A quase totalidade das grandes conquistas tecnológicas do sec XX foram oriundas de investimento estatal. Só depois a iniciativa privada se aventurou. Do computador às viagens especiais.Túlio escreveu: Dom Set 27, 2020 11:38 pmPenguin escreveu: Dom Set 27, 2020 11:22 pm BRASIL INVESTE MENOS EM PESQUISA DO QUE O GOOGLE SOZINHO
Setembro 22, 2020
https://blocktrends.com.br/brasil-inves ... e-sozinho/A resposta está no próprio texto: a maior Brasileira mencionada é uma ESTATAL, as comparadas são PRIVADAS, como Amazon (cuja divisão AWS vale sozinha mais que uma porção de PETROBRAS), Google & quetales. Vamos levar muitas décadas, gerações mesmo até conseguirmos ter cada vez menos Estado e acharmos certo, porque o que se nos incute na mente desde a infância é o exato oposto, o resultado estamos vendo. Aliás, muito bom artigo, pois os dados estão ali, podemos optar entre FATOS E NARRATIVA...
Não custa lembrar que computador é aquilo que computa, ou seja, calcula. Originalmente era um instrumento científico para realizar cálculos complexos durante a II GM e a Guerra Fria. Somente depois de muito investimento estatal é que os jovens dos EUA pegaram essa tecnologia já bastante amadurecida e transformaram no "Personal Computer", vulgo PC, incrementando com avanços principalmente na usabilidade e novas funcionalidades.
Apontar a Petrobras como um paradigma de problema é ignorar que ninguém acreditava que havia petróleo por essas áreas até o Estado investir milhões para criar tecnologia e prospectar em águas oceânicas[1]. Assim como quase ninguém acreditava que o ser humano iria ao espaço ou que um dia teríamos a internet.
[1]É bem verdade que a depender do preço do barril há pouco interesse nessas reservas, mas ela está lá para ser usada quando for necessário e é tão importante que fez a classe política desse país levar a sério o SNBR pela primeira vez desde a década de 70, projeto que está vivo e a vapor há três governos de orientações completamente diferentes (Lula/Dilma, Temer e Bolsonaro).