![https://assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2018/09/Tiger_MkIII__Airbus-Helicopters_Anthony-Pecchi-crop.jpg](https://assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2018/09/Tiger_MkIII__Airbus-Helicopters_Anthony-Pecchi-crop.jpg)
abs
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Que configuração do AW-149 é essa? Já tem alguma nação operando ele nesse modo de reconhecimento e ataque?FCarvalho escreveu: Ter Ago 11, 2020 10:26 pm O exército está estudando através de um GT formado ano passado a possibilidade de utilizar helos de emprego geral armados para atuar no apoio do CMA, conforme já falado aqui, e como expus acima na matéria do João Paulo Moralez na revista Força Aérea. Os dois candidatos experimentados em questão.
UH-60M Black Hawk
Leonardo AW-149
O BH não sai por menos de US 20 milhões pelado. O AW está entre US 15 e 20 milhões. Com os adendos que a Avex supõe poder equipar os mesmos, essa conta de 16 helos não fecha tão cedo.
abs
Eu tenho cá para mim que a Avex descartou de antemão o H725M, vide as informações disponíveis. O que não significa que ele está totalmente descartado, dado o peso político de uma Helibras aqui.Fab-Wan escreveu: Ter Ago 18, 2020 12:41 pm Entendo que o lógico, seria comprar mais H225 pra substituir esses BH e Cougar e se livrar de duas cadeias logisticas...
Aliás, nunca entendi esses 4 (pelo número reduzido) BH no EB.
Bom, isso vai servir como uma lição importante pra Helibras parar de ficar investindo no mercado militar aqui do Brasil pq a AVEX tem uma coleira azul vermelha e branco ao redor do pescoço deles.FCarvalho escreveu: Qua Ago 19, 2020 6:30 pmEu tenho cá para mim que a Avex descartou de antemão o H725M, vide as informações disponíveis. O que não significa que ele está totalmente descartado, dado o peso político de uma Helibras aqui.Fab-Wan escreveu: Ter Ago 18, 2020 12:41 pm Entendo que o lógico, seria comprar mais H225 pra substituir esses BH e Cougar e se livrar de duas cadeias logisticas...
Aliás, nunca entendi esses 4 (pelo número reduzido) BH no EB.
O BH foi recebido em 1995 para uso na Momep na fronteira Peru-equador. Aquisição mais do que de oportunidade.
abs
A ideia básica é tentar homogeneizar a frota o mais possível, fugindo da dependência de um único fornecedor sempre que possível.Ckrauslo escreveu: Ter Ago 18, 2020 8:11 pm São de tamanhos diferentes, utilidades diferentes e mobilidades diferentes.
Concordo quanto a escolher entre o Cougar e Super Puma, mas não dá para comparar o Black Hawk com nenhum dos dois, categorias diferentes.
Dá para compara-lo ao pantera.
Devemos ter helicopteros nas seguintes categorias:
Utilidade leve.
Utilidade Média
Utilidade Pesado.