“Operación Amazonas”: cómo fueron los ejercicios de las Fuerzas Armadas de Brasil en la frontera con Venezuela
El Ejército brasileño realizó una serie de actividades de volumen nunca antes visto en cuanto a simulacros de guerra y utilizó el territorio del Amazonas, una región de alta sensibilidad en este momento por la tensión que mantiene el gobierno encabezado por Jair Bolsonaro con el régimen de Nicolás Maduro.
La nueva Política Nacional de Defensa de Brasil, revelada en julio pasado, considera que la región dejó de estar libre de posibles conflictos bélicos y, por esa razón, el Ejército de ese país se prepara para intervenir en la “solución” de problemas regionales, así como en la defensa de los intereses brasileños en la selva amazónica y el litoral atlántico.
...
https://www.infobae.com/america/america ... venezuela/
Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Moderador: Conselho de Moderação
- EduClau
- Sênior
- Agradeceu: 2551 vezes
- Agradeceram: 762 vezes
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Ih, rapaz o lixo da globo soltou aquela matéria cheia de malícia sobre as manobras na amazônia e já está replicando no 'barrio':
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5811 vezes
- Agradeceram: 3302 vezes
É nisso que dá fazer exercícios com apenas 3 mil homens a cada dez anos na região. É só o exército fazer manobras aqui além do habitual, que todo mundo pensa que as forças armadas nunca estiveram aqui e que vamos à guerra semana que vem.
Imaginar que esse tipo de coisa surpreenda a vizinhança não tem nada demais, mas dar espaço para esse tipo de comentários dentro do país já é um descalabro.
Fazer o que...
abs
Imaginar que esse tipo de coisa surpreenda a vizinhança não tem nada demais, mas dar espaço para esse tipo de comentários dentro do país já é um descalabro.
Fazer o que...
abs
Carpe Diem
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Ocorre o mesmo quando o EB faz umas manobras com 10 mil homens na fronteira com o Paraguai.
Acho até que durante o governo do governo do PT teve umas 3 operações dessas num curto período de tempo, bem na época de tensões pelos brasiguaios.
A verdade é que a mídia se finge de sonsa. É óbvio que é demonstração de poder. Mas também é óbvio que não passa disso. Brasil não vai sair invadindo vizinho e nem a nossa Constituição permite isso.
Acho até que durante o governo do governo do PT teve umas 3 operações dessas num curto período de tempo, bem na época de tensões pelos brasiguaios.
A verdade é que a mídia se finge de sonsa. É óbvio que é demonstração de poder. Mas também é óbvio que não passa disso. Brasil não vai sair invadindo vizinho e nem a nossa Constituição permite isso.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- FCarvalho
- Sênior
Se até as operações Ágata são motivo para frison do outro lado da fronteira, imagina quando o pessoal resolver fazer exercícios de verdade.
Aliás, qualquer movimentação militar no Brasil já é mais do que motivo para comentários na vizinhança. Mas isso é o de praxe, não tem novidade aí. Eles ainda continuam nos vendo como uma ameaça e não como parceiros e vizinhos. Até aí nada de mais também, pois a reciproca é a mesma de nossa parte.
O que me deixa p... da vida é que esses exercícios militares como o que fizeram em Setembro são cada vez mais escassos na região norte. E o que se faz comumente no CMA e CMN não passa de operações isoladas dos BIS existentes em suas áreas de emprego. Só o 1o BIS de Manaus que costuma andar por aí devido a sua categorização como aeromóvel de uns anos para cá. Mas fora isso, nenhuma GU na região move suas unidades para fora da área de emprego. A não ser em episódios como os de setembro.
E convenhamos, com a falta de recursos que se tem para fazer exercícios regulares em todos os níveis, principalmente em GU, é até surpreendente que o EB tenha se mobilizado para fazer esta mobilização. Algo que deveria ser parte natural do nosso calendário anual de adestramento das OM da região, acabou por se tornar uma baita acontecimento para a mídia e para o populacho no resto do país.
Infelizmente suar de sobra na paz para sangrar menos na guerra parece ser algo bem bizarro no Brasil, mesmo para os militares.
abs
Aliás, qualquer movimentação militar no Brasil já é mais do que motivo para comentários na vizinhança. Mas isso é o de praxe, não tem novidade aí. Eles ainda continuam nos vendo como uma ameaça e não como parceiros e vizinhos. Até aí nada de mais também, pois a reciproca é a mesma de nossa parte.
O que me deixa p... da vida é que esses exercícios militares como o que fizeram em Setembro são cada vez mais escassos na região norte. E o que se faz comumente no CMA e CMN não passa de operações isoladas dos BIS existentes em suas áreas de emprego. Só o 1o BIS de Manaus que costuma andar por aí devido a sua categorização como aeromóvel de uns anos para cá. Mas fora isso, nenhuma GU na região move suas unidades para fora da área de emprego. A não ser em episódios como os de setembro.
E convenhamos, com a falta de recursos que se tem para fazer exercícios regulares em todos os níveis, principalmente em GU, é até surpreendente que o EB tenha se mobilizado para fazer esta mobilização. Algo que deveria ser parte natural do nosso calendário anual de adestramento das OM da região, acabou por se tornar uma baita acontecimento para a mídia e para o populacho no resto do país.
Infelizmente suar de sobra na paz para sangrar menos na guerra parece ser algo bem bizarro no Brasil, mesmo para os militares.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Faz tanto tempo que eu nem me lembro mais quando foi a última vez que houve um exercício envolvendo várias GU na área do CMA.
E convenhamos, sequer foram utilizados BIS inteiros neste exercício, no máximo subunidade tamanho companhia. E aí puxa um pouquinho dali, um pouquinho de lá, mexe mais uns poucos acolá, e temos um "grande exercício militar" na região amazônica.
Na boa, não conseguiram, ou quiseram, reunir sequer tropas em quantidade para forma uma brigada inteira.
Alguém pode dizer: "mas não dá para mandar os batalhões inteiros, senão quem vai ficar no lugar deles para proteger as fronteiras..." Bem, quantos BIS e brigadas temos aqui, quantas queremos ter, e quantas deveríamos ter?
Mais uma questão a ser respondida antes da próxima invasão americana da Amazõnia.
abs
E convenhamos, sequer foram utilizados BIS inteiros neste exercício, no máximo subunidade tamanho companhia. E aí puxa um pouquinho dali, um pouquinho de lá, mexe mais uns poucos acolá, e temos um "grande exercício militar" na região amazônica.
Na boa, não conseguiram, ou quiseram, reunir sequer tropas em quantidade para forma uma brigada inteira.
Alguém pode dizer: "mas não dá para mandar os batalhões inteiros, senão quem vai ficar no lugar deles para proteger as fronteiras..." Bem, quantos BIS e brigadas temos aqui, quantas queremos ter, e quantas deveríamos ter?
Mais uma questão a ser respondida antes da próxima invasão americana da Amazõnia.
abs
Carpe Diem
- EduClau
- Sênior
Não é sobre a 'nossa' Amazônia, na verdade é mais relacionado com as etnias andinas do país, mas não deixa de ter relação como mais um movimento de povos originários:
Colombia: qué es la Minga Indígena y qué impacto puede tener su apoyo al Paro Nacional
https://www.bbc.com/mundo/noticias-amer ... a-54625586
Não que esses movimentos não tenham o (justo) direito de reivindicação, mas sempre é bom acompanhar para ver se não são cooptados por interesses escusos.
Colombia: qué es la Minga Indígena y qué impacto puede tener su apoyo al Paro Nacional
Não que esses movimentos não tenham o (justo) direito de reivindicação, mas sempre é bom acompanhar para ver se não são cooptados por interesses escusos.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
EduClau escreveu: ↑Qua Out 21, 2020 11:26 am Não é sobre a 'nossa' Amazônia, na verdade é mais relacionado com as etnias andinas do país, mas não deixa de ter relação como mais um movimento de povos originários:
Pois eu não sei que "justos direitos" são esses: meu Avô paterno tinha uma casa na rua Luzitana nº 521 em Porto Alegre no que hoje é um dos bairros mais chiques, o Higienópolis; hoje tem um edifício residencial lá, posso eu reivindicar pelo menos um apartamento e, se não me derem, tacar fogo em tudo sem medo da Polícia ou do sô dotô juiz? Já meu Avô materno tinha terras em Estação Jacuí (curiosidade: todo Peixoto nascido lá tem algum parentesco comigo) que foram desapropriadas, isso me dá direito de tocar o horror por lá sem me preocupar porque a lei não vale para mim?
Se tá no Brasil é melhor se conformar em ser Brasileiro; na Colômbia idem. Essa palhaçada de "justos direitos" tá acabando com o Chile e arrastando a Argentina junto, no Paraguay estão tentando e agora na Colômbia, e tudo ao mesmo tempo. Brabo de acreditar que isso não tenha sido muito bem orquestrado e com uma finalidade que não tem nada a ver com índio nenhum.
Se tá no Brasil é melhor se conformar em ser Brasileiro; na Colômbia idem. Essa palhaçada de "justos direitos" tá acabando com o Chile e arrastando a Argentina junto, no Paraguay estão tentando e agora na Colômbia, e tudo ao mesmo tempo. Brabo de acreditar que isso não tenha sido muito bem orquestrado e com uma finalidade que não tem nada a ver com índio nenhum.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- EduClau
- Sênior
Me referi ao direito de reivindicação, não sobre o que é reivindicado.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
Mas aí que tá, cupincha véio, a continuar assim qualquer dia uma súcia de pilantras vão amanhecer na frente da tua casa e já entrando e quebrando tudo porque REIVINDICAM que há uns mil anos atrás um antepassado de alguns deles era escravo do amante da mãe do filho bastardo do lacaio GAY do cagueta do cacique da poderosa porém desconhecida tribo KAIOKÚ e usava o que hoje é tua sala de jantar como lugar para fazer as necessidades.
Para que estudar e trabalhar se basta REIVINDICAR e as coisas acontecem? É a mensagem que nossa complacência está passando para a geração que daqui a uns vinte, trinta anos estará no comando de tudo.
Por mim tudo bem, já vou estar morto mesmo, mas tu arriscas a ainda estar por aí e ver como é divertido (claro, sempre podes esperar ser salvo PELO METEORO)...
Para que estudar e trabalhar se basta REIVINDICAR e as coisas acontecem? É a mensagem que nossa complacência está passando para a geração que daqui a uns vinte, trinta anos estará no comando de tudo.
Por mim tudo bem, já vou estar morto mesmo, mas tu arriscas a ainda estar por aí e ver como é divertido (claro, sempre podes esperar ser salvo PELO METEORO)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2618 vezes
- Agradeceram: 1066 vezes
matéria completa com vídeo: https://jovempan.com.br/programas/jorna ... 8-Y7WYZ188
PF: Grilagem e extração ilegal de madeira são as principais causas do desmatamento na Amazônia
Há mais de 10 anos atuando nesta região e com experiência em Roraima, o Alexandre Saraiva afirmou ainda que a destruição da Amazônia tem como mola mestre o tráfico internacional, que é apoiado por uma organização criminosa com tentáculos na sociedade e no serviço público brasileiro. Ele argumentou ainda que muitos pesquisadores que estudam a Amazônia cometem erros porque não vão a campo, não vão conhecer situação de perto e se baseiam em documentos das secretarias ambientais regionais que, por sua vez, acabam sendo fraudados por grileiros que obtém licença para uso do solo, mas que buscam, na realidade, possuir a terra, derrubar árvores, extrair ilegalmente madeira e deixar um rastro enorme de destruição.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Se me roubam um carro, depois clonam tudo e vendem pra um e pra outro e depois você compra, desculpa aí, mas o azar é todo seu, não importa se pagou 1 trilhão pela minha Brasília amarela velha tirada a força.
A diferença é que um bando de pistoleiro um belo dia chegou num pedaço de terra, viu que só tinha índio e falou "olha! aqui não tem ninguém, só tem índio, agora isso aqui tudo é meu", depois vendeu pro seu pai. O indiozin, que não é ninguém mesmo, pode ir pra uma beira de estrada mesmo, ou mais lá pro fundo, onde não passa água e a terra é pura areia e cascalho. Pelo menos até que alguém mais olhe pra aquilo e ache que dê pra fazer alguma coisa.
Não estou querendo insinuar nada não, nem que te devam te tirar daí do pesqueiro ou da casa de praia. Mas conflito de terra EXISTE e é num negócio muito sério. E os caras lá em Brasília estão só no tapa-olho, que não tem que fazer nada, que é isso mesmo, que cada um que compre uma espingarda. E vai dando brecha pra MUITA confusão e meteção de colher. Mas é claro, pois quem devia fazer finge de morto.
A diferença é que um bando de pistoleiro um belo dia chegou num pedaço de terra, viu que só tinha índio e falou "olha! aqui não tem ninguém, só tem índio, agora isso aqui tudo é meu", depois vendeu pro seu pai. O indiozin, que não é ninguém mesmo, pode ir pra uma beira de estrada mesmo, ou mais lá pro fundo, onde não passa água e a terra é pura areia e cascalho. Pelo menos até que alguém mais olhe pra aquilo e ache que dê pra fazer alguma coisa.
Não estou querendo insinuar nada não, nem que te devam te tirar daí do pesqueiro ou da casa de praia. Mas conflito de terra EXISTE e é num negócio muito sério. E os caras lá em Brasília estão só no tapa-olho, que não tem que fazer nada, que é isso mesmo, que cada um que compre uma espingarda. E vai dando brecha pra MUITA confusão e meteção de colher. Mas é claro, pois quem devia fazer finge de morto.
----------------
amor fati
amor fati
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Foi isso que te ensinaram na escola? Onde em Moscovo ou Pequim?Brasileiro escreveu: ↑Ter Out 27, 2020 11:14 amA diferença é que um bando de pistoleiro um belo dia chegou num pedaço de terra, viu que só tinha índio e falou "olha! aqui não tem ninguém, só tem índio, agora isso aqui tudo é meu"
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Ah, não. Com certeza pediram, com licença senhor índio, o senhor me permite derrubar essa área aqui, botar uma cerca e uns bois ali dentro? Não sei em qual escola ensinam isto, mas na minha é que não foi.joaolx escreveu: ↑Ter Out 27, 2020 11:30 amFoi isso que te ensinaram na escola? Onde em Moscovo ou Pequim?Brasileiro escreveu: ↑Ter Out 27, 2020 11:14 amA diferença é que um bando de pistoleiro um belo dia chegou num pedaço de terra, viu que só tinha índio e falou "olha! aqui não tem ninguém, só tem índio, agora isso aqui tudo é meu"
Os caras devem estar brigando a toa (não tô nem me restringindo aos índios agora), fugindo de balas de algum livro de ficção soviético. Com certeza.
----------------
amor fati
amor fati
- joaolx
- Sênior
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Apenas acho curiosa essa teoria em que as populações nativas viviam numa espécie de Éden, felizes e em harmonia com a natureza, passavam o dia a tomar banho de cachoeira e tomando sucos de fruta, algo que chegou ao fim com a chegada dos primeiros europeus que trouxeram consigo morte, sofrimento, escravidão e pilhagem...Só que não...E mais curioso ainda é esta teoria ser defendida por descendentes de europeus...Dai a minha pergunta: Mas é isso que vos andam a ensinar nas escolas? É que se é eu não chamaria de ensinar mas sim endoutrinar...Brasileiro escreveu: ↑Ter Out 27, 2020 11:33 pmAh, não. Com certeza pediram, com licença senhor índio, o senhor me permite derrubar essa área aqui, botar uma cerca e uns bois ali dentro? Não sei em qual escola ensinam isto, mas na minha é que não foi.
Os caras devem estar brigando a toa (não tô nem me restringindo aos índios agora), fugindo de balas de algum livro de ficção soviético. Com certeza.