiais de que dispõe ou virá a dispor este sistema do EB.
Um deles, que aos poucos vai assumindo cada vez mais espaços neste e em outros projetos da força terrestre é o Agrale AM-31.
Levando em consideração que junto com as AM-21, que existem em quantidades enormes, aquele veículo deve ser uma das bases motorizadas do Sisfront.
Seria o caso então de analisar as características físicas do compartimento de carga do avião da Embraer de forma a poder transportar sem maiores dificuldades estes dois veículos do EB e suas respectivas cargas, em separado ou juntas.

https://s31.wheelsage.org/format/picture/picture-preview-large/a/agrale/marrua/agrale_marrua_161.jpg
https://imgv2-1-f.scribdassets.com/img/document/212867023/original/88f3f2d808/1604787962?v=1

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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#58 Mensagem por Cassio » Ter Dez 01, 2020 12:41 pm

As cargas que a aeronave deverá transportar daí requisitos impostos pelo MD, assim como foi no KC390.
No caso do KC390 a EMBRAER recebeu a lista de equipamentos e veículos que a aeronave deveria ser capaz de transportar... E a lista incluiu veículos da FAB, EB, fuzileiros, além de outros veículos como caminhões de bombeiro, e até o Blackhawk.

Acredito que o MD também irá elaborar uma lista assim para as prováveis cargas dessa provável nova aeronave.




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Re: Projeto CL-X Embraer e FAB / Nova aeronave de transporte da FAB

#59 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 01, 2020 2:16 pm

Como se trata conceitualmente de uma aeronave leve, ou médio-leve, não sei, a lista de materiais a serem levadas deve ser bastante extensa visto a multiplicidade de missões a que será exigida.
No caso do EB, imagino que as viaturas da série Marruá devam fazer parte desta lista, ficando por saber qual será o limite imposto de payload para este projeto.
Mas imagino as AM-31 como sendo o limite máximo em termos de veículos motorizados para um avião leve como este. O peso dela básico é de 3800 kgs, o que ultrapassa de certa forma o valor apresentado inicialmente para a carga do avião. Mas como disse o Pablo, o E-120 Braília já leva 3500 kgs.
Penso que não seria uma dificuldade então que este projeto possa chegar até as 4 ton máximo de payload a fim de acomodar tudo que for preciso em termos de veículos e material palatizável. Mas tal carga levaria o avião talvez a uma outra categoria da originalmente pensada para ele. Algo abaixo do Búffallo e acima do Bandeirante.
Interessante pensar que o KC-390 tem carga máximo espalhada de 23 ton, mas a concentrada chega a 26 ton.
Este mesmo conceito pode ser aplicado a aviões leves como o agora projetado?

abs




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“Projeto CL-X3” definirá o novo cargueiro leve da FAB

#60 Mensagem por jambockrs » Qui Mar 11, 2021 8:23 pm

Meus prezados
“Projeto CL-X3” definirá o novo cargueiro leve da FAB

Thiago Vinholes

Plano para substituir as aeronaves de transporte C-95 Bandeirante e C-97 Brasília da FAB pode abrir uma disputa entre duas fabricantes brasileiras, a Embraer e a Desaer
Imagem

Em serviço com a FAB há quase 50 anos, o Embraer Bandeirante deve ser aposentado ainda nesta década (Embraer)
Guarde bem esta sigla, pois ela será repetida com frequência nos próximos anos: CL-X3. Este é o nome do novo projeto que o Comando da Aeronáutica deve apresentar até junho deste ano, convidando fabricantes a apresentarem propostas de aeronaves para substituir os veteranos Embraer C-95 Bandeirante e C-97 Brasilia da Força Aérea Brasileira (FAB).
Conforme apurado pelo Airway, o projeto CL-X3 pode abrir uma disputa inédita entre duas fabricantes brasileiras. Uma delas, obviamente, é a Embraer. A outra é a novata Desaer Desenvolvimento Aeronáutico, empresa criada em São José dos Campos (SP) e que logo erguerá uma nova base em Araxá (MG).
A proposta da Embraer para o novo projeto da Aeronáutica já é conhecida, embora a fabricante ainda não tenha comentado oficialmente sobre o tema. Trata-se do STOUT (Short Take Off Utility Transport/Transporte Utilitário de Decolagem Curta), um avião multimissão conceitual com propulsão híbrida, combinando turboélices com motores elétricos.
Os primeiros detalhes sobre o STOUT foram divulgados pelo Comando da Aeronáutica durante o Seminário de Defesa Nacional, em novembro do ano passado. Na palestra ministrada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o conceito foi apresentado como uma opção futura para substituir a dupla Bandeirante e Brasília.
Imagem
Assim como o KC-390, o STOUT tem asa alta e uma porta de carga na parte traseira da fuselagem
“O novo vetor levará em consideração diversas necessidades operacionais, como transporte de carga e pessoal em áreas de selva, lançamento de paraquedistas, extração de paletes e transporte de enfermos”, disse o Comandante da Aeronáutica na apresentação.
O oficial ainda acrescentou na época que o estudo sobre o STOUT é resultado de um Memorando de Entendimento assinado pela Aeronáutica e a Embraer em dezembro de 2019, “cujo objetivo foi a concepção de uma nova aeronave leve de transporte militar que atenda as demandas das Forças Armadas brasileiras”.
Os atributos mencionados pelo Comandante da Aeronáutica são alguns dos requisitos do projeto CL-X3. Outro item, considerado de suma importância, é que as aeronaves sejam munidas de portas de embarque e desembarque na parte traseira da fuselagem. Tal avião ainda deve ter porte semelhante ao do Brasília, sendo capaz de transportar três toneladas de carga ou 30 soldados (ou 24 paraquedistas), além de um alcance de voo na faixa dos 2.425 km.
Em contato com o Airway, a Embraer não confirmou se participará do CL-X3 ou se o STOUT está inserido no contexto do projeto. Seguindo o mesmo caminho, a Desaer também não comentou sobre o assunto.
Imagem
O primeiro voo do Desaer ATL-100 é previsto para 2023 (Divulgação)
A Desaer trabalha atualmente no desenvolvimento do avião utilitário leve ATL-100, uma aeronave proposta para utilização civil e militar, com capacidade para 19 ocupantes ou 2.500 kg de carga. Tais características, porém, não se encaixam nos requisitos do CL-X3, levando a crer que a empresa pode estar projetando um novo produto, algo que ela ainda não confirma.
Em resposta ao Airway, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) informou que o “Estudo de Viabilidade do projeto CL-X3 ainda está em andamento e não estabelece qualquer tipo de compromisso de contratação direta por parte do Comando da Aeronáutica”.
“A Diretriz de Planejamento Institucional (DIPLAN 2020) determinou a confecção do Estudo de Viabilidade para analisar os impactos do projeto CL-X3 no portfólio de projetos em execução no Comando da Aeronáutica (COMAER), com o prazo de conclusão em junho de 2021″, encerra a resposta do CECOMSAER.
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Os C-97 Brasilia estão em serviço com a FAB desde 1987 (FAB)
A aposentadoria dos antigos turboélices Embraer da frota da FAB deve acontecer durante está década e início da próxima, começando pelos C-95 Bandeirante, já nos próximos anos, seguido do C-97 Brasilia, que pode continuar em serviço até a segunda metade dos anos 2030. Ao que tudo indica, o substituto dos bravos transportadores será novamente um produto desenvolvido no Brasil.
Fonte: Airway 11 mar 2021




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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