A modernização, se sair, será uma ação paliativa e que não atingirá o total da frota de CC do exército. Isso é fato. Conquanto, nada impede que as escolas formem seus alunos tendo em mente o melhor que se tem por aí desde a base visando a qualidade do processo formativo. Assim como a modernização dos Leo 1A5 é uma resposta temporária, a sua presença nas escolas também o é.gabriel219 escreveu: ↑Sáb Nov 28, 2020 9:10 pm Que lógica, modernizar blindado pra operar em escola? Legal, eles se formam e vão usar o que depois, cavalo de pau?
Genial, como eu não havia pensado isso?
Moderniza tudo ou não moderniza nada. Bota simulador lá que é mais barato que um MBT e fica tudo bonitinho.
E quem nos dera ter simuladores capazes de fazer tudo com o máximo de fidelidade que um veículo real. Ajuda, e muito, mas não é suficiente. Aliás, não me lembro de existir simuladores dos Leo 1A5. Com certeza o objetivo da modernização não é colocar Leo recapado nas escolas.
A modernização antes de tudo tem como objetivo manter o mínimo de operacionalidade e manter o máximo possível da tropa atualizada com sistemas modernos embarcados, e que cedo ou tarde virão a ser a regra, e não exceção, na cav blda quando finalmente se conseguir um novo CC.
É bem menos problemático passar de um tanque com tecnologia dos anos 1980 para 2030 ou mais se ele já tiver alguma coisa minimamente próxima dessa realidade.
Fora a questão logística, repetida à exaustão no doc mostrado na página anterior.
Eu ainda torço para que o EB consiga arrumar um jeito de financiar os seus novos CC para poder substituir os Leo até o final da próxima década.
Mas como não há garantias de nada, é melhor ter uma frota pequena de Leo recapados na mão do que chegar em 2028 sem nenhum blindado, literalmente.
abs