Ou seja, perfeitas para as missões que por norma realizam. Se é tudo o que poderiam ser, é bastante óbvio que não, mas entre não ter nada e ter os nossos NPO, prefiro a segunda opção. Em todos os comentários no face de antigos membros falam de que são uns navios confortáveis, que aguentam muita pancada e continuam em frente, boa navegabilidade, etc.P44 escreveu: ↑Sáb Ago 08, 2020 10:55 amBasicamente são traineiras de alto marcabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Ago 08, 2020 8:21 am Os NPO Portugueses até ao Canadá vão e a apanhar ondas de 9 metros! Os navios foram feitos maiores do que precisavam exactamente por causa disso.
Armada Espanhola
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Re: Armada Espanhola
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Re: Armada Espanhola
Navios patrulhas antes de tudo tem de ser robustos, fiáveis e simples. Sem muitos melindres tecnológicos ou de engenharia, dado serem navios... de patrulha, e não combatentes.
Neste aspecto, o projeto do CPN de 2 mil ton da MB que é inspirado no antigo projeto das CV-3 contando basicamente com as mesmas dimensões da corveta Barroso e equipado apenas com Bofors 40 e dois canhões de 20mm mais alguns reparos .50 e capacidade de levar cargas/pessoal diversos tem todas as qualidades para ser um bom patrulha se um dia vier a sair do papel. E ele sequer é um navio considerado grande para as condições que normalmente se encontram no Atlântico Sul.
A própria classe Amazonas não são navios superlativos mas a MB está feliz que nem pinto no lixo com eles. São navios muito valentes e apesar das limitações, operam sem problemas e tem sido usados a exaustão em todo tipo de missão que a marinha os coloca, desde Líbano ao golfo da guiné, caribe e por aí vai.
abs
Neste aspecto, o projeto do CPN de 2 mil ton da MB que é inspirado no antigo projeto das CV-3 contando basicamente com as mesmas dimensões da corveta Barroso e equipado apenas com Bofors 40 e dois canhões de 20mm mais alguns reparos .50 e capacidade de levar cargas/pessoal diversos tem todas as qualidades para ser um bom patrulha se um dia vier a sair do papel. E ele sequer é um navio considerado grande para as condições que normalmente se encontram no Atlântico Sul.
A própria classe Amazonas não são navios superlativos mas a MB está feliz que nem pinto no lixo com eles. São navios muito valentes e apesar das limitações, operam sem problemas e tem sido usados a exaustão em todo tipo de missão que a marinha os coloca, desde Líbano ao golfo da guiné, caribe e por aí vai.
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Re: Armada Espanhola
Acho que que não se deve reinventar a roda.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Ago 08, 2020 4:13 pm Navios patrulhas antes de tudo tem de ser robustos, fiáveis e simples. Sem muitos melindres tecnológicos ou de engenharia, dado serem navios... de patrulha, e não combatentes.
Neste aspecto, o projeto do CPN de 2 mil ton da MB que é inspirado no antigo projeto das CV-3 contando basicamente com as mesmas dimensões da corveta Barroso e equipado apenas com Bofors 40 e dois canhões de 20mm mais alguns reparos .50 e capacidade de levar cargas/pessoal diversos tem todas as qualidades para ser um bom patrulha se um dia vier a sair do papel. E ele sequer é um navio considerado grande para as condições que normalmente se encontram no Atlântico Sul.
A própria classe Amazonas não são navios superlativos mas a MB está feliz que nem pinto no lixo com eles. São navios muito valentes e apesar das limitações, operam sem problemas e tem sido usados a exaustão em todo tipo de missão que a marinha os coloca, desde Líbano ao golfo da guiné, caribe e por aí vai.
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Se o NPaOc classe Amazonas cumpre a função de forma eficiente, deveria-se algum dia, quando for possível, aumentar a frota.
Sds
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Armada Espanhola
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Armada Espanhola
A MB diz-se tem a licença para construir mais dos navios da classe Amazonas, mas não o fez basicamente por falta de grana e porque eles teriam de ser modificados, já que é uma exigência que o navio possua hangar, algo que o modelo atual não tem.
A patrulha parece vai estar nos holofotes nestes próximos anos devido as questões recentes na nossa ZEE onde ficou patente a incapacidade da marinha de fazer o seu trabalho.
Assim, o SIGAAZ está de volta enquanto prioridade, e o projeto do NaPaoOc do CPN vai ser a base para resolver em partes essa questão. No papel são 12 unidades ao todo.
A classe Amazonas pode ser uma opção, depende de como vão fazer para obter esses navios. Fala-se por aí nas diferentes mídias que a ideia seria repetir o mesmo procedimento de aquisição das Tamandaré, ou pode ser que o fundo da marinha mercante também possa ser utilizado, já que está aí e foi aprovado.
Eu penso que o SIGAAZ e navios patrulhas, de todos os tipos, classes e tonelagens necessários, inclusive os de apoio, tem de ser pensados dentro deste programa. Como se fez no SIVAM. Feito isso, planeja-se a parte orçamentária.
Do contrário vamos ficar dando murro em ponta de faca, com um projeto com dinheiro, outro sem, outro parado para dar a vez, e por aí vamos.
O SIGAAZ é amplo e complexo suficiente para abordar a questão dos patrulha, que não fogem do escopo do sistema.
Começar por aí já seria uma boa decisão.
abs
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Re: Armada Espanhola
Scale model of the F-110 frigate
Rohde & Schwarz Boards Spanish Navy’s F-110 Frigate Program
Rohde & Schwarz has signed a contract with Spanish shipbuilder Navantia to equip five new F-110 frigates with external communications systems.
Nathan Gain 19 Oct 2020
Rohde and Schwarz press release
The Spanish Ministry of Defense (MoD) has ordered the construction of five new F-110 frigates by Navantia to replace the Spanish Navy’s Santa Maria-class frigates. The new Bonifaz-class multi-mission frigates are specialized in anti-submarine warfare. They will be used for force and fleet protection, maritime security, joint and combined missions and to prevent conventional and asymmetric threats.
Rohde & Schwarz (Spain) signed a contract with Navantia to design and supply external communications systems for line of sight and beyond line of sight communications. These constist of R&S M3SR software defined radios (R&S Series4100 HF and R&S Series4400 VHF/UHF) including engineering services and Integrated Logistics Support (ILS).
“Rohde & Schwarz and Navantia have a long history of collaboration and providing the Spanish Navy with the best communications systems,” states Hansjörg Herrbold, Vice President Market Segment Navy Rohde & Schwarz.
“We are very proud to have our equipment deployed in this major Spanish naval asset and we are looking forward to strengthening our relationship. We make sure that we deliver a safe, future-ready investment for today’s navies on time and on budget.”
Hansjörg Herrbold, Vice President Market Segment Navy Rohde & Schwarz
“Rohde & Schwarz (Spain) has been a reliable local partner for the Spanish Navy and Navantia for decades, providing first-class equipment and services for a wide variety of platforms, such as the Juan Carlos I (L-61) landing helicopter dock (LHD), Galicia class landing platform dock (LPD), F-100 and F-105 frigates, Meteoro class offshore patrol vessel (OPV) and the upcoming S-80+ submarines,” says Rafael Falagan, Sales Manager Secure Communications & Radiomonitoring, Rohde & Schwarz (Spain).
-Ends-
About F-110 Bonifaz-class Frigate
Early CGI of the F-110. Note the main gun is a Mk 45 5 Inch by BAE Systems.
Navantia and the Spanish Ministry of Defense have signed the contract for the construction of five F-110 frigates for the Spanish Navy in April 2019.
F-110 frigates are set to replace the Spanish Navy’s Santa Maria-class frigates which have been in service for over 30 years. F-110 frigates will be fitted with the Aegis combat system integrating a new solid-state S-band radar by Indra. Lockheed Martin and Indra have been collaborating since 2009 to develop a state-of-the-art S-band solid state radar for Spain’s F-110 Frigate Program.
The first ship of the new class is expected to be delivered in 2025 and the final one in 2030.
Known as the Bonifaz-class, these frigates will feature:
A sonar suite by Thales (BlueMaster UMS 4110 and CAPTAS 4 Compact sonars, the TUUM-6 underwater communication system, and the BlueScan digital acoustic system)
The SCOMBA combat system by Navantia
The S-band variant of Lockheed Martin’s SPY-7 radar
Leonardo 127mm 127/64 LW main gun
Raytheon’s Evolved SeaSparrow Missile (ESSM) Block 2 missile
https://www.navalnews.com/event-news/eu ... e-program/
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Re: Armada Espanhola
Um baita navio. A marinha da espanhola caminha para ser um dos principais players do mediterrâneo e Atlântico se conseguirem todos os meios planejados até o momento.
Se um segundo navio da classe do Juan Carlo I fosse incorporado seria a coroação de todo o processo de modernização.
Penso que a marinha espanhola sempre foi das forças armadas do país a que menos aquinhoada em seus projetos. Talvez com esses novos tempos de incerteza cada vez maior o governo ser toque que a Espanha tem na sua esquadra a sua melhor ponta de lança para a sua defesa.
Boa sorte para eles.
abs
Se um segundo navio da classe do Juan Carlo I fosse incorporado seria a coroação de todo o processo de modernização.
Penso que a marinha espanhola sempre foi das forças armadas do país a que menos aquinhoada em seus projetos. Talvez com esses novos tempos de incerteza cada vez maior o governo ser toque que a Espanha tem na sua esquadra a sua melhor ponta de lança para a sua defesa.
Boa sorte para eles.
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Re: Armada Espanhola
E desenvolveu uma indústria naval que já dá cartas no mundo inteiro
Já os estúpidos do lado...
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Re: Armada Espanhola
Nuevos EPC (European Patrol Corvete)
Se esperan tres versiones principales dependiendo del pais, todas ellas con capacidades AAW , ASuW y ASW
Lo que respecta a España, se planean 4 Unidades configuradas como escoltas y con tecnologías de las F110
https://www.edrmagazine.eu/the-spanish- ... epc-design
Se esperan tres versiones principales dependiendo del pais, todas ellas con capacidades AAW , ASuW y ASW
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https://www.edrmagazine.eu/the-spanish- ... epc-design
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Re: Armada Espanhola
A Bandeira Portuguesa na imagem é o que deixa-me preocupado, sabendo como funciona a cabeça dos nossos "caríssimos" políticos, arriscamo-nos a ter uma Marinha de Corvetas e NPO.
Cara chapada deste:
Al Zubarah, the future Qatar Navy Corvette built by Fincantieri. Qatar MoD picture.
https://www.navalnews.com/event-news/eu ... rettyPhoto
Cara chapada deste:
Al Zubarah, the future Qatar Navy Corvette built by Fincantieri. Qatar MoD picture.
https://www.navalnews.com/event-news/eu ... rettyPhoto
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Re: Armada Espanhola
Eu estou muy interessado nesse projeto PESCO. A ver se uma das versões são capazes de atender os critérios que a MB deve lançar no próximo ano para os futuros NaPaOc.
Aliás, um projeto como este com múltiplos partícipes é bem interessante pois pode aliviar, em tese, os custos de desenvolvimento, e por conseguinte, de custeio e aquisição, face também as quantidades a serem adquiridas.
Cabeça, não é menos ruim ter uma marinha de Corvetas e NPO modernas e operacionais do que hoje se vê na marinha portuguesa?
A participação de Portugal neste projeto poderia trazer salvo erro diversas possibilidades a indústria local em termos de participação no projeto, assim como o foi no KC-390.
E como são três versões, salvo engano, NPO, corveta e fragata leve, ele pode servir para dispor a vocês senão da marinha ideal, a marinha possível.
abs
Aliás, um projeto como este com múltiplos partícipes é bem interessante pois pode aliviar, em tese, os custos de desenvolvimento, e por conseguinte, de custeio e aquisição, face também as quantidades a serem adquiridas.
Cabeça, não é menos ruim ter uma marinha de Corvetas e NPO modernas e operacionais do que hoje se vê na marinha portuguesa?
A participação de Portugal neste projeto poderia trazer salvo erro diversas possibilidades a indústria local em termos de participação no projeto, assim como o foi no KC-390.
E como são três versões, salvo engano, NPO, corveta e fragata leve, ele pode servir para dispor a vocês senão da marinha ideal, a marinha possível.
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Re: Armada Espanhola
O meu problema é que a própria Marinha já disse que queria Fragatas e não Corvetas. Ou eles vão para a Fragata Ligeira ou então vai ser muito mau.
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Re: Armada Espanhola
Querem um tipo de navio e acabam comprando outro. Onde eu já ouvi isso antes...?cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Out 20, 2020 12:24 pm O meu problema é que a própria Marinha já disse que queria Fragatas e não Corvetas. Ou eles vão para a Fragata Ligeira ou então vai ser muito mau.
Tal pai, tal filho.
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Re: Armada Espanhola
Segundo um passarinho me contou, só não estamos já no EPC devido a outros "interesses"
Não me perguntem quais são porque não faço a mínima ideia
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Re: Armada Espanhola
Vocês estão bem à frente do Atlântico Norte, que diz-se são águas pouco amigáveis para a navegação de qualquer tonelagem. Algo parecido com a nossa realidade aqui no sul.cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Out 20, 2020 12:24 pm O meu problema é que a própria Marinha já disse que queria Fragatas e não Corvetas. Ou eles vão para a Fragata Ligeira ou então vai ser muito mau.
Neste aspecto, o argumento da MP é o mesmo da marinha brasileira ao querer navios de 6 mil ton nos planejamentos anteriores, mas terá de se contentar por hora com uma corveta que virou fragata e suas 3.455 ton. E a Meko 100 não deixa de ser um navio bom por isso. O almirantado aqui pensa em dar passos maiores logo depois delas. Seria um caminho opcional a vossa marinha também.
Resolve-se primeiro o básico, que é ter bons navios, dentro do possível, e a partir daí pode-se pensar em alargar os horizontes. No caso da EPC, como todos os participantes principais tem indústrias navais consolidadas e projetos não faltam, quem sabe a EPC não cresce e aparece daqui mais uns anos.
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