Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2530
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceu: 2512 vezes
Agradeceram: 746 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#151 Mensagem por EduClau » Dom Ago 30, 2020 2:57 pm

Penso igual a você, mas é uma pena, acompanho outros fóruns da região e dá para notar como a América hispânica é dividida e cheia de conflitos latentes, quando muito se nota uma certa simpatia entre países que não são vizinhos mas compartilham fronteira com um terceiro país, como chilenos e colombianos contra peruanos, ou mesmo as relações tradicionalmente amistosas Chile-Brasil devido a ter uma Argentina (ou mesmo uma Bolívia) no meio.

No meio disso, o Brasil é um país meio estranho para eles, sempre encarado como meio imperialista pelas suas aquisições territoriais sobre antigos domínios espanhóis ou de seus herdeiros recém independentes, uma ameaça potencial pelo seu histórico, tamanho e recursos.

No fim, Bolívar era um sonhador aspirando a ditador, certo foi o San Martin, chegou, deu uma olhada e voltou pra casa... acho que foi por isso que a Argentina se desenvolveu após a independência (até chegar o Peron...) enquanto o resto do continente patinou em conflitos entre seus caudilhos locais, cada um querendo um país para chamar de seu.

sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#152 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 30, 2020 4:03 pm

Eu não poderia concordar mais.
No entanto essa é a nossa realidade sul-americana, diria melhor, latino-americana.
Sentados em cima de um pote de ouro no final do arco-íris mas sempre olhando para onde ele começa.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61365
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6256 vezes
Agradeceram: 6602 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#153 Mensagem por Túlio » Dom Ago 30, 2020 5:01 pm

EduClau escreveu: Dom Ago 30, 2020 2:57 pm Penso igual a você, mas é uma pena, acompanho outros fóruns da região e dá para notar como a América hispânica é dividida e cheia de conflitos latentes, quando muito se nota uma certa simpatia entre países que não são vizinhos mas compartilham fronteira com um terceiro país, como chilenos e colombianos contra peruanos, ou mesmo as relações tradicionalmente amistosas Chile-Brasil devido a ter uma Argentina (ou mesmo uma Bolívia) no meio.

No meio disso, o Brasil é um país meio estranho para eles, sempre encarado como meio imperialista pelas suas aquisições territoriais sobre antigos domínios espanhóis ou de seus herdeiros recém independentes, uma ameaça potencial pelo seu histórico, tamanho e recursos.

No fim, Bolívar era um sonhador aspirando a ditador, certo foi o San Martin, chegou, deu uma olhada e voltou pra casa... acho que foi por isso que a Argentina se desenvolveu após a independência (até chegar o Peron...) enquanto o resto do continente patinou em conflitos entre seus caudilhos locais, cada um querendo um país para chamar de seu.

sds.
A meu ver - e já estudei e debati isso não só em Fóruns mas em sala de aula (2º grau e faculdade) - o que diferencia a América lusófona da castelhana é que, enquanto uma conservou-se unida devido a ter mantido o sistema de governo que conhecia (Monarquia) e apreciava*, a outra partiu direto para o desconhecido (República) pela mão de caudilhos** que odiavam a Monarquia sem conhecer direito o que era República. O que destaquei era, é e provavelmente vai continuar sendo VERDADE, para o Brasil sempre foi vantagem manter os caras desunidos entre si e unidos a nós, por menos apreço que nos tenham, a questão nem é essa e sim NECESSIDADE! Se tem uma coisa de que nunca vou duvidar é que a tale de Aliança do Pacífico (que nos excluía) teve dedo brazuca em sua - na prática, ante os ambiciosos objetivos expostos na época - inviabilização.

Gostemos ou não, isso não começou ontem nem vai acabar amanhã, e nem dá pra dizer que é coisa de algum Deep State mas, se for o caso, de um Deeper State que temos desde antes da Independência, pois este comportamento é imutável desde os tempos dos tugas.

NOTAS

* - Portugal era regido por uma monarquia essencialmente centralizadora, logo, com tendência aglutinante, porém menos pela força e mais por benefícios concedidos a elementos-chave nas colônias e províncias (títulos de nobreza, sinecuras, etc), o que dava uma sensação de liberdade, quase uma Federação. No Império do Brazil isso significou a continuidade da união pela manutenção da linha sanguínea da Casa Real Portuguesa (o primeiro Pedro era Português, o segundo era Brasileiro mas da mesma linhagem), já conhecida e respeitada, logo, sem maiores rupturas, tanto que simplesmente TODOS os movimentos separatistas foram derrotados porque jamais tiveram sequer uma pequena chance, prevaleceu a dicotomia do "diabo que conheço" versus o medo do desconhecido, além da nossa manjadíssima XENOFOBIA contra o bife, o françuá e o tamancudo. E os citados benefícios foram passando da mão dos tugas para as dos brazucas, especialmente após a renúncia de D. Pedro I por generalizada desconfiança de sua lealdade ao Brasil (na maior parte do mundo isso redundaria em guerra civil e possível/provável derrocada do sistema monárquico). Aliás, D. Pedro II caiu não por descontentamento com a Monarquia mas sobretudo por ter falhado em produzir um herdeiro aceitável para o trono: ninguém da época ia topar ser mandado por muié (Princesa Isabel) e muito menos por françuá (se o Conde D'Eu ou não D'eu é problema dele, ideologia de gênero é no outro fórum :mrgreen: ).

** - Aqui a grande diferença entre o tipo de Monarquia de Portugal e o de Espanha: esta, preocupada com tamanho, amontoou uma colcha de retalhos de diversas nacionalidades, costumes e até idiomas diferentes (criando toda sorte de rivalidades no interior da própria Metrópole) e tendia a resolver toda e qualquer disputa a ferro e fogo. Exportou essa desunião para suas colônias no então chamado Novo Mundo e deu no que deu, muito antes das repúblicas os castelhanos já lutavam entre si por terras e riquezas, aqui só por títulos e poder local. Não foi à toa que Portugal conquistou o triplo do que lhe fora concedido pelo Papa: os véios tugas deram uma banana para Tordesilhas e exploraram as rivalidades entre os próprios (então) Espanhóis, atiçando e apoiando um lado contra o outro e, enquanto os caras se matavam alegremente, iam ocupando o que podiam, daí era babaus, não devolviam mais. Isso se repetiu nas chamadas "Questões do Prata", agora sob a égide do Império.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#154 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 30, 2020 8:22 pm

Eu não tenho como não gostar destas tuas aulas de história, meu dileto amigo gaudério. São simplesmente impagáveis. :mrgreen: :D [009]
Nunca pensastes no magistério por acaso? :twisted:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61365
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6256 vezes
Agradeceram: 6602 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#155 Mensagem por Túlio » Dom Ago 30, 2020 8:43 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 30, 2020 8:22 pm Eu não tenho como não gostar destas tuas aulas de história, meu dileto amigo gaudério. São simplesmente impagáveis. :mrgreen: :D [009]
Nunca pensastes no magistério por acaso? :twisted:

abs

Cheguei a cursar mas, como sempre, deixei pela metade. :lol: :lol: :lol: :lol:

Tu tinhas que me ver defendendo SKINNER no meio da galera do Paulo Freire. [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#156 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 30, 2020 9:06 pm

Eu iria gostar muuuiiito de ver. [003]

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61365
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6256 vezes
Agradeceram: 6602 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#157 Mensagem por Túlio » Dom Ago 30, 2020 9:30 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 30, 2020 9:06 pm Eu iria gostar muuuiiito de ver. [003]

abs
Nada de excepcional, marcaram um Conselho de Classe (para me execrar) e convidaram os Pais (o meu não foi porque "isso é coisa de viado" e ficou em casa tomando cerveja, só a Mãe foi, porque Mãe é Mãe, morre feliz do lado do pimpolho :lol: ) e mesmo Professores de outras escolas. Tudo o que conseguiram foi me eleger Presidente do Grêmio Estudantil, pois o resultado foi tão ruim que a garotada viu (todo mundo estava convidado para me ver sendo DESTRUÍDO pelos PROs) e saiu comentando.

Imagines a cena: no Auditório, um teen com uma mesa à sua frente e pilhas de livros com marcadores (não tinha PC nem Google), discorrendo e aceitando todas as perguntas dos aludidos PROs (tudo COMUNAZZZ :mrgreen: ) e detonando um por um*. Só não acharam voluntário para quebrar a minha cara porque eu já era conhecido nisso, BULLY dos mais venenosos, cheio de cupincha e bom na mão... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


* - Devo admitir que, quando comecei a vacilar, uma Professora (GATAÇA!) chamada Jussara Black, extremamente respeitada, me ajudou. Ela não era PEDÓFILA, e bem que tentei a sorte! [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61365
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6256 vezes
Agradeceram: 6602 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#158 Mensagem por Túlio » Dom Ago 30, 2020 10:11 pm

Voltando ao tema do tópico (tem Moderador de Área aqui, pode dar rabo [067] ), alguém reparou que tem gente falando em botar F-414 no FA-50, possível/provável "caça" da FAA? Reparem nas entradas de ar e comparem com as do Gripen A/B/C/D, que usam basicamente o mesmo motor; além disso, somem com o FATO de o Pampa ter motor underrated para economizar tanto em combustível quanto em vida útil.

Não fica estranho um chegar fácil a mach 2 e o outro mal conseguir chegar a 1.5, mesmo sendo menor e mais leve?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4930
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1140 vezes
Agradeceram: 677 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#159 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 31, 2020 10:17 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 30, 2020 1:00 am Os planos de modernização da Força Aérea Argentina
27 de agosto de 2020

Os principais planos que estabelecem as diretrizes gerais do material que deve ser adquirido e incorporado à Força Aérea Argentina são o Plano Transversal Sistêmico (PTS) e o Plano de Capacidades Militares (PLANCAMIL).

https://www.aereo.jor.br/2020/08/27/os- ... argentina/

Até caça de 5a G entrou no meio. Mas no geral é tentar manter o pouco que se tem e ir sobrevivendo até que um dia quem sabe as coisas melhorem de fato.

abs
Nenhuma menção ao KC-390...

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4930
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1140 vezes
Agradeceram: 677 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#160 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 31, 2020 10:27 pm

FCarvalho escreveu: Dom Ago 30, 2020 1:00 pm Oportunidades de trabalho conjunto não faltam. Mas a má vontade política ferra com qualquer tentativa tanto da iniciativa privada quanto de partes do poder público interessadas.
Perdem eles e nós. E na verdade o continente sul americano inteiro com suas picuinhas e arremedos de caudilhismo tosco.

abs
Se a oportunidade surgir, ainda vamos empurrar alguns F-5M na FAA. Alguém duvida?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61365
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6256 vezes
Agradeceram: 6602 vezes
Contato:

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#161 Mensagem por Túlio » Seg Ago 31, 2020 10:40 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 31, 2020 10:27 pm
Se a oportunidade surgir, ainda vamos empurrar alguns F-5M na FAA. Alguém duvida?


Abraços,

Wesley
EU!!! [003] [003] [003] [003]

Sério, com muita sorte vamos ter todos os 36 Gripens operacionais ao longo desta década e, por mais sofisticados que sejam, não podem estar em toda parte ao mesmo tempo; os F-5M que estiverem operacionais servirão ao longo do que resta de sua vida útil como Stop Gap até chegarem mais lotes (e os não-modernizados ou com célula expirada ainda servirão como fuente de repuestos), e os AMX com eles.

Não, desse mato não sai coelho...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#162 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 31, 2020 10:46 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 31, 2020 10:17 pm
FCarvalho escreveu: Dom Ago 30, 2020 1:00 am Os planos de modernização da Força Aérea Argentina
27 de agosto de 2020
Os principais planos que estabelecem as diretrizes gerais do material que deve ser adquirido e incorporado à Força Aérea Argentina são o Plano Transversal Sistêmico (PTS) e o Plano de Capacidades Militares (PLANCAMIL).
https://www.aereo.jor.br/2020/08/27/os- ... argentina/
Até caça de 5a G entrou no meio. Mas no geral é tentar manter o pouco que se tem e ir sobrevivendo até que um dia quem sabe as coisas melhorem de fato.
abs
Nenhuma menção ao KC-390...
Abraços,
Wesley
Estão atualizando os 5(6) Hércules que eles ainda possuem para operar mais uns 10 anos.
Não há qualquer perspectiva de compra do KC-390. É muita rola para pouca bunda.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#163 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 31, 2020 10:49 pm

Túlio escreveu: Dom Ago 30, 2020 10:11 pm
Voltando ao tema do tópico (tem Moderador de Área aqui, pode dar rabo [067] ), alguém reparou que tem gente falando em botar F-414 no FA-50, possível/provável "caça" da FAA? Reparem nas entradas de ar e comparem com as do Gripen A/B/C/D, que usam basicamente o mesmo motor; além disso, somem com o FATO de o Pampa ter motor underrated para economizar tanto em combustível quanto em vida útil.
Não fica estranho um chegar fácil a mach 2 e o outro mal conseguir chegar a 1.5, mesmo sendo menor e mais leve?
Se os jurássicos moradores da casa rosada continuarem por aí mais alguns anos, eu sou capaz de acreditar em J-31 na FAA antes de qualquer T-50 voar nas cores azul e branco, com direito a IL-76 e Be-200 ASW.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37748
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5615 vezes
Agradeceram: 3238 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#164 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 31, 2020 10:53 pm

Se bobear, até isso aqui deve estar sendo cotado como aeronave de transporte e patrulha na FAA e no CANA

https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2017/10/UAC-Ilyushin-IL-114-300-960x640.jpg

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4930
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1140 vezes
Agradeceram: 677 vezes

Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#165 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 01, 2020 5:06 pm

Túlio escreveu: Seg Ago 31, 2020 10:40 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 31, 2020 10:27 pm
Se a oportunidade surgir, ainda vamos empurrar alguns F-5M na FAA. Alguém duvida?


Abraços,

Wesley
EU!!! [003] [003] [003] [003]

Sério, com muita sorte vamos ter todos os 36 Gripens operacionais ao longo desta década e, por mais sofisticados que sejam, não podem estar em toda parte ao mesmo tempo; os F-5M que estiverem operacionais servirão ao longo do que resta de sua vida útil como Stop Gap até chegarem mais lotes (e os não-modernizados ou com célula expirada ainda servirão como fuente de repuestos), e os AMX com eles.

Não, desse mato não sai coelho...
Homem de pouca fé! Não tem problema, já anotei aqui no meu caderninho. Em 2030 eu volto aqui nessa página... [003] [003] [003] [003]


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder