Kawasaki C-2
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Re: Kawasaki C-2
Quem viu o desempenho de pouso e decolagem do KC390 mas feiras internacionais também se impressionou.
Com certeza esse desempenho varia muito com o peso.
Com certeza esse desempenho varia muito com o peso.
- FCarvalho
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Re: Kawasaki C-2
Sim, concordo. Os testes dos vídeos mostram apenas o avião vazio. Outra coisa é fazer isso com MTOW. Mas há de convir que pelo que se vê agora, o C-2 pode oferecer algo bem interessante mesmo com pelo total.
O KC-390 é de categoria diferente do C-2. E como um cargo tático, ele tem muitas qualidades, inclusive a de pouso e decolagens muito curtos.
Resta saber como ele se dará em pistas semi-preparadas ou não preparadas.
Não duvido da excelência do seu desempenho também neste aspecto. O que é muito importante para a própria FAB.
abs
O KC-390 é de categoria diferente do C-2. E como um cargo tático, ele tem muitas qualidades, inclusive a de pouso e decolagens muito curtos.
Resta saber como ele se dará em pistas semi-preparadas ou não preparadas.
Não duvido da excelência do seu desempenho também neste aspecto. O que é muito importante para a própria FAB.
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- Cassio
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Re: Kawasaki C-2
..."Resta saber como ele se dará em pistas semi-preparadas ou não preparadas."
Aguardemos...
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- akivrx78
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Re: Kawasaki C-2
FCarvalho escreveu: ↑Seg Nov 16, 2020 11:33 am Com certeza não devem mostrar tudo. Algumas informações sobre esses testes devem ficar na empresa. Mas pelo que se mostra em público o avião está tendo um desempenho melhor do que o esperado para algo do tamanho e peso dele.
Só continuo achando que a relação carga x MTOW é rasa para um avião deste porte. Se fosse o dobro do KC-390 ainda vá lá, mas ele no máximo concorre neste aspecto com o A400M, que é quadrimotor e turbohélice.
abs
A relação peso potencia tem a ver com o requisito de levantar voo e aterrissar em pistas com 500 metros de comprimento o C1 também tinha o mesmo requisito, com os motores que o C2 utiliza ele deveria transportar no mínimo uns 50t.
Em sites os japoneses comentam que este requisito deveria ser abandonado, até porque a carga poderia ser lançada do ar não necessitando pousar em locais tão apertados.
- FCarvalho
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Re: Kawasaki C-2
Sim, motores de... 767.
Com um MTOW próximo ao do 767-200, que na versão cargo leva até 42 ton, comparado ao -300F que tem capacidade para até 58 ton de carga, as 37 ton máximas que o C-2 leva são uma lástima e incompatíveis com o avião.
E os japoneses tem razão em reclamar que estes requisitos deveriam ser abandonados, quando hoje já existem sistemas de lançamento de carga aérea automatizados capazes de colocar um pallet no alvo sem maiores problemas.
Seria interessante que houvesse uma revisão destes critérios. Com certeza em matéria de exportação seria um grande plus para ele poder competir mais de perto com o Y-20, Il-96 e futuros cargos pesados, e não com o A400M.
Para ele já tem o KC-390 e o Hércules da vida.
ps: o C-2 tem toda a pinta de cargo estratégico, e uma alteração no projeto para ele poder carregar entre 40 e 60 ton como os 767 cargo, faria dele um atrativo para a FAB. e como aparentemente os MD de lá e de cá andam a trocar figurinhas sobre diversas questões aos dois países, quem sabe, não é mesmo?
abs
Com um MTOW próximo ao do 767-200, que na versão cargo leva até 42 ton, comparado ao -300F que tem capacidade para até 58 ton de carga, as 37 ton máximas que o C-2 leva são uma lástima e incompatíveis com o avião.
E os japoneses tem razão em reclamar que estes requisitos deveriam ser abandonados, quando hoje já existem sistemas de lançamento de carga aérea automatizados capazes de colocar um pallet no alvo sem maiores problemas.
Seria interessante que houvesse uma revisão destes critérios. Com certeza em matéria de exportação seria um grande plus para ele poder competir mais de perto com o Y-20, Il-96 e futuros cargos pesados, e não com o A400M.
Para ele já tem o KC-390 e o Hércules da vida.
ps: o C-2 tem toda a pinta de cargo estratégico, e uma alteração no projeto para ele poder carregar entre 40 e 60 ton como os 767 cargo, faria dele um atrativo para a FAB. e como aparentemente os MD de lá e de cá andam a trocar figurinhas sobre diversas questões aos dois países, quem sabe, não é mesmo?
abs
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- FCarvalho
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Re: Kawasaki C-2
akivrx78, alguém no governo ou na Kawasaki já chegou a aventar um C-2 esticado?
O que eles pensam sobre esta possiblidade? OU não pensam?
abs
O que eles pensam sobre esta possiblidade? OU não pensam?
abs
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- akivrx78
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Re: Kawasaki C-2
A Kawasaki queria lançar uma versão civil com o motor GE90-115B chamado de YCX em 30 anos se projeta um mercado para 90 unidades, em 2016 eles desistiram do projeto por achar que não conseguiriam ter o retorno em 20 anos.
Eu nunca tinha feito uma comparação entre o C-2 e A400 prestando a atenção eles tem peso similar a potência dos motores também são similares o C-2 tem somente um pouco 10% a mais de potência.
Observando o video do A400 ele também decola a curta distância e pousou em menos de 200 metros!
- FCarvalho
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Re: Kawasaki C-2
São aviões da mesma categoria se levarmos em conta MTOW, carga e potencia dos motores. Mas fato é que o C-2 é um jato e o A400M um turbohélice. São soluções diferentes, talvez, para os mesmos requisitos.
Se os japoneses tem necessidade imperiosa de dispor de aviões que operem em pistas de 500 metros - e eu não entendo o porque ainda de tal necessidade - a melhor escolha para isso seria o KC-390, ou o próprio Hércules, dos quais eles operam uma pequena frota. O avião da Kawasaki simplesmente está sendo subutilizado, penso eu.
Não vi até o presente momento algum interesse japonês nos C-130J, e menos ainda no nosso avião. Mas a julgar pelas perspectivas de uso, o avião da Embraer poderia oferecer com certeza um complemento aos C-2 ideal, deixando a este as funções de aviação estratégica, para a qual o projeto dele está muito mais vocacionado e possui qualidades de sobra. Como disse, um C-2 com capacidade de carga entre 40 e 60 ton como os 767F faria muito mais sentido do que a disposição atual. Mas isso é algo que a força aérea japonesa tem que se resolver junto ao MD e governo do Japão.
abs
Se os japoneses tem necessidade imperiosa de dispor de aviões que operem em pistas de 500 metros - e eu não entendo o porque ainda de tal necessidade - a melhor escolha para isso seria o KC-390, ou o próprio Hércules, dos quais eles operam uma pequena frota. O avião da Kawasaki simplesmente está sendo subutilizado, penso eu.
Não vi até o presente momento algum interesse japonês nos C-130J, e menos ainda no nosso avião. Mas a julgar pelas perspectivas de uso, o avião da Embraer poderia oferecer com certeza um complemento aos C-2 ideal, deixando a este as funções de aviação estratégica, para a qual o projeto dele está muito mais vocacionado e possui qualidades de sobra. Como disse, um C-2 com capacidade de carga entre 40 e 60 ton como os 767F faria muito mais sentido do que a disposição atual. Mas isso é algo que a força aérea japonesa tem que se resolver junto ao MD e governo do Japão.
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Re: Kawasaki C-2
Ainda acho um baita desperdício um avião desse tamanho sendo usado para missões em que uma plataforma como os E-2, ou mesmo os vetustos 767 que são pau pra tora obra, poderiam fazer, com mais economia e desempenho.
Mas os japoneses tem especificações tão sui generis para suas atividades em defesa que acaba ficando muito difícil imaginar o uso de plataformas estrangeiras em grande quantidade por lá, dado também as questões internas da própria BID em relação aos programas do governo.
Conquanto, me parece que ao se lançar no mercado internacional de comércio de defesa, eles tendem a aprender, cedo ou tarde, que nem tudo que é fabricado apenas no país sob encomenda é tão bom ou suficiente para resolver suas querelas. As vezes é preciso abrir mão de uma parte para poder se ganhar no todo. E isso inclui abrir o mercado japonês de defesa para outras parcerias que não os USA.
abs
Mas os japoneses tem especificações tão sui generis para suas atividades em defesa que acaba ficando muito difícil imaginar o uso de plataformas estrangeiras em grande quantidade por lá, dado também as questões internas da própria BID em relação aos programas do governo.
Conquanto, me parece que ao se lançar no mercado internacional de comércio de defesa, eles tendem a aprender, cedo ou tarde, que nem tudo que é fabricado apenas no país sob encomenda é tão bom ou suficiente para resolver suas querelas. As vezes é preciso abrir mão de uma parte para poder se ganhar no todo. E isso inclui abrir o mercado japonês de defesa para outras parcerias que não os USA.
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- JavaLindo66
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Re: Kawasaki C-2
Pela imagem do conceito, acredito que esteja utilizando o C-2 como plataforma base, por isso postei aqui.KHI to develop EW aircraft for JASDF with stand-off jamming capability
by Kosuke Takahashi | 10 February 2021
The Japan Ministry of Defense’s (MoD’s) Acquisition, Technology & Logistics Agency (ATLA) has awarded Kawasaki Heavy Industries (KHI) a JPY15 billion (USD143.1 million) contract for the development of an aircraft for the Japan Air Self-Defense Force (JASDF) capable of conducting electronic warfare (EW) operations at stand-off ranges.
Documents obtained by Janes on 10 February show that the development contract for the platform, which the MoD refers to as the “stand-off electronic warfare aircraft”, was signed in December 2020.
A conceptual computer-generated image from the Japanese MoD of a new EW aircraft for the JASDF. Japan’s ATLA recently awarded KHI a contract for the development of an aircraft capable of conducting EW operations at stand-off ranges. (Via Japanese MoD)
The platform is expected to be capable of degrading the effectiveness of enemy radar and radio systems, although no details were provided about the maximum range at which the aircraft would be capable of effectively conducting jamming operations.
The new aircraft will be equipped with signals intelligence and electronic attack equipment to support Japan Self-Defense Forces (JSDF) operations, said the MoD without providing further details.
The JASDF earmarked JPY15 billion for fiscal year (FY) 2020 and JPY10 billion for FY 2021 for this development, which is set to take place in two stages. Under the first stage, KHI is to design and build the first two prototypes and complete initial trials by the end of FY 2026. Under the second stage, the third and fourth prototypes are set to be built, with final tests set to be completed by FY 2032.
ATLA estimates that the first development stage will cost about JPY46.5 billion. The price of a single series-produced aircraft will be about JPY48 billion, with a life-cycle cost of about JPY614 billion, according to the agency.
Artigo completo: https://www.janes.com/defence-news/news ... capability
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Re: Kawasaki C-2
Putz! Se essa aeronave vier a ser produzida vai se tornar sério candidato a um dos aviões mais feios já produzidos. Que trapizomba horrível!JavaLindo66 escreveu: ↑Sex Fev 12, 2021 2:30 pmPela imagem do conceito, acredito que esteja utilizando o C-2 como plataforma base, por isso postei aqui.KHI to develop EW aircraft for JASDF with stand-off jamming capability
by Kosuke Takahashi | 10 February 2021
The Japan Ministry of Defense’s (MoD’s) Acquisition, Technology & Logistics Agency (ATLA) has awarded Kawasaki Heavy Industries (KHI) a JPY15 billion (USD143.1 million) contract for the development of an aircraft for the Japan Air Self-Defense Force (JASDF) capable of conducting electronic warfare (EW) operations at stand-off ranges.
Documents obtained by Janes on 10 February show that the development contract for the platform, which the MoD refers to as the “stand-off electronic warfare aircraft”, was signed in December 2020.
A conceptual computer-generated image from the Japanese MoD of a new EW aircraft for the JASDF. Japan’s ATLA recently awarded KHI a contract for the development of an aircraft capable of conducting EW operations at stand-off ranges. (Via Japanese MoD)
The platform is expected to be capable of degrading the effectiveness of enemy radar and radio systems, although no details were provided about the maximum range at which the aircraft would be capable of effectively conducting jamming operations.
The new aircraft will be equipped with signals intelligence and electronic attack equipment to support Japan Self-Defense Forces (JSDF) operations, said the MoD without providing further details.
The JASDF earmarked JPY15 billion for fiscal year (FY) 2020 and JPY10 billion for FY 2021 for this development, which is set to take place in two stages. Under the first stage, KHI is to design and build the first two prototypes and complete initial trials by the end of FY 2026. Under the second stage, the third and fourth prototypes are set to be built, with final tests set to be completed by FY 2032.
ATLA estimates that the first development stage will cost about JPY46.5 billion. The price of a single series-produced aircraft will be about JPY48 billion, with a life-cycle cost of about JPY614 billion, according to the agency.
Artigo completo: https://www.janes.com/defence-news/news ... capability
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Re: Kawasaki C-2
vplemes escreveu: ↑Dom Fev 14, 2021 12:37 pmPutz! Se essa aeronave vier a ser produzida vai se tornar sério candidato a um dos aviões mais feios já produzidos. Que trapizomba horrível!JavaLindo66 escreveu: ↑Sex Fev 12, 2021 2:30 pm
Pela imagem do conceito, acredito que esteja utilizando o C-2 como plataforma base, por isso postei aqui.
É, mas se esse bicharoco cumprir os ROB dos japas, diria que os chinas algum inimigo pode ter problemas muito mais graves do que com ESTÉTICA...
Se entendi direito, aparentemente se espera que ele faça o mesmo que faziam os EA-6 Prowler, só que muito melhor e BEM de longe, seria uma versão de ataque eletrônico equivalente às atuais munições Stand-off e, na prática, uma importante alteração conceitual: de Hard-Kill para Soft-Kill!
Aliás, isso pode ir MUITO longe, a meu ver: imaginemos o que vai aumentar bastante com os anos, p ex os ataques do tipo Drone-Swarm: um só desses aí pode(ria) crackear e desativar trocentos drones de cada vez e em uma enorme área hemisférica...
Se entendi direito, aparentemente se espera que ele faça o mesmo que faziam os EA-6 Prowler, só que muito melhor e BEM de longe, seria uma versão de ataque eletrônico equivalente às atuais munições Stand-off e, na prática, uma importante alteração conceitual: de Hard-Kill para Soft-Kill!
Aliás, isso pode ir MUITO longe, a meu ver: imaginemos o que vai aumentar bastante com os anos, p ex os ataques do tipo Drone-Swarm: um só desses aí pode(ria) crackear e desativar trocentos drones de cada vez e em uma enorme área hemisférica...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Kawasaki C-2
O uso de uma aeronave civil talvez fosse mais adequada a este tipo de emprego, mesmo com menores custos.
Mas custos nunca foi um problema para a política de defesa nipônica.
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Re: Kawasaki C-2
O lado positivo de ter uma aeronave desse tamanho, desempenhando estas funções, é que junto a capacidade REVO há espaço bastante para acomodar tripulações extras sem aperto, e assim manter o avião no ar o máximo de tempo possível em caso de necessidade.
Um abraço e t+
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