Um treinador básico para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Um treinador básico para a FAB

#196 Mensagem por Túlio » Ter Out 13, 2020 2:55 pm

J.Ricardo escreveu: Ter Out 13, 2020 2:40 pm Obrigado Tulio, desconhecia essa informação.
No probs, cupincha, consta que viajaram daqui para o Chile com matrículas CIVIS (tretas com a Bolívia/Peru?) e aeronaves civis não podem portar armas. :wink: 8-]




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Re: Um treinador básico para a FAB

#197 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2020 6:33 pm

Mas o que tem a ver Bolívia e Peru se os voos desses aviões foi sobre Argentina e Paraguai? Não entendi.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#198 Mensagem por Cassio » Ter Out 13, 2020 6:48 pm

Normalmente, nos voos de translado, os Super Tucano viajam sem as metralhadoras. Isso gera alívio de peso e facilita a obtenção das autorizações de sobrevoo dos países que estão na rota.
Como as aeronaves, em geral, ainda estão sob responsabilidade do fabricante, então elas estão registradas no país de origem (Brasil) e por isso viajam com as matrículas brasileiras. Se a aeronave já tiver sido entregue aqui no Brasil, então vão com as matrículas do país.
As aeronaves do Chile não são T-29, mesmo porque isso não existe. Todos os Super Tucano são A-29 pois possuem são preparados para Ataque.... apesar de também poderem ser usados para treinamento de combate (e não para formação básica).




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Re: Um treinador básico para a FAB

#199 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2020 7:31 pm

Cássio, o que seria necessário hoje para adaptar o Super Tucano para a missão de treinamento básico, além de um motor menos potente, claro?

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#200 Mensagem por Cassio » Ter Out 13, 2020 7:44 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 13, 2020 7:31 pm Cássio, o que seria necessário hoje para adaptar o Super Tucano para a missão de treinamento básico, além de um motor menos potente, claro?

abs
Acho que a célula do Super Tucano não seja adaptável para um treinador básico. O Super Tucano treinador de melhor desempenho foi o "Ana Raio", muito diferente do A-29.
As alterações devem ser grandes... E aí talvez fosse melhor fazer algo do zero.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#201 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2020 9:10 pm

Vou passar ridículo mas, vai a pergunta: o B-250 projetado, e ainda oferecido ao mercado no site da Novaer, poderia ser um ponto de partida para esse novo treinador básico da FAB? Se a empresa ainda tiver o domínio da engenharia do produto seria possível usá-lo como referencia? Caso sim, este caminho não seria o mais curto, barato e com menor dispêndio de tempo já que se trata de um produto pronto? Embora na teoria ele seja um concorrente do A-29, em termos de tamanho ele é bem menor que o ST.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#202 Mensagem por Cassio » Ter Out 13, 2020 11:06 pm

Em primeiro lugar está longe de estar "pronto". Se foi projetado para ser da categoria do Super Tucano e tenho vcs minhas dúvidas, então não deve ser o mais apropriado para ser um treinador básico.
Mas até pode ser... Sœ que o projeto está parado, a empresa foi pro vinagre, e a equipe que o desenvolveu já se dispersou. Nem sem se o pessoal dos Emirados está tocando o projeto.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#203 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Out 13, 2020 11:54 pm

Cassio escreveu: Ter Out 13, 2020 7:44 pm
FCarvalho escreveu: Ter Out 13, 2020 7:31 pm Cássio, o que seria necessário hoje para adaptar o Super Tucano para a missão de treinamento básico, além de um motor menos potente, claro?

abs
Acho que a célula do Super Tucano não seja adaptável para um treinador básico. O Super Tucano treinador de melhor desempenho foi o "Ana Raio", muito diferente do A-29.
As alterações devem ser grandes... E aí talvez fosse melhor fazer algo do zero.
Nos conte mais sobre esse "Ana Raio". Nunca ouvi falar.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#204 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 14, 2020 12:21 am

Cassio escreveu: Ter Out 13, 2020 11:06 pm Em primeiro lugar está longe de estar "pronto". Se foi projetado para ser da categoria do Super Tucano e tenho vcs minhas dúvidas, então não deve ser o mais apropriado para ser um treinador básico.
Mas até pode ser... Sœ que o projeto está parado, a empresa foi pro vinagre, e a equipe que o desenvolveu já se dispersou. Nem sem se o pessoal dos Emirados está tocando o projeto.
Segundo a mídia internacional, os EAU já até encomendaram 24 unidades dele junto à CALIDUS, empresa do país que financiou - mas não pagou a Desaer - na prática o seu desenvolvimento.
Enfim, é uma história muito complicada a desse avião. Não faço ideia do que eles tem lá para dar termo ao projeto, mas se estão comprando, algum jeito deram.
Pelo que verifiquei, as medidas do B-250 são inferiores as do Super Tucano. Apesar de contar com o mesmo motor do avião brasileiro.
Enfim, se fosse possível, seria bom para nós, dado que é até mesmo uma forma de resgatar o projeto e a partir dele fomentar respostas adequadas as necessidades da FAB e também retomar um mercado há muito perdido desde o encerramento da produção do Tucano.

ps: dei uma olhada agora e o site da Novaer não está mais disponível. Já era a empresa e todo o resto. Lastimável.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#205 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Out 14, 2020 12:50 am

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Re: Um treinador básico para a FAB

#206 Mensagem por Túlio » Qua Out 14, 2020 8:15 am

Juliano Lisboa escreveu: Ter Out 13, 2020 11:54 pm
Nos conte mais sobre esse "Ana Raio". Nunca ouvi falar.
É o apelido que deram ao EMB-312H (O Super Tucano é EMB-314), um demonstrador de conceito que, na época, era chamado de Helicopter Killer. Era uma espécie de Tucanão, com o mesmo motor do Super Tucano mas nunca passou de protótipo, tendo a partir dele sido feita a evolução para o modelo atualmente em produção. Basta ver o canopy para notar a diferença:

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Re: Um treinador básico para a FAB

#207 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 14, 2020 9:01 am

lembro dele, eu comprei na época uma revista (acho que era a ASAS) que falava sobre a concorrência no Canadá que ele estava disputando.




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Re: Um treinador básico para a FAB

#208 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 14, 2020 12:44 pm

O desenho do Tucano é tão bom - para o fim a que se destina - que não seria problema pegar o mesmo e dar uma garibada para transformá-lo em um novo treinador.

abs




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Re: Um treinador básico para a FAB

#209 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 14, 2020 3:06 pm

Alguém sabe informar o que esta ocupando o espaço que seria do segundo piloto?




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Re: Um treinador básico para a FAB

#210 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Out 14, 2020 3:24 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 14, 2020 12:44 pm O desenho do Tucano é tão bom - para o fim a que se destina - que não seria problema pegar o mesmo e dar uma garibada para transformá-lo em um novo treinador.

abs
Acho que usar o Super Tucano para treinamento básico é um certo exagero. Mais ou menos como usar um A380 pra Ponte aérea RJ-SP.
J.Ricardo escreveu: Qua Out 14, 2020 3:06 pm Alguém sabe informar o que esta ocupando o espaço que seria do segundo piloto?
Acredito que seja eletrônica embarcada.




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