Upgrades Factíveis - Leo1A5

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#436 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 09, 2020 10:52 pm

Não sei se vocês lembram, mas o ROB determina que o motor da VBC CC tem de ser traseiro. E só isso elimina qualquer possibilidade de MMBT ser oferecido ao EB.
E se nada mudar neste documento, o próximo CC do exército irá ser um bldo convencional, e de preferência, conhecido e reconhecido no mercado.
Não haverá experiências neste processo. Só entra quem tiver cacife. Não serão aceitas gambiarras e nem nada que possa sugerir experiências com novos conceitos.
Repetindo o que foi dito pelo Paulo Bastos na matéria sobre o Nova Couraça, o ROB parece ter sido escrito em cima do Type 10 nipõnico.
Alguém acredita mesmo que o EB do jeito que sempre foi iria se meter a fazer um TAM BR made in século XXI?

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#437 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 09, 2020 11:35 pm

Fábio Machado escreveu: Seg Nov 09, 2020 3:32 pm Eu tenho 4 considerações em relação ao debate que está sendo travado neste tópico:

1º Ainda é necessário a constatação sobre a desistência de modernização dos Leos 1a5 pelo EB, isto é, se não é só uma "fake news" para dar um "esquenta" no site e no canal do youtube, de um certo jornalista.

2º Se for confirmado, que o EB desistiu da modernização dos leos 1a5, temos que esperar para ver o que nos vai ser oferecido (oficialmente) pelos fabricantes internacionais, conforme o ROB e os recursos disponiveis.

3º A Córeia não é o bazar das pechinchas e também não é fornecedor tradicional ou conhecido do EB.

4º O EB, junto com as outras forças, são bastante conservadoras no que diz respeito a parcerias ou compras no exterior e raramente se metem em aventuras com agentes que eles consideram "exóticos" , salvo se existir determinação política, por óbvio.
Eu procurei outras fontes que corroborassem a informação sobre a não modernização dos Leo 1A5 do EB, e não encontrei nenhuma. Por outro lado, me parece ser inverossímel que o Caiafa se desse o trabalho de publicar uma informação sem fontes fiáveis que lhe correspondessem. Por que ele se arriscaria a se queimar com o pessoal do EB mandando fake news desse tipo. O cara já tem mais de 70 mil seguidores no canal do Youtube, e tem acesso a informações jornalísticas que outros não tem dentro das forças. Valeria a pena jogar tudo isso fora para obter uma audiência que ele já tem? Não me parece lógico. Mas a notícia precisa de outras confirmações oficiais.

Neste pequeno mundo do comércio de sistema de defesa as ofertas são feitas independente de haver um RFI emitido oficialmente. Já há o ROB. Isso por si só muitas vezes basta para a indústria se mexer para mostrar seus produtos e soluções para os governos. Na verdade, quem se mexe primeiro tem mais chances de chegar primeiro em concorrências oficiais.

A Coreia do Sul talvez precise de um avalista para poder vender seus produtos aqui. Por melhores que sejam, não fazem parte da tradicional lista de fornecedores das forças armadas.

Se o atual governo se mantiver até 2026, acredito que seja provável o EB ficar livre para decidir pelo que achar melhor a si, com o Planalto assinando um cheque quase em branco para ele. E este é o espaço de tempo que também penso o EB tem na verdade para decidir de uma vez por todas esse imbróglio se quiser começar a receber seus novos CC logo após a aposentadoria dos Leo 1A5.

Não nos esqueçamos de um detalhe. O CFN também está interessado em um novo CC. Isto de certo influenciará de alguma forma o processo decisório do EB, e levará o ministério da defesa a amparar, senão gerenciar ele próprio essa aquisição a fim de garantir o atendimento dos mais amplos aspectos dessa compra conforme a END.

A ver.

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#438 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 10, 2020 12:20 am

FCarvalho escreveu: Seg Nov 09, 2020 10:52 pm Não sei se vocês lembram, mas o ROB determina que o motor da VBC CC tem de ser traseiro. E só isso elimina qualquer possibilidade de MMBT ser oferecido ao EB.
E se nada mudar neste documento, o próximo CC do exército irá ser um bldo convencional, e de preferência, conhecido e reconhecido no mercado.
Não haverá experiências neste processo. Só entra quem tiver cacife. Não serão aceitas gambiarras e nem nada que possa sugerir experiências com novos conceitos.
Repetindo o que foi dito pelo Paulo Bastos na matéria sobre o Nova Couraça, o ROB parece ter sido escrito em cima do Type 10 nipõnico.
Alguém acredita mesmo que o EB do jeito que sempre foi iria se meter a fazer um TAM BR made in século XXI?

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É relativamente fácil modificar um VBCI e meter o motor atrás, como é o caso do M8.

Se eu acredito? Sim, acredito!




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#439 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 10, 2020 1:32 am

gabriel219 escreveu: Ter Nov 10, 2020 12:20 am
FCarvalho escreveu: Seg Nov 09, 2020 10:52 pm Não sei se vocês lembram, mas o ROB determina que o motor da VBC CC tem de ser traseiro. E só isso elimina qualquer possibilidade de MMBT ser oferecido ao EB.
E se nada mudar neste documento, o próximo CC do exército irá ser um bldo convencional, e de preferência, conhecido e reconhecido no mercado.
Não haverá experiências neste processo. Só entra quem tiver cacife. Não serão aceitas gambiarras e nem nada que possa sugerir experiências com novos conceitos.
Repetindo o que foi dito pelo Paulo Bastos na matéria sobre o Nova Couraça, o ROB parece ter sido escrito em cima do Type 10 nipõnico.
Alguém acredita mesmo que o EB do jeito que sempre foi iria se meter a fazer um TAM BR made in século XXI?
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É relativamente fácil modificar um VBCI e meter o motor atrás, como é o caso do M8.
Se eu acredito? Sim, acredito!
Mas quem oferece no mercado CC baseados em IFV não faz isso. Se muito colocam a torre em cima do bldo e está pronto.
Apenas a Bae Systems tem algo assim, mas apenas no caso do M8. E eu duvido que eles ofereçam esse bldo ou o derivado dele para a concorrência do o US Army ao EB. Salvo engano, a proposta britânica estaria baseada no CV-90/120.
Não creio que alguém vá se dar esse trabalho. A não ser que tenha muita fé que vá ganhar o projeto do EB.
Continuo apostando em CC de verdade.

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#440 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 10, 2020 1:00 pm

Não há pra onde correr, iremos ter que meter a mão no bolso e pagar entre US$10-12 milhões por viatura, seja ela Type 10, K2 ou qualquer outro.

Não temos escolha!

Se o EB tivesse optado pelo Leopard 2A4 ao invés do 1A5, mesmo com o aumento de custo, hoje podíamos pensar em algo como modernização, deixando o mesmo ter uma sobrevida até o final da década de 2030, dando tempo para nós avaliarmos o mercado e até conseguir condições melhores.

Teremos que comprar carros de combate prontos, fabricados sob licença ou não, em época de recuperação pós-pandemia.

Vai sair caro de uma forma ou de outra, a decisão que temos é se vamos gastar dinheiro em imitações caríssimas chamadas MMBT's ou se vamos gastar a mesma grana em MBT's de verdade.




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#441 Mensagem por Fábio Machado » Ter Nov 10, 2020 6:49 pm

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Não se esqueçam que tem esse troço aqui de cima. Da General Dynamics.




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#442 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 10, 2020 9:27 pm

Pelo que li na matéria do Paulo Bastos na T&D sobre o Nova Couraça, os veículos que concorrem no programa norte-americano não são passíveis de serem oferecidos no mercado externo, uma vez que são exclusivos daquele processo.

Mas aí penso cá com os meus botões. E quando o processo acabar e houver um vencedor? O que impede a Bae Systems e a General Dinamycs de oferecer seus bldos no mercado internacional? Salvo letra contratual em contrário, não há nada que impeça.

Ademais, estes veículos não estão dentro do ROB atual do exército.

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#443 Mensagem por Fábio Machado » Ter Nov 10, 2020 11:09 pm

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Se fosse ocidental, certamente seria de longe o favorito numa concorrência do EB, mas como vem de Japão.... Não tenho certeza.




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#444 Mensagem por Túlio » Ter Nov 10, 2020 11:17 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 10, 2020 9:27 pm Pelo que li na matéria do Paulo Bastos na T&D sobre o Nova Couraça, os veículos que concorrem no programa norte-americano não são passíveis de serem oferecidos no mercado externo, uma vez que são exclusivos daquele processo.

Mas aí penso cá com os meus botões. E quando o processo acabar e houver um vencedor? O que impede a Bae Systems e a General Dinamycs de oferecer seus bldos no mercado internacional? Salvo letra contratual em contrário, não há nada que impeça.

Ademais, estes veículos não estão dentro do ROB atual do exército.

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Já é um começo, cupincha véio, ler matérias escritas por quem sabe do que está falando. Sigas assim, no mínimo paras de ME TORTURAR COM BIRUTAGEM DE BOB NO YT... [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#445 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 10, 2020 11:38 pm

Túlio escreveu: Ter Nov 10, 2020 11:17 pm
FCarvalho escreveu: Ter Nov 10, 2020 9:27 pm Pelo que li na matéria do Paulo Bastos na T&D sobre o Nova Couraça, os veículos que concorrem no programa norte-americano não são passíveis de serem oferecidos no mercado externo, uma vez que são exclusivos daquele processo.
Mas aí penso cá com os meus botões. E quando o processo acabar e houver um vencedor? O que impede a Bae Systems e a General Dinamycs de oferecer seus bldos no mercado internacional? Salvo letra contratual em contrário, não há nada que impeça.
Ademais, estes veículos não estão dentro do ROB atual do exército.
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Já é um começo, cupincha véio, ler matérias escritas por quem sabe do que está falando. Sigas assim, no mínimo paras de ME TORTURAR COM BIRUTAGEM DE BOB NO YT... [003] [003] [003] [003]
Eu leio a T&D desde os tempos em que o Paulo Bastos usava calça curta gaudério. :wink:
Para não falar em todas aquelas revistas e títulos atemporais que haviam nas bancas de jornais.
Bons tempos em que a gente não precisa fuçar a TV ou outra tela qualquer para ver novidades em Defesa.
Isso quando chegava aqui em Manaus, claro. :mrgreen:
Mas não te preocupes. Como ando sem cabeça e sem tempo para ver Youtubes da vida, vou dar um tempo em criar mais fios brancos na tua careca. :lol:

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#446 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 10, 2020 11:44 pm

Fábio Machado escreveu: Ter Nov 10, 2020 11:09 pm Se fosse ocidental, certamente seria de longe o favorito numa concorrência do EB, mas como vem de Japão.... Não tenho certeza.
Talvez o fato dele vir do Japão possa ser justamente o diferencial para a seu favoritismo. É só olhar o ROB nos detalhes que é possível ver muitas verossimilhanças entre um e outro. Eu não tinha notado isso até ler a matéria na T&D.
Por outro lado a maior limitação do Type 10 seja justamente a inabilidade nipônica em estabelecer contratos comerciais na área de Defesa.
Mas isso também pode ser explorado por nós. Seria um jogo de ganha-ganha.

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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#447 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 11, 2020 5:13 am

O Type 10 é apreciado pelo Exército, assim como o K2 é também - sempre há um motivo pra eu bater tanto a mesma tecla - porém o que vale aqui é o custo.

Mas não temos escolha, seja lá quem for o vencedor, o pacote completo de VBCI e MBT custará por volta de US$ 10-12 Bilhões.

Já quanto ao MPF seria um excelente MGS pro CFN, mas penso aqui que o VBCI escolhido pelo EB, com modificações no chassis e 48-72 viaturas pro CFN seja ideal. Só acho um erro essa viatura ser 105 mm, já que ela irá ser utilizada pela IBCT quando o Abrams não tiver, o que faria a mesma ter grandes chances de embate com MBT's que resistam ao seu calibre, enquanto esse MGS não deve resistir a disparos APFSDS de 100 mm.




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#448 Mensagem por Fábio Machado » Qua Nov 11, 2020 11:05 am



Apesar da antiguidade do video (+- 4 meses), o senhor Paulo Basto esclareceu que um dos estudos realizados pelo EB é de fato transformar um IFV em CC, mas não de forma pura, isto é, simplesmente colocar um canhão de 120 mm em cima de um blindado (como nas filipinas). A ideia, essencialmente, seria aproveitar componentes e a parte mecânica de um IFV e transforma-lo em CC "puro" de até 50 toneladas. Tal afirmação está aos 30 minutos do video.




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#449 Mensagem por gabriel219 » Qua Nov 11, 2020 11:21 am

Fábio Machado escreveu: Qua Nov 11, 2020 11:05 am

Apesar da antiguidade do video (+- 4 meses), o senhor Paulo Basto esclareceu que um dos estudos realizados pelo EB é de fato transformar um IFV em CC, mas não de forma pura, isto é, simplesmente colocar um canhão de 120 mm em cima de um blindado (como nas filipinas). A ideia, essencialmente, seria aproveitar componentes e a parte mecânica de um IFV e transforma-lo em CC "puro" de até 50 toneladas. Tal afirmação está aos 30 minutos do video.
Será que no Exército existem engenheiros mecânicos?

É uma pergunta séria, pois os IFV's que possuem 43-45 toneladas, no mais alto nível STANAG VII - que é nada em comparação a um CC puro-sangue - sofrem demais com o estresse de seus componentes devido a não serem projetadas para movimentar-se com tamanho peso, fora que afeta o centro de gravidade da viatura, aumenta de forma enorme a pressão sob o solo, já que a viatura não consegue mais distribuir o peso tão bem e entre outros.

MGS hoje, seja sobre lagartas ou rodas, estão na faixa das 33 toneladas, como:

Centauro II: 30 tons (combate);
MPF: 37 toneladas (combate);
ASCOD LT-120: 37 toneladas (combate); e
CV90120T: 40 toneladas (combate).


Não existe nenhum MGS do mundo que passe das 40 toneladas, cogitar 50 toneladas é um absurdo!

Nosso Saudoso Bacchi já foi categório quanto a isso, defendendo uma plataforma em comum, não uma viatura comum, como base pra um MBT e VBCI, tal como é T-14/T-15 e Merkava/Namer.

Além dos problemas mecânicos graves, ainda há os problemas técnicos, como a blindagem.

Essa empreitada toda ai vai custar mais que um K2 e o Type 10 com canhão L/55, sendo um desses MBT's valerão dez gambiarras dessas!

Desafio aqui alguém me provar do contrário!




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Re: Upgrades Factíveis - Leo1A5

#450 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 11, 2020 11:59 am

O que se apresenta no vídeo são tendências em estudo. Não há por agora uma definição clara sobre o que será a novas VBC CC. Como cito pelos Bastos, em vários outros países, o Brasil está olhando o projeto americano e esperando para ver no que vai dar. Dependendo do que seja, pode-se seguir essa mesma linha, a partir de outros projetos, ou seguir pela tradicional. Até a saída dos Leo 1A5 daqui a 7, 8 ou 10 anos, é o tempo que teremos para analisar de fato as opções reais existentes e escolher uma.

Me parece que os alemães tem em mente esse raciocínio, tendo em vista que eles possuem a expertise necessária para desenvolver a partir dos IFV que tem, ou até mesmo do próprio Leo II, um CC de acordo com os critérios adotados pelo exército. A saber se os custos de tal investimentos são plausíveis à nossa realidade.
Seria como pegar partes e peças do KF-41 ou Puma e adotá-las como base para determinados elementos de composição de um CC BR de +- 50 ton. É isso que o Fábio colocou como sendo a ideia do EB a partir da fala do Paulo Bastos.

Conquanto, essa não é uma ideia finalizada e decidida. Até porque, leva bastante tempo para projetar e definir conceitos dos elementos de um CC. O ROB/RTLI deu o caminho. Mas apenas isso não é suficiente para começar um projeto de CC, por mais que ele use elementos comuns a IFV pré-existentes. Mas não deixa de ser uma proposta interessante. Eles já tem dois pés no Brasil. Então, é algo que tem de ser considerado seriamente.

Outros ofertantes também podem optar pelo mesmo caminho, ou simplesmente pegar o que já existe em matéria de CC prontos e disponíveis e acertar um modelo de negócio como supostamente os israelenses estão fazendo. É também uma alternativa. Tem de ser vista como qualquer outra. E aí pode entrar Type-10, K-1/K-2 e mais outros.

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