Tá,
@FCarvalho véio, então esse viés pró-década de 40 é
só intenção fútil para nós (e o PROSUB? E as CV-3? E outros projetos em compasso de espera por verbas? Notar, tudo em Estaleiro dedicado e moderníssimo, tocado por pessoal muito bem formado, não no véio AMRJ que, até onde entendi, será destinado a Mntç e talvez barcos pequenos/menos sofisticados; e nem falei no foco em munições de precisão, ou achas que desistiram do MANSUP e nem querem saber do MTC? O primeiro era um experimento e duvido que não sigam desenvolvendo, apenas agora sem mais publicidade até começar a prestar, especialmente se deixarem de lado aquela ideia de jerico de ter obrigatoriamente que ser lançado dos velhíssimos tubos do Exocet antigo, ao invés dos modernos silos verticais a frio; e o segundo está na cara que vão querer botar em sub) e só a China sabe o que está fazendo e tem objetivo a longo prazo?
Os EUA e os Europeus, ao contrário do que pareces pensar, não estão dormindo enquanto tudo acontece. Nem nós, ou achas que foi por mágica que a MB obteve estudos que aumentaram enormemente a nossa ZEE, hoje chamada AMAZUL? Todo o leito oceânico tem sido estudado e dificilmente os resultados servem apenas a propósitos civis: submarino não tem janelinha nem para-brisa e farol pro motorista, é "cego" e navega sempre que possível apenas por onde já está mapeado, de modo a saber aonde pode descer a uma fração de seu limite, onde pode navegar em velocidade máxima, onde ir devagar, onde o limite é apenas a resistência dos sensores externos e, em casos extremos, do casco de pressão. Duvido que o PROSUPER pare numa Fragata Leve e uns NaPaOcs derivados dela; pior, duvido até que o PRONAE fique na geladeira para sempre (basta ver a renomeação de tipo do ex-Ocean e o começo dos exercícios com aeronaves das outras Forças nele), o que começa a me fazer ver de maneira diferente essa - para mim, até há pouco - DOIDÍSSIMA insistência da MB em manter Aviação de asa fixa, incluindo a de Combate: Skyhawk M é o que se pode por enquanto, então vamos tocando até acontecer o inevitável: quando o GF (seja quem for que esteja à frente) se tocar que ou seremos predadores ou presas, e que Diplomacia só funciona se houver alguma simetria de forças (por enquanto obtemos isso graças aos EUA:
por enquanto!), vamos ter que apertar o cinto porque Defesa vai estar na ordem do dia. Mas muito já está acontecendo debaixo dos nossos narizes e não notamos.
Por exemplo, o aumento da nossa frota de Quebra-Gelos e Navios Oceanográficos, cada vez maior que a minguante da Argentina (a do mapa do "é tudo meu") bem como aquele estranho incêndio na Ferraz e sua substituição por outra moderníssima e bem maior, e de novo em
"Tierras Argentinas", com aquele Comandante da MB a chamando de TERRITÓRIO BRASILEIRO. A gente vai notando coisas assim e começando a ligar com outras, depois se passa a ESPECULAR, que é o que mais fazemos em um bom Fórum de Defesa. Assim, discordo da tua visão, que me parece simplista, mas agradeço pelos
inputs. E minha especulação:
Esta década já começou perdida, assim, o que vier é lucro; já a próxima, na qual - se chegar vivo, e nem faço tanta questão, motivos a seguir - em que já estarei ficando véio DEMAIS para poder acompanhar e curtir o que de bom antevejo, mesmo sendo resultado de coisas potencialmente más, tipo a coitada da Argentina se ligando finalmente em qual joguinho estamos jogando e como acaba mal para ela, mas aí já será tarde demais; ou tipo a
tua amada idolatrada salve salve China aprendendo a fazer CVN e depois a operar corretamente GTs nucleados em uns dois ou três, vamos ver
QUEM pode e terá que crescer para poder a ajudar a fechar o Atlântico Sul a eles...