COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1621 Mensagem por Ckrauslo » Sex Jul 31, 2020 10:35 pm

dalton romao escreveu: Sex Jul 31, 2020 8:13 pm A água entra por cima, desce também pela calça. Sem drenos não adianta ser impermeável
Pra isso tu usa polainas.
Muitos países estão apostando nas botas de selva impermeáveis.
Eu também acho estranho, mas é a nova tendência.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1622 Mensagem por Alfa BR » Sex Jul 31, 2020 10:49 pm

Trazendo para a nossa força:

A configuração "leve" seria o padrão nos Batalhões de Infantaria de Selva, que atuam na região Norte, majoritariamente coberta pela floresta amazônica, onde coletes porta placa não são indicados. Também seria utilizada por frações de reconhecimento (Pelotões ou Turmas de Reconhecimento), caçadores (Turmas de Caçadores), unidades de operações especiais (Comandos e Forças Especiais)... ou mesmo por qualquer combatente de qualquer OM de infantaria, já que não é necessário usar o colete com proteção balística a todo momento.

A configuração "protegida" (com colete e placa balística) seria utilizada pelos combatentes de qualquer OM de infantaria localizada em regiões onde o uso de coletes porta placa não seja contraindicado (exemplo: os BIB e BIMec na região Sul) ou pela tropa que for atuar nesse tipo de ambientes (exemplo: BIL e BI Pqdt, que compõem a Força de Ação Rápida do Exército, com possibilidade de atuar em qualquer região do país).

Imagem




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1623 Mensagem por Ckrauslo » Sex Jul 31, 2020 11:52 pm

Cara, com as tecnologias atuais, você tem plate carriers que em configuração plena, aumentam apenas de 3 a 5kg na quantidade de peso carregada pelo combatente, trazendo uma proteção valiosa para os combatentes de SELVA, REC ou OPESP.
Normalmente você vai sem proteção em operações de REC onde você não tem pretensão de ter contato.
Meu cunhado sobreviveu por sorte a um disparo de espingarda de caça em uma operação do 61 BIS no ACRE, pelo que minha esposa me falou, foi em uma aldeia indígena.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1624 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jul 31, 2020 11:56 pm

Vídeo recente sobre os novos uniformes do Exército.





"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1625 Mensagem por Alfa BR » Sáb Ago 01, 2020 12:00 am

Ckrauslo escreveu: Sex Jul 31, 2020 11:52 pm Cara, com as tecnologias atuais, você tem plate carriers que em configuração plena, aumentam apenas de 3 a 5kg na quantidade de peso carregada pelo combatente, trazendo uma proteção valiosa para os combatentes de SELVA, REC ou OPESP.
Normalmente você vai sem proteção em operações de REC onde você não tem pretensão de ter contato.
Meu cunhado sobreviveu por sorte a um disparo de espingarda de caça em uma operação do 61 BIS no ACRE, pelo que minha esposa me falou, foi em uma aldeia indígena.
O uso de placa balística em operações continuadas no ambiente de selva não é possível por complicações decorrentes do uso (transpiração, peso e retenção de calor). Você pode usar em determinadas situações, como operações rápidas (uma incursão, ida e volta no mesmo dia) ou em zonas com vegetação menos densa, nas cidades, etc. Mas para se embrenhar na selva, ficando dias no meio do mato, aí acaba virando mais um problema e a proteção extra acaba não compensando.


Matéria curta sobre o tema:

http://www.gbnnews.com.br/2019/09/porqu ... yTadChKiHs




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1626 Mensagem por Alfa BR » Sáb Ago 01, 2020 12:06 am

Os australianos usam o conjunto cinto + chest rig ou cinto + suspensório.

Imagem

Os britânicos usam o conjunto cinto + suspensório do Personal Load Carrying Equipment (PLCE).





Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1627 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Ago 21, 2020 3:06 pm

Sistemas e Materiais de Emprego Militar-Projeto Cobra

Imagem

Brasília (DF) - Em 04 de agosto de 2020, durante a 332ª Reunião do Alto Comando do Exército (RACE), o Comando de Operações Terrestres (COTER) apresentou os Sistemas e Materiais de Emprego Militar já adquiridos pelo Projeto Combatente Brasileiro (COBRA) que serão distribuídos ainda no corrente ano para as Subunidades que integram o projeto.
Foram apresentados o novo uniforme, o novo colete tático balístico, o capacete e diversos outros itens.

:arrow: http://www.coter.eb.mil.br/index.php/co ... le?id=1273




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1628 Mensagem por dalton romao » Sex Ago 21, 2020 3:47 pm

se for como a compra de fuzis IA2, em doses homeopáticas, essas peças, quando realmente chegarem a tropa em número desejável já vão mais do que estar ultrapassadas




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1629 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 21, 2020 5:28 pm

Não sei se notaram, mas o coturno é em camurça. Pena que ainda é preto, mas já é um avanço!




Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Ago 21, 2020 5:50 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61305
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1630 Mensagem por Túlio » Sex Ago 21, 2020 5:44 pm

gabriel219 escreveu: Sex Ago 21, 2020 5:28 pm Não sei se notaram, mas o coturno é em camurça. Pena que ainda é preto, mas já é um avanço!
A foto ficou muito escura (ou regulei mal o modo de img), não deu pra ver direito o boot, se há alguma novidade em equipamentos ou sequer se houve alguma alteração no padrão de camuflagem...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1631 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 21, 2020 5:53 pm

Túlio escreveu: Sex Ago 21, 2020 5:44 pm
A foto ficou muito escura (ou regulei mal o modo de img), não deu pra ver direito o boot, se há alguma novidade em equipamentos ou sequer se houve alguma alteração no padrão de camuflagem...
Você nota pelo "bico", dá pra ver uma diferença de tom entre o emborrachado e o tecido do coturno, bem mais opaco. Se fosse o tradicional de lona, seria mais brilhante. Aliás nem consegui identificar qual é o coturno, mas nem é do modelo atual - só que em camurça - trata-se de outro modelo.

O conjunto também é diferente, com uma Combat Tshirt toda camuflada e optaram por um plate carrier ao invés de um armor carrier, ACH High-Cut e entre outros. Me parece exatamente o mesmo conjunto adotado pelos Australianos, recentemente.



Eu mudaria algumas coisas, como capacete Airframe, calças G3, coturno em cor mais neutra como Bege, além de um novo padrão de camuflagem, mas já está de bom tamanho.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1632 Mensagem por Ckrauslo » Sex Ago 21, 2020 7:07 pm

É, demorou mas tudo aquilo que falei em meu artigo está aos poucos sendo apresentado.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61305
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1633 Mensagem por Túlio » Sex Ago 21, 2020 7:18 pm

Ckrauslo escreveu: Sex Ago 21, 2020 7:07 pm É, demorou mas tudo aquilo que falei em meu artigo está aos poucos sendo apresentado.

Hora de atualizar e avançar então. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1634 Mensagem por dalton romao » Sex Ago 21, 2020 11:44 pm

O coturno, Gabriel, provavelmente é Atalaia Montese Black




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1635 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Ago 22, 2020 7:02 am

Túlio escreveu: Sex Ago 21, 2020 7:18 pm
Ckrauslo escreveu: Sex Ago 21, 2020 7:07 pm É, demorou mas tudo aquilo que falei em meu artigo está aos poucos sendo apresentado.

Hora de atualizar e avançar então. :wink: 8-]
Então, cupincha.
Tinha escrito outros, como te mandei o rascunho de um, porém não teria exatamente onde publicar.
Não sei se depois desse longo hiatus de 4 anos, se o defesa aerea e naval ainda publicaria um texto meu.




Kept you waiting, huh?
Responder