UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 520
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2176 Mensagem por Fábio Machado » Sex Nov 27, 2020 12:57 am

FCarvalho escreveu: Sex Nov 27, 2020 12:03 am
Fábio Machado escreveu: Qui Nov 26, 2020 5:01 pm A fala do Comandante do Exército foi bem genérica, não entrando em detalhes em nada. Porém, eu pensaria em algo mais humilde:
1º aquisição de novos CCs (sendo muito otimista é claro), provavelmente o Type 10, uma vez que este foi o único carro vistoriado recentemente pelos militares do EB. Lembrando, que podemos ser surpreendidos por algum MMBT ou solução parecida (não duvidem!).
2º modernização dos cascavéis.
3º talvez a obtenção de um pequeno lote dos blindados Centauro II.
4º modernização dos M113.
Quanto ao novo VBC CC tudo está em aberto. Mas em todo caso, se já há garantia financeira para o empreendimento, se pelo governo ou financiamento externo veremos, então me parece que todos os acertos técnicos sobre um CC existente já foram acordados e só falta o abits político para a transação. Isto pode ser obtido já no ano que vem a fim de providenciar a questão orçamentária a partir de 2022 em diante.

Se a ideia é comprar e/ou produzir sob licença o Centauro II, a modernização dos Cascavel deixa de ser defensável. Seria uma incongruência investir milhões de dólares para comprar um bldo 8x8 top de linha e ao mesmo tempo cobrar recursos para a modernização de um veículo tão antigo quanto antiquado.

No caso do novo CC do exército for selecionado ano que vem, a modernização dos M-113 fica como está, pois é mais fácil defender a sua substituição por uma VBCI tendo em vista o investimento feito nos novos tanques e diante da incoerência que seria manter ao seu lado VBTP totalmente ineptas para a missão.

abs
Com a exceção da conjetctura para aquisição de um novo CC, o resto eu tirei do video com o Paulo Bastos. Ele disse que o EB adquiriria de forma introdutória um pequeno lote de Centauro II (em torno de 50 unidades) e paralelamente modernizariam parte dos Cascaveis para resistirem até a substituição definitiva desse modelo. Em relação aos M113, ele expôs que seriam os últimos a serem substituídos, haja vista a modernização já realizada nesses veículos, no caso, somente após a baixa dos leopards 1A5.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2177 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 27, 2020 2:31 am

Faria mais sentido o EB conseguir Marder ou Bradley usados, via FMS, do que modernizarno M113. Ele, mesmo modernizado, não consegue fazer o que um IFV faz, nem fingir fazer.

Se o financiamento externo está garantido, se eu fosse parte do EB, escolheria VBC e VBCI juntos do país, sendo K2 + AS-21 ou Type 10 + Type 89 em versão modernizada, sem aqueles buracos para acoplar fuzis, que enfraquecem a blindagem lateral da viatura.

Em quanto isso, um lote pequeno de IFV's usados pra formar doutrina.






Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2178 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 27, 2020 1:31 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 25, 2020 1:27 pm Na entrevista um dado importantíssimo. A viabilização do programa Nova Couraça já está assegurada. Ou seja, isso significa que os aportes financeiros necessários para a solução demandada pelo exército está garantida.

Outra coisa, nas palavras do cmte ainda está em aberto as duas opções: modernização dos Leo 1A5 ou a aquisição de um novo bldo.

Em 2021, conforme ele, teremos a nossa resposta.

abs
Isso me deixou surpreso, pois nesta fala o Pujol deixou em aberto a modernização.




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 520
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2179 Mensagem por Fábio Machado » Sex Nov 27, 2020 3:32 pm

Como eu já disse, a fala dele foi genérica. Particularmente, entendi que existirão modernizações bem como aquisições, tanto de blindados sob lagartas como sobre rodas. Ele não entrou em detalhes ou especificou uma situação, a fala dele pode servir tanto para os leopards como para os m113 e os cascaveis. Enfim, agora é aguardar...




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2180 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 27, 2020 4:04 pm

Acho que está aberto a possibilidade de modernizar, mas não significa que irão decidir. Tenho pra mim que esse é o Plano B do Exército, em que o Plano A seria adquirir meios novos e usar Leopard até onde dá, do jeito que está.

Em minha visão, deveria ser o Plano C. Mesmo não curtindo muito a ideia, creio que o plano B deveria ser ir atrás de M1A1 via FMS e comprar o pacote de motor convencional nele, o que iria abaixar os custos de operação em 60%, fora que poderíamos produzir peças do MTU 883 aqui no país, em BRL.

É um MBT respeitabilíssimo, melhor que modernizar 1A5, principalmente pela pespectiva de longevidade. Mas não é a ideia que mais gosto, prefiro algo novo.




Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 31 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2181 Mensagem por marcusv » Sex Nov 27, 2020 4:32 pm

Publicado hoje boletim do exército 48 de 27.11: diretriz de implantação do subprograma forças blindadas. Modernização cascavel,Léo la5,cc novo, etc




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18576
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2182 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 27, 2020 4:59 pm

objetivos do programa:

Imagem
Imagem




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2183 Mensagem por Energys » Sex Nov 27, 2020 7:23 pm

Para quem pensou que se veria um Carro de Combate novo escolhido ainda em 2021, veio a resposta oficial. Eu avisei. A realidade é dura meus caros!

Att.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13793
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2184 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 27, 2020 8:04 pm

Motor, suspensão, armamentos e eletrônica, é praticamente um fusca com equipamentos de ferrari, nâo vai sair por menos de US$ 3 milhões por viatura, podem escrever ai.

Legal, vão pagar quase DOIS M1A1SA pra modernizar 1A5. Realmente eles são entendidos do assunto, eu que devo ser muito idiota.

Será possível que alguém lá jura que vai fazer tudo isso por menos de US$ 1 milhão, considerando que isso já seria caro?

A última cotação era de US$ 2,9 milhões junto a KMW, imaginem o resto...

Ainda espero que a realidade bata a porta e verem que não há a menor lógica de jogar dinheiro fora assim. Se forem 216 modernizados, são quase US$ 627 milhões ou R$ 3,351 BILHÕES.

Isso já seria o suficiente para um investimento inicial em viaturas novas e vamos correr pra modernizar 1A5 por esse custo? Meu Deus!!!

Isso não é pragmatismo e nem olhar para realidade, é simplesmente irresponsabilidade com o dinheiro público, beira a improbidade administrativa. Vão querer pagar 3 bilhões pra modernizar uma viatura de 50 anos para trocar daqui a 7 ou 8 anos.




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 221 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2185 Mensagem por Alfa BR » Sex Nov 27, 2020 8:38 pm

gabriel219 escreveu: Sex Nov 27, 2020 8:04 pm Motor, suspensão, armamentos e eletrônica, é praticamente um fusca com equipamentos de ferrari, nâo vai sair por menos de US$ 3 milhões por viatura, podem escrever ai.

Legal, vão pagar quase DOIS M1A1SA pra modernizar 1A5. Realmente eles são entendidos do assunto, eu que devo ser muito idiota.

Será possível que alguém lá jura que vai fazer tudo isso por menos de US$ 1 milhão, considerando que isso já seria caro?

A última cotação era de US$ 2,9 milhões junto a KMW, imaginem o resto...

Ainda espero que a realidade bata a porta e verem que não há a menor lógica de jogar dinheiro fora assim. Se forem 216 modernizados, são quase US$ 627 milhões ou R$ 3,351 BILHÕES.

Isso já seria o suficiente para um investimento inicial em viaturas novas e vamos correr pra modernizar 1A5 por esse custo? Meu Deus!!!

Isso não é pragmatismo e nem olhar para realidade, é simplesmente irresponsabilidade com o dinheiro público, beira a improbidade administrativa. Vão querer pagar 3 bilhões pra modernizar uma viatura de 50 anos para trocar daqui a 7 ou 8 anos.
E também fala em modernizar o Cascavel...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6815
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2186 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Nov 27, 2020 8:51 pm

gabriel219 escreveu: Sex Nov 27, 2020 8:04 pm Motor, suspensão, armamentos e eletrônica, é praticamente um fusca com equipamentos de ferrari, nâo vai sair por menos de US$ 3 milhões por viatura, podem escrever ai.

Legal, vão pagar quase DOIS M1A1SA pra modernizar 1A5. Realmente eles são entendidos do assunto, eu que devo ser muito idiota.

Será possível que alguém lá jura que vai fazer tudo isso por menos de US$ 1 milhão, considerando que isso já seria caro?

A última cotação era de US$ 2,9 milhões junto a KMW, imaginem o resto...

Ainda espero que a realidade bata a porta e verem que não há a menor lógica de jogar dinheiro fora assim. Se forem 216 modernizados, são quase US$ 627 milhões ou R$ 3,351 BILHÕES.

Isso já seria o suficiente para um investimento inicial em viaturas novas e vamos correr pra modernizar 1A5 por esse custo? Meu Deus!!!

Isso não é pragmatismo e nem olhar para realidade, é simplesmente irresponsabilidade com o dinheiro público, beira a improbidade administrativa. Vão querer pagar 3 bilhões pra modernizar uma viatura de 50 anos para trocar daqui a 7 ou 8 anos.
Cara, eu cheguei a conclusão que o EB está determinado a fazer essa cagada, então eu cito um ditado que um Americano me falou uma vez "Never get between a determined idiot and his goal.".




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6815
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2187 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Nov 27, 2020 8:52 pm

Alfa BR escreveu: Sex Nov 27, 2020 8:38 pm
E também fala em modernizar o Cascavel...
AHAHAHAHAH puta que pariu, o que será que eles vão fazer com o Cascavél e essa blindagem de papel machê dele? Colocar troncos ao redor da viatura?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
JavaLindo66
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 330
Registrado em: Ter Nov 26, 2019 9:07 pm
Localização: Salvador
Agradeceram: 114 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2188 Mensagem por JavaLindo66 » Sex Nov 27, 2020 8:54 pm

Alfa BR escreveu: Sex Nov 27, 2020 8:38 pm E também fala em modernizar o Cascavel...
O Cascavel nunca vai morrer. :lol:




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 520
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2189 Mensagem por Fábio Machado » Sex Nov 27, 2020 9:53 pm

Energys escreveu: Sex Nov 27, 2020 7:23 pm Para quem pensou que se veria um Carro de Combate novo escolhido ainda em 2021, veio a resposta oficial. Eu avisei. A realidade é dura meus caros!

Att.
Dura e sem vaselina :lol:




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 520
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2190 Mensagem por Fábio Machado » Sex Nov 27, 2020 10:07 pm

Curioso, no item 12 eles falam e obter um novo VBC CC, inclusive com a possibilidade de produção local. Será que eles vão modernizar o leopard 1a5 e paralelamente adquirir um novo CC? Não entendi.....

Obs.: No item 13 também falam em obter novo Viatura Blindado fuzileiro.




Responder