Você nem imagina quanto.........Fábio Machado escreveu: ↑Sex Nov 06, 2020 4:41 pm Como já destaquei, o type 10 tem a cara do EB.
PS. Não precisa nem mudar o padrão de camuflagem .
Entretanto, precisamos aguardar para sabermos o que é especulação (sensacionalismo) e o que é verdade nessa história toda.
Upgrades Factíveis - Leo1A5
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Viking escreveu: ↑Dom Nov 08, 2020 7:07 pm Prezados colegas, saudações.
As informações recentes indicam que o EB chegou a conclusão que o momento para modernização dos 1A5 já ficou no passado. Considerando este fato foi decido que estes CC vão operar até o final de vida útil como estão, sem que haja a necessidade de canabalização de veículos para que isto ocorra. A canabalização não vai ocorrer em função das boas condições dos carros,existência de suprimentos e qualidade da manutenção.
Onde isso? Quais CC? Brasileiros com certeza não.........
A linha de ação definida e a substituição dos 1A5 por um Carro de Combate - Médio, ou seja na faixa de 55 ton.
Sendo confirmada a decisão do EB não haverá upgrades do Leo 1A5.
Tens razão......... Já era!
Sds
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Tudo tem seu valor....... E não esqueça que os alemães já anteriormente fizeram projetos específicos. Vide o TAM......FCarvalho escreveu: ↑Dom Nov 08, 2020 9:39 pm ...........................................................................................
Enfim, só posso pensar que a oferta alemã seja embasada no KF-41, onde o bldo seria adaptado aos ROB do exército. Seria algo interessante também, pois como venho dizendo, o filão dos próximos anos na cav blda não são os CC e derivados, mas a futura VBC Fuz. E aí, a oferta da plataforma KF-41 seria muito lógica. Mas os alemães estariam dispostos a modificar extensamente o seu IFV para ele poder caber nas necessidades do EB?
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Se não me engano a alemoada nos ofereceu (e possivelmente a outros Países) o mesmo "pacote" da Argentina, uma família de blindados nucleada em um MBT que ia de 30 a 35 t. Os hermanos toparam, nós não (naquele tempo eles tinham orçamento para essas coisas), mas hoje temos uma KMW do Brasil bem pertinho do 1º RCC, dentro do qual (terreno) se encontra nada menos que o C I Bld.
Ou encaixam um novo Projeto/Programa ou fecham, porque Leo1 não vai durar pra sempre e empresa alguma pode viver da Mntç de umas dúzias de Gepards.
PS.: se não puderes não respondas mas, à luz do que charlava quando ia volta e meia aí, lembro de o próprio TC Ribeiro, grande pessoa, enquanto me mostrava um prédio enorme em construção ali perto das garagens, comentar que "estamos ficando meio espremidos aqui": já há planos para a mudança? Porque se em 2014 já tinha problema até para estacionar o carro de quem ia trabalhar/ministrar Curso/fazer Curso, só imagino hoje...
Ou encaixam um novo Projeto/Programa ou fecham, porque Leo1 não vai durar pra sempre e empresa alguma pode viver da Mntç de umas dúzias de Gepards.
PS.: se não puderes não respondas mas, à luz do que charlava quando ia volta e meia aí, lembro de o próprio TC Ribeiro, grande pessoa, enquanto me mostrava um prédio enorme em construção ali perto das garagens, comentar que "estamos ficando meio espremidos aqui": já há planos para a mudança? Porque se em 2014 já tinha problema até para estacionar o carro de quem ia trabalhar/ministrar Curso/fazer Curso, só imagino hoje...
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Olá Eligio.eligioep escreveu: ↑Sex Nov 13, 2020 2:25 pmAs VBE não serão substituídas, pois nos atendem no que precisamos......FCarvalho escreveu: ↑Qui Nov 05, 2020 2:50 pm .........................................................................................
Se forem consideradas as VBE destes bldos, passamos facilmente de 500 bldos em termos de família. Talvez algo entre 500 e 600 bldos ao todo. É muita coisa para a realidade da cavalaria blda brasileira. E também para o orçamento.
........................................................................................
abs
Serão complementadas para termos maior quantidade.
Sendo as atuais VBE derivadas dos Leo 1 e do M-60, até quando se pretende mantê-las uma vez que a aposentadoria da frota atual está batendo aí na porta?
Em tempo, quando aludi às quantidades acimam, me referia às VBE dos novos VBC CC que terão de ser adicionadas aos BtlLog e Eng das bdas bldas em substituição aos modelos atuais. Ou elas não seriam derivadas da mesma plataforma que a VBC CC?
abs
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Sim, é fato que eles tem expertise e capacidade de projeto em qualquer área de blindados. Mas eu particularmente não vejo por onde eles fazerem uma oferta a partir do KF-41 e atender os ROB sem modificar de tal forma o bldo que não o transforme em outra coisa bem diferente do veículo original. O que impactaria necessariamente a comunalidade logística.eligioep escreveu: ↑Sex Nov 13, 2020 2:56 pmTudo tem seu valor....... E não esqueça que os alemães já anteriormente fizeram projetos específicos. Vide o TAM......FCarvalho escreveu: ↑Dom Nov 08, 2020 9:39 pm ...........................................................................................
Enfim, só posso pensar que a oferta alemã seja embasada no KF-41, onde o bldo seria adaptado aos ROB do exército. Seria algo interessante também, pois como venho dizendo, o filão dos próximos anos na cav blda não são os CC e derivados, mas a futura VBC Fuz. E aí, a oferta da plataforma KF-41 seria muito lógica. Mas os alemães estariam dispostos a modificar extensamente o seu IFV para ele poder caber nas necessidades do EB?
abs
Ademais, isto significa o investimento de recursos que penso a KMW não disporia sem necessariamente ter em mãos o contratado assinado da VBC CC do exército.
Fora que os valores divulgados para o KF-41 e o Puma são exorbitantes para a realidade orçamentária da defesa no Brasil. Muito difícil o EB escolher um projeto do zero em desfavor de um CC existente e pronto, e que só dispenderia os recursos necessários à sua adaptação as nossas características e necessidades. Como o Type 10 ou outro.
Continuo achando que os alemães tem mais interesse na futura VBC Fuz do que na substituição dos Leo 1. Aí sim, faria todo sentido do mundo eles nos disporem um projeto próprio para este veículo. O custo x benefício seriam imensamente maior para ambos os lados. E é um projeto para daqui a 15/20 anos, quando o EB já terá encerrado esse assunto dos CC.
abs
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Os Italianos ainda utilizam essas viaturas especiais em seu arsenal ! Por mais que seus Leo 1a2 / 5 estão dado de baixa ,ainda utilizam as viaturas especiais .....FCarvalho escreveu: ↑Sex Nov 13, 2020 10:01 pmOlá Eligio.
Sendo as atuais VBE derivadas dos Leo 1 e do M-60, até quando se pretende mantê-las uma vez que a aposentadoria da frota atual está batendo aí na porta?
Em tempo, quando aludi às quantidades acimam, me referia às VBE dos novos VBC CC que terão de ser adicionadas aos BtlLog e Eng das bdas bldas em substituição aos modelos atuais. Ou elas não seriam derivadas da mesma plataforma que a VBC CC?
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Sim, entendo. Mas fato é que elas não serão eternas. Então em algum momento precisarão ser substituídas. Aí entra a questão das VBE baseadas na plataforma das novas VBC CC.
O EB possui hoje VBE Soc, VBE Eng e VBE Ponte no mesmo chassi dos Leo 1, e VBE Soc derivado do M-60.
Compraram mais M88, que é a viatura Soc do M-60. E já li bem mais de uma vez que há enorme dificuldade de se conseguir VBE Leopard visto que, além de não haver disponíveis no mercado para venda, as poucas que existem operacionais, ninguém quer se desfazer delas. Até por isso a opção do EB pelo veículo americano.
E ainda tem os Guepards.
abs
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Espero que saia Type 10 ou quem sabe o K2, pois ver a KMW ofertando um TAM séc.XXI e o EB engolindo esse trambolho é de cair o c# da bunda!
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Pode até sair coisa boa daí, Type 10, modificado com:
Canhão L/55A1, fabricado na Coréia da Sul;
Torre eletro-óptica para Cmdt com metralhadora .50 embarcada, igual no T-90M;
Iron Vision e Iron Fist IFC e IKL, produzidos aqui em subsidiárias.
Integrar o Iron Vision e um Drone quadrirrotor em dois MBT's do Plt CC, sendo do Comandante e do CC Ajd;
Acordo com a IMI para produção das munições e IAI pelo LAHAT. Tentar ir em busca da blindagem KSTAM; e
Pesquisar blindagem ERA pesada para o quadrante lateral.
É um carro de combate bem feroz, suporta tiro de DM53A1 há 2 km na parte frontal, a APS serviria pra ajudar na proteção do restante do quadrante. Pesa 48 toneladas, então as 2 toneladas para atingir as 50 toneladas serviriam para a adição desses extras.
Com isso, seria um CC invulnerável na AL. Mesmo que os países daqui vão atrás de VT-4, T-64M4 e T-72B3, ainda não terão canhão o suficiente para disparar munições 3BM70, que só servem no 2A82/2A82-1M (T-80UM2 e T-14). O máximo que conseguiriam são as 3BM60, para T-64 e T-72 modernizados ou VT-4, com canhões 2A46M-1. A munição penetra até 700 mm há 2 km.
Em compensação, uma DM63A1 do L/55A1, nessa distância, penetra a blindagem de todos eles com Kontakt-5 e tudo!
Vão ter que apelar pra AT-11 Sniper, por isso o Iron Fist tem que ser pensado. Contra-atacamos com LAHAT e, quem sabe, KSTAM, saindo da linha de visão dessas viaturas.
Se acho possível VT-4, Type 10 (esse tem opção pra levar peça 125 mm) ou T-64/T-72 modernizados? Sim, principalmente se pegarmos Type 10.
Canhão L/55A1, fabricado na Coréia da Sul;
Torre eletro-óptica para Cmdt com metralhadora .50 embarcada, igual no T-90M;
Iron Vision e Iron Fist IFC e IKL, produzidos aqui em subsidiárias.
Integrar o Iron Vision e um Drone quadrirrotor em dois MBT's do Plt CC, sendo do Comandante e do CC Ajd;
Acordo com a IMI para produção das munições e IAI pelo LAHAT. Tentar ir em busca da blindagem KSTAM; e
Pesquisar blindagem ERA pesada para o quadrante lateral.
É um carro de combate bem feroz, suporta tiro de DM53A1 há 2 km na parte frontal, a APS serviria pra ajudar na proteção do restante do quadrante. Pesa 48 toneladas, então as 2 toneladas para atingir as 50 toneladas serviriam para a adição desses extras.
Com isso, seria um CC invulnerável na AL. Mesmo que os países daqui vão atrás de VT-4, T-64M4 e T-72B3, ainda não terão canhão o suficiente para disparar munições 3BM70, que só servem no 2A82/2A82-1M (T-80UM2 e T-14). O máximo que conseguiriam são as 3BM60, para T-64 e T-72 modernizados ou VT-4, com canhões 2A46M-1. A munição penetra até 700 mm há 2 km.
Em compensação, uma DM63A1 do L/55A1, nessa distância, penetra a blindagem de todos eles com Kontakt-5 e tudo!
Vão ter que apelar pra AT-11 Sniper, por isso o Iron Fist tem que ser pensado. Contra-atacamos com LAHAT e, quem sabe, KSTAM, saindo da linha de visão dessas viaturas.
Se acho possível VT-4, Type 10 (esse tem opção pra levar peça 125 mm) ou T-64/T-72 modernizados? Sim, principalmente se pegarmos Type 10.
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Se os alemães estiverem se dando o trabalho de basear a sua oferta em um projeto partindo das configurações do KF-41, ela com certeza será muito cara. E portanto, distante da capacidade do EB de operar um CC que nos seja caro demais para comprar, e mais ainda para manter. Um projeto de CC saindo do zero é a opção menos atraente no momento, creio eu. Tanto pelo custo, como pelo tempo dispendido e, os riscos embutidos, claro.
Type 10 no Brasil só se os nipônicos abrirem mão de muitas coisas nele a fim de adaptar o CC ao padrão estabelecido nos requisitos do exército. Tem muita tecnologia ali que talvez o governo japonês não libere, ou seja pressionado a não fazê-lo. A "nacionalização" deste carro não seria exatamente um problema para os japoneses, mas os custos desse processo podem inviabilizar o negócio. Os japoneses tradicionalmente não estão acostumado a trabalhar com muitas limitações de custos em seus projetos na área de Defesa. Algo mais que conhecido aqui. Talvez seja o caso de precisarem de um intermediário.
Fico curioso sobre qual seria a proposta israelenses, e em que veículo bldo ela se embasa. Eu não me lembro de nenhum CC que possa se encaixar nos requisitos do EB e que pudesse ser aproveitado que não seja o K-1A2. Ou um IFV feito ao gosto dele. Mas aí temos uma lista bem grande de possibilidades. E traz um problema também. Como adaptar o mesmo aos padrões e exigências dispostos no ROB/RTLI.
Sabendo que o EB não vai se arriscar em aventuras tecnológicas ou pirotecnias de engenharia, além do seu vastíssimo apego à tradição e ao que é conhecido e provado, não consigo imaginar um IFV como base da proposta israelense. Por outro lado, o que faria os sul-coreanos darem um tiro na próprio pé ao dispor o K-1 aos israelenses quando podem oferecer eles mesmos o K-2 modificado para atender o exército brasileiro? Custos pode ser uma das possíveis respostas.
abs.
Type 10 no Brasil só se os nipônicos abrirem mão de muitas coisas nele a fim de adaptar o CC ao padrão estabelecido nos requisitos do exército. Tem muita tecnologia ali que talvez o governo japonês não libere, ou seja pressionado a não fazê-lo. A "nacionalização" deste carro não seria exatamente um problema para os japoneses, mas os custos desse processo podem inviabilizar o negócio. Os japoneses tradicionalmente não estão acostumado a trabalhar com muitas limitações de custos em seus projetos na área de Defesa. Algo mais que conhecido aqui. Talvez seja o caso de precisarem de um intermediário.
Fico curioso sobre qual seria a proposta israelenses, e em que veículo bldo ela se embasa. Eu não me lembro de nenhum CC que possa se encaixar nos requisitos do EB e que pudesse ser aproveitado que não seja o K-1A2. Ou um IFV feito ao gosto dele. Mas aí temos uma lista bem grande de possibilidades. E traz um problema também. Como adaptar o mesmo aos padrões e exigências dispostos no ROB/RTLI.
Sabendo que o EB não vai se arriscar em aventuras tecnológicas ou pirotecnias de engenharia, além do seu vastíssimo apego à tradição e ao que é conhecido e provado, não consigo imaginar um IFV como base da proposta israelense. Por outro lado, o que faria os sul-coreanos darem um tiro na próprio pé ao dispor o K-1 aos israelenses quando podem oferecer eles mesmos o K-2 modificado para atender o exército brasileiro? Custos pode ser uma das possíveis respostas.
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
Com certeza os chineses seriam bem mais flexíveis em relação ao financiamento, poderíamos pagar com soja ou carne talvez (como fazem com os africanos). Entretanto, na atual conjuntura, sabe como é que é né....
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5
A Coréia não irá ofertar o K1A2 e sim o K2BR, assim como é o K2PL. A não ser que o EB peça para conferir o K1A2.
O K1A2 foi feito para complementar os K2, além de servir como plataforma de modernização pros demais K1, K1E1 e K1A1.
Penso eu que as ofertas serão KF-41/120 (KMW), K2BR (Hyundai ROTEM), Type 10 (Mitsubishi), ASCOD 120T (IMI?) e talvez algum azarão, como VT-4, mas detesto a ideia dessa viatura.
Daí os favoritos são Type 10 e K2, mais do que o Alemão, que só ganha se for na base do Lobby.
Lembrem-se que a decisão vai também pela Equipe Econômica e o Presidente, estes namoram mais os países do Sudeste Asiático do que os Europeus.
Qualquer um dos dois, com L/55A1 e APS, será extremamente bem vindo e custará o mesmo que qualquer MGS por ai.
O K1A2 foi feito para complementar os K2, além de servir como plataforma de modernização pros demais K1, K1E1 e K1A1.
Penso eu que as ofertas serão KF-41/120 (KMW), K2BR (Hyundai ROTEM), Type 10 (Mitsubishi), ASCOD 120T (IMI?) e talvez algum azarão, como VT-4, mas detesto a ideia dessa viatura.
Daí os favoritos são Type 10 e K2, mais do que o Alemão, que só ganha se for na base do Lobby.
Lembrem-se que a decisão vai também pela Equipe Econômica e o Presidente, estes namoram mais os países do Sudeste Asiático do que os Europeus.
Qualquer um dos dois, com L/55A1 e APS, será extremamente bem vindo e custará o mesmo que qualquer MGS por ai.
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