UPDATE 3 - BTC forçando e encontrando resistência no limite seguinte, USD 11k (neste momento 10,8); se ultrapassar e se firmar, a tendência é de mais ou menos
dobrar a velocidade* para começar a forçar os USD 12k**; passando e se estabilizando, dobra de novo; se, como no ano passado, "atacar" os USD 14k e desta vez passar, teremos quase certo a
BULLRUN, e aí eu já penso em termos de
SEIS DÍGITOS***!
* Basta observar o tempão que ficou patinando entre USD 9k baixo e alto e depois o período muito menor (um par de dias) que levou, após passar e se firmar nos USD 10k e já subindo rumo aos 11. Batida esta resistência, a próxima é atingida bem rápido.
** - Se firmar acima dos 12k foi (e provavelmente é) condição para "atacar" os 14k ano passado; se falhar de novo, é esperar baixar dos 13k e vender, porque todo mundo vai fazer precisamente isso. Daí é só esperar para
começar a recomprar na casa dos 9k (chegou a cair até USD 5,5k), que foi o que aconteceu no ano passado. Depois é esperar o novo
rally...
*** - Lembrar que com o Mercado DOIDO como anda, o que não falta é nego correndo atrás de
Safe Haven; uma boa parte destes, no entanto, vai se ligar que sempre se pode juntar medidas essencialmente defensivas (como ouro e
treasuries) com ofensivas, e aí é
CRYPTO!
NOTA - Há sempre um elemento de incerteza, que são os chamados
Big Fishes (no Brasil costumam chamar de "baleias"), que possuem enormes quantidades de
cryptos. Basta
UM SÓ ter especulado - e perdido - demais em outros ativos e pode encher o Mercado (ainda pequeno, não chega nem a USD meio Tri) para tentar se recuperar, o que nos levaria de novo à estaca zero (ou o inverso, alguma$ pe$$oa$ se invocam e fazem uma baita compra de BTC, aí o bicho sobe feito um foguete, e super potencializado pelo "efeito manada"). Isso pode acontecer a qualquer momento ou mesmo já estar acontecendo; minha defesa é: no que chegar abaixo de USD 10,6k, fechar a posição e ir pro ouro no LONG ou, se me sentir particularmente disposto a
GRANDE$ EMOÇÕE$, entrar SHORT na Tesla só pra ver o tamanho do estouro.
EDIT (16:39 hs) - Posso ter feito
barbeiragem (pouca, pois saí com +15,8%
): notei que o ímpeto da BTC ia diminuindo e fechei a posição logo acima de USD 10,75k, eis que tinha notado a NASDAQ oscilando meio alto demais e entrei SHORT nela.
FOMO nunca mais!