Tempo (Calor?!frio?!)
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Segundo a Veja é por que o PT roubou o frio para criar um factoide.
In cá, Curitiba, a capital do mundo, está quente como São Paulo. Literalmente vivo de bermuda. O inverno deu um oi no começo de julho e sumiu.
In cá, Curitiba, a capital do mundo, está quente como São Paulo. Literalmente vivo de bermuda. O inverno deu um oi no começo de julho e sumiu.
- mmatuso
- Sênior
- Mensagens: 3404
- Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
- Agradeceu: 662 vezes
- Agradeceram: 167 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Aqui em SBC está abafado.
Deve ser a tensão do lula ser preso já que essa cidade é o berço do Czar.
Deve ser a tensão do lula ser preso já que essa cidade é o berço do Czar.
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
O mundo está maluco.
No hemisfério norte não tem neve.
No hemisfério norte não tem neve.
Natal sem neve
Em muitos lugares no hemisfério norte, o Natal de 2015 está sendo mais quente do que o normal. Confira algumas impressões.
Pista de gelo fechada
A patinação no gelo na capital russa Moscou teve que ser cancelada este ano. Quem quiser tentar mesmo assim deve calçar botas de borracha em vez de patins de gelo.
Praça Vermelha não ficou branca
O colorido das torres da Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, está bem visível. Normalmente, nesta época do ano, elas deveriam estar completamente brancas, cobertas de neve. "Isso parece mais a Páscoa do que o Natal", disse o correspondente da DW em Moscou, Yuri Rescheto.
Veranico no Atlântico
Os habitantes de Biarritz, na França, certamente não contavam com neve no inverno. Mas certamente também não esperavam que fosse possível desempacotar as pranchas de surfe. Também no Mar Mediterrâneo as temperaturas estão similares às registradas no fim do verão. Atenas, por exemplo, registrou temperaturas bem acima dos 20 graus Celsius.
Em vez de neve, pólen
Para os animais no campo o calor é bem-vindo, mas para muitas pessoas não. A florescência vista em partes da Alemanha na época do Natal é um incômodo para muitos alérgicos. Trata-se, porém, de uma tendência que os meteorologistas observam há anos.
Fonte http://www.dw.com/pt/natal-sem-neve/g-18942407
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
É o filme "o dia depois de amanhã" acontecendo. No aguardo dos furacões gigantes.
A pequena diferença que envolve o mundo todo.
A pequena diferença que envolve o mundo todo.
Ano começa com neve no México e “calor” no Polo Norte
Por RFI Publicado em 31-12-2015 Modificado em 31-12-2015 em 19:12
REUTERS
O mundo recebe 2016 perturbado por fenômenos meteorológicos extremos, como as inundações na América do Sul, Inglaterra ou Estados Unidos. As temperaturas acima de zero, inéditas no Polo Norte, a neve no México e na Turquia e onda de calor na Austrália também marcam esse começo de ano.
O Ártico é a região do globo mais afetada pelas mudanças climáticas, com temperaturas atualmente superiores em ao menos 3º em relação ao nível da era pré-industrial. Os termômetros no Polo Norte estão anormalmente quentes, de entre 0 e 2ºC. Esse números, superiores em pelo menos 20° à média habitual, são a consequência de uma poderosa e violenta precipitação que afeta o Atlântico Norte.
No entanto, ainda é cedo para vincular de maneira exclusiva e direta estas altas temperaturas com as mudanças climáticas, adverte Natalie Hasell, meteorologista do ministério canadense do Meio Ambiente. Ela insiste que os cientistas não baseiam suas conclusões em anomalias pontuais.
A depressão que afeta o Atlântico Norte também levou um Natal particularmente quente ao leste do Canadá (15,9º no dia 24 de dezembro em Montreal, onde normalmente são registrados -10º). Nos dias seguintes ocorreram grandes nevascas em metade do país.
Comuns para os canadenses, as nevascas surpreenderam os mexicanos neste fim de ano no estado de Chihuahua, perto da fronteira com os Estados Unidos. Já os americanos sofrem, por sua vez, com uma série de tornados e inundações que deixaram ao menos 49 mortos no centro e no sul do país. O caudaloso rio Mississippi já superou em quatro metros seu nível de transbordamento em certas zonas, enquanto tornados espetaculares devastaram partes do Texas.
América Latina também é vítima de catástrofes ligadas ao clima
Gigantescas inundações obrigaram dezenas de milhares a deixar suas casas na Argentina, Brasil e Uruguai, onde os serviços de meteorologia preveem mais chuvas para janeiro. Estes episódios meteorológicos se devem ao fenômeno El Niño, particularmente potente este ano, acentuado provavelmente pelas mudanças climáticas, segundo os cientistas.
Para o meteorologista francês Jérôme Lecou, mesmo se o El Niño é um fenômeno natural, esse "é provavelmente o mais potente registrado nos últimos 100 anos". No entanto, o especialista ressalta que "não existe uma resposta simples" para explicar os fenômenos excepcionais, às vezes mortíferos, como os que vem sendo observados nos últimos dias tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, Austrália e América Latina.
Na Austrália, uma onda de calor provocou grandes incêndios florestais e espera-se que as temperaturas alcancem 38º no sul do país.
O alcance dos efeitos do El Niño supera a região do Pacífico e o fenômeno tem "uma consequência em escala planetária", explica Jean Jouzel, ex-vice-presidente do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre as Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), cujos trabalhos alertaram o mundo para o aquecimento do planeta.
Morangos no inverno europeu
Na França, as temperaturas excepcionalmente quentes para o inverno desorientam a natureza: na Côte D'Azur, no sul do país, flores desabrocharam e haverá colheita de morangos no Perigord (sudoeste). Os aspargos, que também chegam às prateleiras apenas em abril, já podem ser comprados atualmente na Alsácia (nordeste).
Na Espanha, o calor incomum e as chuvas fracas de outono alimentaram os incêndios florestais. Já na Itália várias cidades limitaram a circulação para lutar contra a poluição ambiental de partículas finas, favorecida pela falta de chuvas e de ventos há semanas.
O norte da Inglaterra sofre, por sua vez, com inundações sem precedentes, que provocaram a evacuação de centenas de pessoas, especialmente na cidade de York. No Mar do Norte, uma onda gigante deixou um morto e dois feridos na quarta-feira em uma plataforma petrolífera norueguesa. Já na Turquia, mais de 300 voos chegaram a ser anulados em Istambul nesta quinta-feira (30) por causa da neve que cobre a maior cidade do país.
As temperaturas registradas em todo o mundo entre janeiro e novembro já bateram recordes e, segundo a agência oceânica e atmosférica americana, 2015 será o ano mais quente da história moderna. "Em escala planetária, estamos realmente diante de um ano excepcional, é um pouco mais de um décimo de grau mais quente que 2014, que por sua vez já havia sido um ano recorde", afirma Jean Jouzel. "De um ano para outro um décimo é um salto importante", ressalta.
http://br.rfi.fr/mundo/20151231-ano-com ... 2015-12-31
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55278
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2755 vezes
- Agradeceram: 2436 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Cheias do Sena geram o caos em Paris
Por Clara Barata
02/06/2016 - 17:16
(actualizado às 20:03)
Museu do Louvre vai fechar para serem retiradas obras de arte que estão em zonas inundáveis. Hollande anuncia declaração de catástrofe natural parcial.
Uma parte da linha do metro suburbano (RER C) de Paris foi fechada às 15h em Paris, depois da cheia do rio Sena ter feito com que se infiltrasse água em algumas estações. O museu Louvre será encerrado sexta-feira, para serem retiradas algumas obras de arte e o museu do Quai d’Orsay, à beira rio, cancelou a abertura nocturna desta quinta-feira e vai mesmo fechar mais cedo, às 18h, porque foi posto em acção um plano de protecção contra a cheia do rio, que se espera que atinja o ponto alto na noite de quinta para sexta-feira.
O Presidente François Hollande anunciou que será declarado estado de emergência nas zonas afectadas pela cheia do rio Sena no conselho de ministros da próxima semana. O nível das águas em Paris atingiu 5,13 metros e sexta-feira deve chegar a valores entre 5,30 e 5,90 metros. Toda a zona Centro do país está a ser afectada.
Segundo os serviços meteorológicos franceses, no mês de Maio choveu 2,5 vezes mais do que o normal no departamento de Île-de-France (onde fica Paris), aproximando-se dos valores do recorde absoluto, de Dezembro de 1999.
O plano de emergência do museu de Orsay implica a presença de funcionários suficientes esta noite para levar as obras de arte guardadas nas reservas para as salas de exposição nos pisos superiores. No Louvre, o museu mais visitado do mundo - recebe nove milhões de visitantes por ano -, as portas vão ser encerradas preventivamente também com o objectivo de colocar a salvo algumas obras que estão em zonas inundáveis.
Os alertas de cheia em Paris são preocupantes, com as águas do Sena a subirem tanto que deixa de haver espaço para os célebres bateaux-mouches, que fazem cruzeiros turísticos passarem debaixo das pontes.
Na Ponte de l'Alma, perto dos Campos Elíseos, a água chegou aos joelhos da célebre estátua do zuavo, num dos pilares, que indica aos parisienses o nível das cheias do Sena. "Na quarta-feira ainda só chegava aos calcanhares", disse à AFP Laurent Cheronnet, um dos muitos curiosos que estava a tirar fotografias.
Há já pelo menos duas vítimas das cheias: uma mulher de 86 anos, que foi encontrada morta na sua casa alagada em Souppes-sur-Loing, uma povoação a cerca de 137 km a sul de Paris, e um homem a cavalo que terá sido arrastado pelas águas do rio Yverres, também em cheia, em Evry-Grégy-sur-Yerre, também a sul de Paris, diz a AFP.
Cerca de 20 mil casas estão privadas de electricidade nos departamentos de Île-de-France e Loiret, por causa das inundações.
Na quarta-feira, cerca de três mil dos 13 mil habitantes da cidade de Nemours, a cerca de 75 km a sul da capital, tiveram de ser retirados das suas casas, por causa de uma cheia que ultrapassou o recorde atingido pela de 1960, diz o Le Monde. O primeiro-ministro Manuel Valls visitou a cidade, onde a água chegou ao segundo andar dos prédios, e classificou a situação como “tensa”, diz a Reuters.
https://www.publico.pt/mundo/noticia/ch ... 67?frm=ult#
Por Clara Barata
02/06/2016 - 17:16
(actualizado às 20:03)
Museu do Louvre vai fechar para serem retiradas obras de arte que estão em zonas inundáveis. Hollande anuncia declaração de catástrofe natural parcial.
Uma parte da linha do metro suburbano (RER C) de Paris foi fechada às 15h em Paris, depois da cheia do rio Sena ter feito com que se infiltrasse água em algumas estações. O museu Louvre será encerrado sexta-feira, para serem retiradas algumas obras de arte e o museu do Quai d’Orsay, à beira rio, cancelou a abertura nocturna desta quinta-feira e vai mesmo fechar mais cedo, às 18h, porque foi posto em acção um plano de protecção contra a cheia do rio, que se espera que atinja o ponto alto na noite de quinta para sexta-feira.
O Presidente François Hollande anunciou que será declarado estado de emergência nas zonas afectadas pela cheia do rio Sena no conselho de ministros da próxima semana. O nível das águas em Paris atingiu 5,13 metros e sexta-feira deve chegar a valores entre 5,30 e 5,90 metros. Toda a zona Centro do país está a ser afectada.
Segundo os serviços meteorológicos franceses, no mês de Maio choveu 2,5 vezes mais do que o normal no departamento de Île-de-France (onde fica Paris), aproximando-se dos valores do recorde absoluto, de Dezembro de 1999.
O plano de emergência do museu de Orsay implica a presença de funcionários suficientes esta noite para levar as obras de arte guardadas nas reservas para as salas de exposição nos pisos superiores. No Louvre, o museu mais visitado do mundo - recebe nove milhões de visitantes por ano -, as portas vão ser encerradas preventivamente também com o objectivo de colocar a salvo algumas obras que estão em zonas inundáveis.
Os alertas de cheia em Paris são preocupantes, com as águas do Sena a subirem tanto que deixa de haver espaço para os célebres bateaux-mouches, que fazem cruzeiros turísticos passarem debaixo das pontes.
Na Ponte de l'Alma, perto dos Campos Elíseos, a água chegou aos joelhos da célebre estátua do zuavo, num dos pilares, que indica aos parisienses o nível das cheias do Sena. "Na quarta-feira ainda só chegava aos calcanhares", disse à AFP Laurent Cheronnet, um dos muitos curiosos que estava a tirar fotografias.
Há já pelo menos duas vítimas das cheias: uma mulher de 86 anos, que foi encontrada morta na sua casa alagada em Souppes-sur-Loing, uma povoação a cerca de 137 km a sul de Paris, e um homem a cavalo que terá sido arrastado pelas águas do rio Yverres, também em cheia, em Evry-Grégy-sur-Yerre, também a sul de Paris, diz a AFP.
Cerca de 20 mil casas estão privadas de electricidade nos departamentos de Île-de-France e Loiret, por causa das inundações.
Na quarta-feira, cerca de três mil dos 13 mil habitantes da cidade de Nemours, a cerca de 75 km a sul da capital, tiveram de ser retirados das suas casas, por causa de uma cheia que ultrapassou o recorde atingido pela de 1960, diz o Le Monde. O primeiro-ministro Manuel Valls visitou a cidade, onde a água chegou ao segundo andar dos prédios, e classificou a situação como “tensa”, diz a Reuters.
https://www.publico.pt/mundo/noticia/ch ... 67?frm=ult#
Triste sina ter nascido português
- zela
- Sênior
- Mensagens: 2482
- Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
- Localização: Paraná
- Agradeceu: 79 vezes
- Agradeceram: 75 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Povo...alguém tem experiência com as bio lareiras à etanol??
Aquecem alguma coisa?
Aquecem alguma coisa?
- delmar
- Sênior
- Mensagens: 5256
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
- Localização: porto alegre
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
O clima está mudando?
Tirando o aquecimento global, tão propalado, alguns cientistas que estudam as mudanças do clima da terra ao longo dos séculos acreditam que a terra passa por mudanças cíclicas. Não há, ainda, uma explicação cientifica. Nos últimos anos tem aumentado muito a força dos chamados "ciclones" aqui no sul da América Latina. O último foi na semana passada, com uma força nunca vista em nosso litoral. Os meteorologistas já estão falando em outro, por sorte nossa, ele deverá formar-se bem mais ao sul.
No último as ondas, em alto mar, chegaram a mais de 9 metros de altura, com ventos de mais de 150km horários. Na costa as ondas chegaram com altura de mais de 5 metros e ventos de até 110 km, causando muitos estragos na beira-mar. As ondas chegaram a passar sobre as plataformas de pesca, fato nunca ocorrido.
Será um fato isolado ou algo que veio para ficar? As ondas danificaram molhes, ruas e residências perto da praia.
Tirando o aquecimento global, tão propalado, alguns cientistas que estudam as mudanças do clima da terra ao longo dos séculos acreditam que a terra passa por mudanças cíclicas. Não há, ainda, uma explicação cientifica. Nos últimos anos tem aumentado muito a força dos chamados "ciclones" aqui no sul da América Latina. O último foi na semana passada, com uma força nunca vista em nosso litoral. Os meteorologistas já estão falando em outro, por sorte nossa, ele deverá formar-se bem mais ao sul.
No último as ondas, em alto mar, chegaram a mais de 9 metros de altura, com ventos de mais de 150km horários. Na costa as ondas chegaram com altura de mais de 5 metros e ventos de até 110 km, causando muitos estragos na beira-mar. As ondas chegaram a passar sobre as plataformas de pesca, fato nunca ocorrido.
Será um fato isolado ou algo que veio para ficar? As ondas danificaram molhes, ruas e residências perto da praia.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39534
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2857 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Só sei uma coisa, tenho a minha horta familiar à anos e tenho assistido a uma mudança do clima bastante perceptível. Não acho normal andar de T-shirt em Novembro, ontem o depósito de água dos paineis solares estavam a 60º... isso é temperatura de verão!
Podemos até debater se estas mudanças são ou não criadas pelo homem, mas que há alterações na temperatura do planeta, isso é inegável!
Podemos até debater se estas mudanças são ou não criadas pelo homem, mas que há alterações na temperatura do planeta, isso é inegável!
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18737
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1962 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Aqui na região de Rio Preto está tendo uma mega-hiper-uber ventania.
Tudo culpa do aquecimento global. Como vcs sabem, o mundo era um paraíso até a década de 1.980.
Tudo culpa do aquecimento global. Como vcs sabem, o mundo era um paraíso até a década de 1.980.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18737
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1962 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Culpa do aquecimento global também. Está frio porque está quente dizem os experts...
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9403
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Pra compreender isto não precisa ser nenhum expert. Mas as vezes a pessoa desistiu ou simplesmente nunca tentou... O esforço vale!
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61492
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6314 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Aqui no Litoral Norte (temperaturas normalmente amenas) teve tanto AQUECIMENTO GLOBAL este ano (e no anterior, BTW) que tinha dias em que até eu fazia #fikenkaza , pois só servir ração pros cuscos no pátio dos fundos já me fazia entrar de volta tiritando de frio!
Mas que sei eu, sou FAXIXTX NEGACIONISTE mesmo...
Mas que sei eu, sou FAXIXTX NEGACIONISTE mesmo...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- delmar
- Sênior
- Mensagens: 5256
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
- Localização: porto alegre
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Re: Tempo (Calor?!frio?!)
Estão semeando o terror na população de parte do Rio Grande do Sul. O prefeito de Porto Alegre suspendeu as aulas na tarde de hoje e só fala-se do tal ciclone. Dizem que virá com rajadas de vento de mais de 100 kms horários. A ventania é para chegar entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã. Se for tudo que estão falando será uma catástrofe. De minha parte penso que o diabo nunca é tão feio como o pintam, vou aguardar e ver para crer.
A previsão é que no litoral, tipo Tramandaí onde reside o camarada Túlio, a situação vai ser pior.
A previsão é que no litoral, tipo Tramandaí onde reside o camarada Túlio, a situação vai ser pior.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.