GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61495
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#1 Mensagem por Túlio » Ter Out 13, 2020 12:11 am

Um fato curioso ocorreu recentemente: a Argentina apareceu com um novo mapa da região no qual, sem mencionar a Inglaterra (que nem deu bola mesmo), ainda avança por cima das pretensões antárticas do Chile, tradicional rival rival dos portenhos naquelas bandas geladas, quase tendo ido à guerra em 1977 por umas ilhotas que davam azo à tale de Tese da Confrontação (um treco que sei lá eu quem inventou para "justificar" que quem não é de uma região passa a ter "direitos legais" sobre ela).

Imagem

No referido mapa, nem precisa dizer que um pedação das pretensões do Chile são olimpicamente ignoradas, junto com a totalidade das da Inglaterra. Esta, repito, não deu um pio, enquanto reforça calmamente sua já bem poderosa RN; já o Chile está fazendo um gritedo e pretende apresentar sua própria tese ano que vem na ONU ou sei lá qual desses órgãos que ficam nos EUA ou Europa mas são controlados pela China.

Mas há um outro fator que eu não tinha me dado conta: os véios Big Dogs parecem estar aumentando e aperfeiçoando suas Frotas (e a Aviação de Combate) para chegarem ao seu ápice justamente na década de 40 (para ficar num exemplo só, quando é mesmo que os Europeus pretendem obter FOC de seus Tempests e FCAS?), em cujo final o Tratado da Antártida terá de ser rediscutido.

E por aqui a gente pode ir pinçando declarações também neste sentido, sempre com a década de 40 sendo mencionada. Somos signatários do mesmo Tratado e temos uma Base lá, fica nas Shetland do Sul e vejam em nome DE QUEM as referidas ilhas agora aparecem).

Será??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#2 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2020 2:24 am

Na atual evolução dos fatos, o PEM 2040 da marinha nada mais é do que um bom plano de boas intenções, nada mais.
Se muito, chegaremos ao começo dos anos de 2040 com menos da metade do que foi um dia pretendido dez anos atrás. E quiçá com pouco mais do que temos hoje.

Esse mapa argentino é apresentado de tempos em tempos quando se trata da Antártida e de querelas relativa a ZEE deles, haja visto eles terem disputas com chilenos e britânicos mau resolvidas desde o séc XIX.

Me parece que esta é apenas mais uma das muitas jogadas de marketing para o público interno portenho, sempre muito cioso de seu patriotismo, mas pouco interessado em geopolítica e relações internacionais, a não ser quando se trata das Malvinas, ou da seleção de futebol argentina.

Continuando o atual viés econômico e político no qual eles estão metidos, ainda que de forma intercalada entre uma e outra eleição, tal mapa vai continuar sendo apenas o que é, um mapa.

Já China e outras países com um mínimo de visão geopolítica mundial, que não é bem o nosso caso, estão se preparando para um debate, e quiçá embates, que cedo ou tarde sobrevirá. E obviamente estão se preparando. Só os índios aqui é que acham que continuamos a viver e morar em um canto esquecido do mundo, e que somos ignorados e ignorantes das coisas que acontecem lá fora.

Tivemos a nossa chance de, ao menos na teoria, dispor-nos de uma Defesa realmente calcada em necessidades e capacidades baseadas em concretude e realidade, como manda a END/PND. Mas tudo ficou no papel, e hoje continuamos com a mesma mentalidade de sempre, focando no mínimo básico necessário a fim de garantir o salário no final do mês e o leite das crianças.

Quando o circo começar a pegar fogo, e ele vai, muito provavelmente seremos pegos de calças na mão, como de praxe, apesar de que, desta vez, penso eu, não faltarão avisos antecedentes da área de Defesa, e talvez econômica, industrial e comercial ao poder político, que como sempre irá ignorá-los solenemente e/ou pensará em um jeito de tirar proveito da situação, seja tirando o seu da reta, seja colocando uns trocados a mais no bolso, ou os dois juntos quem sabe.

Como nos estamos preparando para defender nossos interesses nas Antártida? Eu hoje penso que não estamos. Levamos 10 anos para reconstruir uma base em uma ilha naquele continente, e o projeto foi levado a pagode porque nunca foi uma prioridade em qualquer lugar por aqui, a não ser de parte dos interessados diretamente nas pesquisas. Ou seja, a área de P&D do Brasil, que via de regra é pequena, inócua e segue sendo ignorada e mau vista pelo povo da geral e pelos que sentam nas numeradas, também.

Em um Brasil onde PDI é despesa e não investimento, o que esperar dos anos de 2040. Quando nos perguntarem nossa opinião sobre a Antártida, o que diremos? Que os pinguins da ilha da base vem sempre almoçar as 11hs e vão embora antes do chá das 16hs para aproveitar a maré favorável? E que o por do sol é muito bonito no verão? Sinceramente, se nossa postura em relação aos investimentos que temos de fazer em Defesa, Educação e Ciência e Tecnologia não mudarem radicalmente nos próximos vinte anos, não teremos nada a dizer sobre a Antártida. Na verdade, penso que é melhor até ficarmos bem longe dessa discussão. Afinal, será um embate de gente grande. Nada a ver conosco e nossas (eternas) mazelas e complexos de vira lata.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61495
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#3 Mensagem por Túlio » Ter Out 13, 2020 12:08 pm

Tá, @FCarvalho véio, então esse viés pró-década de 40 é só intenção fútil para nós (e o PROSUB? E as CV-3? E outros projetos em compasso de espera por verbas? Notar, tudo em Estaleiro dedicado e moderníssimo, tocado por pessoal muito bem formado, não no véio AMRJ que, até onde entendi, será destinado a Mntç e talvez barcos pequenos/menos sofisticados; e nem falei no foco em munições de precisão, ou achas que desistiram do MANSUP e nem querem saber do MTC? O primeiro era um experimento e duvido que não sigam desenvolvendo, apenas agora sem mais publicidade até começar a prestar, especialmente se deixarem de lado aquela ideia de jerico de ter obrigatoriamente que ser lançado dos velhíssimos tubos do Exocet antigo, ao invés dos modernos silos verticais a frio; e o segundo está na cara que vão querer botar em sub) e só a China sabe o que está fazendo e tem objetivo a longo prazo?

Os EUA e os Europeus, ao contrário do que pareces pensar, não estão dormindo enquanto tudo acontece. Nem nós, ou achas que foi por mágica que a MB obteve estudos que aumentaram enormemente a nossa ZEE, hoje chamada AMAZUL? Todo o leito oceânico tem sido estudado e dificilmente os resultados servem apenas a propósitos civis: submarino não tem janelinha nem para-brisa e farol pro motorista, é "cego" e navega sempre que possível apenas por onde já está mapeado, de modo a saber aonde pode descer a uma fração de seu limite, onde pode navegar em velocidade máxima, onde ir devagar, onde o limite é apenas a resistência dos sensores externos e, em casos extremos, do casco de pressão. Duvido que o PROSUPER pare numa Fragata Leve e uns NaPaOcs derivados dela; pior, duvido até que o PRONAE fique na geladeira para sempre (basta ver a renomeação de tipo do ex-Ocean e o começo dos exercícios com aeronaves das outras Forças nele), o que começa a me fazer ver de maneira diferente essa - para mim, até há pouco - DOIDÍSSIMA insistência da MB em manter Aviação de asa fixa, incluindo a de Combate: Skyhawk M é o que se pode por enquanto, então vamos tocando até acontecer o inevitável: quando o GF (seja quem for que esteja à frente) se tocar que ou seremos predadores ou presas, e que Diplomacia só funciona se houver alguma simetria de forças (por enquanto obtemos isso graças aos EUA: por enquanto!), vamos ter que apertar o cinto porque Defesa vai estar na ordem do dia. Mas muito já está acontecendo debaixo dos nossos narizes e não notamos.

Por exemplo, o aumento da nossa frota de Quebra-Gelos e Navios Oceanográficos, cada vez maior que a minguante da Argentina (a do mapa do "é tudo meu") bem como aquele estranho incêndio na Ferraz e sua substituição por outra moderníssima e bem maior, e de novo em "Tierras Argentinas", com aquele Comandante da MB a chamando de TERRITÓRIO BRASILEIRO. A gente vai notando coisas assim e começando a ligar com outras, depois se passa a ESPECULAR, que é o que mais fazemos em um bom Fórum de Defesa. Assim, discordo da tua visão, que me parece simplista, mas agradeço pelos inputs. E minha especulação:

Esta década já começou perdida, assim, o que vier é lucro; já a próxima, na qual - se chegar vivo, e nem faço tanta questão, motivos a seguir - em que já estarei ficando véio DEMAIS para poder acompanhar e curtir o que de bom antevejo, mesmo sendo resultado de coisas potencialmente más, tipo a coitada da Argentina se ligando finalmente em qual joguinho estamos jogando e como acaba mal para ela, mas aí já será tarde demais; ou tipo a tua amada idolatrada salve salve :mrgreen: China aprendendo a fazer CVN e depois a operar corretamente GTs nucleados em uns dois ou três, vamos ver QUEM pode e terá que crescer para poder a ajudar a fechar o Atlântico Sul a eles... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#4 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Out 15, 2020 4:11 am

Nem em 200 anos os hermanos conseguem montar uma Força capaz de defender 2 continentes. Mas sonhar não custa nada.

Eu mesmo penso que Marte é a Antárdita do futuro. Se for para sonhar alto prefiro ir buscar uma lasca de outro planeta para o nosso território 😂




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2554 vezes
Agradeceram: 1030 vezes

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#5 Mensagem por J.Ricardo » Qui Out 15, 2020 9:04 am

A Argentina é um caso perdido, o povo lá é viciado em uma droga chamada peronismo, de vez em quando até tentam entrar em um período de abstinência (governo Macri), mas se autosabotam, e voltam a consumir o peronismo em um grau maior ainda, é uma relação tóxica, não conseguem se livrar.
É aquele caso do rico que ficou pobre, e por arrogância, não conseguem se levantar mais, é triste pra eles, é ruim pra nós, melhor seria uma país que consumisse mais nossos produtos.

Obs: o Chile esta em vias de votar uma nova constituição, pelo que consta, mais protecionista e assistêncialista, é outro que caminha para a insignificância...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61495
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#6 Mensagem por Túlio » Qui Out 15, 2020 5:12 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Out 15, 2020 9:04 am A Argentina é um caso perdido, o povo lá é viciado em uma droga chamada peronismo, de vez em quando até tentam entrar em um período de abstinência (governo Macri), mas se autosabotam, e voltam a consumir o peronismo em um grau maior ainda, é uma relação tóxica, não conseguem se livrar.
É aquele caso do rico que ficou pobre, e por arrogância, não conseguem se levantar mais, é triste pra eles, é ruim pra nós, melhor seria uma país que consumisse mais nossos produtos.
Na verdade sofrem da mesma BURRICE COLETIVA que nós: passamos décadas achando que PSDB # PT = SHIT/GOLD, de acordo com a preferência de cada um, e sendo roubados direto e reto até aprendermos que PSDB = PT = JUST SHIT e que disso só tem um jeito de escapar! E podíamos ter saído dessa fria muito atrás, talvez com o ENÉAS!!! [081] [081] [081] [081]

No caso deles basta ver como o Macri governou, mais tucano impossível; pior, o Uruguay vai pelo mesmo caminho mas este pelo menos é uma ilustre irrelevância, ao contrário da Argentina, que só precisa dar uma arrumada na casa para voltar a ser Player (o que já foi, mais do que nós, inclusive).
J.Ricardo escreveu: Qui Out 15, 2020 9:04 am Obs: o Chile esta em vias de votar uma nova constituição, pelo que consta, mais protecionista e assistêncialista, é outro que caminha para a insignificância...
O Chile está sendo ferrado por deixar confundir Democracia com putaria e Liberdade com casa da mãe joana; aliás, o Piñera é outro tucano-style que deu mole pros de sempre, agora está colhendo e seus iludidos Eleitores pagando o pato: uma mistura de TERRORISTAS cooptou uns índios Araucanos (lá chamados Mapuches, e tá ficando igual na Argentina também, Bariloche já é praticamente terra de ninguém) e, enquanto uma parte do Pais pega fogo, a outra vai sendo "independizada" em prol da futura Nação Mapuche, que intenta cortar os dois Países ao meio. Fico curioso sobre como se chamaria a parte que sobrar mais ao sul, será que se unem nos dois lados da cordilheira e proclamam a CHILENTINA :mrgreen: ?

Pior, como já não há mais clima para votar e eleger X FAXIXTX como nós fizemos, ou os Militares resolvem a parada - já deve ter uma dúzia de aspirantes a Pinochet por lá - ou vai acabar balcanizando tudo; bom pra Bolívia e Perú, que podem, sem fazer muita força, acabar recuperando tudo o que perderam na Guerra do Deserto e ainda pegando o que queriam pegar daquela vez; daí acho que nem ia ter mais Chile, seria Bolívia (agora de novo com mar territorial), Nação Mapuche e Chilentina no extremo sul...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7601
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2554 vezes
Agradeceram: 1030 vezes

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#7 Mensagem por J.Ricardo » Qui Out 15, 2020 5:26 pm

Acho que é pior Tulio, esse peronismo é como Malufismo, ou o Getulismo, é um culto a um morto que só fez merda e que serve como um guarda-chuva para muitos outros continuarem a fazer merda...

Não imaginava que o Chile esta perto assim do desastre, é aquele negócio, ficam apertando demais que daqui a pouco aparece outro Pinochet pra pacificar as coisas lá.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61495
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA DA ANTÁRTIDA

#8 Mensagem por Túlio » Qui Out 15, 2020 5:44 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Out 15, 2020 5:26 pm Acho que é pior Tulio, esse peronismo é como Malufismo, ou o Getulismo, é um culto a um morto que só fez merda e que serve como um guarda-chuva para muitos outros continuarem a fazer merda...

Não imaginava que o Chile esta perto assim do desastre, é aquele negócio, ficam apertando demais que daqui a pouco aparece outro Pinochet pra pacificar as coisas lá.
Não disse que o Peronismo é BOM, apenas que não é isso que está acabando com a Argentina. Lembrar, os MONTONEROS (grupo terrorista) eram o braço armado "de esquerda" do Peronismo; a treta é que o chamado KIRCHNERISMO foi o que emergiu dos citados montoneros e representa a atual pior ameaça à integridade da Argentina.

Já o Chile se empolgou tanto - ainda está empolgado - em romper com o legado de Pinochet que deixou brecha para quem perdeu pra ele. Não sabem que jogam com sua própria existência como País e que depois do mal feito, chorar não é proveito.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder