França

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: França

#871 Mensagem por Penguin » Sáb Out 31, 2020 1:26 pm

joaolx escreveu: Sáb Out 31, 2020 12:48 pm
Penguin escreveu: Sáb Out 31, 2020 12:43 pm

Mas não eram unidos, existiam rivalidades entre eles e isso foi explorado pelos cruzados.
Depois das Cruzadas, os árabes retrocederam culturalmente e tecnologicamente. A vertente mais religiosa se fortaleceu (em detrimento do desenvolvimento tecnológico e cultural) e isso abriu o caminho para a hegemonia europeia.
Na minha modesta opinião, essas foram as principais consequências das Cruzadas.
Se os árabes daquele tempo tivessem se unido e a isso somado as vantagens tecnologias e militar que eles tinha naquela altura, o futuro poderia ser muito diferente.
A Europa também não era unida...Nesse quesito eram elas por elas..

Vantagem militar nunca tiveram, eram fortes sim mas a vantagem está do lado de quem defende
De certa forma, durante as Cruzadas, uma grande coalizão foi formada com um proposito especifico.
Já do lado dos árabes isso não aconteceu. As rivalidades entre eles foram muito bem explorada pelos cruzados.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Out 31, 2020 2:31 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: França

#872 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 31, 2020 1:44 pm

Penguin escreveu: Sáb Out 31, 2020 12:43 pm
joaolx escreveu: Sáb Out 31, 2020 12:02 pm

Nessa época os árabes eram uma cultura requintada e mais avançada que a europeia em vários domínios como a medicina...Enquanto por cá se queimavam bibliotecas por lá eram preservadas estas obras dos antigos. Militarmente eramos mais fortes...
Mas não eram unidos, existiam rivalidades entre eles e isso foi explorado pelos cruzados.
Depois das Cruzadas, os árabes retrocederam culturalmente e tecnologicamente. A vertente mais religiosa se fortaleceu (em detrimento do desenvolvimento tecnológico e cultural) e isso abriu o caminho para a hegemonia europeia.
Na minha modesta opinião, essas foram as principais consequências das Cruzadas.
Se os árabes daquele tempo tivessem se unido e a isso somado as vantagens tecnologias e militar que eles tinha naquela altura, o futuro poderia ser muito diferente.
Trabalho para casa:

Ler sobre o Império Otomano. Talvez fiques surpreso com a capacidade tecnológica dos mesmos.
Ler sobre as Cruzadas. Talvez fiques surpreso com a desunião no seio do mundo Cristão.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: França

#873 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 31, 2020 3:46 pm

joaolx escreveu: Sáb Out 31, 2020 10:47 am
Matheus escreveu: Sáb Out 31, 2020 10:44 amOs EUA de Obama e Biden vão no mesmo sentido. O Islã vive ainda na era medieval e, infelizmente, é uma ameaça ao mundo ocidental.
Eu diria é uma ameaça ao mundo todo :roll:
Há mais de 1 bilhão de mulçumanos espalhados pelo mundo. A imensa maioria vive na Indonésia, país moderado no que se refere à religião própria e a dos outros, como na cultura e comportamento. E que combate, entrementes, os grupos extremistas exportados pelo oriente médio em seu território.
A maioria da população mulçumana sequer vive nos país do oriente médio e norte da África, onde a vertente mais violenta e retrógrada do islamismo se concentra.
Agora, façam as contas meus amigos. Será que é o Islã que vive ainda na era medieval ou será uma parte - menor - deste que influenciada por minorias radicais, é que não avançou no tempo?
Vamos ser honestos, não estamos falando dos problemas causados por uma religião aqui, mas por membros desta que não querem, não podem ou não conseguem vislumbrar outra vida senão aquela a que foram conformados em suas madrastas desde a infância.
Pode ter sido fácil à Europa transformar, diria relegar, suas Igrejas em bares e museus, e ponto final, ninguém tem nada com isso. Mas fato é que ainda há pessoas para as quais os valores da religião ainda são significativamente mais importantes/relevantes do que a palavra de um governo, ideologia, político ou partido qualquer. E isso tem de ser entendido e respeitado dentro do acordo das normas sociais. Não é demonizando o Islã ou qualquer outra religião que se vai equalizar as relações que sequer existem entre o mundo mulçumano - e todas as suas idiossincrasias - e o velho mundo - e todas as suas idiossincrasias - também.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: França

#874 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 31, 2020 3:53 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Out 31, 2020 1:44 pm Trabalho para casa:
Ler sobre o Império Otomano. Talvez fiques surpreso com a capacidade tecnológica dos mesmos.
Ler sobre as Cruzadas. Talvez fiques surpreso com a desunião no seio do mundo Cristão.
Os otomanos eram muito bons em imitar os romanos: invadir, ocupar, explorar... e deixar os negócios particulares de cada um a si.

Quanto as cruzadas, sabe-se que eram menos um negócio religioso do que um meio de explorar as diferenças entre os próprios reinos europeus, que via de regra tinham o estranho gosto por matarem-se e casarem-se entre si até o começo do sec XX... :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 565
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 73 vezes

Re: França

#875 Mensagem por prometheus » Sáb Out 31, 2020 7:10 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Out 31, 2020 8:18 am
prometheus escreveu: Sex Out 30, 2020 11:06 pm

O que você quer ou deixa de querer pouco importa p realidade, amigo, os imigrantes contianurao a imigrar, legal ou ilegalmente... a diferença é que, c o passar dos tempos, e c a pressão internacional, ou vocês terão de se "multiculturalizar" e miscigenar com ressalvas, mudar a legislação de forma que todos possam conviver harmoniosamente, ou terão, como já vem ocorrendo, de se socorrer a países de matiz islamica da UE p frear e reduzir a onda nacionalista europeia, como já acontece com o socorro da Turquia e possivelmente outros países islâmicos que, posteriormente, a Europa vai abraçar p evitar essa massificação de islâmicos na europa. Problema é que se tornarão reféns, com ou sem o apoio deles. Ou, então, no mais, radicalizarão totalmente o discurso, fecharão as fronteiras, e começarão uma neo cruzada do sec XXI p empurrar os islâmicos p oriente médio e africa novamente recomeçando uma nova fase de conflitos contra a civilização islamica. Mas acho pouco provável no caso europeu, já não tem mais pique p isso não... Enfim.
Muito pelo contrário, a Turquia com o atual governo separou-se por completo da matriz ocidental/europeia. O que eu vejo é um mediterrâneo cada vez mais dividido e separado. Os emigrantes/refugiados vão continuar a vir, mas o que a UE irá fazer com eles, já é tema de conversa. Com estes ataques em França e a resposta mais robusta do Macron, parece-me que a coisa poderá não correr bem para os muçulmanos. Se o Macron concentrar os seus discursos nesta questão para esvaziar a extrema-direita e aumentar a sua popularidade, muito pode acontecer. Estamos a falar de um país que expulsou perto de 10000 ciganos Romenos à apenas uma década atrás. O que é a realidade hoje, pode não ser amanhã.

Como a Europa não só colonizou historicamente países africanos de raiz muçulmana, acumulando os capitais para seus centros econômicos, como tb - e sobretudo - causou conflitos regionais contra esses povos, é óbvio que terá de arcar com as consequências de seus atos. É normal mesmo... Esperariam o quê? Até pouco tempo atrás quem obrigava as demais colônias a seguir os os seus valores e cultura eram vocês... não o contrário. Nenhum português se "africanizou" quando foi colonizar a Angola ou Moçambique pelo que eu saiba. Muito pelo contrário, o objetivo era "educá-los", os "selvagens" em face do homem branco civilizatório. Acho até pitoresco... Inclusive, a figura de Jesus nos filmes aí, de que seria um homem branco de olhos azuis e cabelo loiro, vem daí... Mesmo sabendo que HISTORICAMENTE seria inconcebível um jesus branco, e sim, no máximo, pardo devido as condições do lugar no qual ele nasceu. Então pronto. Questão de ordem.
Parabéns, ganhou o prémio ignorância pura do ano!

Meu caro em primeiro lugar, a partir do momento em que eles se tornaram independentes a obrigação dos Europeus acabou. Quando Portugal expulsou o Filipe III e andou décadas em guerra para manter a independência, nós não nos andamos a lamentar, fomos à luta. Que eles façam o mesmo!!!

Em, segundo lugar, a sua ignorância histórica é colossal. Vá ler os textos onde falam dos Portugueses casados com Indianas e vestidos como os da terra, vá ler como ainda nos anos 60 havia Portugueses a viver em palhotas como os Africanos em África, vá ler alguns textos de pessoas da República Central Africana a dizer como têm saudades dos comerciantes Portugueses que iam para o interior do país e criavam autênticas comunidades do nada.

Eu podia estar aqui toda a manhã a escrever, já que uma das coisas que os Portugueses sempre souberam fazer foi misturar-se com outros.

Dúvidas?! Vá ler se há problemas na França/Alemanha/Bélgica/Canadá/EUA/Austrália/África do Sul com as comunidades Portuguesas.

Já agora, o nosso atual Primeiro Ministro é ele próprio filho de um Goes e de uma Branca e ambos eram Portugueses.

Imagem

Imagem

https://expresso.pt/politica/2017-01-12 ... -em-Margao
E sim, já sabemos que europeus não querem imigrantes, é difícil até para alguns latinos, imagine islâmicos. Geralmente só turistas são benquistos por conta do $$$ que gastam, de resto pouco importa, mesmo sabendo que em alguns momentos a grande mao de obra braçal é desempenhada por esses imigrantes. Ainda bem que aqui no Brasil (e creio que estensivamente na América latina) não possuímos problemas xenofobos com haitianos, bolivianos, venezuelanos, peruanos e até mesmo sírios e outros islâmicos africanos, dentre outros mais, até porque a nossa sociedade sempre os bem viu como forma de agregá-los como um todo. Não temos problemas c isso, e ainda bem.
É mentira tanto de um lado como no outro. Já li e vi coisas com pessoal do Haiti, Bolivia, Venezuela, etc; aí no Brasil que não difere em nada com com algumas coisas que se passam por cá. Se fosse assim tão dificil para um Brasileiro emigrar para a UE, então explique porque é que são a maior comunidade estrangeira (LEGAL) em Portugal? Explique porque quando fui a Madrid fui atendido por um Brasileiro num restaurante, porque quando fui beber uns copos com a equipa Catalã, quem estava à porta a convidar as pessoas para entrar era outro Brasileiro, porque é que eu encontro Brasileiros em todos os países da UE que visito?
Por fim, você não respondeu a minha pergunta.... Que tipo de coisa que os imigrantes fizeram até agora que ameaça, de forma concreta, a cultura de vocês?
Não sou o João, mas o emigrante deve saber misturar-se ou pelo menos respeitar o país em que emigrou. Os muçulmanos acima falados, não sabem fazer nem uma coisa nem a outra. Felizmente em Portugal a comunidade Muçulmana até agora soube comportar-se e o Imã de Lisboa é sem dúvida um moderado. Temos mais problemas com alguns bairros em que a população é maioritariamente africana ou cigana do que com os muçulmanos.
Matheus escreveu: Qui Out 29, 2020 6:17 pm Por falta de aviso é que não foi...daqui a pouco os islâmicos estarão elegendo presidentes pela Europa...esse mocinhos pós guerra globalistas vão sofrer...
Nos EUA já têm políticos muçulmanos eleitos... pelo que eu saiba o foco geralmente tende a ser Europa..... Só é aberração se o muçulmano for europeu.....
Fale com o Sadiq Aman Khan, filho de Paquistaneses que já foi membro do Parlamento Inglês e é atualmente o Presidente da Câmara de Londres.
[/quote]

1- Errado, e você não compreendeu absolutamente nada. Os acordos que porventura a UE possua c a Turquia não significa que ela seja pactuária de matiz ocidental ou não, que eu saiba quem quer a Turquia na UE são vocês, não o contrario. Ja é até candidata, assim como outros como Albânia e etc, c populações muculmanas. A Turquia, ou melhor, a UE fechou acordo recente com a Turquia a respeito dos "péssimos retrógrados" imigrantes sírios dos quais a UE se nega a abrigar. Isso em 2016. O que acontece é que, como afirmei, a Turquia possivelmente usará isso com fins políticos e poderá barganhar mais. Mais uma vez, normalíssimo no realismo político.

E não, o Macron não fará nada a respeito disso, o que fizer é ínfimo e ou no máximo paliativo perante o real problema da imigração. Tudo demagogia, no máximo. Até agora nada se provou de útil.

https://www.europarl.europa.eu/legislat ... ction-plan


2 - tudo, absolutamente TUDO, o que afirmei até agora a respeito disso está registrado historicamente e sociologicamente, amigo. Tem uma vasta e riquíssima historiografia sobre esse assunto, não só do neocolonialismo europeu como tb do colonialismo também. No Brasil, por exemplo, foi um desastre... Até hoje os nativos são tomados por alguns como seres brutais, canibais e selvagens, mesmo sabendo que essa é uma mentira cultural brutal. E não seja desonesto intelectualmente, não é só porque essas nações se tornaram independentes que isso não os exime da culpa histórica ocasionada por vocês. Pelo contrário, em parte talvez a colonização seja uma das razões que AGRAVOU a situação de disputa não só cultural como econômica entre esses países. Portugal jamais se preocupou com suas colônias africanas, por exemplo, só se firmava nas zonas costeiras para fins meramente econômicos, e, em muitos casos, para negociação de escravos. Isso a nível politico INSTITUCIONAL, ou seja, o que o estado português pregava abertamente como política ideológica econômica em suas colônias. Agora, se um ou outro português se firmou numa terra aqui ou acolá, isso pouco representa; p ser franco, sabemos que os portuguêses possuíam muitos interesses é no ouro que advinha da península ibérica africana, e ele, por sua vez, provinha do interior africano. Então, não sejamos crianças, ninguém se empreende por árduas viagens visando a nada, há sempre interesses, e no caso dos colonizadores sabemos exatamente quais eram.
P ser sincero, Portugal foi um dos países que primeiro chegaram lá, em 1500 e pouco, e por último saíram, por volta da década 70!!! Ou seja, não possuem moral alguma p falar nada! Lutaram pelo ossinho até o último instante... os portugueses eram tão "bonzinhos" e se imiscuiam tão bem que abasteciam a demanda crescente por trabalhadores forçados por meio de acordo c líderes locais, isso tudo p favorecer a quem? O povoamento africano? Nada, e sim a coroa portuguesa. Após a independência brasileira, Portugal reviu absolutamente toda a lógica sobre suas colônias africanas, deixou de explorá-las? Não, nada disso, continuou firme e forte, mais vigilante ainda. Não preciso citar o que aconteceu durante o Estado Novo de Salazar né? Então beleza. Eu acho é que você que não sabe do que está falando... Se quiser posso me basear em fontes muito bem registradas a respeito de tudo o que digo e falar o dia todo também...
E as charges, obras de arte, filmes e toda a cultura, até hoje favorece e focaliza essa imagem do "homem branco de olhos azuis e cabelos loiros", isto é, uma visão claramente eurocêntrica, mesmo sabendo que em muitos casos é pura propaganda ideológica... não é embasada na história.

E o que as comunidades portuguesas tem a ver com a colonização selvagem causada por vocês? Nada! Essas comunidades se constituíram por conta de imigrações ao longo da história, não tem o menor nexo o que você diz. Uma coisa não justifica outra.

Mas claro, isso não significa que os portugueses não tenham feito boas coisas ao longo de tudo. Inclusive, por eu ser descendente de português, tb já tirei minha cidadania, não tenho nada contra o povo português. Há ótimas coisas tb, mas não é esse o foco aqui.

3 - fala sério! Que piada!!! Os brasileiros sofrem preconceito quase que generalizado nas faculdades portuguesas... As mulheres brasileiras até hoje são retratadas como prostitutas e devassas por portugueses, os casos de preconceito aí são quase que generalizados quando comparados com os brasileiros perante outros povos. Você não vê quase NADA de xenofobia no Brasil, você francamente não tem a MENOR ideia de nada... No Brasil no máximo a xenofobia é pontual, e não enraizada. Aqui NADA se fala de preconceito contra português ou qualquer outro povo, no máximo piada de português dono de padaria, mas nem isso pode ser considerado preconceito.

https://noticias.uol.com.br/internacion ... al.amp.htm

https://g1.globo.com/google/amp/educaca ... esas.ghtml

4 - p mim isso está me soando como discurso xenofoba, c todo respeito. Você não me explanou ainda como que os imigrantes islâmicos afetam a sua vida diária... E qual o problema de constituir comunidades islamicas? Acho normal. No Brasil geralmente isso não acontece, porque nossa sociedade é tamanha miscigenada que nem há essa necessidade. Mas quando fui ao Canadá, vi comunidades de portugueses separadas dos demais, e aí? Que há de ilegal ou imoral nisso?

Hm, mais problemas nesses bairros? Que tipo de problemas? Não é porque são bairros marginalizados e recentes e periféricos, não?

5 - por fim, sim... e daí que ele é o presidente da câmara? Nós EUA já tem umas dúzias já. Qual o problema? Quem está rabujando e temerosos são vocês...




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 565
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 73 vezes

Re: França

#876 Mensagem por prometheus » Sáb Out 31, 2020 7:54 pm

joaolx escreveu: Sáb Out 31, 2020 10:12 am
prometheus escreveu: Sex Out 30, 2020 11:06 pm

O que você quer ou deixa de querer pouco importa p realidade, amigo, os imigrantes contianurao a imigrar, legal ou ilegalmente... a diferença é que, c o passar dos tempos, e c a pressão internacional, ou vocês terão de se "multiculturalizar" e miscigenar com ressalvas, mudar a legislação de forma que todos possam conviver harmoniosamente, ou terão, como já vem ocorrendo, de se socorrer a países de matiz islamica da UE p frear e reduzir a onda nacionalista europeia, como já acontece com o socorro da Turquia e possivelmente outros países islâmicos que, posteriormente, a Europa vai abraçar p evitar essa massificação de islâmicos na europa. Problema é que se tornarão reféns, com ou sem o apoio deles. Ou, então, no mais, radicalizarão totalmente o discurso, fecharão as fronteiras, e começarão uma neo cruzada do sec XXI p empurrar os islâmicos p oriente médio e africa novamente recomeçando uma nova fase de conflitos contra a civilização islamica. Mas acho pouco provável no caso europeu, já não tem mais pique p isso não... Enfim.

Como a Europa não só colonizou historicamente países africanos de raiz muçulmana, acumulando os capitais para seus centros econômicos, como tb - e sobretudo - causou conflitos regionais contra esses povos, é óbvio que terá de arcar com as consequências de seus atos. É normal mesmo... Esperariam o quê? Até pouco tempo atrás quem obrigava as demais colônias a seguir os os seus valores e cultura eram vocês... não o contrário. Nenhum português se "africanizou" quando foi colonizar a Angola ou Moçambique pelo que eu saiba. Muito pelo contrário, o objetivo era "educá-los", os "selvagens" em face do homem branco civilizatório. Acho até pitoresco... Inclusive, a figura de Jesus nos filmes aí, de que seria um homem branco de olhos azuis e cabelo loiro, vem daí... Mesmo sabendo que HISTORICAMENTE seria inconcebível um jesus branco, e sim, no máximo, pardo devido as condições do lugar no qual ele nasceu. Então pronto. Questão de ordem.

E sim, já sabemos que europeus não querem imigrantes, é difícil até para alguns latinos, imagine islâmicos. Geralmente só turistas são benquistos por conta do $$$ que gastam, de resto pouco importa, mesmo sabendo que em alguns momentos a grande mao de obra braçal é desempenhada por esses imigrantes. Ainda bem que aqui no Brasil (e creio que estensivamente na América latina) não possuímos problemas xenofobos com haitianos, bolivianos, venezuelanos, peruanos e até mesmo sírios e outros islâmicos africanos, dentre outros mais, até porque a nossa sociedade sempre os bem viu como forma de agregá-los como um todo. Não temos problemas c isso, e ainda bem.

Por fim, você não respondeu a minha pergunta.... Que tipo de coisa que os imigrantes fizeram até agora que ameaça, de forma concreta, a cultura de vocês?



Nos EUA já têm políticos muçulmanos eleitos... pelo que eu saiba o foco geralmente tende a ser Europa..... Só é aberração se o muçulmano for europeu.....

O colega cabeça já respondeu no essencial...

O que eu quero não importa realmente mas o que a maioria do povo quer importa e importará...

Neste momento os partidos ID, até á pouco tempo vistos como uma excentricidade, neste momento começam a engolir importantes fatias do eleitorado nunca antes vistas, eleitorado não composto de fascistas ou neo nazis como pretende alguma midia comunista mas classe media trabalhadora e inclusive começam a governar em alguns destes países: Hungria, Polonia etc... Por isso veremos se vamos multiculturalizar e miscigenar...~

Frear a onda nacionalista? E porquê? Desde quando é que ser nacionalista é um defeito? Eu sou nacionalista

Países da UE de matriz muçulmana? Qual? não existe um único meu caro...Turquia não é UE

Europa colonizou países islâmicos? Esses países que tens em mente eram todos parte do império otomano que ao desagregar-se no final da primeira grande guerra passou para a esfera dos aliados vencedores, inglaterra e frança viram-se entre 1918 e até aos anos 50 administradores destes territórios sob a forma de protetorado e estamos a falar de um período relativamente curto...

Quanto a Portugal o cabeça já te respondeu mas eu só vou acrescentar e te perguntar: Fomos os primeiros a chegar a Africa e os últimos a sair...Somos um pais minúsculo em comparação com os territórios que conquistámos...Achas que isto seria possível sem um forte apoio local?

Pelo teu post não é difícil perceber que bebeste nesse caldeirão do revisionismo e do marxismo cultural que quer demonizar a Europa e que adora esses conceitos idiotas de divida historica e blábláblá...ou então és apenas ignorante, o que nos tempos de hoje é uma opção, basta pesquisar fontes sérias e não o youtube e estudar um pouco...

Que tipo de emigrantes fizeram ameaça á nossa cultura? Ou andas muito distraído ou não sei então...Em vez de veres esses programas para retardados da vossa TV como a Fazenda e BBB vê mais noticias: Atentados á bomba quantos queres? 2 inocentes decapitados na via publica nos ultimas 2 semanas, Bairros em Inglaterra onde estes marginais declaram a sharia implantada e punem supostos infratores, jovens violadas na Alemanha e Suécia...Queres que continue?

Meu caro fica ciente de uma coisa...Aqui não passarão nem que a extrema direita tenha que tomar conta das ruas e governar...E isso não está longe de acontecer
Olá! De fato, o conservadorismo (e não fascismo) se impregnou em algumas partes da Europa. Mas, pelo que percebi, foi lamentavelmente um fenômeno muito efêmero... Já está decaindo novamente sua força por conta de outros fatores. Aconteceu na Hungria e na Polônia, de fato, mas pareceu-me que, de acordo c as últimas eleições do parlamento europeu, a neoesquerda ganhou espaço novamente. E digo mais, isso não aconteceu só aí, pelo que vejo, mas sobretudo aqui na América latina, com o ressurgimento da Kirchner, mudança constitucional no Chile, e etc. Em outras palavras, eis porque penso que esse movimento já está se enfraquecendo e durará pouco, mas essa é uma análise política minha, pode ou não corresponder à realidade.

Amigo, a Europa colonizou praticamente o mundo todo... África toda, sub continente indiano, sudeste asiático, Américas... o imperio británico foi um dos maiores da historia, senão o maior. O único lugar que eu saiba que a imposição cultural portuguesa, no caso, não funcionou, foi no Japão, por conta de uma forte ligação com os xongus e posteriormente imperador etc etc. E vejamos... Os portugueses se aliavam sim a algumas tribos locais, mas em face de outras, sempre buscando favorecer sua política ideológica de colonização. Assim o foi no Brasil c os indígenas, assim o foi na África, não foi diferente, tal como os demais povos colonizadores tb seguiram essa lógica. Isso é fato histórico, amigo, não tem marxismo, ou revisionismo não .. pelo contrário, quando você busca reverter a lógica de exploração e de formação de alianças estratégicas feitas por esses colonizadores c vistas a favorecer o povoamento, isso sim pode ser considerado revisionismo histórico, porque atende a uma perspectiva eurocêntrica ideológica.

E digo mais, não sou marxista, sou conservador, e p mim, a onda conservadora nacionalista até favorece ao Brasil... Eu quero mesmo é que ela se fomente, preferencialmente, torcemos por isso... torcemos até mais, queremos Brexit, frexit, Catalunha e etc etc... pro Brasil isso é uma oportunidade ímpar. Não falo contra o nacionalismo na Europa não, muito pelo contrário, até endosso... Kkkkkkkkk Espero que se acirre mais, mas, como falei, de acordo c meu diagnóstico, parece que esse fenômeno será passageiro. Eu tendo a ser realista, e não utópico, logo mantenho meus pés no chão e me baseio nós fatos que me apresentam...

Esses atentados, pelo que eu saiba, são motivados por lobos solitários, por escaladas de ódio entre os povos... Não representam a comunidade islamicas, p ser franco, faça as contas aí, quantos imigrantes têm na Europa, e quantos fazem atentados? Ou até mesmo impõem sua cultura? É matemática simples ... Eu não estou contra vocês, só estou sendo pragmático sobre a situação muitas vezes irracionais de vcs. Concordo que o certo seria que se adequassem a cultura local, mas se o estado é laico nesses países europeus, você quer o quê? A censura? O estupro nos países nórdicos segue uma metodologia própria, o mero ato de acusar já se registra como estupro, mas, longe de desmerecê-lo, p mim o estupro deve ser combatido independente da pessoa ser islâmica ou não. E referente a Sharia na Inglaterra, bom... O estado é laico, possivelmente não pode censurar uma religião, mas, se está de desacordo c a legislação local, deve ser combatido tb, simples.


E balela, no final a Europa não vai dar conta não... Não tem meios reais e efetivos para isso... Duvido muito particularmente. No máximo evitarão, mas o fenômeno já está numa etapa supranacional, está para além do alcance dos estados. Pelo menos as guerras se dissiparam um pouco no oriente médio pela Rússia e pelos EUA e isso diminuiu um pouco o fluxo de refugiados, mas a Europa consegue se dar ao luxo de escalar os conflitos por si mesma com o seu nacionalismo xenófobo, logo... acho que o problema e a pólvora já foi acesa, esta já era... geopoliticamente essa rixa histórica é um excelente negócio p Brasil, acho engraçado macrons e papas se dando ao luxo de arrumar problema c a Amazônia por aqui ainda, bom, p formar rivais a Europa é famosissima kkkkkkkkk mas enfim... aqui estou p contastar a realidade, e não dar minha opiniao. Enfim, acho que tudo que falam é balela, a Europa está fadada a decadência a muito tempo já... Mas espero que dê certo, até melhor... Aqui mesmo o foco está sendo o eixo pacífico já, o país deixou de lado um pouco o atlântico... A Europa já não é mais o centro. Os milicos do Planalto já estão bem informados...




Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: França

#877 Mensagem por joaolx » Dom Nov 01, 2020 7:36 am

prometheus escreveu: Sáb Out 31, 2020 7:54 pm
joaolx escreveu: Sáb Out 31, 2020 10:12 am


O colega cabeça já respondeu no essencial...

O que eu quero não importa realmente mas o que a maioria do povo quer importa e importará...

Neste momento os partidos ID, até á pouco tempo vistos como uma excentricidade, neste momento começam a engolir importantes fatias do eleitorado nunca antes vistas, eleitorado não composto de fascistas ou neo nazis como pretende alguma midia comunista mas classe media trabalhadora e inclusive começam a governar em alguns destes países: Hungria, Polonia etc... Por isso veremos se vamos multiculturalizar e miscigenar...~

Frear a onda nacionalista? E porquê? Desde quando é que ser nacionalista é um defeito? Eu sou nacionalista

Países da UE de matriz muçulmana? Qual? não existe um único meu caro...Turquia não é UE

Europa colonizou países islâmicos? Esses países que tens em mente eram todos parte do império otomano que ao desagregar-se no final da primeira grande guerra passou para a esfera dos aliados vencedores, inglaterra e frança viram-se entre 1918 e até aos anos 50 administradores destes territórios sob a forma de protetorado e estamos a falar de um período relativamente curto...

Quanto a Portugal o cabeça já te respondeu mas eu só vou acrescentar e te perguntar: Fomos os primeiros a chegar a Africa e os últimos a sair...Somos um pais minúsculo em comparação com os territórios que conquistámos...Achas que isto seria possível sem um forte apoio local?

Pelo teu post não é difícil perceber que bebeste nesse caldeirão do revisionismo e do marxismo cultural que quer demonizar a Europa e que adora esses conceitos idiotas de divida historica e blábláblá...ou então és apenas ignorante, o que nos tempos de hoje é uma opção, basta pesquisar fontes sérias e não o youtube e estudar um pouco...

Que tipo de emigrantes fizeram ameaça á nossa cultura? Ou andas muito distraído ou não sei então...Em vez de veres esses programas para retardados da vossa TV como a Fazenda e BBB vê mais noticias: Atentados á bomba quantos queres? 2 inocentes decapitados na via publica nos ultimas 2 semanas, Bairros em Inglaterra onde estes marginais declaram a sharia implantada e punem supostos infratores, jovens violadas na Alemanha e Suécia...Queres que continue?

Meu caro fica ciente de uma coisa...Aqui não passarão nem que a extrema direita tenha que tomar conta das ruas e governar...E isso não está longe de acontecer
Olá! De fato, o conservadorismo (e não fascismo) se impregnou em algumas partes da Europa. Mas, pelo que percebi, foi lamentavelmente um fenômeno muito efêmero... Já está decaindo novamente sua força por conta de outros fatores. Aconteceu na Hungria e na Polônia, de fato, mas pareceu-me que, de acordo c as últimas eleições do parlamento europeu, a neoesquerda ganhou espaço novamente. E digo mais, isso não aconteceu só aí, pelo que vejo, mas sobretudo aqui na América latina, com o ressurgimento da Kirchner, mudança constitucional no Chile, e etc. Em outras palavras, eis porque penso que esse movimento já está se enfraquecendo e durará pouco, mas essa é uma análise política minha, pode ou não corresponder à realidade.

Amigo, a Europa colonizou praticamente o mundo todo... África toda, sub continente indiano, sudeste asiático, Américas... o imperio británico foi um dos maiores da historia, senão o maior. O único lugar que eu saiba que a imposição cultural portuguesa, no caso, não funcionou, foi no Japão, por conta de uma forte ligação com os xongus e posteriormente imperador etc etc. E vejamos... Os portugueses se aliavam sim a algumas tribos locais, mas em face de outras, sempre buscando favorecer sua política ideológica de colonização. Assim o foi no Brasil c os indígenas, assim o foi na África, não foi diferente, tal como os demais povos colonizadores tb seguiram essa lógica. Isso é fato histórico, amigo, não tem marxismo, ou revisionismo não .. pelo contrário, quando você busca reverter a lógica de exploração e de formação de alianças estratégicas feitas por esses colonizadores c vistas a favorecer o povoamento, isso sim pode ser considerado revisionismo histórico, porque atende a uma perspectiva eurocêntrica ideológica.

E digo mais, não sou marxista, sou conservador, e p mim, a onda conservadora nacionalista até favorece ao Brasil... Eu quero mesmo é que ela se fomente, preferencialmente, torcemos por isso... torcemos até mais, queremos Brexit, frexit, Catalunha e etc etc... pro Brasil isso é uma oportunidade ímpar. Não falo contra o nacionalismo na Europa não, muito pelo contrário, até endosso... Kkkkkkkkk Espero que se acirre mais, mas, como falei, de acordo c meu diagnóstico, parece que esse fenômeno será passageiro. Eu tendo a ser realista, e não utópico, logo mantenho meus pés no chão e me baseio nós fatos que me apresentam...

Esses atentados, pelo que eu saiba, são motivados por lobos solitários, por escaladas de ódio entre os povos... Não representam a comunidade islamicas, p ser franco, faça as contas aí, quantos imigrantes têm na Europa, e quantos fazem atentados? Ou até mesmo impõem sua cultura? É matemática simples ... Eu não estou contra vocês, só estou sendo pragmático sobre a situação muitas vezes irracionais de vcs. Concordo que o certo seria que se adequassem a cultura local, mas se o estado é laico nesses países europeus, você quer o quê? A censura? O estupro nos países nórdicos segue uma metodologia própria, o mero ato de acusar já se registra como estupro, mas, longe de desmerecê-lo, p mim o estupro deve ser combatido independente da pessoa ser islâmica ou não. E referente a Sharia na Inglaterra, bom... O estado é laico, possivelmente não pode censurar uma religião, mas, se está de desacordo c a legislação local, deve ser combatido tb, simples.


E balela, no final a Europa não vai dar conta não... Não tem meios reais e efetivos para isso... Duvido muito particularmente. No máximo evitarão, mas o fenômeno já está numa etapa supranacional, está para além do alcance dos estados. Pelo menos as guerras se dissiparam um pouco no oriente médio pela Rússia e pelos EUA e isso diminuiu um pouco o fluxo de refugiados, mas a Europa consegue se dar ao luxo de escalar os conflitos por si mesma com o seu nacionalismo xenófobo, logo... acho que o problema e a pólvora já foi acesa, esta já era... geopoliticamente essa rixa histórica é um excelente negócio p Brasil, acho engraçado macrons e papas se dando ao luxo de arrumar problema c a Amazônia por aqui ainda, bom, p formar rivais a Europa é famosissima kkkkkkkkk mas enfim... aqui estou p contastar a realidade, e não dar minha opiniao. Enfim, acho que tudo que falam é balela, a Europa está fadada a decadência a muito tempo já... Mas espero que dê certo, até melhor... Aqui mesmo o foco está sendo o eixo pacífico já, o país deixou de lado um pouco o atlântico... A Europa já não é mais o centro. Os milicos do Planalto já estão bem informados...

Meu caro da leitura do teu post só posso confirmar que sofres do famoso complexo de vira lata brasileiro e destilas odio contra os ex-colonizadores...Se és indio ou negro ainda te daria algum desconto, se descendente de europeus, então tenho pena de ti porque não passas de um alienado.

Para tua informação quem destabilizou todo o médio oriente nos tempos recentes foram os USA muito por fruto do seu apoio declarado a Israel, por favor não venhas agora com as cruzadas e colonialismos para explicar esta onda de terrorismo...

Ainda vais ter uma surpresa quanto á Europa se pensas que se vai desagregar...Mais facil nevar em Copacabana no verão...E se acreditas no Brasil potencia, pais do futuro, então vais ter outra ainda maior...

Nacionalista e conservador brasileiro é aquele que reconhece a sua herança e não aquele que tenta construir uma identidade nacional baseada em fábulas comunistas...

E muito cuidado com essas novas amizades no pacifico vê lá se não acabas como uma colonia chinesa porque eles precisam de matéria prima barata...




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: França

#878 Mensagem por gogogas » Dom Nov 01, 2020 10:02 am

Cada país com seus problemas ! Desejo boa sorte a todos e um futuro melhor ....




Gogogas !
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 565
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 73 vezes

Re: França

#879 Mensagem por prometheus » Dom Nov 01, 2020 5:19 pm

joaolx escreveu: Dom Nov 01, 2020 7:36 am
prometheus escreveu: Sáb Out 31, 2020 7:54 pm

Olá! De fato, o conservadorismo (e não fascismo) se impregnou em algumas partes da Europa. Mas, pelo que percebi, foi lamentavelmente um fenômeno muito efêmero... Já está decaindo novamente sua força por conta de outros fatores. Aconteceu na Hungria e na Polônia, de fato, mas pareceu-me que, de acordo c as últimas eleições do parlamento europeu, a neoesquerda ganhou espaço novamente. E digo mais, isso não aconteceu só aí, pelo que vejo, mas sobretudo aqui na América latina, com o ressurgimento da Kirchner, mudança constitucional no Chile, e etc. Em outras palavras, eis porque penso que esse movimento já está se enfraquecendo e durará pouco, mas essa é uma análise política minha, pode ou não corresponder à realidade.

Amigo, a Europa colonizou praticamente o mundo todo... África toda, sub continente indiano, sudeste asiático, Américas... o imperio británico foi um dos maiores da historia, senão o maior. O único lugar que eu saiba que a imposição cultural portuguesa, no caso, não funcionou, foi no Japão, por conta de uma forte ligação com os xongus e posteriormente imperador etc etc. E vejamos... Os portugueses se aliavam sim a algumas tribos locais, mas em face de outras, sempre buscando favorecer sua política ideológica de colonização. Assim o foi no Brasil c os indígenas, assim o foi na África, não foi diferente, tal como os demais povos colonizadores tb seguiram essa lógica. Isso é fato histórico, amigo, não tem marxismo, ou revisionismo não .. pelo contrário, quando você busca reverter a lógica de exploração e de formação de alianças estratégicas feitas por esses colonizadores c vistas a favorecer o povoamento, isso sim pode ser considerado revisionismo histórico, porque atende a uma perspectiva eurocêntrica ideológica.

E digo mais, não sou marxista, sou conservador, e p mim, a onda conservadora nacionalista até favorece ao Brasil... Eu quero mesmo é que ela se fomente, preferencialmente, torcemos por isso... torcemos até mais, queremos Brexit, frexit, Catalunha e etc etc... pro Brasil isso é uma oportunidade ímpar. Não falo contra o nacionalismo na Europa não, muito pelo contrário, até endosso... Kkkkkkkkk Espero que se acirre mais, mas, como falei, de acordo c meu diagnóstico, parece que esse fenômeno será passageiro. Eu tendo a ser realista, e não utópico, logo mantenho meus pés no chão e me baseio nós fatos que me apresentam...

Esses atentados, pelo que eu saiba, são motivados por lobos solitários, por escaladas de ódio entre os povos... Não representam a comunidade islamicas, p ser franco, faça as contas aí, quantos imigrantes têm na Europa, e quantos fazem atentados? Ou até mesmo impõem sua cultura? É matemática simples ... Eu não estou contra vocês, só estou sendo pragmático sobre a situação muitas vezes irracionais de vcs. Concordo que o certo seria que se adequassem a cultura local, mas se o estado é laico nesses países europeus, você quer o quê? A censura? O estupro nos países nórdicos segue uma metodologia própria, o mero ato de acusar já se registra como estupro, mas, longe de desmerecê-lo, p mim o estupro deve ser combatido independente da pessoa ser islâmica ou não. E referente a Sharia na Inglaterra, bom... O estado é laico, possivelmente não pode censurar uma religião, mas, se está de desacordo c a legislação local, deve ser combatido tb, simples.


E balela, no final a Europa não vai dar conta não... Não tem meios reais e efetivos para isso... Duvido muito particularmente. No máximo evitarão, mas o fenômeno já está numa etapa supranacional, está para além do alcance dos estados. Pelo menos as guerras se dissiparam um pouco no oriente médio pela Rússia e pelos EUA e isso diminuiu um pouco o fluxo de refugiados, mas a Europa consegue se dar ao luxo de escalar os conflitos por si mesma com o seu nacionalismo xenófobo, logo... acho que o problema e a pólvora já foi acesa, esta já era... geopoliticamente essa rixa histórica é um excelente negócio p Brasil, acho engraçado macrons e papas se dando ao luxo de arrumar problema c a Amazônia por aqui ainda, bom, p formar rivais a Europa é famosissima kkkkkkkkk mas enfim... aqui estou p contastar a realidade, e não dar minha opiniao. Enfim, acho que tudo que falam é balela, a Europa está fadada a decadência a muito tempo já... Mas espero que dê certo, até melhor... Aqui mesmo o foco está sendo o eixo pacífico já, o país deixou de lado um pouco o atlântico... A Europa já não é mais o centro. Os milicos do Planalto já estão bem informados...

Meu caro da leitura do teu post só posso confirmar que sofres do famoso complexo de vira lata brasileiro e destilas odio contra os ex-colonizadores...Se és indio ou negro ainda te daria algum desconto, se descendente de europeus, então tenho pena de ti porque não passas de um alienado.

Para tua informação quem destabilizou todo o médio oriente nos tempos recentes foram os USA muito por fruto do seu apoio declarado a Israel, por favor não venhas agora com as cruzadas e colonialismos para explicar esta onda de terrorismo...

Ainda vais ter uma surpresa quanto á Europa se pensas que se vai desagregar...Mais facil nevar em Copacabana no verão...E se acreditas no Brasil potencia, pais do futuro, então vais ter outra ainda maior...

Nacionalista e conservador brasileiro é aquele que reconhece a sua herança e não aquele que tenta construir uma identidade nacional baseada em fábulas comunistas...

E muito cuidado com essas novas amizades no pacifico vê lá se não acabas como uma colonia chinesa porque eles precisam de matéria prima barata...
Complexo de vira lata não tem absolutamente nada a ver com a já conhecida e muito bem registrada colonização feita pelos europeus. E diferente dos europeus, o imperialismo norte americano se baseou na política do Big stick, inspirada na doutrina Monroe, segundo a qual, diferentemente de uma política de intervenção colonial direta, os EUA defendia uma independência para esses países de forma que pudesse pendurar seus interesses econômicos na região. Geralmente o fomento de guerras e revoluções, por aqui, era indireto constituindo governos aliados a si, como no caso do Panamá e das ditaduras latinoamericanas, e jamais o foi sob uma perspectiva direta e colonizadora tal como o imperialismo apregoado pelos europeus. Mas sim, sabemos que recentemente, os EUA interveio muito no oriente médio, e sabemos que, conscientemente ou não, existe apoio velado europeu e da OTAN no meio. Não feche os olhos para isso. Sejamos honestos.

Eu particularmente não tenho ódio de colonizadores, muito menos dos portugueses, e isso não porque também sou português, mas porque de fato, de todos os colonizadores, os portugueses, a meu ver, foram os únicos que agregaram a sociedade e o Estado, a ex colônia brasileira. Tenha sido fruto das invasões napoleônicas ou não, os portugueses desenvolveram muito o nosso país, e souberam como nenhum outro centralizar e controlar um vasto império, assim como explorar novas porções de terras e agregá-las ao nosso territorio, diferente dos caudilhistas e das republiquetas revolucionárias espanholas. Perdemos um pouco no caso da balança comercial c o Reino Unido por conta do tratado de comércio e navegação e abertura dos portos às "nações amigas", mas creio que esse acordo era inevitável por conta do contexto histórico. Muito pelo contrário, prezo muito a cultura não só portuguesa, como lusófona como um todo. Gosto muito do período do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815, e esperaria que a comunidade lusófona se fortalecesse mais, mas esse é outro assunto.

Particularmente não creio no Brasil potência, nós - e agora sim - somos bem viralatas nesse sentido. Mesmo podendo ser uma potência, somos desesperançosos e tendemos a não crer muito nisso. Mas a questão que está em jogo aqui não é a potência Brasil ou o Brasil do futuro, mas sim que, com a desestruturação da Europa, o Brasil tem, no campo internacional, uma oportunidade ímpar. Aqui o foco não é o pacífico porque queremos nos tornar dependentes da China (p ser franco, o mundo todo está quase dependendo da China atualmente), muito pelo contrário, porque sabemos que futuramente o maior pedaço do comércio internacional envolverá esse oceano mesmo, e não mais o atlântico como nos séculos antecessores. Ele é que é o mais competitivo agora no século XXI, a tendência é aumentar o comércio com todos os países daí envoltos como um todo, não só a China. O foco está sendo mais voltado p o fortalecimento com a aliança do pacífico (peru, Colômbia, Chile, México) que com a UE propriamente dita. Quem sabe futuramente talvez já não se cogite uma união aduaneiro ou um mercado comum entre o Mercosul e essa aliança por conta da conjuntura única historica, já se é aventado já, mas ainda muito fracamente; com o tempo a tendência é essa discussão se apipocar na América latina. O que quero dizer é que o acordo Mercosul UE sairá inevitavelmente, seja cedo ou tarde por conta dos produtores franceses e outros protecionistas... e se não, o bilateralismo suprirá até lá. Isso não importa. A Europa, desagregada ou não, isso não interferirá em nada. P portugal é até estratégico que não se desagregue mesmo, país minúsculo... mas do futuro não sabemos, ainda mais com o histórico de guerras, brigas e xenofobia nítida europeu. Eu particularmente não acho que a Europa nasceu p ser unida, sua historia demonstra o contrário, a UE é uma construção muito recente que surgiu alimentada pelo pós guerra, mas enfim... Diferente da América latina que possui traços culturais em comum e não possui problemas entre si, a Europa, c a alta do nacionalismo e conservadorismo alimentado pelos islâmicos, tem como tendência se desagregar sim, a meu ver, tal como aconteceu no Reino Unido. Se a franca sair agora, a UE já era... Você sabe disso né? Mas esperamos que não, p os portugueses. Mas se será agora, ou nunca, isso não importa, como já falei... Só digo que a conjuntura internacional toca melhor p cá que para aí. Só isso.

Abc!




Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: França

#880 Mensagem por joaolx » Dom Nov 01, 2020 6:05 pm

prometheus escreveu: Dom Nov 01, 2020 5:19 pm
joaolx escreveu: Dom Nov 01, 2020 7:36 am


Meu caro da leitura do teu post só posso confirmar que sofres do famoso complexo de vira lata brasileiro e destilas odio contra os ex-colonizadores...Se és indio ou negro ainda te daria algum desconto, se descendente de europeus, então tenho pena de ti porque não passas de um alienado.

Para tua informação quem destabilizou todo o médio oriente nos tempos recentes foram os USA muito por fruto do seu apoio declarado a Israel, por favor não venhas agora com as cruzadas e colonialismos para explicar esta onda de terrorismo...

Ainda vais ter uma surpresa quanto á Europa se pensas que se vai desagregar...Mais facil nevar em Copacabana no verão...E se acreditas no Brasil potencia, pais do futuro, então vais ter outra ainda maior...

Nacionalista e conservador brasileiro é aquele que reconhece a sua herança e não aquele que tenta construir uma identidade nacional baseada em fábulas comunistas...

E muito cuidado com essas novas amizades no pacifico vê lá se não acabas como uma colonia chinesa porque eles precisam de matéria prima barata...
Complexo de vira lata não tem absolutamente nada a ver com a já conhecida e muito bem registrada colonização feita pelos europeus. E diferente dos europeus, o imperialismo norte americano se baseou na política do Big stick, inspirada na doutrina Monroe, segundo a qual, diferentemente de uma política de intervenção colonial direta, os EUA defendia uma independência para esses países de forma que pudesse pendurar seus interesses econômicos na região. Geralmente o fomento de guerras e revoluções, por aqui, era indireto constituindo governos aliados a si, como no caso do Panamá e das ditaduras latinoamericanas, e jamais o foi sob uma perspectiva direta e colonizadora tal como o imperialismo apregoado pelos europeus. Mas sim, sabemos que recentemente, os EUA interveio muito no oriente médio, e sabemos que, conscientemente ou não, existe apoio velado europeu e da OTAN no meio. Não feche os olhos para isso. Sejamos honestos.

Eu particularmente não tenho ódio de colonizadores, muito menos dos portugueses, e isso não porque também sou português, mas porque de fato, de todos os colonizadores, os portugueses, a meu ver, foram os únicos que agregaram a sociedade e o Estado, a ex colônia brasileira. Tenha sido fruto das invasões napoleônicas ou não, os portugueses desenvolveram muito o nosso país, e souberam como nenhum outro centralizar e controlar um vasto império, assim como explorar novas porções de terras e agregá-las ao nosso territorio, diferente dos caudilhistas e das republiquetas revolucionárias espanholas. Perdemos um pouco no caso da balança comercial c o Reino Unido por conta do tratado de comércio e navegação e abertura dos portos às "nações amigas", mas creio que esse acordo era inevitável por conta do contexto histórico. Muito pelo contrário, prezo muito a cultura não só portuguesa, como lusófona como um todo. Gosto muito do período do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815, e esperaria que a comunidade lusófona se fortalecesse mais, mas esse é outro assunto.

Particularmente não creio no Brasil potência, nós - e agora sim - somos bem viralatas nesse sentido. Mesmo podendo ser uma potência, somos desesperançosos e tendemos a não crer muito nisso. Mas a questão que está em jogo aqui não é a potência Brasil ou o Brasil do futuro, mas sim que, com a desestruturação da Europa, o Brasil tem, no campo internacional, uma oportunidade ímpar. Aqui o foco não é o pacífico porque queremos nos tornar dependentes da China (p ser franco, o mundo todo está quase dependendo da China atualmente), muito pelo contrário, porque sabemos que futuramente o maior pedaço do comércio internacional envolverá esse oceano mesmo, e não mais o atlântico como nos séculos antecessores. Ele é que é o mais competitivo agora no século XXI, a tendência é aumentar o comércio com todos os países daí envoltos como um todo, não só a China. O foco está sendo mais voltado p o fortalecimento com a aliança do pacífico (peru, Colômbia, Chile, México) que com a UE propriamente dita. Quem sabe futuramente talvez já não se cogite uma união aduaneiro ou um mercado comum entre o Mercosul e essa aliança por conta da conjuntura única historica, já se é aventado já, mas ainda muito fracamente; com o tempo a tendência é essa discussão se apipocar na América latina. O que quero dizer é que o acordo Mercosul UE sairá inevitavelmente, seja cedo ou tarde por conta dos produtores franceses e outros protecionistas... e se não, o bilateralismo suprirá até lá. Isso não importa. A Europa, desagregada ou não, isso não interferirá em nada. P portugal é até estratégico que não se desagregue mesmo, país minúsculo... mas do futuro não sabemos, ainda mais com o histórico de guerras, brigas e xenofobia nítida europeu. Eu particularmente não acho que a Europa nasceu p ser unida, sua historia demonstra o contrário, a UE é uma construção muito recente que surgiu alimentada pelo pós guerra, mas enfim... Diferente da América latina que possui traços culturais em comum e não possui problemas entre si, a Europa, c a alta do nacionalismo e conservadorismo alimentado pelos islâmicos, tem como tendência se desagregar sim, a meu ver, tal como aconteceu no Reino Unido. Se a franca sair agora, a UE já era... Você sabe disso né? Mas esperamos que não, p os portugueses. Mas se será agora, ou nunca, isso não importa, como já falei... Só digo que a conjuntura internacional toca melhor p cá que para aí. Só isso.

Abc!

Nitidamente não estás por dentro nem da realidade europeia nem do projeto europeu...

Estamos a falar de um projeto de integração que levará várias gerações e não meia dúzia de anos a formar-se que e neste momento ainda gatinha...E a cada alargamento mais complicada é o processo...

Não foram as novas gerações que votaram pelo Brexit e se a votação fosse hoje duvido que tivesse ido para a frente...Esta nova geração sente-se bem europeia...

Por outro lado não confundas a UE com a NATO...

Neste mundo cada vez mais imprevisível e caótico os europeus estão condenados a entender-se quer queiram quer não...




Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 565
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 73 vezes

Re: França

#881 Mensagem por prometheus » Dom Nov 01, 2020 7:01 pm

joaolx escreveu: Dom Nov 01, 2020 6:05 pm
prometheus escreveu: Dom Nov 01, 2020 5:19 pm

Complexo de vira lata não tem absolutamente nada a ver com a já conhecida e muito bem registrada colonização feita pelos europeus. E diferente dos europeus, o imperialismo norte americano se baseou na política do Big stick, inspirada na doutrina Monroe, segundo a qual, diferentemente de uma política de intervenção colonial direta, os EUA defendia uma independência para esses países de forma que pudesse pendurar seus interesses econômicos na região. Geralmente o fomento de guerras e revoluções, por aqui, era indireto constituindo governos aliados a si, como no caso do Panamá e das ditaduras latinoamericanas, e jamais o foi sob uma perspectiva direta e colonizadora tal como o imperialismo apregoado pelos europeus. Mas sim, sabemos que recentemente, os EUA interveio muito no oriente médio, e sabemos que, conscientemente ou não, existe apoio velado europeu e da OTAN no meio. Não feche os olhos para isso. Sejamos honestos.

Eu particularmente não tenho ódio de colonizadores, muito menos dos portugueses, e isso não porque também sou português, mas porque de fato, de todos os colonizadores, os portugueses, a meu ver, foram os únicos que agregaram a sociedade e o Estado, a ex colônia brasileira. Tenha sido fruto das invasões napoleônicas ou não, os portugueses desenvolveram muito o nosso país, e souberam como nenhum outro centralizar e controlar um vasto império, assim como explorar novas porções de terras e agregá-las ao nosso territorio, diferente dos caudilhistas e das republiquetas revolucionárias espanholas. Perdemos um pouco no caso da balança comercial c o Reino Unido por conta do tratado de comércio e navegação e abertura dos portos às "nações amigas", mas creio que esse acordo era inevitável por conta do contexto histórico. Muito pelo contrário, prezo muito a cultura não só portuguesa, como lusófona como um todo. Gosto muito do período do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815, e esperaria que a comunidade lusófona se fortalecesse mais, mas esse é outro assunto.

Particularmente não creio no Brasil potência, nós - e agora sim - somos bem viralatas nesse sentido. Mesmo podendo ser uma potência, somos desesperançosos e tendemos a não crer muito nisso. Mas a questão que está em jogo aqui não é a potência Brasil ou o Brasil do futuro, mas sim que, com a desestruturação da Europa, o Brasil tem, no campo internacional, uma oportunidade ímpar. Aqui o foco não é o pacífico porque queremos nos tornar dependentes da China (p ser franco, o mundo todo está quase dependendo da China atualmente), muito pelo contrário, porque sabemos que futuramente o maior pedaço do comércio internacional envolverá esse oceano mesmo, e não mais o atlântico como nos séculos antecessores. Ele é que é o mais competitivo agora no século XXI, a tendência é aumentar o comércio com todos os países daí envoltos como um todo, não só a China. O foco está sendo mais voltado p o fortalecimento com a aliança do pacífico (peru, Colômbia, Chile, México) que com a UE propriamente dita. Quem sabe futuramente talvez já não se cogite uma união aduaneiro ou um mercado comum entre o Mercosul e essa aliança por conta da conjuntura única historica, já se é aventado já, mas ainda muito fracamente; com o tempo a tendência é essa discussão se apipocar na América latina. O que quero dizer é que o acordo Mercosul UE sairá inevitavelmente, seja cedo ou tarde por conta dos produtores franceses e outros protecionistas... e se não, o bilateralismo suprirá até lá. Isso não importa. A Europa, desagregada ou não, isso não interferirá em nada. P portugal é até estratégico que não se desagregue mesmo, país minúsculo... mas do futuro não sabemos, ainda mais com o histórico de guerras, brigas e xenofobia nítida europeu. Eu particularmente não acho que a Europa nasceu p ser unida, sua historia demonstra o contrário, a UE é uma construção muito recente que surgiu alimentada pelo pós guerra, mas enfim... Diferente da América latina que possui traços culturais em comum e não possui problemas entre si, a Europa, c a alta do nacionalismo e conservadorismo alimentado pelos islâmicos, tem como tendência se desagregar sim, a meu ver, tal como aconteceu no Reino Unido. Se a franca sair agora, a UE já era... Você sabe disso né? Mas esperamos que não, p os portugueses. Mas se será agora, ou nunca, isso não importa, como já falei... Só digo que a conjuntura internacional toca melhor p cá que para aí. Só isso.

Abc!

Nitidamente não estás por dentro nem da realidade europeia nem do projeto europeu...

Estamos a falar de um projeto de integração que levará várias gerações e não meia dúzia de anos a formar-se que e neste momento ainda gatinha...E a cada alargamento mais complicada é o processo...

Não foram as novas gerações que votaram pelo Brexit e se a votação fosse hoje duvido que tivesse ido para a frente...Esta nova geração sente-se bem europeia...

Por outro lado não confundas a UE com a NATO...

Neste mundo cada vez mais imprevisível e caótico os europeus estão condenados a entender-se quer queiram quer não...
Olá João! Sim, a construção europeia, da UE, é bem recente mesmo, definitivamente... Se dará certo ou não, só o tempo nos demonstrará isso. Geralmente, pelo que eu saiba, as gerações jovens foram mais, digamos, "doutrinadas" de acordo c o projeto europeu, isso porque a propaganda pro UE é recente. Mas, como eu afirmei, eu particularmente não creio que a UE pendurará com essa propaganda de integração por muito tempo, e lhe digo os meus porquês: 1) por conta da historicidade e diversas tradições diversas entre os próprios povos europeus, isso foi, de fato, bem mitigado de uns tempos p ca nos pós guerras, mas ainda pendura em alguns personagens europeus, até políticos, e nas gerações saudosistas, você sabe disso; 2) por conta da crise de identidade clara que vocês vêm sofrendo, não só oriunda das migrações islamicas, mas tb até mesmo, pasmem, entre vocês europeus!!! Que o diga os romenos na Espanha, os gregos na Itália, e demais casos de xenofobia promovidos pelos europeus ocidentais contra os orientais. Os ingleses, até pouco tempo, nem preciso dizer. Tenho amigos europeus da nova geração do leste europeu, e eles me retratam isso, mesmo embora, em muitos casos, sejam de fato prol UE. Que fique claro isso: numa união, ninguém "rouba" emprego de ninguém, se a finalidade é integrar economicamente e socialmente as riquezas, isso precisa ficar bem claro, mas não vejo isso muito entre os europeus... a questão é que mesmo entre vocês essa integração se faz difícil em alguns casos!; 3) - por conta das sucessivas crises econômicas... Sabemos que ela, por vezes, causa um acirramento de conflitos entre povos... A Alemanha já é conhecida por sua austeridade, mas os gregos, por sua vez, já não gostam muito disso... Veremos até quando isso durará. A Europa parece, a meu ver, bem dependente da Alemanha e da merkel que, segundo alguns, é "prol multiculturalismo(?)", enfim. 4) a Europa e o seu "conservadorismo nacionalista entre países" possui um discurso diferenciado, mais etnocentrismo e racista, ela se promove c xenofobia, antisemitismo e isolacionismo, os políticos de direita ou extrema direita europeus são assim historicamente falando, você pode reparar... e isso mais acentuado em uma alemanha. É diferente de um conservadorismo de um país em desenvolvimento como o Brasil, por exemplo. E nesse sentido se assemelha com a de uns EUA contra os mexicanos e latinos... isso geralmente é um fenômeno de países já "desenvolvidos". P corroborar isso posso citar o caso do muro que os espanhóis querem construir contra os marroquinos... você percebe? 5) a Europa, mesmo com tudo isso, ainda precisa de imigrantes p preencher sua massa trabalhadora!!! Logo, os países emergentes e pobres, c seus problemas de distribuição de renda, afugentam as camadas menos favorecidas p os países centrais em busca de melhores condições de vida, é normal mesmo... já vi gente falando mal de brasileiro pobre que migrou p Europa e que trabalha justamente aí, por quê? por que vocês só querem gente qualificada? É até contraproducente visto que a mão de obra qualificada fica entre os europeus no maior parte das vezes. Então percebe-se que a "xenofobia" é SIM irracional em muitos casos, mas como as migrações ainda ocorrerão, a tendência é ela se fortalecer c seu discurso, a multiculturalização forçada na Europa vai desembocar nisso. Não acho que os europeus se "entenderão", não se entendem nem agora quase direito, imagine depois c o agravamento das crises....

Enfim, por essas e outras que digo que ainda que vocês não se desagreguem oficialmente, extraoficialmente ficará aí um problema enorme multicultural.

Quando você diz p eu não confundir UE com OTAN acho engraçado... Reino Unido, França, Alemanha, se escondendo ou não por detrás do veu da OTAN, ainda pertencem a UE (não mais o RU pelo visto), muitos países centrais europeus já financiaram a guerra ao terror, direta ou indiretamente.. Até endossam em alguns casos. Logo não faz diferença isso, porque os países que promovem o ódio e a escalada de tensões são muita das vezes o centro da UE... E digo mais: a UE intervém em quase tudo no mundo todo! Na questão da Turquia, da Rússia (creio que não seria diferente mesmo...), da venezuela, da África branca... Tudo! Como você me diz que UE é diferente de OTAN? Tá certo que um centraliza na questão diplomática e outro na militar e vice versa, mas que intervém e espera não colher as consequências dessas intervenções diploamaticas? A própria UE apoiou a Grécia contra a Turquia recentemente... Enfim. Não sei se p esses países externos a UE "não intervém" não. Palpita em tudo quase a UE, e errado em muitos casos, como na questão do favorecimento de plantadores e produtores franceses em face da UE no acordo Mercosul. Enfim...




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55152
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2403 vezes

Re: França

#882 Mensagem por P44 » Ter Nov 03, 2020 3:46 am

Áustria...





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: França

#883 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 03, 2020 9:51 am

É aquele negócio, basta um fazer para um monte de leso sair por aí fazendo as mesmas merdas. Não é terrorismo clássico, mas é uma nova forma de infundir terror por vingança ou motivações pessoais indistintas. Tem-se que distinguir caso a caso.
Para a maioria dos países europeus, como a Áustria, é uma novidade ter de lidar com esse tipo de ataque. As forças de segurança serão exigidas em um novo patamar de complexidade, pois não existe um inimigo claro e conhecido. Estão perseguindo sombras.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: França

#884 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 03, 2020 10:59 am

prometheus escreveu: Sáb Out 31, 2020 7:10 pm1- Errado, e você não compreendeu absolutamente nada. Os acordos que porventura a UE possua c a Turquia não significa que ela seja pactuária de matiz ocidental ou não, que eu saiba quem quer a Turquia na UE são vocês, não o contrario. Ja é até candidata, assim como outros como Albânia e etc, c populações muculmanas. A Turquia, ou melhor, a UE fechou acordo recente com a Turquia a respeito dos "péssimos retrógrados" imigrantes sírios dos quais a UE se nega a abrigar. Isso em 2016. O que acontece é que, como afirmei, a Turquia possivelmente usará isso com fins políticos e poderá barganhar mais. Mais uma vez, normalíssimo no realismo político.
E no entanto a Turquia fez o seu pedido de adesão à União Europeia (UE) a 14 de Abril de 1987! Nunca houve vontade dos países Europeus de verem a Turquia entrar na UE, até porque qualquer país que queria entrar na UE tem que garantir toda uma série de coisas e uniformizar a legislação com o resto dos países comunitários, coisa que a Turquia nunca fez e está cada vez mais longe disso.

O acordo que houve foi exactamente porque a UE já estava cheia de refugiados, estamos a falar de milhões de pessoas.
E não, o Macron não fará nada a respeito disso, o que fizer é ínfimo e ou no máximo paliativo perante o real problema da imigração. Tudo demagogia, no máximo. Até agora nada se provou de útil.

https://www.europarl.europa.eu/legislat ... ction-plan
Calma, por enquanto o problema não são os emigrantes, mas sim os refugiados. Que eu saiba até ao surgimento da pandemia, havia brasileiros todos os dias a chegar a Portugal. Havia Europeus a irem de uns estados para os outros sem qualquer problema. São duas coisas diferentes e que podem ser lidadas de uma forma também ela diferente.

2 - tudo, absolutamente TUDO, o que afirmei até agora a respeito disso está registrado historicamente e sociologicamente, amigo. Tem uma vasta e riquíssima historiografia sobre esse assunto, não só do neocolonialismo europeu como tb do colonialismo também. No Brasil, por exemplo, foi um desastre... Até hoje os nativos são tomados por alguns como seres brutais, canibais e selvagens, mesmo sabendo que essa é uma mentira cultural brutal. E não seja desonesto intelectualmente, não é só porque essas nações se tornaram independentes que isso não os exime da culpa histórica ocasionada por vocês. Pelo contrário, em parte talvez a colonização seja uma das razões que AGRAVOU a situação de disputa não só cultural como econômica entre esses países. Portugal jamais se preocupou com suas colônias africanas, por exemplo, só se firmava nas zonas costeiras para fins meramente econômicos, e, em muitos casos, para negociação de escravos. Isso a nível politico INSTITUCIONAL, ou seja, o que o estado português pregava abertamente como política ideológica econômica em suas colônias. Agora, se um ou outro português se firmou numa terra aqui ou acolá, isso pouco representa; p ser franco, sabemos que os portuguêses possuíam muitos interesses é no ouro que advinha da península ibérica africana, e ele, por sua vez, provinha do interior africano. Então, não sejamos

P ser sincero, Portugal foi um dos países que primeiro chegaram lá, em 1500 e pouco, e por último saíram, por volta da década 70!!! Ou seja, não possuem moral alguma p falar nada! Lutaram pelo ossinho até o último instante... os portugueses eram tão "bonzinhos" e se imiscuiam tão bem que abasteciam a demanda crescente por trabalhadores forçados por meio de acordo c líderes locais, isso tudo p favorecer a quem? O povoamento africano? Nada, e sim a coroa portuguesa. Após a independência brasileira, Portugal reviu absolutamente toda a lógica sobre suas colônias africanas, deixou de explorá-las? Não, nada disso, continuou firme e forte, mais vigilante ainda. Não preciso citar o que aconteceu durante o Estado Novo de Salazar né? Então beleza. Eu acho é que você que não sabe do que está falando... Se quiser posso me basear em fontes muito bem registradas a respeito de tudo o que digo e falar o dia todo também...
E as charges, obras de arte, filmes e toda a cultura, até hoje favorece e focaliza essa imagem do "homem branco de olhos azuis e cabelos loiros", isto é, uma visão claramente eurocêntrica, mesmo sabendo que em muitos casos é pura propaganda ideológica... não é embasada na história.
Não, não é. Os Portugueses não estavam só no litoral, para além disso temos príncipes do Congo a irem estudar na Universidade de Coimbra à séculos atrás, porque o Rei seu pai tinha um acordo com a Coroa Portuguesa e era súbdito da mesma. Isso aconteceu muitas vezes, apesar de não haver tropa no terreno, havia acordos com os Reis locais, havia comerciantes, havia pregadores, etc. E não foi só em África, isso aconteceu até no Brasil!

http://historiacolonial.arquivonacional ... Itemid=355

https://www.scielo.br/scielo.php?script ... 8000200017
E o que as comunidades portuguesas tem a ver com a colonização selvagem causada por vocês? Nada! Essas comunidades se constituíram por conta de imigrações ao longo da história, não tem o menor nexo o que você diz. Uma coisa não justifica outra.

Mas claro, isso não significa que os portugueses não tenham feito boas coisas ao longo de tudo. Inclusive, por eu ser descendente de português, tb já tirei minha cidadania, não tenho nada contra o povo português. Há ótimas coisas tb, mas não é esse o foco aqui.
Aí é que se engana, o Português ao contrário de outros povos europeus, mistura-se! Quantas comunidades descendentes de outros povos europeus existem na Ásia?
Colonização selvagem? Mas conhece mais alguma? Quando os Romanos invadiram e colonizaram o que é atualmente Portugal, que eu saiba eles não vieram com flores nas mãos, na verdade houve massacres horríveis com milhares de Lusitanos cruxificados.
O mesmo passou-se com os Muçulmanos quando invadiram a Peninsula Ibérica no século IX.
3 - fala sério! Que piada!!! Os brasileiros sofrem preconceito quase que generalizado nas faculdades portuguesas... As mulheres brasileiras até hoje são retratadas como prostitutas e devassas por portugueses, os casos de preconceito aí são quase que generalizados quando comparados com os brasileiros perante outros povos. Você não vê quase NADA de xenofobia no Brasil, você francamente não tem a MENOR ideia de nada... No Brasil no máximo a xenofobia é pontual, e não enraizada. Aqui NADA se fala de preconceito contra português ou qualquer outro povo, no máximo piada de português dono de padaria, mas nem isso pode ser considerado preconceito.
Tretas! Aparece uns grafitis feitos por uma única pessoa e já há preconceito generalizado.
Há problemas sim com os estudantes estrangeiros (que podem ser brancos/negros/amarelos/cor de rosa às bolinhas amarelas) a estudar em Portugal e não apenas com os brasileiros em si. Porquê? Porque são uma excelente fonte de rendimento para as universidades, mas depois há uma redução de vagas para os estudantes portugueses (que podem ser brancos/negros/amarelos/cor de rosa às bolinhas amarelas).
Com o Covid-19 a coisa melhorou imenso e abriu-se inúmeras vagas (5.300 vagas) para os estudantes nacionais porque muitos dos estrangeiros voltaram para os respetivos países!

Em relação às mulheres brasileiras, a questão é simples, à 20 anos atrás você o que via na rua eram prostitutas brasileiras. Nunca na história recente em Portugal tivemos tanta prostituta de rua como naquele tempo! Também há que dizer com frontalidade que as mulheres brasileiras são muito mais fáceis que as Portuguesas (falo por experiencia própria).

Em relação a não haver descriminação no Brasil…só pode ser piada de mau gosto. A minha ex-namorada brasileira era racista da pior espécie, a melhor amiga idem, houve uma vez que quase levaram na boca porque mandaram uma bocas no autocarro a um individuo negro e ele ouviu. Quando fui aí, fui "muito bem tratado" pela família dela, tão bem tratado que agarrei nas minha coisas e pirei-me para a cidade onde nós eramos para ter uma espécie de lua de mel antecipada. Eu ouvi da mãe que ela não queria que a filha casasse com um Português e pior até a família da irmã que eu conhecia de Portugal e sempre nos demos muitíssimo bem viraram-me as costas. Como tal TRETAS!!!

Faz-me lembrar quando ela disse que no Brasil não havia violência doméstica!.. :lol:
4 - p mim isso está me soando como discurso xenofoba, c todo respeito. Você não me explanou ainda como que os imigrantes islâmicos afetam a sua vida diária... E qual o problema de constituir comunidades islamicas? Acho normal. No Brasil geralmente isso não acontece, porque nossa sociedade é tamanha miscigenada que nem há essa necessidade. Mas quando fui ao Canadá, vi comunidades de portugueses separadas dos demais, e aí? Que há de ilegal ou imoral nisso?
A mim não fazem-me mal algum até porque não vivo nem trabalho em Lisboa, nem vivo onde eles estão em números significativos, mas conheço muito Português a viver e trabalhar em França, Alemanha, e Bélgica que não têm uma única coisa boa a dizer deles.
Também tenho um amigo Lusodescendente Belga que casou-se com uma Marroquina e converteu-se ao Islão. Posso dizer-te, ele é uma jóia de rapaz e super inteligente!

Hm, mais problemas nesses bairros? Que tipo de problemas? Não é porque são bairros marginalizados e recentes e periféricos, não?

5 - por fim, sim... e daí que ele é o presidente da câmara? Nós EUA já tem umas dúzias já. Qual o problema? Quem está rabujando e temerosos são vocês...
O único que falou em haver problema é você.




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Nov 03, 2020 12:19 pm, em um total de 5 vezes.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39082
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2768 vezes

Re: França

#885 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 03, 2020 11:20 am

prometheus escreveu: Dom Nov 01, 2020 7:01 pm
Olá João! Sim, a construção europeia, da UE, é bem recente mesmo, definitivamente...
O que agora se chama União Europeia começou após a 2ª GM, com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Paris_(1951)




Prometheus eu estou a tentar levar a sério os teus posts, mas assim torna-se difícil. Uma coisa é uma aliança militar que integra países do Continente Americano e Europeu, outra coisa é uma Federação não oficial que abarca grande parte do Continente Europeu. Neste momento os EUA não é considerado um aliado fiável devido ao governo do Trump, tanto que grande parte dos projetos militares transatlânticos vêm do tempo de outros governos (ex.: F-35). Neste momento a cooperação e projetos Europeus estão a ganhar cada vez mais força (ex.: PESCO)

https://pesco.europa.eu/

viewtopic.php?f=2&t=20038




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder