O 4º BAvEx está organizado da seguinte maneira:
Duas Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG):
1ª Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (1ª EHEG), composta por quatro helicópteros HM-1 Pantera, quatro HM-3 Cougar e dois HM-4 Jaguar.
2ª Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (2ª EHEG), composta por quatro helicópteros HM-2 Black Hawk;
Uma Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAp) responsável por apoiar o comando da Unidade;
Uma Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS) responsável por executar as atividades de logística e manutenção das aeronaves;
Segundo o comando da Avex todos os Cougar serão deslocados para o 3o Bavex em Campo Grande sendo substituídos pelos Jaguar. Todos os Cougar serão concentrados naquele Bavex.
Já os BH tem sua substituição prevista, junto aqueles helos, mas não existe nenhuma definição sobre isso.
De qualquer forma, a dotação de helos do 4a Bavex ficará restrita aos Jaguar e Pantera K2.
Na minha opinião eu reorganizaria os Bavex da seguinte forma:
1 Esquadrilha de Comando e Apoio (ECAp);
1 Esquadrilha de Manutenção e Suprimento (EMS);
1 Esquadrilha de Helicópteros de Transporte Leve (EHT);
1 Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (ERA);
2 Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG):
1 Esquadrilha de Helicópteros Transporte Pesado (EHTP)
1 Esquadrilha de Aviões Transporte (EAT).
Penso que esta estrutura é mais efetiva e colabora para poder acolher todos os tipos de helos de que a Avex precisa ou irá precisar no futuro. Além dos aviões, claro.
Com 8 Bavex assim organizados, o EB pode dispor do apoio necessário a si e também a outras forças e ainda atender solicitações do poder público sem deixar de mão sua missão primária.
Mas isso aí é algo para ser visto e organizado daqui a uns 10//15 anos.
abs