Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#136 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Jul 14, 2020 9:13 am

Túlio escreveu: Seg Jul 13, 2020 8:02 pm
JavaLindo66 escreveu: Seg Jul 13, 2020 7:58 pm Se a FAA tá procurando avião barato, me impressionaria se não tenha dado uma olhada nos JF-17. Afinal, foram feitos para substituir os Mirage III/V da Força Aérea do Paquistão, não? Cairia como uma luva para uma força aérea que tem na sua história os mesmos Mirage III/V e o Dagger.

E, caso essa história de quererem as Malvinas novamente vá pra frente, dessa vez tem como reabastecer em vôo. :mrgreen:
Segundo os Colegas de lá, eles foram dar uma olhada sim, mas não gostaram nem um pouco do que encontraram....
Foi em 2015

https://www.cavok.com.br/argentinos-vao ... 17-thunder


Abraços,

Wesley




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#137 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 15, 2020 12:36 am

Túlio escreveu: Seg Jul 13, 2020 6:51 pm
Glauber Prestes escreveu: Seg Jul 13, 2020 6:06 pm
Em (...) TA-50 com AIM-9L/Maverick/Mk.82 burras, eu acredito.
(...) FA-50 com armas as modernas que eles são capazes de usar, não.
Quais, cupincha??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Que eu saiba as munições são as que citaste. Não vamos confundir com PROMESSAS difíceis pra caramba de cumprir (o T-50 e versões correlatas é contemporâneo do Super Tucano, vendeu muito menos e até hoje não é combat proven), como o mítico Block 10 (cuja grande melhoria seria a possibilidade de empregar pod Litening) e o mais mítico ainda Block 20, com duvidosas capacidades de empregar versões mais antigas do AMRAAM - e isso na dependência de que alguém (não-Coreano) pague para Israel desenvolver uma versão do radar M2032 com maior alcance e melhores modos - e receber sonda e tanques internos reforçados para REVO (outra vez, quem quiser que pague). E nem falei na$ coisa$ nece$$ária$ para integrar IRST, DASH/TARGO e Python 4/5, que aí já é COVARDIA. :lol: :lol: :lol: :lol:

Sodas de acontecer...
https://www.zona-militar.com/2019/11/27 ... al-gripen/
Num link dentro da própria matéria (que está na reportagem na parte "Argentina se deja seducir por las capacidades del Gripen") estão falando de Gripen E e FA-50, e se eles falam desses materiais, os repórteres pensam em armamento compatível. Por isso toquei nesse assunto. :D
Túlio escreveu: Seg Jul 13, 2020 8:02 pm
JavaLindo66 escreveu: Seg Jul 13, 2020 7:58 pm Se a FAA tá procurando avião barato, me impressionaria se não tenha dado uma olhada nos JF-17. Afinal, foram feitos para substituir os Mirage III/V da Força Aérea do Paquistão, não? Cairia como uma luva para uma força aérea que tem na sua história os mesmos Mirage III/V e o Dagger.

E, caso essa história de quererem as Malvinas novamente vá pra frente, dessa vez tem como reabastecer em vôo. :mrgreen:
Segundo os Colegas de lá, eles foram dar uma olhada sim, mas não gostaram nem um pouco do que encontraram....
Aí é igual ao cara que vai no açougue com 20 reais, e volta puto porque não conseguiu comprar 2 quilos de picanha. Se eles foram atrás de um caça que custa 20 milhões, eles não vão conseguir (nem de perto) tudo aquilo que vem junto do caça de 60 milhões.

E eu acho que é aí que o ocidente erra. Não existe hoje em dia uma versão "de terceiro mundo" do F-16 por exemplo. Se houvesse um F-16 "pé-de-boi" saindo diretamente da linha de montagem com aviônica e eletrônica mais modestos e limitados (+- na linha das capacidades que o F-5M oferece, mas dentro de uma célula mais capaz e atual, e com o selo da Lockheed), países como a Argentina (e quem sabe nós) já estaria operando eles a um bom tempo, e andando na cartilha dos EUA.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#138 Mensagem por Túlio » Qua Jul 15, 2020 1:08 pm

Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am

https://www.zona-militar.com/2019/11/27 ... al-gripen/
Num link dentro da própria matéria (que está na reportagem na parte "Argentina se deja seducir por las capacidades del Gripen") estão falando de Gripen E e FA-50, e se eles falam desses materiais, os repórteres pensam em armamento compatível. Por isso toquei nesse assunto. :D
Normal, cupincha véio, mas O SITE se limita a especular rapidamente, sem levar em conta questões levantadas NO FÓRUM (frequento os dois, aliás, é O ÚNICO Fórum que frequento além do DB), e que são bem mais profundas, até pela presença constante de militares, desde VGMs até os da ativa. O "ranço" com qualquer versão do Gripen se prende a uma tentativa de compra anos atrás que, segundo eles, foi rapidamente vetada pelo UK, dado ter muito conteúdo feito lá; outra questão é a falta de presupuesto para um caça tão caro.
Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am Aí é igual ao cara que vai no açougue com 20 reais, e volta puto porque não conseguiu comprar 2 quilos de picanha. Se eles foram atrás de um caça que custa 20 milhões, eles não vão conseguir (nem de perto) tudo aquilo que vem junto do caça de 60 milhões.
Não é não, tanto que NO FÓRUM são postadas frequentemente comparações entre o JF-17 e...o FA-50, e o preço não é um impeditivo, eis que na mesma classe (afinal, o caça Sino-Paquistanês não é muito mais do que OUTRA das muitas "reencarnações" do véio MiG21/F7 que a China fabricava aos balaios) de preço, embora um seja CAÇA e o outro LIFT, logo, TREINADOR com alguma capacidade de combate. Mas os chinas têm capacidades muito maiores e melhores de financiamento do que a Coréia, além de serem velhos fregueses das commodities Argentinas (e das nossas, aliás).
Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am E eu acho que é aí que o ocidente erra. Não existe hoje em dia uma versão "de terceiro mundo" do F-16 por exemplo. Se houvesse um F-16 "pé-de-boi" saindo diretamente da linha de montagem com aviônica e eletrônica mais modestos e limitados (+- na linha das capacidades que o F-5M oferece, mas dentro de uma célula mais capaz e atual, e com o selo da Lockheed), países como a Argentina (e quem sabe nós) já estaria operando eles a um bom tempo, e andando na cartilha dos EUA.
Claro que há, o problema é conseguir comprar: basta ver o exemplo do Chile, o MLU. Mas, se entendi corretamente, não é ao que te referes, assim, minha expectativa é que, na sequência do T-7 da Boeing/SAAB, desenvolvam um monoplace, mas não uma mera adaptação e sim um novo e melhorado produto, que viria a ser o "F-5 do século XXI". Mercado há, sendo a própria Argentina parte dele, e bobear até o Brasil, além de boa parte do que chamamos Ocidente.

Sobre "andar na cartilha dos EUA", minha opinião - e debato isso CONTIGO porque sei que não estás nem nunca estiveste por essas de IDEOLOGICE - é que "regalias" que Presidentes que tivemos como o FHC e o Lula, do tipo acender uma vela pra Deus e outra pro diabo, não dá mais para ter, ou está na "cartilha" de um ou na do outro (China). Mas aqui não é o lugar, assim, após enviar este post, vou quotar um pedacinho deste teu e completar a resposta no tópico apropriado, o dos EUA, tri?




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#139 Mensagem por JavaLindo66 » Qua Jul 15, 2020 2:31 pm

Bem, parece que a Boeing tem uma visão parecida com a sua, Túlio.
Boeing sees T-7 as combat replacement for Northrop F-5 and Dassault/Dornier Alpha Jet

By Garrett Reim | 14 July 2020
_______________________________________________________________________________________________________________

Boeing believes a light-attack variant of its T-7 jet trainer could replace the world’s ageing fleets of Northrop F-5 and Dassault/Dornier Alpha Jet combat aircraft.

Boeing has long touted the “growth potential” of the T-7, noting that the trainer could be retrofitted with weapons, such as missiles or bombs, to serve as a combat aircraft. The company has said that it believes there is a global market for 2,600 T-7s, as trainers, light-attack or aggressor aircraft.

Imagem
Northrop F-5E of the Royal Thai Air Force

The Chicago-based airframer declines to say what countries are likely buyers of the T-7. However, the firm notes in response to a question from FlightGlobal that light combat jets such as the F-5 and Alpha Jet would be good candidates to be replaced by the T-7. Both of those aircraft also serve trainer roles within various air forces.

There are 435 examples of the F-5 still in service worldwide, according to Cirium fleets data. The light jet was first delivered in 1964 and ceased production in 1989, according to Northrop. Of the worldwide fleet still in operation, the jets have an average age of 41.4 years. The F-5 is operated by 17 different countries, including the air forces of Brazil, Kenya, Morocco and Thailand.

There are 174 examples of the Alpha Jet still in service worldwide, Cirium data shows. The French and German-made light jet first took flight in 1973, according to Dassault. Of the worldwide active fleet, the jets have an average age of 38 years. The aircraft is operated by 11 countries, including Egypt, France and Morocco.

Imagem
Boeing T-7A

Boeing notes that many potential sales opportunities for the T-7, as a trainer or combat aircraft, are likely to come from the Asia-Pacific region. “We do see some strong interest in that region,” says Thomas Breckenridge, vice-president of international sales in Boeing’s strike, surveillance and mobility business unit.

The manufacturer is on contract to build up to 351 examples for the US Air Force (USAF), with the first aircraft scheduled for delivery in 2023. The USAF variant of the trainer is called the T-7A Red Hawk. The jet is scheduled to achieve initial operational capability by 2024 and full operational capability by 2034.

Testing of two prototypes of the T-7A is under way, with more than 200 flights on the aircraft completed to date. Boeing has started building its first engineering, manufacturing and development variant of the aircraft for the USAF, but declines to say when that aircraft will first fly.

Fonte da matéria: https://www.flightglobal.com/farnboroug ... 89.article




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#140 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 15, 2020 4:06 pm

pra mim esses aviões são para adestramento, patrulha, participar de exercício internacionais.
Mas para a guerra, seriam usados em que situação? Se for para "tacar" bombas em terroristas como no Afeganistão ou África, são ótimos, mas pra isso prefiro o Super Tucano, mas para defesa não servem.
Se a Argentina quiser de fato, recuperar sua capacidade de caça, melhor seria olhar para os Mirage 2000 que logo vão sobrar no Oriente Médio e estão (acredito) livres da barreira inglesa...

Obs: enterraria logo esse Pampa que nem consegue ser um Alpha-Jet e partia para participar de programas internacionais e transformaria essa FAdeA em uma Denel.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#141 Mensagem por Túlio » Qua Jul 15, 2020 4:38 pm

A dúvida é se os EUA irão ver a questão do mesmo ângulo dos Coreanos (pega o avião original e vai adaptando outras coisas) ou se do que mostraram com o T-38, apenas partindo dele para fazer um avião superior (F-5). Por exemplo, parece que o T-7 não vai ter canhão interno (o T-50 já tinha espaço previsto para um Vulcan) nem radar multimodo (o T-50 deixou espaço para um pequeno mas bom, tipo M2032 ou APG-67); a treta é evitar a competição autofágica (que matou o F-5G/F-20) com o F-16 mas, tendo como Realidade o que o Glauberzitchow falou (não há, de fato, versão "pé-de-boi" do F-16), no pós-"pandemia" o que não vai faltar é País precisando de caças mas sem qualquer condição econômica de comprar/operar F-16, e o véio Sam não vai deixar o campo livre para os Russos e Chineses se espicharem.

Os Russos especialmente, dada sua notória expertise em caças leves, baratos e confiáveis (como o "eterno" MiG-21), não demorariam nem gastariam muito para desenvolver uma versão mais "mansa" do seu motor RD-33, apenas o suficiente para ser competitiva com a F-404 da concorrência, e botar numa fuselagem talvez BASEADA na do YAK-130 (cujo grande defeito é ser bimotor) e com todas as tralhas que desenvolveram para botar em versões melhoradas dele (IRST, AESA, etc) e pronto, aí estaria o MiG-21 do século XXI.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#142 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 16, 2020 2:11 am

Túlio escreveu: Qua Jul 15, 2020 1:08 pm
Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am

https://www.zona-militar.com/2019/11/27 ... al-gripen/
Num link dentro da própria matéria (que está na reportagem na parte "Argentina se deja seducir por las capacidades del Gripen") estão falando de Gripen E e FA-50, e se eles falam desses materiais, os repórteres pensam em armamento compatível. Por isso toquei nesse assunto. :D
Normal, cupincha véio, mas O SITE se limita a especular rapidamente, sem levar em conta questões levantadas NO FÓRUM (frequento os dois, aliás, é O ÚNICO Fórum que frequento além do DB), e que são bem mais profundas, até pela presença constante de militares, desde VGMs até os da ativa. O "ranço" com qualquer versão do Gripen se prende a uma tentativa de compra anos atrás que, segundo eles, foi rapidamente vetada pelo UK, dado ter muito conteúdo feito lá; outra questão é a falta de presupuesto para um caça tão caro.
Ah sim, por isso eu disse que "os repórteres pensam", pra colocar meu pensamento na linha do site.
Vou conferir o fórum, vamos treinar o espanhol, jejejeje...
Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am Aí é igual ao cara que vai no açougue com 20 reais, e volta puto porque não conseguiu comprar 2 quilos de picanha. Se eles foram atrás de um caça que custa 20 milhões, eles não vão conseguir (nem de perto) tudo aquilo que vem junto do caça de 60 milhões.
Não é não, tanto que NO FÓRUM são postadas frequentemente comparações entre o JF-17 e...o FA-50, e o preço não é um impeditivo, eis que na mesma classe (afinal, o caça Sino-Paquistanês não é muito mais do que OUTRA das muitas "reencarnações" do véio MiG21/F7 que a China fabricava aos balaios) de preço, embora um seja CAÇA e o outro LIFT, logo, TREINADOR com alguma capacidade de combate. Mas os chinas têm capacidades muito maiores e melhores de financiamento do que a Coréia, além de serem velhos fregueses das commodities Argentinas (e das nossas, aliás).
Olha, eu devo ter lido errado, e comentei sem entender. Peço perdão e pode desconsiderar.

Glauber Prestes escreveu: Qua Jul 15, 2020 12:36 am E eu acho que é aí que o ocidente erra. Não existe hoje em dia uma versão "de terceiro mundo" do F-16 por exemplo. Se houvesse um F-16 "pé-de-boi" saindo diretamente da linha de montagem com aviônica e eletrônica mais modestos e limitados (+- na linha das capacidades que o F-5M oferece, mas dentro de uma célula mais capaz e atual, e com o selo da Lockheed), países como a Argentina (e quem sabe nós) já estaria operando eles a um bom tempo, e andando na cartilha dos EUA.
Claro que há, o problema é conseguir comprar: basta ver o exemplo do Chile, o MLU. Mas, se entendi corretamente, não é ao que te referes, assim, minha expectativa é que, na sequência do T-7 da Boeing/SAAB, desenvolvam um monoplace, mas não uma mera adaptação e sim um novo e melhorado produto, que viria a ser o "F-5 do século XXI". Mercado há, sendo a própria Argentina parte dele, e bobear até o Brasil, além de boa parte do que chamamos Ocidente.
Sim, é mais na linha de um eventual F/A-7, pensado pra ser barato e produzido em massa.

Sobre "andar na cartilha dos EUA", minha opinião - e debato isso CONTIGO porque sei que não estás nem nunca estiveste por essas de IDEOLOGICE - é que "regalias" que Presidentes que tivemos como o FHC e o Lula, do tipo acender uma vela pra Deus e outra pro diabo, não dá mais para ter, ou está na "cartilha" de um ou na do outro (China). Mas aqui não é o lugar, assim, após enviar este post, vou quotar um pedacinho deste teu e completar a resposta no tópico apropriado, o dos EUA, tri? [/Justificar]
Tri!




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#143 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 18, 2020 10:04 pm

Apenas uma colocação: a FAA ali por 2016 parece ter escolhido o FA-50 como seu caça. O que poderia ser visto como uma boa escolha em meados da década passada pode não o ser na atual:

viewtopic.php?f=1&t=18758&p=5563839#p5563839




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#144 Mensagem por Túlio » Qua Ago 05, 2020 3:59 pm

Caiu um Skyhawk da FAA; Piloto ejetou mas faleceu.

https://www.zona-militar.com/2020/08/05 ... stramiento

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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#145 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 05, 2020 5:46 pm

Que Deus conforte a família do Cap Gonzalo.




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#146 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 05, 2020 6:52 pm

Podem cair todos e morrer os pilotos juntos, que já não são muitos, que não haverá nada nos próximos 4 anos (8 com muito azar) para substituir os caças da FAA. A governança política argentina é descaradamente anti-militar até a veia, por motivos que escapam a racionalidade e o bom senso de qualquer administração pública.

Só podemos lamentar a morte de mais um piloto pela mais cínica omissão e indiferença dos muitos chefe de estado argentino desde os anos 1980.

Chega a dar pena do povo argentino. Ninguém merece ser tão vilipendiado assim.

abs




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#147 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Ago 05, 2020 6:57 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 05, 2020 3:59 pm Caiu um Skyhawk da FAA; Piloto ejetou mas faleceu.

https://www.zona-militar.com/2020/08/05 ... stramiento

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Uma lástima!




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#148 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 30, 2020 1:00 am

Os planos de modernização da Força Aérea Argentina
27 de agosto de 2020

Os principais planos que estabelecem as diretrizes gerais do material que deve ser adquirido e incorporado à Força Aérea Argentina são o Plano Transversal Sistêmico (PTS) e o Plano de Capacidades Militares (PLANCAMIL).

https://www.aereo.jor.br/2020/08/27/os- ... argentina/

Até caça de 5a G entrou no meio. Mas no geral é tentar manter o pouco que se tem e ir sobrevivendo até que um dia quem sabe as coisas melhorem de fato.

abs




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#149 Mensagem por EduClau » Dom Ago 30, 2020 12:45 pm

Nem sei se é aqui que cabe o post, mas é relativo ao lançamento do satélite de observação argentino SAOCOM 1B:
En la cuenta regresiva: cómo es el satélite SAOCOM 1B que se lanza este domingo

Lleva al espacio una compleja tecnología de observación de la Tierra. Podrá sacar 225 imágenes por día que tendrán múltiples aplicaciones.


Imagem

Por Carlos Paguracpagura@ambito.com.ar
Pesa 3.000 kilos y mide 4,7 metros de altura por 1,2 metros de lado. Especialmente diseñado para detectar la humedad del suelo y obtener información de la superficie terrestre en cualquier condición meteorológica u hora del día, el satélite argentino SAOCOM 1B partirá este domingo a las 20.18 desde Cabo Cañaveral.
...
https://www.ambito.com/informacion-gene ... o-n5128847
Bastante interessante o desarrollo satelital dos argentinos.

sds




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Re: Força Aérea Argentina (FAA)

#150 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 30, 2020 1:00 pm

Oportunidades de trabalho conjunto não faltam. Mas a má vontade política ferra com qualquer tentativa tanto da iniciativa privada quanto de partes do poder público interessadas.
Perdem eles e nós. E na verdade o continente sul americano inteiro com suas picuinhas e arremedos de caudilhismo tosco.

abs




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