prometheus escreveu: ↑Sáb Out 31, 2020 7:10 pm1- Errado, e você não compreendeu absolutamente nada. Os acordos que porventura a UE possua c a Turquia não significa que ela seja pactuária de matiz ocidental ou não, que eu saiba quem quer a Turquia na UE são vocês, não o contrario. Ja é até candidata, assim como outros como Albânia e etc, c populações muculmanas. A Turquia, ou melhor, a UE fechou acordo recente com a Turquia a respeito dos "péssimos retrógrados" imigrantes sírios dos quais a UE se nega a abrigar. Isso em 2016. O que acontece é que, como afirmei, a Turquia possivelmente usará isso com fins políticos e poderá barganhar mais. Mais uma vez, normalíssimo no realismo político.
E no entanto a Turquia fez o seu pedido de adesão à União Europeia (UE) a 14 de Abril de 1987! Nunca houve vontade dos países Europeus de verem a Turquia entrar na UE, até porque qualquer país que queria entrar na UE tem que garantir toda uma série de coisas e uniformizar a legislação com o resto dos países comunitários, coisa que a Turquia nunca fez e está cada vez mais longe disso.
O acordo que houve foi exactamente porque a UE já estava cheia de refugiados, estamos a falar de milhões de pessoas.
Calma, por enquanto o problema não são os emigrantes, mas sim os refugiados. Que eu saiba até ao surgimento da pandemia, havia brasileiros todos os dias a chegar a Portugal. Havia Europeus a irem de uns estados para os outros sem qualquer problema. São duas coisas diferentes e que podem ser lidadas de uma forma também ela diferente.
2 - tudo, absolutamente TUDO, o que afirmei até agora a respeito disso está registrado historicamente e sociologicamente, amigo. Tem uma vasta e riquíssima historiografia sobre esse assunto, não só do neocolonialismo europeu como tb do colonialismo também. No Brasil, por exemplo, foi um desastre... Até hoje os nativos são tomados por alguns como seres brutais, canibais e selvagens, mesmo sabendo que essa é uma mentira cultural brutal. E não seja desonesto intelectualmente, não é só porque essas nações se tornaram independentes que isso não os exime da culpa histórica ocasionada por vocês. Pelo contrário, em parte talvez a colonização seja uma das razões que AGRAVOU a situação de disputa não só cultural como econômica entre esses países. Portugal jamais se preocupou com suas colônias africanas, por exemplo, só se firmava nas zonas costeiras para fins meramente econômicos, e, em muitos casos, para negociação de escravos. Isso a nível politico INSTITUCIONAL, ou seja, o que o estado português pregava abertamente como política ideológica econômica em suas colônias. Agora, se um ou outro português se firmou numa terra aqui ou acolá, isso pouco representa; p ser franco, sabemos que os portuguêses possuíam muitos interesses é no ouro que advinha da península ibérica africana, e ele, por sua vez, provinha do interior africano. Então, não sejamos
P ser sincero, Portugal foi um dos países que primeiro chegaram lá, em 1500 e pouco, e por último saíram, por volta da década 70!!! Ou seja, não possuem moral alguma p falar nada! Lutaram pelo ossinho até o último instante... os portugueses eram tão "bonzinhos" e se imiscuiam tão bem que abasteciam a demanda crescente por trabalhadores forçados por meio de acordo c líderes locais, isso tudo p favorecer a quem? O povoamento africano? Nada, e sim a coroa portuguesa. Após a independência brasileira, Portugal reviu absolutamente toda a lógica sobre suas colônias africanas, deixou de explorá-las? Não, nada disso, continuou firme e forte, mais vigilante ainda. Não preciso citar o que aconteceu durante o Estado Novo de Salazar né? Então beleza. Eu acho é que você que não sabe do que está falando... Se quiser posso me basear em fontes muito bem registradas a respeito de tudo o que digo e falar o dia todo também...
E as charges, obras de arte, filmes e toda a cultura, até hoje favorece e focaliza essa imagem do "homem branco de olhos azuis e cabelos loiros", isto é, uma visão claramente eurocêntrica, mesmo sabendo que em muitos casos é pura propaganda ideológica... não é embasada na história.
Não, não é. Os Portugueses não estavam só no litoral, para além disso temos príncipes do Congo a irem estudar na Universidade de Coimbra à séculos atrás, porque o Rei seu pai tinha um acordo com a Coroa Portuguesa e era súbdito da mesma. Isso aconteceu muitas vezes, apesar de não haver tropa no terreno, havia acordos com os Reis locais, havia comerciantes, havia pregadores, etc. E não foi só em África, isso aconteceu até no Brasil!
http://historiacolonial.arquivonacional ... Itemid=355
https://www.scielo.br/scielo.php?script ... 8000200017
E o que as comunidades portuguesas tem a ver com a colonização selvagem causada por vocês? Nada! Essas comunidades se constituíram por conta de imigrações ao longo da história, não tem o menor nexo o que você diz. Uma coisa não justifica outra.
Mas claro, isso não significa que os portugueses não tenham feito boas coisas ao longo de tudo. Inclusive, por eu ser descendente de português, tb já tirei minha cidadania, não tenho nada contra o povo português. Há ótimas coisas tb, mas não é esse o foco aqui.
Aí é que se engana, o Português ao contrário de outros povos europeus, mistura-se! Quantas comunidades descendentes de outros povos europeus existem na Ásia?
Colonização selvagem? Mas conhece mais alguma? Quando os Romanos invadiram e colonizaram o que é atualmente Portugal, que eu saiba eles não vieram com flores nas mãos, na verdade houve massacres horríveis com milhares de Lusitanos cruxificados.
O mesmo passou-se com os Muçulmanos quando invadiram a Peninsula Ibérica no século IX.
3 - fala sério! Que piada!!! Os brasileiros sofrem preconceito quase que generalizado nas faculdades portuguesas... As mulheres brasileiras até hoje são retratadas como prostitutas e devassas por portugueses, os casos de preconceito aí são quase que generalizados quando comparados com os brasileiros perante outros povos. Você não vê quase NADA de xenofobia no Brasil, você francamente não tem a MENOR ideia de nada... No Brasil no máximo a xenofobia é pontual, e não enraizada. Aqui NADA se fala de preconceito contra português ou qualquer outro povo, no máximo piada de português dono de padaria, mas nem isso pode ser considerado preconceito.
Tretas! Aparece uns grafitis feitos por uma única pessoa e já há preconceito generalizado.
Há problemas sim com os estudantes estrangeiros (que podem ser brancos/negros/amarelos/cor de rosa às bolinhas amarelas) a estudar em Portugal e não apenas com os brasileiros em si. Porquê? Porque são uma excelente fonte de rendimento para as universidades, mas depois há uma redução de vagas para os estudantes portugueses (que podem ser brancos/negros/amarelos/cor de rosa às bolinhas amarelas).
Com o Covid-19 a coisa melhorou imenso e abriu-se inúmeras vagas (5.300 vagas) para os estudantes nacionais porque muitos dos estrangeiros voltaram para os respetivos países!
Em relação às mulheres brasileiras, a questão é simples, à 20 anos atrás você o que via na rua eram prostitutas brasileiras. Nunca na história recente em Portugal tivemos tanta prostituta de rua como naquele tempo! Também há que dizer com frontalidade que as mulheres brasileiras são muito mais fáceis que as Portuguesas (falo por experiencia própria).
Em relação a não haver descriminação no Brasil…só pode ser piada de mau gosto. A minha ex-namorada brasileira era racista da pior espécie, a melhor amiga idem, houve uma vez que quase levaram na boca porque mandaram uma bocas no autocarro a um individuo negro e ele ouviu. Quando fui aí, fui "muito bem tratado" pela família dela, tão bem tratado que agarrei nas minha coisas e pirei-me para a cidade onde nós eramos para ter uma espécie de lua de mel antecipada. Eu ouvi da mãe que ela não queria que a filha casasse com um Português e pior até a família da irmã que eu conhecia de Portugal e sempre nos demos muitíssimo bem viraram-me as costas. Como tal TRETAS!!!
Faz-me lembrar quando ela disse que no Brasil não havia violência doméstica!..
4 - p mim isso está me soando como discurso xenofoba, c todo respeito. Você não me explanou ainda como que os imigrantes islâmicos afetam a sua vida diária... E qual o problema de constituir comunidades islamicas? Acho normal. No Brasil geralmente isso não acontece, porque nossa sociedade é tamanha miscigenada que nem há essa necessidade. Mas quando fui ao Canadá, vi comunidades de portugueses separadas dos demais, e aí? Que há de ilegal ou imoral nisso?
A mim não fazem-me mal algum até porque não vivo nem trabalho em Lisboa, nem vivo onde eles estão em números significativos, mas conheço muito Português a viver e trabalhar em França, Alemanha, e Bélgica que não têm uma única coisa boa a dizer deles.
Também tenho um amigo Lusodescendente Belga que casou-se com uma Marroquina e converteu-se ao Islão. Posso dizer-te, ele é uma jóia de rapaz e super inteligente!
Hm, mais problemas nesses bairros? Que tipo de problemas? Não é porque são bairros marginalizados e recentes e periféricos, não?
5 - por fim, sim... e daí que ele é o presidente da câmara? Nós EUA já tem umas dúzias já. Qual o problema? Quem está rabujando e temerosos são vocês...
O único que falou em haver problema é você.