UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61520
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6322 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

Re: UM MBT NACIONAL

#2146 Mensagem por Túlio » Sex Out 16, 2020 6:47 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Out 16, 2020 6:23 pm
FCarvalho escreveu: Sex Out 16, 2020 6:06 pm Enfim, muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte.
Cuidado que se passar um tanque pesando mais de 55 toneladas nessa ponte, a ponte desaba. :twisted: :twisted: :twisted:
Até pra essa amostra de MBT tá feio, pois com sua infraestrutura de terceiro mundo o coitado do Japão tem 1/6 de suas pontes que não podem ser passadas por isso aí de Type 10 senão despenca tudo. Ah, e faltou informarem se a Pç dele dispara Mun capaz de perfurar 1,20 m de RHAe (tá nos ROB, uai)... [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2147 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 16, 2020 10:43 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Out 16, 2020 6:23 pm
FCarvalho escreveu: Sex Out 16, 2020 6:06 pm Enfim, muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte.
Cuidado que se passar um tanque pesando mais de 55 toneladas nessa ponte, a ponte desaba. :twisted: :twisted: :twisted:
Eu já deixei vários exemplos de pontes móveis lá no tópico da engenharia do exército. Tomara que tenha alguém lendo o DB neste momento. :mrgreen:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2148 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 16, 2020 10:45 pm

Túlio escreveu: Sex Out 16, 2020 6:47 pm
Viktor Reznov escreveu: Sex Out 16, 2020 6:23 pm Cuidado que se passar um tanque pesando mais de 55 toneladas nessa ponte, a ponte desaba. :twisted: :twisted: :twisted:
Até pra essa amostra de MBT tá feio, pois com sua infraestrutura de terceiro mundo o coitado do Japão tem 1/6 de suas pontes que não podem ser passadas por isso aí de Type 10 senão despenca tudo. Ah, e faltou informarem se a Pç dele dispara Mun capaz de perfurar 1,20 m de RHAe (tá nos ROB, uai)... [003] [003] [003] [003]
Cuidado Túlio. Desse jeito tu acabas deixando o pessoal totalmente encabrunhado. Vai que eles em um momento de complexo e desespero resolvem ressuscitar o EE-T1 com partes de Leopard 1, Caxias e Stuart. :mrgreen: :twisted:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 92 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2149 Mensagem por Fábio Machado » Sex Out 16, 2020 11:23 pm

O type 10 é a cara do EB, entretanto é um CC muito caro, se bobear, mais caro até do que o leopard 2a7, o ignominioso demolidor de pontes e esfarelador de estradas [003] .




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2150 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 17, 2020 12:16 pm

Fábio Machado escreveu: Sex Out 16, 2020 11:23 pm O type 10 é a cara do EB, entretanto é um CC muito caro, se bobear, mais caro até do que o leopard 2a7, o ignominioso demolidor de pontes e esfarelador de estradas [003] .
Várias fontes citam o valor do CC como sendo US 6,5 a 9,5 milhões. Eu creio mais neste último número.

Mas já que a ideia é produção local, vai que os nipônicos resolvem facilitar a nossa vida. Afinal, eles são a segunda maior presença industrial no Brasil. Representantes de suas empresas por aqui é que não vão faltar. Inclusive de quem gerou e produz o bldo lá do outro lado do mundo.

E sem derrubar nenhuma ponte ou estragar as estradas. :lol:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2151 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 18, 2020 1:10 pm

Túlio escreveu: Sex Out 16, 2020 6:47 pm
Viktor Reznov escreveu: Sex Out 16, 2020 6:23 pm

Cuidado que se passar um tanque pesando mais de 55 toneladas nessa ponte, a ponte desaba. :twisted: :twisted: :twisted:
Até pra essa amostra de MBT tá feio, pois com sua infraestrutura de terceiro mundo o coitado do Japão tem 1/6 de suas pontes que não podem ser passadas por isso aí de Type 10 senão despenca tudo. Ah, e faltou informarem se a Pç dele dispara Mun capaz de perfurar 1,20 m de RHAe (tá nos ROB, uai)... [003] [003] [003] [003]
1,20 METRO de RHAe há 2 km, tem que ser 105 mm, não esqueça.

Mas se podemos pagar pelo Type 10, por que não o K2?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2152 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 18, 2020 2:03 pm

Os valores reais desse negócio penso devem ser feitos levando-se em conta o fato de que um eventual novo CC deve ser fabricado no Brasil, ou seja, teremos uma versão BR dele customizada.
Fica mais difícil tentar calcular qual seria o valor de cada CC visto que as variantes componentes são maiores e mais complexas de se arbitrar.
Teria que incluir o custo Brasil nesse cálculo, as demandas do EB por logística e apoio pós venda, além dos necessários contratos de manutenção e apoio a vida útil dos blindados. Tem ainda a inserção da BID em torno do processo produtivo e também a adequação da atual infraestrutura.
Há muitos fatores intervenientes que contribuem para deixar essa conta bem difícil.
Acho pouco provável que apenas os números secos obtidos na internet são fiáveis para se arbitrar um valor final para o que será o futuro CC do exército.
Assim, sendo, até o Altay turco pode entrar de boa nesta concorrência apesar dos seus US 13 milhões a unidade. Isso para o exército turco, claro.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2153 Mensagem por gabriel219 » Dom Out 18, 2020 2:45 pm

Tanto o Type 10 quanto o K2 são bem caros, porém quase possuem o mesmo custo. O K2 ainda é superior e se o EB pede viatura que possa passar por pontes classe 60, então não vejo sentido em não avaliar o K2.

A versão oferecida aos Poloneses teria peso de combate de 57,6 toneladas, pouco acima da atual versão (55,4 t's), se deve pela blindagem adicional. Ainda podem transpor pontes de classe 60 tranquilamente.

Se for considerar facilidade em negócio, os Sul Coreano possuem vantagem por já existir plantas industriais da Hiunday aqui no país, sendo necessário somente a expansão é a construção de uma nova. Além do K2PIP ser um projeto em desenvolvimento, com previsão de receber canhão ETC no fim da próxima década. O Type 10 não tem grandes previsões de atualização.

Como facilidade de financiamento, penso que os Sul Coreano ainda saem em vantagem.

Há outros equipamentos deles que seriam interessantes a nós.

Bom, eu estaria feliz com qualquer um. Bem melhor que a burrice de modernizar 1A5 ou bobeira de MMBT.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2154 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 18, 2020 3:04 pm

Acho mais fácil o K-2 por aqui do que o Type 10, apesar de o modelo japonês estar mais dentro do ROB do exército.

A falta de traquejo dos japoneses no mercado de defesa atrapalha bastante qualquer conversa com eles neste assunto, ao mesmo tempo que eles são extremamente pródigos em negociações em outras áreas, e nisto, a presença industrial deles aqui pode pesar, e muito, na balança.

Vamos torcer para que uma solução para a substituição dos Leo 1A5 possa ser arbitrada de forma a tornar a compra de um novo CC possível dentro das nossas atuais condições econômicas. Até porque, investir como disse no outro tópico mais de 10 milhões em um único CC não deve ser algo plausível ou aceitável na cabeça dos caras da economia por aqui. Principalmente quando não se tem vislumbre de retorno financeiro para uma operação deste vulto.

Mas até nisso os japoneses podem nos oferecer uma boa possibilidade de realizar algumas trocas entre as BID de lá e de cá.

A ver quem nos oferece mais e melhores off set, e quiçá transferência de tecnologia. Acho que é por aí que os eventuais ofertantes irão procurar destacar-se da concorrência. Porque tanque por tanque, todos os modelos que já comentamos até aqui são muito mais do que o EB jamais sonhou em ter.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2155 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 07, 2020 12:35 am

Falando sobre as possibilidades da VBC CC ser produzido no Brasil, me vem a cabeça a seguinte questão: uma indústria nacional desenvolveu um tipo de aço balístico para uso na produção do Guarani. Mas essa empresa não conseguiu vender esse material pois o custo de fabricação para as poucas unidades que o EB consegue pagar e receber por ano não justificavam o investimento em uma linha de produção. Ponto. A possibilidade de um novo carro de combate ser produzido sob licença no Brasil poderia, em tese, vir a utilizar esse tipo de tecnologia desenvolvida por aquela empresa, ou o tipo de material usado nos CC seria outro? Esse mesma indústria ou outra nacional poderiam desenvolver o aço ou outro metal nos quais se assentam "a carroceria" dos tanques? Valeria o investimento?

Para tentar justificar esse quadro, em tese, temos uma demanda mínima para 344 novos CC para equipar 4 RCC + 4 RCB. Se AMAN, ESA e CIBld forem equipados com 32 undes cada, são 440 CC a serem produzidos. Ainda temos a EsLog do exército que seria equipada com veículos não funcionais, creio. Podemos somar a este quantitativo as VBE necessárias para compor OM de artilharia, engenharia, logística e apoio. Um acréscimo de pelo menos 100 undes.

Neste sentido, com a possibilidade de produzir-se no país mais de meio milhar de novos carros de combate e derivados, seria possível ou viável que os mesmos fossem feitos com material nacional, como na tentativa frustrada do Guarani? Ou novas importações são um caminho que não se pode contornar neste caso?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2156 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 08, 2020 1:56 pm

Achei pertinente colocar essa notícia aqui.

K2 Black Panther Tanks for ACR: Korean Solution for Czech Problems
06. 05. 2020

https://www.czdefence.com/images/CLANKY/ACR/TENDR_TANKY/K2/K2i.jpg

https://www.czdefence.com/article/k2-bl ... h-problems




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13904
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2392 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2157 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 08, 2020 2:05 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Nov 07, 2020 12:35 am Falando sobre as possibilidades da VBC CC ser produzido no Brasil, me vem a cabeça a seguinte questão: uma indústria nacional desenvolveu um tipo de aço balístico para uso na produção do Guarani. Mas essa empresa não conseguiu vender esse material pois o custo de fabricação para as poucas unidades que o EB consegue pagar e receber por ano não justificavam o investimento em uma linha de produção. Ponto. A possibilidade de um novo carro de combate ser produzido sob licença no Brasil poderia, em tese, vir a utilizar esse tipo de tecnologia desenvolvida por aquela empresa, ou o tipo de material usado nos CC seria outro? Esse mesma indústria ou outra nacional poderiam desenvolver o aço ou outro metal nos quais se assentam "a carroceria" dos tanques? Valeria o investimento?

Para tentar justificar esse quadro, em tese, temos uma demanda mínima para 344 novos CC para equipar 4 RCC + 4 RCB. Se AMAN, ESA e CIBld forem equipados com 32 undes cada, são 440 CC a serem produzidos. Ainda temos a EsLog do exército que seria equipada com veículos não funcionais, creio. Podemos somar a este quantitativo as VBE necessárias para compor OM de artilharia, engenharia, logística e apoio. Um acréscimo de pelo menos 100 undes.

Neste sentido, com a possibilidade de produzir-se no país mais de meio milhar de novos carros de combate e derivados, seria possível ou viável que os mesmos fossem feitos com material nacional, como na tentativa frustrada do Guarani? Ou novas importações são um caminho que não se pode contornar neste caso?

abs
32 viaturas pra cada escola, mas por quê?

Por mim seriam 324 viaturas em 6x RCB's de 3x Bda Blind, 108 em 3x RCB's avulsos (2x Centro-Oeste e 1x Roraima), 24 viaturas nas escolas, totalizando 456.




Avatar do usuário
dodas
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 2:37 am
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2158 Mensagem por dodas » Dom Nov 08, 2020 2:42 pm

Boa tarde,
segundo informações de um canal do YouTube, o exército brasileiro, através do grupo de estudos nova couraça desistiu de atualizar os carros de combate leopard e m60 e vai partir para um novo carro com canhão de 120 mm. Segundo esse mesmo canal existem três propostas na mesa do exército, sendo uma de governo à governo. Essa proposta específica é do governo de Israel. Na opinião dos amigos o que Israel poderia nos oferecer dentro dos requisitos do exército. Não sou oficial de cavalaria, portanto, sou todo ouvidos e olhos. 😎😎😎




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2159 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 08, 2020 2:58 pm

gabriel219 escreveu: Dom Nov 08, 2020 2:05 pm 32 viaturas pra cada escola, mas por quê?
Por mim seriam 324 viaturas em 6x RCB's de 3x Bda Blind, 108 em 3x RCB's avulsos (2x Centro-Oeste e 1x Roraima), 24 viaturas nas escolas, totalizando 456.
Estou considerando apenas a estrutura existente Gabriel. Ou seja, 4 RCC + 4 RCB.
Os 32 CC para as escolas é um número conservador, que disponibiliza basicamente uma OM equivalente aos RCB. Eu não trataria as escolas de formação do EB com menor importância dos que as unidades operacionais nesta questão de forma alguma.
Enfim, são apenas 440 bldos ao todo. Não considerei bldos disponíveis para a Escola de Logística do exército, que não seriam operacionais.
Se considerarmos as VBE, podemos chegar facilmente às 600 undes.
E nem contei potenciais veículos para o CFN.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5742 vezes
Agradeceram: 3273 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#2160 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 08, 2020 3:02 pm

dodas escreveu: Dom Nov 08, 2020 2:42 pm Boa tarde,
segundo informações de um canal do YouTube, o exército brasileiro, através do grupo de estudos nova couraça desistiu de atualizar os carros de combate leopard e m60 e vai partir para um novo carro com canhão de 120 mm. Segundo esse mesmo canal existem três propostas na mesa do exército, sendo uma de governo à governo. Essa proposta específica é do governo de Israel. Na opinião dos amigos o que Israel poderia nos oferecer dentro dos requisitos do exército. Não sou oficial de cavalaria, portanto, sou todo ouvidos e olhos. 😎😎😎
Dá uma olhada aqui. :wink:

viewtopic.php?f=3&t=18860&start=345

abs




Carpe Diem
Responder