Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#4246 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 6:45 pm

Que configuração do AW-149 é essa? Já tem alguma nação operando ele nesse modo de reconhecimento e ataque?
A configuração é representativa das capacidades do helo, não sendo real. É aoenas ilustração Viktor.
De qualquer forma ela é bastante clara no que diz respeito o helo italiano pode fazer.
Pra mim ótimo substituto dos Pantera K2.
Se deixar, o EB vai atras de BH para substituição de Cougar e H60 antigos.
Se fizerem isso ainda esse ano ganham brinde de lambuja do governo americano.
Ano que vem a praia é outra.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4247 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 6:57 pm

Viktor Reznov escreveu: Bom, isso vai servir como uma lição importante pra Helibras parar de ficar investindo no mercado militar aqui do Brasil pq a AVEX tem uma coleira azul vermelha e branco ao redor do pescoço deles.
As coisas não são tão fáceis assim. Os franceses não largam o osso desse jeito. Ainda mais em um mercado dominado como o brasileiro.

Cerca de 90% da frota de helos militares brasileiros são da Helibras. E eles tem agido nos últimos anos para manter o status quo.

O H125M, o nosso Esquilo, vai continuar sendo o helo de treinamento básico e formação nas três forças se a troca por 6 Caracal negociada pelo MD vingar. E ainda tem o helo leve da MB pra resolver, com o H135 dando um passo à frente. O H145M pode substituir os Fennec de rec/ataque na Avex e os Esquilo de emprego geral na MB. Para não falar na pressão que será a substituição dos Cougar e BH.

Mesmo que não haja substituição os Cougar ainda tem mais 15 anos de vida útil se modernizados no padrão dos Jaguar. Bem mais barato que comprar helo novo...

abs




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Re: Aviação do Exército

#4248 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 19, 2020 7:16 pm

O AW149 não pode substituir o Cougar. Pro Cougar deveria ser mais Caracal, Merlin, Mi-171A3 ou Mi-38T, que são helis da sua categoria. Talvez a Helibrás queira oferecer o NH-90, mas sei lá!




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Re: Aviação do Exército

#4249 Mensagem por Túlio » Qua Ago 19, 2020 7:38 pm

Por mim seria:

:arrow: Leve para Treinamento, Ligação & quebra-galho - Heli elétrico da EMBRAER/WEG;

:arrow: Utilitário - BlackHawk;

:arrow: Pesado - Chinook.


Família Puma? Larga pra MB que adora trambolho. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: Aviação do Exército

#4250 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 8:02 pm

gabriel219 escreveu: Qua Ago 19, 2020 7:16 pm O AW149 não pode substituir o Cougar. Pro Cougar deveria ser mais Caracal, Merlin, Mi-171A3 ou Mi-38T, que são helis da sua categoria. Talvez a Helibrás queira oferecer o NH-90, mas sei lá!
Pelo que se sabe de público o BH e o AW149 foram testados pela Avex.
Procurando por aí, encontrei informações de avaliações feitas também pelo GEA no AW-101, AW-139, além do A-129D.
O Mi-17 também teria sido testado junto com o Mi-28.
Mas esses testes já tem pelo menos uns 4 a 5 anos.
Olhando a nossa realidade econômica de curtíssimo prazo, talvez uma solução pragmática seja esquecer os 4 BH e tentar trocar os 8 Cougar por 4 a 6 Caracal. Ou simplesmente modernizar os mesmos e segue a vida.
Toda essa conversa seria para dotar apenas o 4o Bavex tal é a necessidade por helos na área do CMA/CMN.
Todas as três forças tem planejamento de implantação e/ou aumentar o número de OM de aviação na região norte. O que não há é cooperação para arrumar uma solução viável e adequada a todos.
Pela demanda das forças suponho que seria até possível negociar uma linha de montagem da Leonardo Helicópteros.
Mas isso sou eu pensando alto com os meus botões.

abs




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Re: Aviação do Exército

#4251 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 8:08 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 19, 2020 7:38 pm Por mim seria:
:arrow: Leve para Treinamento, Ligação & quebra-galho - Heli elétrico da EMBRAER/WEG;
:arrow: Utilitário - BlackHawk;
:arrow: Pesado - Chinook.
Família Puma? Larga pra MB que adora trambolho. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Eu tenho aqui comigo que a MB adoraria reveber todos os trambolhões da Helibras caso EB e FAB ficassem apenas com o girino americano.
Pelo que se tem dito deles, estão sobrando em yermos de operacionalidade.
Uma pena um helo tão bom para ffaa tão ruins.

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Re: Aviação do Exército

#4252 Mensagem por Túlio » Qua Ago 19, 2020 8:11 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 19, 2020 8:08 pm
Eu tenho aqui comigo que a MB adoraria reveber todos os trambolhões da Helibras caso EB e FAB ficassem apenas com o girino americano.
Pelo que se tem dito deles, estão sobrando em yermos de operacionalidade.
Uma pena um helo tão bom para ffaa tão ruins.

abs
Só mandar os "girinos" e podem ficar com as "maravilhas do Françuá". [003] [003] [003] [003]




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Re: Aviação do Exército

#4253 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 8:32 pm

Não sejas tão mau com o Caracalix... :twisted:
Ele se esforça muito por aqui.
Já que não dá para aumentar a criação de girinos temos que nos virar com o que tem. E com selinho verde amarelo. [003]

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Re: Aviação do Exército

#4254 Mensagem por Ckrauslo » Qua Ago 19, 2020 10:34 pm

Ao meu ver.
Deveria fazer assim:
Blackhawk para substituir os Pantera.
O helicóptero maior da helibras para substituir aqueles que parecem uma versão menor dele (gente foi mal mas eu não lembro o nome desses helicópteros não).
Então teríamos helicópteros nas categorias
Médio
Médio para pesado.
Ficaria faltando um verdadeiramente pesado, categoria como os Chinooks, CH53, EH 101 AW, M17.
Acho que deveríamos ter uma doutrina similar a das FE americanas, do emprego de algo na categoria leve, no estilo do UH-6 little bird, para apoio de fogo (atiradores) inserção em locais apertados, como ruas, prédios etc.




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Re: Aviação do Exército

#4255 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 10:51 pm

Black Hawks e Caracal podem formar uma boa dupla.
O negócio é conseguir uma oportunidade concreta para adquirir 16 helos numa conta que passa facilmente dos 400 milhões de dólares em tempos de pandemia.
E não vejo como isso acontecer no curto prazo.
Mas é bom lembrar que a Avex não é a única aqui querendo mais BH. Então...

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Re: Aviação do Exército

#4256 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 19, 2020 10:58 pm

Também acho que o modelo americano vale muito para o AvEx. Meu pitaco:

-Instrução: H125
-Manobra leve/Reconhecimento/apoio leve: H145M
-Manobra médio/CSAR: M/UH-60
-Manobra Pesado: CH-47
-Ataque: AH-1

Prioridade para H145 e BH.

A "família Puma" seria aceita pela MB de bom grado. Leva o que eles querem, do jeito que eles querem, e eles gostam.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Aviação do Exército

#4257 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2020 11:16 pm

Meu pitaco, pensando no bolso e na política.

Treinamento: AW119
Leve - EG/Transporte: AW109Ke
Medio-Leve- Ataque/Recon: H-145
Médio-Leve Manobra: AW-149
Medio-Pesado - Manobra: Mi-38T

A Leonardo se explica pela possibilidade de negociar linha de montagem no país para as três forças e segurança pública. Além dos helos citos, os modelos 139/169/189 podem ser empregados em diversas missões militares na FAB e MB.

A Helibras não pode ficar de fora por motivos óbvios.

E finalmente o helo russo se justifica por ser um projeto novo, e capaz de cobrir tanto BH e Caracal nas missoes de manobra da Avex. Serve também parcialmente como helo pesado transportando 40 pax e até 6/7 ton de carga. E mais importante: pode ser conseguido em grandes números.

Qualidade é tudo de bom, mas se quantidade, helo no Brasil é o mesmo que tapar o sol com peneira.

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Re: Aviação do Exército

#4258 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 20, 2020 1:55 am

UH-60 não é helicóptero médio e Mi-17/Merlin não são helicópteros pesados. UH-60 e o AW149 são utilitários da categoria do Pantera, um leve-médio. São cargas diferentes, capacidades diferentes e não tem como colocá-los como médio e pesado, respectivamente.

O EB pode até adquirir UH-60 para substituir os Pantera ou mesmo AW149, mas se for pra adquirir substituto do Cougar, iria de Merlin ou Mi-171A3/Mi-38T. Os Caracal eu destacaria para o SISFRON.

A maior quantidade mesmo seria em torno do heli médio a ser escolhido e poderia ter uma concorrência, sendo primordial a capacidade de produção - mesmo que parcial, de sobressalentes - do heli nacional. Neste caso, imagino:

:arrow: Helibrás: H725 + H145M;
:arrow: Leonardo + Embraer DS: AW101 + AW149; e
:arrow: Mil Heli + Vertolyoty Rossii = Mi-171A3 ou Mi-38T.

Eu sinceramente gostariam de ver Mi-38T + UH-60M + AW249 + Ka-52M no EB, com direito a CH-47 e Mi-26, porém...




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Re: Aviação do Exército

#4259 Mensagem por Ckrauslo » Qui Ago 20, 2020 7:14 am

Gabriel, desculpa mas o Blackhawk e o S70 são categorizados como Medium utility helicopters.
Quanto ao AW 101/149 nao ser da categoria pesado.
Seriam de um médio para um bem mais pesado.
Já que a diferença de peso vazio entre ele para o Blackhawk é de 6 mil kgs




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Re: Aviação do Exército

#4260 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 20, 2020 11:36 am

O BH tem até 16 undes para a Avex, 6 a 8 undes para a FAB e outras 6 undes para a aviação naval no curto prazo.
Esta é a demanda atual. São 28/30 undes de três modelos diferentes do mesmo helo.
O que os americanos podem nos oferecer em troca deles?
Que eu saiba podem nos dar "uma banana" caso nós não compremos.
Já Leonardo, Airbus Helicópteros e Mil Mi há o que se pensar em off set e transferência tecnologia.
Quem realmente tem mais chances de engatar uma venda generosa para a aviação militar brasileira?
Eu penso que todas, se fizermos o nosso dever de casa direito.
Estamos precisando de investimentos estrangeiros no Brasil. Buscar estes nos USA com o histórico das relações bilaterais que temos, e pelo que se nos avizinha proximamente, não é das melhores ideias.

abs




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