INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

Re: INVESTIR EM?

#301 Mensagem por Túlio » Qui Nov 05, 2020 5:42 pm

ERRO QUE ESPERO NUNCA MAIS COMETER

Hoje cedo resolvi mudar tudo, a NASDAQ seguia subindo devagar (e eu SHORT e com um monte de defesas contra um inesperado SL) e as cryptos, que eram o grosso do meu portfólio, mal se mexendo. Então cansei e, vendo que já não estava mais nas 24 hs do DT, vendi BTC e BCH com uma merreca ridícula de lucro. Foi eu vender e dispararam, não tanto a BCH mas a BTC está quase 8% acima do que as minhas estavam.

Mas tudo tri, não há ERRO em não ser capaz de adivinhar o que vai acontecer, apenas acontece e fim. De qualquer modo, ao ver que a NASDAQ continuava subindo (já perto da chamada "máxima histórica"), comprei mais duas posições, sempre SHORT. Na dúvida, botei o SL ainda mais para cima. E só então caiu a ficha, ou seja, percebi O ERRO:

Até agora tenho falado sobre a eleição presidencial nos EUA aqui no DB sem considerar seu efeito sobre o Mercado. Bueno, só me liguei ao ver o Ouro disparando (ainda está), isso vai dar muita encrenca ainda, pois mesmo antes de acabar a contagem dos votos a tchurma do Trump já está berrando que "estão roubando" e inclusive já travou algumas contagens de votos, enquanto que a do Biden fica no "mau perdedor".

O ERRO

Tratar as eleições da maior potência do planeta com a mesma leviandade que trato as daqui dos cafundós. O Mercado está respondendo, por enquanto a NASDAQ segue em alta mas, no que se ligarem que tem altíssima chance de virar num revival do Bush jr vs Gore, creio que reverte tudo e despenca; já o Ouro vai às alturas, que é o que se faz em momentos de incerteza.

Assim, abri uma outra, agora LONG, em Ouro e menos de meio minuto depois disso já estava - e está - verde.

A partir de agora não mexo em mais nada - exceto se enxergar algum desastre ou oportunidade - em menos de uma semana a partir de agora. O jogo mal começou, pena que não notei antes, ERRO GROSSEIRO! :evil:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2544 vezes
Agradeceram: 756 vezes

#302 Mensagem por EduClau » Qui Nov 05, 2020 8:42 pm

Tenho vários erros, melhor nem ficar lamentando aqui :roll:

Estou acompanhando os balanços e nessa semana estão saindo vários do setor financeiro, tradicionalmente bons pagadores de dividendos e, por isso, são boa parte de minha carteira ~28% aproximadamente.

Esse ano está sendo uma decepção porque além de serem responsáveis pela maior parte da desvalorização que estou amargando no ano os fdps, por conta da instrução da CVM dispensando a obrigatoriedade de distribuição de dividendos por causa da covid, estão com lucro crescente a cada trimestre (e nunca tiveram prejuízo) mas estão segurando os proventos até onde puderem.

Resultado: estou com boa parte do $$$ preso, já que se eu realizar tomo fumo porque os papéis do setor estão amargando perdas por volta de, no mínimo - 15% no ano (alguns pior, lembra o BMGB...) e nem os pixulecos dos dividendos os desgraçados estão pagando...

:evil:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#303 Mensagem por Túlio » Qui Nov 05, 2020 11:05 pm

EduClau escreveu: Qui Nov 05, 2020 8:42 pm Tenho vários erros, melhor nem ficar lamentando aqui :roll:

Estou acompanhando os balanços e nessa semana estão saindo vários do setor financeiro, tradicionalmente bons pagadores de dividendos e, por isso, são boa parte de minha carteira ~28% aproximadamente.

Esse ano está sendo uma decepção porque além de serem responsáveis pela maior parte da desvalorização que estou amargando no ano os fdps, por conta da instrução da CVM dispensando a obrigatoriedade de distribuição de dividendos por causa da covid, estão com lucro crescente a cada trimestre (e nunca tiveram prejuízo) mas estão segurando os proventos até onde puderem.

Resultado: estou com boa parte do $$$ preso, já que se eu realizar tomo fumo porque os papéis do setor estão amargando perdas por volta de, no mínimo - 15% no ano (alguns pior, lembra o BMGB...) e nem os pixulecos dos dividendos os desgraçados estão pagando...

:evil:
De minha parte, só pretendo largar de mão quando o Ouro subir até ali por USD 2.2k ou acima e a NASDAQ ir ali pelos USD 13k ou mesmo BEM abaixo.

E estou sendo BONZINHO, se resolver ficar MALVADO de verdade é G (depois da coleta no LONG) abaixo de USD 1.7k e N abaixo de 9k (o cara dos EAU tá apostando em 7.7k), e FODA-SE se tiver que esperar a virada do ano, no probs, neste ramo só não tem perdão mesmo é pra cold feet loser... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

EduClau
Sênior
Sênior

#304 Mensagem por EduClau » Sex Nov 06, 2020 8:49 pm

Nossos investimentos são diferentes, é uma pena não ter entrado long em GLD a uns 3 anos atrás, quando andei pesquisando o assunto, como long pra mim é loooooooong mesmo é bastante provável que tivesse o ativo desde essa época.

Agora passada a eleição americana vou aumentar posição do ETF S&P. que está bastante positivo fechou em +12,18%, não vou operar direto via corretora no exterior (não tenho saco pra isso) e os tais BDR pra investidores desqualificados ainda não estão no meu horizonte. Cripto estou pensando no que fazer, o fundo que eu aplico tem uma exposição muito baixa ao ativo, só 20% e o resto é em RF.

Tenho percebido um certo movimento de sites associados a corretoras, por meio de cursos e matérias, incentivando o pessoal a operar minicontratos, acho que com essa onda de zeragem de corretagem para operar no mercado a vista elas estão buscando outras fontes de receita...

No fim das contas a semana foi ótima para o bovegas, mais duas iguais a essa e eu zeraria as perdas no ano. Sonho...

sds.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#305 Mensagem por Túlio » Sex Nov 06, 2020 9:19 pm

Se S&P for o SPX500 então é o mesmo que NSDQ100, continua subindo devagarinho mas muito acima do que seria de se esperar e sempre abaixo do que se deveria temer, daí quando despencar vai deixar um monte de gente com uma cratera onde ficava o bolso.

Outros (espero estar entre eles) vão estar rindo à toa... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

EduClau
Sênior
Sênior

#306 Mensagem por EduClau » Sex Nov 06, 2020 10:29 pm

Túlio escreveu: Sex Nov 06, 2020 9:19 pm
Se S&P for o SPX500 então é o mesmo que NSDQ100, continua subindo devagarinho mas muito acima do que seria de se esperar e sempre abaixo do que se deveria temer, daí quando despencar vai deixar um monte de gente com uma cratera onde ficava o bolso.

Outros (espero estar entre eles) vão estar rindo à toa... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Ele mesmo, o fundo replica o SPX500, pensei que a volatilidade seria até maior por causa da eleição, variou entre 3 a 3,6k num canal de alta desde Junho, oscilou bem na semana da véspera da eleição mas entre o dia 30/10 e 05/11 já voltou e bateu 100% de fibo, de ontem pra hoje reverteu um pouco mas recuperou e fechou com viés comprador:

Imagem

E a bovegas acompanhando +-, oscilou um pouco mais, como era de se esperar devido ao ruído interno... entre 85 a 106k no período:

Imagem

ps. na bovegas nem dá pra considerar que vem num canal, é só pra comparar mesmo

8-]

Editado pela última vez por EduClau em Sex Nov 06, 2020 10:56 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#307 Mensagem por Túlio » Sex Nov 06, 2020 10:52 pm

EduClau escreveu: Sex Nov 06, 2020 10:29 pm

Ele mesmo, o fundo replica o SPX500, realmente pensei que a volatilidade seria maior, olha o canal de alta desde Junho, oscilou legal na semana de véspera da eleição mas entre o dia 30/10 e 05/11 já bateu 100% de fibo, de ontem pra hoje reverteu um pouco mas recuperou e fechou com viés comprador:

Imagem

E a bovegas acompanhando.

8-]
Isso não tem como se criar muito, não num cenário em que o USD não para de cair* e o Ouro e as cryptos são a cada dia mais atrativos, justamente por esta razão. Nem a pau que eu entro LONG em ETF, e ainda mais dessas, se é tão mais fácil (e seguro) entrar SHORT e ficar esperando o óbvio, ou seja, despencar tudo.

A não ser que o Sleepy Joe seja ainda mais FDP de imprevisível que o desgraçado do Trump, mas acho brabo: as grandes corporações não apostaram nessa característica quando o elegeram (Trump) e apostaram abertamente contra quando o des-elegeram. Não, todo mundo quer um cara previsível, que mantenha os chinas de cabeça baixa não com Economia bombando mas com Forças Armadas na volta.

Aliás, lembremos do ex-chefe do Biden: o Obama pegou os EUA semi-falidos por culpa própria (2007/2008) e tirou um baita coelho do chapéu, de importadores os EUA viraram exportadores de petróleo e gás mas não foi da noite pro dia e os índices (e quem estava LONG neles) tiveram que roer um osso de dinossauro até as coisas melhorarem. Fico cá a pensaire qual vai ser o coelho que o próximo POTUS vai tirar da cartola, e se acontece antes de 2022; até lá fico SHORT nisso...

* - Lembremos, como índice a nota de cem dólares atingiu sua máxima histórica no fim do Q1 deste ano, valendo quase USD 104; neste momento segue em queda (e desde então), estando a 92.28. Não duvido que caia abaixo de 90 até o fim do ano, pouco mais, pouco menos. Que índice sobe num cenário tão desgranhudo?

EduClau
Sênior
Sênior

#308 Mensagem por EduClau » Sex Nov 06, 2020 11:03 pm

Boa análise mas agora fiquei preocupado, porque bovegas vai junto.
O coelho penso que vai ser impulsionar a tal economia verde, OIL deverá sofrer.

:shock:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#309 Mensagem por Túlio » Sex Nov 06, 2020 11:24 pm

EduClau escreveu: Sex Nov 06, 2020 11:03 pm Boa análise mas agora fiquei preocupado, porque bovegas vai junto.
O coelho penso que vai ser impulsionar a tal economia verde, OIL deverá sofrer.

:shock:
BoVegas é um cassino online, andas jogando ou investindo? Fiquei curioso agora. :mrgreen:

Já se falas da B3 eu ficaria de olho é na NYSE e não em índices de determinados setores da Economia. Bolsas negociam com tudo, índices são apenas um pedacinho dos seus negócios, tem que cair muita coisa junta para fechar um pregão e não demora tanto para reabrir. Um exemplo? Ano passado, quando o Irã usou uns proxies lá dele para cortar pela metade a produção de petróleo dos Saud. No que deu mesmo? Eu perdi USD 6,2K (não tem porque mentir, postei sobre isso neste mesmo tópico na época), o Mercado deu uns cambaleios mas logo depois tudo se normalizou, mesmo com uma multidão de empresas que dependiam do óleo Saudita se vendo em pulgas por uns tempos. A NYSE continuou de pé, no entanto. B3 também...

EduClau
Sênior
Sênior

#310 Mensagem por EduClau » Sáb Nov 07, 2020 8:35 am

Acordei... eita, não é que fui pesquisar e tem um bovegas mesmo, não sabia kkk

Peguei essa mania de chamar a B3 de bovegas já que não passa de um lugar onde fazemos apostas, baseadas em coisas tipo análises fundamentalistas e gráficas mas no fundo é palpite mesmo. Eu lembro desse seu post, quando vi o valor pensei é coisa pra gente grande :lol: , na real ando lendo a respeito do tipo de trades que você faz mas ainda não me sinto seguro em fazer.
Estou confortável no mercado a vista, tirando a desvalorização dos papéis, e não em todos porque o grosso da desvalorização da carteira se deve aqueles quatro papéis que sempre estou comentando aqui, meus ganhos em ST estão em 7% no ano e em proventos 3,6%.
Inexperiência é duro, quando a pandemia pegou legal eu tinha uns 4 meses de bolsa e ainda estava aportando para compor a carteira de proventos, por isso estou comprado com loss em BRDT, BMGB e ITSA peguei esses papéis no topo, aí fui aportando mais pra baixar PM mas continuou caindo até que acabou o $$ e a coragem pra aportar mais, se fosse hoje já entrava vendido e iria recomprando, se caísse mais vendia de novo e recomprava, é o que eu passei a fazer depois de maio.

Abs!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#311 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 07, 2020 12:30 pm

EduClau escreveu: Sáb Nov 07, 2020 8:35 am Acordei... eita, não é que fui pesquisar e tem um bovegas mesmo, não sabia kkk

Peguei essa mania de chamar a B3 de bovegas já que não passa de um lugar onde fazemos apostas, baseadas em coisas tipo análises fundamentalistas e gráficas mas no fundo é palpite mesmo. Eu lembro desse seu post, quando vi o valor pensei é coisa pra gente grande :lol: , na real ando lendo a respeito do tipo de trades que você faz mas ainda não me sinto seguro em fazer.

Estou confortável no mercado a vista, tirando a desvalorização dos papéis, e não em todos porque o grosso da desvalorização da carteira se deve aqueles quatro papéis que sempre estou comentando aqui, meus ganhos em ST estão em 7% no ano e em proventos 3,6%.

Inexperiência é duro, quando a pandemia pegou legal eu tinha uns 4 meses de bolsa e ainda estava aportando para compor a carteira de proventos, por isso estou comprado com loss em BRDT, BMGB e ITSA peguei esses papéis no topo, aí fui aportando mais pra baixar PM mas continuou caindo até que acabou o $$ e a coragem pra aportar mais, se fosse hoje já entrava vendido e iria recomprando, se caísse mais vendia de novo e recomprava, é o que eu passei a fazer depois de maio.

Abs!
Destaquei o mais importante: estar onde se tenha algum tipo de consciência situacional (é o maior grau de "conforto" que posso admitir que exista no Mercado), conhecer razoavelmente as "regras do jogo" e estar OK com elas.

Até onde posso ver nós dois não só atuamos em pontos diferentes (BR/mundo), em moedas diferentes (BRL/USD) e quase sempre em ativos diferentes (ações S/L e alguns índices quase sempre LONG/commodities S/L e alguns índices, quase sempre SHORT) mas nossas maneiras de atuar são essencialmente opostas: enquanto pareces ser mais prudente (o que te rendeu terminar positivo um ano no qual perdi praticamente tudo), eu SEI que sou bastante agressivo (o que me rendeu o citado prejuízo) e ainda estou aprendendo a domar isso mas a diferença começa a aparecer, dois meses consecutivos no verde e boa chance de virarem três (conforme o tamanho da subida, posso ainda acabar o ano ou no verde (baixo) ou ligeiramente no vermelho, o que é uma baita coisa para quem, como falei, perdeu TUDO ano passado. Daí ano que vem vai ter tudo para ser o MEU ANO*! [009]

O mais divertido é que estou me moderando e começando a andar pra frente com base nas charlas que tenho contigo, um certo ar conservador faz bem para um radical impenitente como eu. :lol: :lol: :lol: :lol:

* - Seguindo como está, e se eu parar definitivamente de fazer josta, ali pela metade dele inauguro meu sonhado mini-Hedge.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#312 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 07, 2020 1:47 pm

BONUS - Tinha esquecido, caro @EduClau, como pareces interessado em índices e estar aprendendo a ser Fib-Junkie :mrgreen: , te mostro como EU leio um gráfico, e uso como exemplo o que me parece ser o mais interessante de todos (mas nunca investi um penny sequer nele):

Imagem

Repares nos momentos: estava subindo, o topetudo começa a Trade War e despenca; no que o Trump começa a ver que a própria Economia dos EUA está levando pau, sossega um pouco e começa um sobe-desce altamente lucrativo para quem entende o que está acontecendo (não eu, mero mortal). Dae recomeça a dança das sanções e mais instabilidade (mas continua com tendência de alta); quando o hôme pensa que já está com a reeleição garantida, afrouxa e o índice dispara novamente para cima, batendo de novo sua alta histórica.

INTERESSANTÍSSIMO: não parou de subir quando teve coronga NA CHINA, mas despencou junto com os demais índices quando o bicho começou a matar a veiarada na Itália. Mesmo assim, quando recém começava a dar baixa na veiarada da Espanha já estava subindo de novo, e não parou mais.

Ou seja, quem entrou LONG no China50 ali por março, na faixa dos USD 11k, pouco mais, pouco menos, estaria hoje, sem alavancagem, com uns 50% de lucro. Considerando que só uma hecatombe nuclear derrubaria a Economia da China a ponto de levar o citado índice abaixo do seu mínimo histórico, mesmo sem saber o que viria não creio que houvesse problema em alavancar até umas dez vezes (valor meio alto para o meu gosto ATUAL, mas enfim :? ) e ontem, pouco antes do fechamento do Mercado e com o índice já começando a sofrer o que me parece ser uma "correção" com base nessa zona que virou a apuração dos votos nos EUA, realizar o capital e ir pra galera com o bolso lotado, para cada USD 1k ele teria ganho +50% (isso sem alavancagem: considerando que só uma hecatombe nuclear ou o desmoronamento catastrófico de Sete Gargantas junto com uma série de terremotos e tsunamis, tudo ao mesmo tempo e em áreas densamente empresariais poderia derrubar tão feio este índice, alavancar em até dez vezes o capital seria um risco calculado, com baixa probabilidade de erro; daí estaria ontem com uns 500% ou USD 5k para cada 1k que arriscou).

Mas nem tudo são flores: o cara que realizou está tranquilo, mas e o que confia que nada vai mudar e mantém sua aposta? Eu não seria este cara, basta o Zé Topete ir pro tapetão (parece que até já foi) e, para abrir uma nova posição do tipo "o Presidente certo para os EUA", começar uma nova e ferocíssima rodada de sanções contra o que boa parte dos ianques veem hoje como viam a URSS no tempo dela, ou seja, a China!

E o cara não se conforma, estou seguindo no Twitter para ver se pego o bonde ainda na estação :twisted: :

PS.: em tempos de Nova Verdade, printei porque o MINIVER Twitter pode apagar. :wink: 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#313 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 07, 2020 3:31 pm

CURIOSIDADE

GANHAR DINHEIRO COMPRANDO E VENDENDO MACONHA SEM VIRAR TRAFICA

:arrow: Cronos Group Inc (NYSE: CRON) - Fechou a semana com + 16,6%;

:arrow: Tilray Inc (NYSE: TLRY) - Fechou a semana com + 23,15%;

:arrow: Aurora Cannabis Inc (NYSE: ACB) - Fechou a semana com + 56,52% :shock: .

BURRO É QUEM CONSOME... [003] [003] [003] [003]

EduClau
Sênior
Sênior

#314 Mensagem por EduClau » Sáb Nov 07, 2020 8:16 pm

Ufa, quanta coisa, eu nem vejo tão diferentes assim nossas estratégias, considero as suas mais avançadas e agressivas, o que me segura é a trabalheira que vai dar na hora de declarar o bendito IR e os custos envolvidos, acho que já disse que não teria tempo nem paciência para isso, no mais sou conservador mesmo kkk.

Olhando o gráfico da China, em especial no período desse ano me parece um pouco parecido com os movimentos da SP e Ibovegas (e acho que de todo o mercado mundial), só que mais vigoroso, as variações desse ano (e as lições) me fazem ver quanta oportunidade eu perdi...

Falando em Fibo, eu acho que estou começando a pegar o jeito, o último trade que fiz usei um pouco da técnica, como o mercado estava com viés baixista na desabada do final de outubro resolvi operar vendido em LEVE onde já estava com um ganho de 3,7%, a intenção era recomprar no final do dia. Seria meu primeiro DT nesse quase um ano operando :shock:.

Dei a sorte de vender topão, peguei o pavio do primeiro candle horário do dia em 18,48, depois disso só caiu, coloquei um preço conservador de recompra: 17,88, pouco abaixo da retração de 61,8 (bati a retração no maior candle vendedor do dia anterior), foi certinho também, bateu 100% em 17,56 e voltou, todo caso seria um ganho de uns 3,5% na recompra.

Mas... vinha acompanhando também CCRO (pra dividendo) e queria voltar pra VVAR, notei os dois papeis tinham varado os 38,2 e 61,8 da fibo direto, não apareceu nenhum candlezinho comprador expressivo no movimento, apostei que ia nos 100%, coloquei OC uns centavos antes e não deu outra, pegou, bateu nos 100 e voltou, lá se foi o dinheiro da venda e o trade com LEVE, mas eu ia economizar o IRRF se desse certo. Que se dane, outro dia eu perco a virgindade no DT e gero meu primeiro DARF :mrgreen: .

Resultado: em 7 dias desde esse trade estou com ganho de 9,9% em VVAR (está no meu objetivo de 10% de ganho nos ST que eu faço mas não saí ainda porque VVAR é fod@, não acho uma empresa com fundamentos lá muito sólidos, andou operando com prejuízo, está em transição para o mercado digital e está no embalo da modinha MGLU, mas resolvi segurar: já peguei ganho de 27% nela em pouco mais de 30 dias) e 2,1% em CCRO, mas esse é um papel com menor variação e volume mesmo, porque o pessoal costuma comprar pra hold, dividendos (pelo menos eu acho, porque essa é minha estratégia nele).

sds.

EduClau
Sênior
Sênior

#315 Mensagem por EduClau » Ter Nov 10, 2020 7:08 pm

Ibovegas bombando, ganho da carteira a par com o índice e esperando uma (bem vinda) correção pra entrar vendido, mas depois de esperar os balanços de bancos e nenhuma sinalização de proventos por enquanto me enchi e resolvi realizar parcial BBDC e ITSA, com 10,3 e 13,6% de ganho no ST, agora estou pensando em aproveitar que gold vem num canalzinho meio baixista desde agosto e pegar uma parte e me expor ao metal via fundo, assim vou compondo um hedge junto com dolar, btc e FII, vai chegar a uns 15% da carteira.

sds.

Editado pela última vez por EduClau em Ter Nov 10, 2020 7:26 pm, em um total de 1 vez.
Responder